A Visão do Homem e a fidelidade de Deus
"E a palavra do Senhor veio a mim: "O que você vê, Jeremias?" Vejo o ramo de uma amendoeira, respondi. O Senhor me disse: "Você viu bem, pois estou vigiando para que a minha palavra se cumpra". Jer 1.11,12
Ainda analisando o primeiro capítulo do livro de Jeremias, detenho-me nos versículos transcritos acima. E, então começo a refletir a respeito da visão do homem e a fidelidade de Deus.
O homem é uma criatura limitada devido ao poder destruidor do pecado, consequentemente sua visão também torna-se limitada, naturalmente a visão do homem costuma observar apenas o que se vê em um primeiro momento, sem perceber os detalhes, quaisquer que sejam. Somente o toque restaurador do Senhor é capaz de mudar a forma como o homem vê as coisas. Principalmente, se o assunto que estiver em questão for a vontade do Senhor. E ainda assim, o ser humano leva um tempo para se acostumar com o que está vendo, como também para aprender a ter uma visão mais apurada.
No caso do profeta em questão, primeiro lhe vem a palavra do Senhor, chamando-o a ser profeta e lhe entregando uma ordenação de dizer as palavras de Deus a quem Este enviar. Isso por si só, muda a visão de um indivíduo, pois o próprio ato revelatório de Deus ao homem já inicia o processo de restauração da visão do indivíduo. Eu digo que inicia, porque o homem com sua tendência pecaminosa está propenso a ver somente parcialmente, no entanto é preciso que o indivíduo seja chamado à realidade, como Deus fez com Jeremias nos versículos 7 e 8 desse capítulo. "O Senhor, porém, me disse: Não diga que é muito jovem. A
todos a quem eu o enviar, você irá e dirá tudo o que eu ordenar a você. Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo, diz o Senhor." Aqui o Senhor o chama a atenção, a fim de que veja quem é que o envia, e a principal transformação verificada é o toque de Deus para que o indivíduo passe a falar a verdade, ou seja, "assim diz o Senhor". E com isso, a visão do profeta começa a ficar mais apurada, observando detalhes.
Nos versículos em análise, ou seja, 11 e 12, o Senhor pergunta ao profeta o que ele via, e a resposta foi um ramo de amendoeira. Alguns estudiosos mencionam o fato dessa amendoeira estar florida, próxima a dar frutos, e o profeta consegue ver esse detalhe. Ou seja, sua visão ficou mais apurada aos detalhes. E quando o Senhor o responde diz que ele viu bem. É necessário que vejamos as coisas sob a ótica certa, e esta é a ótica de Deus. Não importa a circusntância ao redor, a visão deve ser bem precisa.
A fidelidade de Deus é demonstrada no fato dele afirmar ao profeta que "estou vigiando para cumprir a minha palavra", ou seja, o Senhor está sempre pronto, disposto e apto para cumprir o que determinou por sua vontade e agiu por meio de sua palavra. Nenhuma palavra de Deus fica sem um cumprimento, nenhum decreto de Deus é revogado e seus planos não são frustrados.
Portanto, se nós estivermos em uma situação difícil, devemos tentar olhar as coisas com a visão correta, para que possamos perceber a forma que Deus está nos mostrando que vai agir, e que tipo de atitude devemos tomar. no caso do profeta Jeremias, sua atitude foi de obedecer a vontade de Deus, foi anunciar todos os arcanos do Senhor ao seus compatriotas, que eram idólatras, arrogantes, mentirosos e desviados. Vivemos em um mundo assim, tenhamos então a mesma disposição de Jeremias para obedecer a Deus.
Marcelo Santos da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário