Em 2 Pedro: 1. 3-8, encontramos o seguinte texto:"visto como o seu divino poder nos tem dado tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e virtude; pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. E por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança, e à perseverança a piedade, e à piedade a fraternidade, e à fraternidade o amor. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, elas não vos deixarão ociosos nem infrutíferos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. - Bíblia JFA Offline
Pedro está nos dizendo que Jesus nos deu tudo o que precisamos para viver nessa vida que ele nos deu, através da sua morte. Ele está deixando claro que temos o necessário para crescer espiritualmente. E isso é o que Deus quer para cada um de nós.
É também dito, que Cristo nos deu grandiosas promessas, mas tais não são de bens materiais, mas de bens espirituais. O que temos que esperar do mestre é o cumprimento da promessa dele para nós. No entanto, para ver o cumprimento da promessa, temos que estar na posição certa, e essa posição é de crescimento. Crescer espiritualmente é a condição do Cristão ser cada dia mais parecido com Jesus. Devemos viver, pensar e agir como Jesus.
Por isso, o apóstolo nos diz que devemos acrescentar a nossa fé a virtude. A fé é o Don que Deus nos dá quando ouvimos a pregação do evangelho, mortos em nossos delitos e pecados, e a pregação começa a nos tocar tão fundo a ponto de nos fazer reconhecer nossa necessidade de um salvador. A fé nos desperta para vermos Cristo como o nosso único recurso de redenção. E Pedro está dizendo que devemos acrescentar virtude à nossa fé. Vemos aqui que o apóstolo está nos mostrando que o servo verdadeiro de Cristo, precisa demonstrar virtudes em seu viver, pois cada um de nós precisamos estar ativamente empenhados nos crescimento espiritual, Conforme vemos em Fp.2.12,13: "Assim,
meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas na minha
presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a
salvação de vocês com temor e tremor, pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele." Quando nos tornamos seguidores do Mestre dos mestres, o Cristo das nossas vidas, devemos nos esforçar para desenvolver cada uma das qualidades citadas no texto de 2Pedro 1. 5-9, que iniciamos esta reflexão. Porque essas qualidades não se desenvolvem automaticamente, sem nenhum esforço, precisamos desenvolvê-las dia após dia.
Quando crescemos espiritualmente deixamos de lado muita coisa que nos mantém presos a este mundo. Somos como uma semente, que se colocada na terra e com as condições certas, logo germinará, porém se ficar escondida dentro de um cesto nunca germinará. As condições certas para o nosso crescimento espiritual são essas qualidades: a virtude, a ciência, a temperança, a paciência, a piedade, o amor fraternal e a caridade. Se acrescentarmos um após o outro, estaremos aos poucos deixando que as condições necessárias ao nosso crescimento nos favoreça, e logo estaremos crescendo. Leia esse texto de Pedro e medite nisso. Peça a Deus que te ilumine, nesse propósito.
Logo daremos continuidade neste estudo com os passos necessários para o crescimento espiritual, aguarde.
Até a próxima. Curta e compartilhe para esse conhecimento chegue até outros irmãos.
Marcelo Santos da Silva
Servo do Senhor Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário