Entendendo os textos de Paulo - Parte 1
Para iniciar vamos pegar um texto da Epístola aos Romanos.
Romanos 1:1. Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, 2. o qual foi prometido por ele de antemão por meio dos seus profetas nas Escrituras Sagradas, 3. acerca de seu Filho, que, como homem, era descendente de Davi, 4. e que mediante o Espírito de santidade foi declarado Filho de Deus com poder, pela sua ressurreição dentre os mortos: Yeshua Hamashiach, nosso Senhor. 5. Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé. 6. E vocês também estão entre os chamados para pertencerem a Yeshua Hamashiach.
Existe uma forma de interpretar os textos de Paulo. Principalmente usando-se o PaRDeS e as formas de interpretação judaica.
Então, vamos seguir esses métodos que o povo do Eterno usam há muito tempo.
Existem 3 pontos importantes para analisar um escrito de Paulo, assim em primeiro lugar vamos ver esses três pontos para compreendermos melhor o texto.
Primeiro Ponto - Quem é o destinatário da Carta;
Segundo Ponto - Qual era o motivo do envio da carta ou do texo; e
Terceiro Ponto - Qual era o contexto histórico que envolvia a situação.
Primeiro devemos descobrir para quem é a carta, e nesse texto está bem clara.
Ela foi escrita para ex-gentios que tinham se aproximado a Israel, que moravam em Roma.
Repare que nas suas cartas o Rabino Sha'ul (apóstolo Paulo) usa alguns pronomes para identificar com quem ele está falando. Assim, quando ele usa os pronomes "nós, nosso ou nossos", está falando dele e dos judeus. E quando usa "você, vocês, vosso ou vossos", está falando dos ex-gentios que agora fazem parte do povo do Eterno.
Tendo essas coisas em mente, vamos ao texto. Do verso 1 ao 4 ele faz sua apresentação, e já dá a informação de que o evangelho do Eterno havia sido prometido de antemão. Ou seja, Paulo declara a importância dessa bessorá (evangelho).
E diz ainda que essa bessorá dizia respeito a vida do Filho do Eterno, que era homem, da descendência de David.
Paulo continua e diz que esse messias, o homem Yeshua, da descendência de Davi, foi declarado filho do Eterno (Hakadosh Baruchu), pelo Ruach de santidade ou como muitos falam Espírito Santo, que também pode significar o poder do Santo, e isso foi feito mediante o fato de o Eterno o ter ressuscitado dos mortos.
O assunto do texto é apontado, que é anunciar essa verdade sobre o messias, conforme podemos ver também em Atos 2:32:
"Deus ressuscitou este Jesus, e todos nós somos testemunhas desse fato."
Interessante que era bem claro a todos na época que fora o Eterno quem havia ressuscitado a Yeshua dos mortos. E não como hoje, que as pessoas entendem que ele ressuscitou sozinho ou a si mesmo. Também o texto fica bem claro ao dizer que Yeshua, devido a ter sido declarado Filho do Eterno, pela força do Ruach, se tornou nosso Adon, ou seja, senhor. Ele merece respeito, mas não adoração, pois o próprio Yeshua disse que a adoração é somente ao Eterno.
"Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto." Mt 4:10
Nesse verso Yeshua estava citando a Torá em Devarim/Deuteronômio 6:13 e 10:20. Assim, percebemos que o que o mestre falava estava em concordância com a Torá, e da mesma forma o apóstolo Paulo.
Voltando ao texto em estudo, no verso 5, Paulo continua sua explicação acerca de mashiach e insere o motivo do seu chamado. Que ele só foi chamado ao apostolado por causa da autoridade que o Eterno deu a Yeshua e a seu nome, a graça o alcançou fazendo dele apostolo para levar o conhecimento da emunah entre as nações para resgatar um povo, judeus, israelitas e gentios que queiram se aproximar, para obedecerem aos mandamentos.
E por fim, no verso 6, o Apóstolo Paulo, indica através do pronome a quem ele está endereçando a carta. Ou seja, aos romanos, ex-gentios que creram no testemunho do mashiach. E isso se confirma alguns versos mais adiante.
Repare que aqui nesse verso ele diz: "E vocês Também estão entre os chamados..." Paulo mostra no texto, que os romanos também foram chamados para fazerem parte do povo do Eterno, pertencendo a Yeshua Hamashiach.
Concluindo, os versos mostram que o destinatário eram os crentes ex-gentios de Roma, ele está se apresentando e dando o objetivo da sua fala. E o assunto é acerca do evangelho do Eterno que foi manifestado por meio de Yeshua, o homem da descendência de David.
"E, achando um certo judeu por nome Áqüila, natural do Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), ajuntou-se com eles". Atos 18:2.
ResponderExcluir"E aconteceu que, três dias depois, Paulo convocou os principais dos judeus..."
Atos 28:17 Note que a reunião de Paulo foi com os PRINCIPAIS JUDEUS de Roma. Esses eram os líderes de sinagogas ortodoxas, que conheciam o Paulo, ex aluno de Gamaliel...
David H Stern menciona no comentário judaico do NT, que todas as comunidades judaicas MESSIÂNICAS fora de Israel foram fundadas por Paulo, através de JUDEUS ORTODOXOS.
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