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terça-feira, 9 de junho de 2020

Pobre de Espirito - A palavra hebraica para pobre

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Introdução

Nesse post pretendo mostrar como uma palavra no hebraico pode nos fazer entender o sentido de uma mensagem de Yeshua. Muitas vezes podemos tirar conclusões em um texto por não entendermos o contexto da língua e da cultura. 

Assim vamos ler o texto bíblico abaixo:

Bem-Aventurados os pobres de espírito, pois deles é o Reino dos céus. Mt 5:3

Entendendo um pouco do Contexto

Inicialmente, devemos compreender que esse é o texto das "bem-aventuranças", registrado no Evangelho de Mateus 5:3-12 e em Lucas 6:20-23. O termo "bem-aventurado" vem do latim "beatus", que quer dizer abençoado. Segundo "O NOvo Comentário Bíblico do Novo Testamento da Editora Central Gospel", as bem aventuranças englobam três elementos: um discurso de benção, a qualidade de vida do discípulo e a razão pela qual alguém é considerado abençoado.

No quadro "Em Foco" na página 23 da mesma obra mencinada, diz o seguinte sobre a palavra "bem-aventurado", do grego Makarios.
"A raiz dessa palavra grega é "mak", que significa grande ou comprido, mas também significa afortunado ou feliz. Essa palavra da literatura da literatura grega foi usada na Septuaginta, que é a tradução para o grego do Antigo Testamento, e no Novo Testamento descreve o tipo de felicidade que nos é dada quando recebemos a graça divina. A palavra também pode ser traduzida por "feliz". Ela é bem específica no Novo Testamento: D'us é aquele que abençoa e dá graça às pessoas.

Esse mesmo livro ao comentar Lc 6:20, que é uma passagem com assunto paralelo a este, diz o seguinte:
Embora Yeshua (Jesus) estivesse falando com toda a multidão, as "bem-aventuranças" dos versículos 20 a 23 são direcionadas aos discípulos (talmidim). Bem-aventurados quer dizer felizes e diz respeito ao regozijo e ao benafício especial que vêm sobre aqueles que experimentam a graça de D'us. De modo geral, os talmidim de Yeshua não eram ricos. Eles eram pobres que vieram humildemente a confiar no Eterno. Todas as promessas do domínio do Senhor, agora e no futuro, pertenciam aos talmidim.

O Momento e o Lugar

Tendo em mente que os textos bíblicos não foram escritos com divisão de capítulos e versículos, quando lemos esse texto Mateus, para compreendermos bem precisamos voltar alguns versos acima.

Muitos estudiosos divergem nas informações a respeito desse sermão de Yeshua, pois Mateus fala que foi em um monte e Lucas que foi em uma planície ou lugar plano. Há aqueles que acreditam que Yeshua pode ter pregado o mesmo sermão mais de uma vez, em lugares diferentes, o que não é impossível. E há os que dizem que é o mesmo , apenas contado de umponto de vista diferente, e que o lugar plano mencionado por Lucas era no próprio monte. Podemos confirmar esses dados no comentário da Bíblia Arquelógica e no Comentário do Novo Testamento Judaico de David H. Etern.

Contexto Hebraico

 Depois de vermos o contexto da palavra "bem -aventurado" no latim e no grego,  vamos agora nos voltar parao contexto hebraico, que é o contexto da cultura em que essa palavra foi dita por Yeshua, e não apenas essa, principalmente a palavra pobre, que é o nosso foco principal. Precisamos ver bem o contexto da primeira palavra para entendermos o objetivo segunda. 

O texto bíblico tanto de Mateus 5:3 quanto de Lucas 6:20 é: "Bem-aventurados os pobres de espírito, pois deles é o Reino dos céus." 

Primeiro veja, vimos que "bem-aventurado" ou "quão abençoado" corresponde a palavra grega "makarios", e da mesma forma afirma David H. Stern, na página 48, da obra mencionada, essa palavra foi traduzida do hebraico "asher" que significa abençoado, feliz e afortunado

Vemos um exemplo dessa palavra "asher" em Salmo 155:15, que diz: "Bem-aventurado/abençoado/feliz/afortunado é o povo cujo D'us é Adonay." 

Podemos começar a compreender que Yeshua quis mostrar ao dizer aquelas palavras que, é feliz quem tem o Eterno como seu Elohim, assim como o Salmo mencionado diz.

Agora vamos ver essa relação da alegria em ter o Eterno como D'us e pertencer ao Reino do céu, com o ser pobre.

A sonorização da palavra em hebraico para pobre é "Any". Porém existem duas palavras na língua hebraica com a mesma sonorização, mas sua escrita é diferente, assim como sua transliteração, ou seja a transformação para letras do nosso alfabeto. E vou te mostrar isso, e como isso é importante na compreensão do contexto. 

Veja, vou te mostrar a escrita das duas formas.

A primeira se escreve  אני e se fala ANY

A segunda se escreve עני e se fala ANY

Repare que apenas uma letra hebraica é diferente nas duas formas de escrevê-las.

A primeira significa EU. A segunda significa POBRE, NECESSITADO, DEPENDENTE, ABATIDO.

Agora perceba, que o segredo está aqui na primeira palavra, nela temos a consoante א (Álef), que é a primeira letra do alfabeto hebraico e tem o valor numérico 1, e por isso representa o Eterno, com base em Dt 6:4 e Ap 1:8 e outros textos. Veja os dois versos mencionados:

"Ouve Israel, YHWH é nosso Elohim (D'us), YHWH é um." Dt 6:4

"Eu sou o Alfa (Alef) e o Ômega (Tav), diz o Senhor D'us, "o que é, o que era e o que há de vir, o todo poderoso." Ap 1:8.

Assim, podemos entender que Any-Eu com o Eterno sou feliz e faço parte do Reino. Agora Any-Eu sem o Eterno sou Any-pobre, necessitado, abatido. Tabém mostra que nós precisamos depender sempre do Eterno, ou seja, precisamos estar junto dele todo o tempo de nossas vidas.

Concluindo, creio que quando Yeshua falou que "feliz é o pobre de espírito" ou "bem-aventurado é o pobre de espírito"ele estava mencionando a dependência que devemos ter do Eterno, pois se formos nós mesmos, ANY-Eu, sem o Eterno nós seremos ANY-Pobres, perdidos. Porém, se temos o Eterno, se formos ANY-Eu com  א, então seremos felizes e faremos parte do Reino dos céus. 

Que possamos a todo tempo nos preocupar em sermos dependentes do Eterno e de sua Torá, demonstrando que renunciamos nosso ANY-Eu, para sermos o que Adonay requer de nós. Nosso eu sem o Eterno só nos leva à perdição. Mas quando colocamos o א em nosso eu, então Adonay será conosco.

Shalom Aleichem! 


quarta-feira, 3 de junho de 2020

O significado de Shalom

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Desde de que me lembro, e muito tempo antes disso, os crentes se cumprimentam com a "Paz do Senhor". E nunca me perguntei de onde vinha essa tradição. No entanto, com o passar do tempo e conforme fui estudando a Bíblia fui tomando consciência, e hoje creio que ela vem das próprias Escrituras Sagradas. E nesse post quero trazer um pouco do entendimento que adquiri com o passar dos anos, a respeito desse assunto.

Leiamos um texto bíblico, que está no Evangelho segundo escreveu Mateus/Matitiahu 10:12 e 13.


"Ao entrarem na casa, saúdem-na. Se a casa for digna, que a paz de vocês repouse sobre ela; se não for, que a paz retorne para vocês."

Repare que nesse texto Yeshua (Jesus) envia seus 12 talmidim (discípulos) para as cidades, a fim de anunciarem  o Reino do Eterno. E quando eles fossem entrar na casa de alguém deveriam saudar as pessoas com a paz. Entendo que os cristãos tiram daí a tradição de saudar com a "paz".

Porém, entre os judeus de todas as tradições, e aqueles que seguem a visão da restauração das raízes da fé, a forma de saudar é com a palavra "Shalom", que muitos cristãos e pessoas de todo o mundo consideram que seja também "paz". Mas será que é somente isso? 

Vejamos o mesmo texto que lemos acima, na versão da Bíblia Judaica Completa de David H. Stern:

"Ao entrarem na casa de alguém, digam: "Shalom Aleikhem!". Se a casa for digna, que a shalom de vocês permaneça sobre ela; se não for, que a shalom retorne para vocês." (BJC)

Perceba que aqui aparece a palavra "shalom" no lugar de "paz". E de acordo com a tradição judaica, que é milenar, o termo "shalom" significa muito mais que "paz".

"Shalom" vem da raiz hebraica "Salam" ou "Shalem", que significa "paz, prosperidade, bem-estar, saúde, inteireza, segurança e harmonia", todas de uma vez. Ela carrega em si o significado e a força das sete palavras acima. Para os judeus ela descreve muito bem a compreensão hebraica de "saúde total", "estar bem" ou "estar completo". É muito usada também na atualidade. como saudação  "olá" e "até mais". 

Assim, podemos perceber o motivo de Yeshua mandar que os discípulos saudassem com a "Shalom", isso já vinha no costume da época.

Na língua hebraica, a palavra "Shalom" é utilizada em diversas expressões, vejamos algumas:

- Shalom Aleikhem, que literalmente quer dizer "a paz sobre vós". É a expressão mais utilizada como cumprimento. E a resposta a ela é Aleikhem Shalom.

- Shabat Shalom, que significa "sábado de paz", que é o cumprimento usado no shabat.

- Alav Hashalom, que é literalmente "sobre ele a paz", utilizada por algumas comunidades judaicas ao se mencionar o nome de um falecido.

Entretanto, algumas pessoas por desconhecerem o uso do termo corretamente, principalmente no Brasil, utilizam o termo "Shalom Adonay", na intenção de cumprimentar com a "paz do Senhor" em hebraico, mas essa é uma forma errada do uso da expressão.  Eles fazem isso por acharem que, se shalom é paz e Adonay é Senhor, então estarão falando corretamente. Entenda que "Shalom Adonay" significa literalmente "paz a Adonay", mas o Eterno não precisa de "Shalom", nós é que precisamos, por isso a forma de falar é errada. 

Assim, a maneira mais correta de se cumprimentar ou saudar alguém ou a um grupo de pessoas é, conforme vimos acima, no texto da versão da BJC e nas formas de uso da palavra, com a expressão "Shalom Aleikhem" que significa "a paz sobre vós".

O chamado Antigo Testamento, que é na verdade o TaNaK, a junção da Torá (pentateuco), Neviin (profetas) e Ketuvin (escritos), trazem centenas de vezes o uso do termo "Shalom", assim como o  chamado Novo Testamento também tráz várias vezes o uso da palavra. 

Então, se voltarmos ao texto bíblico lido acima, poderemos entender que quando Yeshua (Jesus) manda que os discípulos saudassem com "shalom" era porque ele sabia do sentido completo que a palavra carrega e de toda a benção que ela pode trazer para aqueles que obedecem aos mandamentos do Eterno. E podemos entender assim por causa de alguns textos como Ez 34:25, Jr 30:10, Is 39:8, Lv 26:6, Sl 34:14, Dn 10:19 e esse último é um Mensageiro (anjo) quem fala, mostrando para nós que o termo vai além do ambiente humano.

Sendo assim, cada um de nós devemos e podemos saudar as pessoas com "Shalom".

E talvez você se pergunte, mas não basta eu dar a paz? Infelizmente não! Porque a "paz" só significa isso mesmo, já "shalom" é completa e é, acima de tudo, a forma que o povo do Eterno saúdam uns aos outros.

Então fiquem todos com a Shalom (paz, prosperidade, bem-estar, saúde, inteireza, segurança e harmonia)!!!


sábado, 23 de maio de 2020

Mateus 24 - Palavras de Yeshua sobre o fim - Parte 5 - Final





Quando você lê Mt 24 entende o que Yeshua (Jesus) estava falando? Será que tudo o que ele falou foi pra aquela época? Ou será que tudo o que ele falou é pra nossa época? E que tempo é esse que estamos vivendo, tantas coisas tem acontecido, será mesmo sinal do fim? As Escrituras dizem que haverá um arrebatamento secreto, onde os crentes irão ser levados para o céu?

Essa é a quinta e última parte do estudo sobre Mateus 24 - Palavras de Yeshua sobre o fim, começamos a entender um pouco mais sobre esse texto tão intrigante. Yeshua nos diz que alguém vai ser levado e alguém vai ser deixado. E ele deixa claro quem vai ser levado e quem vai ser deixado.

Nesse vídeo falamos um pouco do contexto histórico dos acontecimentos da época dos apóstolos. Não é nossa pretensão esgotar o assunto, pois ninguém detém todo o conhecimento, apenas um, que é o próprio Eterno.
Pegue sua Bíblia e assista ao vídeo.

quarta-feira, 20 de maio de 2020

O Voto de Jefté - Sacrifício da filha.





Este estudo trata do voto que um dos juízes de Israel, chamado Jefté, fez enquanto estava indo para uma batalha contra os Amonitas, e acabou envolvendo sua única filha, gerando nesse guerreiro uma grande tristeza. O que você entende quando lê esse texto, e como ele já foi explicado para você? Será que esse homem realmente sacrificou sua filha em holocausto? Será que foi isso que ele prometeu em seu voto?


Com base no livro bíblico de Juízes capítulo 11 e no estudo "O Voto de Jefté" de Tiago Casimiro (Referência abaixo), neste estudo "O voto de Jefté - Sacrifício da filha" você poderá entender o que realmente aconteceu nesse episódio dramático das Escrituras Sagradas e também aprender um pouco sobre os tipos de sacrifícios que haviam no antigo Israel bíblico.

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Mateus 24 - Palavras de Yeshua sobre o fim - Parte 4





Quando você lê Mt 24 entende o que Yeshua estava falando? Será que tudo o que ele falou foi pra aquela época? Ou será que tudo o que ele falou é pra nossa época? E que tempo é esse que estamos vivendo, tantas coisas tem acontecido, será mesmo sinal do fim?


Essa é a quarta parte do estudo sobre Mt 24 - Palavras de Yeshua sobre o fim, começamos a entender um pouco mais sobre esse texto tão intrigante. Não é nossa pretensão esgotar o assunto, pois ninguém detém todo o conhecimento, apenas um, que é o próprio Eterno.


Pegue sua Bíblia e assista ao vídeo.

sábado, 9 de maio de 2020

Estudo sobre Mateus 24 - Palavras de Yeshua sobre o fim - Parte 1

Introdução
Que tempo é esse em que estamos vivendo? Será que estamos no fim das coisas? O que Yeshua HaMashiach (Jesus o messias) fala sobre esse tempo?


Vamos fazer uma análise do Evangelho segundo escreveu Mateus no capítulo 24, onde Yeshua fala a respeito das coisas que aconteceriam antes do fim.


Antes porém, de começar nosso estudo, devemos tomar conhecimento de uma coisa. 


A teologia cristã normativa chama esse assunto de “Escatologia” a doutrina das últimas coisas. Mas em muitos aspectos, a teologia negligência a verdade contida nas Escrituras sobre esse assunto, em detrimento de dogmas criados a menos de duzentos anos, e que nunca foram ensinados pelos profetas de Israel e Judá, nem pelo próprio Yeshua e nem mesmo pelos apóstolos, a saber, a doutrina do arrebatamento secreto.


Como o foco desse blog, do nosso canal no YouTube e da página do Facebook é tratar os assuntos bíblicos no contexto original nas raízes da fé, veremos o que os textos da bíblia nos ensinam da forma como o povo da época pensava.


Para que possamos fazer dessa forma precisamos ter em mente que, para entendermos bem os textos, devemos analisar o tempo, a cultura e o lugar.


Então pense, qual é o contexto do capítulo 24 de Mateus?

I - Analisando o Contexto


O discurso que Yeshua fez em Mt 23 foi proferido mais ou menos nos últimos dias antes de sua morte, nas dependências do Templo em Yerushalaim (Jerusalém),  tanto é que no verso 1 de Mt 24 nos é mostrado o Mestre e seus talmidim (discípulos) saindo do Templo.

"Assim que Yeshua saiu do templo e seguia adiante, os talmidim se aproximaram dele e chamaram sua atenção para os edifícios do templo. Mas ele lhes respondeu: Vocês veem tudo isto? Eu lhes digo que ele serão totalmente destruídos, nem uma pedra ficará em pé!". (Mt 24:1-2 - Bíblia Judaica Completa - David H. Stern)

Os talmidim (dsicípulos) admirando as fundações e a construção do templo mostram para Yeshua a sua beleza. Eles foram surpreendidos com a resposta do Mestre de que o templo seria destruído, Essa profecia os deixaram cheios de dúvidas. Então vemos que o motivo que levou Yeshua a falar sobre o fim das coisas foi a pergunta que os talmidim fizeram a ele depois, conforme lemos no verso 3 abaixo.

"Quando ele estava assentado no monte das Oliveiras, os talmidim se dirigiram a ele: Diga-nos, perguntaram, quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal da sua vinda e de que o "olam hazeh" está terminando?" (Mt 24:3 - Bíblia Judaica Completa - David H. Stern)


A pergunta dos talmidim era trípla, ou seja, eles fizeram três perguntas em uma só. Tal foi o questionamento que se formou na mente deles depois do que Yeshua falou sobre o templo. Fizeram as seguintes perguntas;

1 - "Quando acontecerão essas coisas?" 
2 - "E qual será o sinal da sua vinda?"
3 - "E de que o "olam hazeh" está terminando?"
A palavra “olam hazeh” é o termo em hebraico para “este mundo” ou “esta era”.

Esse foi o contexto em que Yeshua falou todo texto de Mt 24, ou seja, o discurso no templo que lemos no capítulo 23, a profecia de Yeshua sobre a destruição do templo que levou a pergunta trípla  dos discípulos.

II - A Resposta Profética 

A resposta que Yeshua deu a eles foi para qual tempo? Para o deles, para o nosso ou partes para eles e parte para o nosso? 

Alguns estudiosos afirmam que foi apenas para o tempo deles, e outros afirmam que é para o nosso. Mas o que entendemos pelas Escrituras?

Devemos entender que todo texto profético tem partes partes imediatas e partes para o futuro próximo e distante. E veremos isso no decorrer do nosso estudo. 

Então Yeshua inicia a resposta falando sobre coisas que aconteceriam, mas ele fala por partes, ou em níveis, e é necessário que tenhamos entendimento acerca do que ele falou e para quando, bem como, o que já aconteceu e o que ainda não aconteceu. O texto bíblico e a história nos dá todo o direcionamento que precisamos para compreendermos.

Lendo os versos seguintes encontramos muitas informações valiosas para nossa compreensão da profecia, pelo menos em parte. Nos versos 4 e 5 lemos: "Yeshua respondeu: Cuidado! Não deixem ninguém os enganar! Porque muitos virão em meu nome, dizendo; sou o Messias! e desviarão a muitos." (Mt 24:4-5 - Bíblia Judaica Completa - David H. Stern)

Temos a oportunidade de observar, logo no início, que Yeshua orienta os talmidim a terem cuidado para não serem enganados. Porque isso? Porque apareceriam falsos messias, conforme podemos notar na história que houve muitos que se disseram messias. No entanto, nenhum deles cumpriu as profecias messiânicas, a não ser Yeshua. 

Vemos também nos versos 6 a 7 que Yeshua fala sobre as guerras, dos rumores de guerras e de destruições, de pestes, fomes e terremotos, mas vemos um detalhe, ele diz que tudo isso ainda não seria o fim. E muito de tudo o que ele falou até aqui, aconteceu na época dos talmidim e acontecem até hoje. Mas isso era para a época deles, veja que Yeshua diz que ainda não é o fim.

Já no verso 8, surge um termo com um significado muito importante para nosso entendimento, “dores de parto”. Esse termo não foi usado indiscriminadamente por Yeshua, pois ele tinha propósito, assim como podemos observar no cap 23 verso 38, aqui ele faz uma midrash (um ensino, uma referência) de Jeremias 22.5, veja:

“Vejam: Deus está abandonando a casa, deixando-a deserta." Mt 23:38 

Repare que Yeshua usa o mesmo texto, e aqueles que ouviram entenderam que ele falava de Jeremias. Compare abaixo: 

"Mas se vocês desobedecerem a essas ordens, juro por Meu santo Nome que este palácio se tornará uma desolação.” Jer 22:5

 E aqui no verso 8 de Mt 24 ele menciona o verso 23 do mesmo capítulo daquele profeta, veja: 

"tudo isso, entretanto, é o princípio das dores de parto." Mt 24:8

Compare com Jeremias abaixo.

“Você que está entronizada no Líbano, que está aninhada em prédios de cedro, como você gemerá quando lhe vierem as dores de parto, dores como as de uma mulher que está para dar a luz!” Jer 22:23 

Yeshua estava enfatizando as dificuldades daqueles dias, e esse tempo difícil realmente já aconteceu na história do povo judeu, olhando para um contexto imediato. Basta olhar para o verso seguinte, o verso 9. Com os conflitos que aconteceram entre os judeus e os romanos, tudo o que Yeshua falou ocorreu, e muitas perseguições aconteceram no ano 70 d.C, bem como depois também.


Atenção aos falsos profetas sendo mencionados no verso 11. Durante os anos posteriores surgiram muitos falsos profetas enganando aos desavisados daquilo que o Messias havia instruído. Os falsos profetas tem uma característica que Yeshua menciona no verso 12, ou seja, afastar os servos do Eterno dos mandamentos, por isso aparece o termo "anomian", o termo grego para contra a lei, ilegalidade ou distante da lei.

"e o amor de muitos se esfriará por causa do crescente distanciamento da Torah." (Mt 24:12 - Bíblia Judaica Completa - David H. Stern)

Repare na imagem abaixo o texto grego.


Também o mesmo texto em hebraico, veja a imagem abaixo:


O que podemos entender, dentro do contexto, é que o amor de muitos iria se esfriar por causa do afastamento da Torah, devido ao aos ensinos dos falsos profetas. Isso ocorreu, com o passar do tempo conforme podemos ver na história, e até o dia de hoje isso está acontecendo. 

Na verdade, devemos compreender que o princípio das dores começou na época dos apóstolos e se estende até os dias de hoje. Olhando pelo foco das mulheres, as dores de parto iniciam fracas e espaçadas, mas com o passar do tempo elas vão piorando e diminuindo o espaçamento até que as dores aumentam tanto, que chega a hora do parto em si. O mesmo vem acontecendo desde os dias dos talmidim, as coisas que Yeshua disse até esse verso vem acontecendo e cada vez está pior. Isso nos mostra que sua vinda está muito próxima.

Agora repare na divisão de partes ou nível que Yeshua faz nos versos que se seguem, 13 e 14.

"Mas quem suportar até o fim será libertado. E estas boas-novas a respeito do Reino serão anunciadas em todo o mundo como testemunho a todos os goyim. Então virá o fim." (Mt 24:13-14 - Bíblia Judaica Completa - David H. Stern)

Veja que Yeshua disse que quem suportasse tudo aquilo até o fim seria salvo. E quando lemos Yeshua encerrando o primeiro nível da profecia aos discípulos, falando que o evangelho do Reino seria anunciado em todas as nações, a todos os povos, e então veria o fim, fica claro que ele tinha o propósito de introduzir o segundo nível de entendimento da profecia, com maiores detalhes.


É importante notarmos que de fato o evangelho do Reino foi e está sendo anunciado, mesmo que com muitas perversões da verdade, mas o fato é que muitas pessoas estão conhecendo que, existem as Escrituras Sagradas e os personagens históricos e reais que ela cita. Caso contrário o mundo não saberia sobre Noach, Avraham, Moshê e tantos outros.  

As pessoas estão conhecendo sobre Yeshua, seu ministério, seus milagres e principalmente sobre seus ensinamentos, mesmo que seja com o nome de Jesus.


E isso, por si só, significa que o fim está próximo, conforme ele mencionou no verso 14, "...E então virá o fim", e estamos vendo os sinais à nossa volta. Muitas coisas estão acontecendo e há muito tempo, mas atualmente está aumentando a quantidade de ocorrências que nos remetem a percebermos que estamos próximos do fim. Basta olharmos os noticiários para vermos a quantidade de coisas estranhas acontecendo pelo mundo.

Agora no verso 15, o mestre inicia o próximo nível da profecia, de forma que torne mais claro, ou seja, dê mais detalhes das informações.

“Então, quando virem a abominação devastadora predita pelo profeta Dani’el no Lugar Sagrado (que o leitor entenda a alusão),” (Mt 24:15 - Bíblia Judaica Completa - David H. Stern)

E o Mestre começa com um termo profético que com certeza qualquer judeu na época conhecia, a “abominação devastadora” que fora predita pelo profeta Dani’el.

- O que Dani’el falou sobre isso?
- Onde é o lugar sagrado?


Para entendermos é necessário irmos ao profeta Dani’el, como o comentário inserido em Mateus mesmo diz: “que o leitor entenda a alusão”. 

Aqui nesse verso 15, Yeshua faz, mais uma vez, uma midrash (ensino, referência) do que um profeta havia dito muito tempo antes. Vamos ao contexto dos seguintes textos, Dn 9:27, 11:31 e 12:11.

E há um contexto histórico a ser observado aqui nestes versos, a história dos judeus que ocorreu antes de Yeshua, mas o mestre estava dizendo que em comparação ao que aconteceu no passado o que viria no futuro seria pior. Ele estava se referindo ao passado, para os talmidim (discípulos) terem uma idéia do que ele estava falando a respeito do que estava por vir.

Vamos então para o Sefer (livro) de Dani’el hanavi (o profeta). 

"Ele fará uma aliança firme com os líderes por uma semana (de anos). Na metade da semana, dará fim ao sacrifício e à oferta de grãos. Sob a ocorrência de coisas detestáveis, o desolador virá e continuará a agir até que a destruição já decretada seja vertida sobre ele." Dn 9:27

"Forças armadas virão à sua ordem e profanarão o santuário e a fortaleza. Elas abolirão a oferta queimada diária e estabelecerão a abominação que causa desolação."  Dn 11:31

"Desde o tempo da retirada da oferta queimada regular até a colocação da abominação que causa desolação haverá 1.290 dias." Dn 12:11

Como vimos no verso 15, Yeshua falou sobre a mencionada abominação que ocorreria no “Lugar Sagrado” ou “Lugar Santo”. 

E muitos entendem que esse lugar é o templo, mas dentro de um entendimento original da Torah, o termo lugar é “makom” ou o lugar “hamakom” (הַמָּקוֹם ), que é o monte Moriah em si, onde está a cidade de Jerusalém, pois foi para aquele lugar que Avraham levou Isaac para ser sacrificado (Gn 22:3), nele também Yaacov viu a escada que descia do céu (Gn 28:11-13). 



A maioria das passagens que fazem referência a lugar sagrado em relação ao templo, no original falam de “lugar da santidade” (hakodesh – הַקֹּדֶשׁ)  Ex 28:35, Lv 16:3. em português pode parecer a mesma coisa, mas em hebraico são coisas diferentes.




Veja a imagem do monte Moriah, extraída de um dos Estudos do Rabino Matheus Zandona, do Ministério Ensinando de Sião.


Vimos então, nos versos 15 e 16 de Mateus 24, o que era a “Abominação devastadora” no Lugar Santo, que Yeshua estava se referindo, de acordo com o ensino dos profetas.


Antes de continuar nosso estudo neste capítulo profético e tão dramático, quero te trazer mais um conhecimento, a respeito do verso 16.

Em relação a esse verso 16, “O Novo Comentário Bíblico do Novo Testamento da Editora Central Gospel”, diz que, nos dias em que o templo foi destruído, em 70 d.C, muitos seguidores de Yeshua fugiram para os montes de Petra, para se esconderem, em cumprimento ao que o Messias havia dito, como vemos no verso 2, sobre a destruição do Templo (Beit Hamikdash – Casa da Santidade).

Como já dissemos antes, a profecia tem partes imediatas e futuras, as partes imediatas se cumpriram, mas as futuras ainda virão, e estão muito próximas.

A cidade está em profanação, os sacrifícios estão parados, conforme falou o profeta Dan’iel, e a qualquer momento o homem do pecado surgirá.


Vamos seguir nosso estudo.

Ainda sobre a destruição de Yerushalaim (Jerusalém), quero trazer mais um pouco de conhecimento histórico para você. A “Bíblia de Estudo Arqueológica”, trás na página 1606, uma Nota Histórica e Cultural sobre Josefo e a queda de Jerusalém. Descrevendo os horrores que foram aqueles dias do ano 70, quando Jerusalém foi tomada e o templo destruído.

Veja nas imagens abaixo:



À partir do verso 17, que é a continuação do anterior, ou seja, fala daquele momento terrível na história, que acabamos de conhecer um pouco mais. E da fuga dos judeus na tentativa de sobreviver. Neste verso Yeshua está dando orientações, como já iniciou um nível de revelação mais profundo, para que quando começassem as perseguições os talmidim não estarem presos a nada, principalmente a coisas materiais. 


No verso 20 Yeshua fala para eles orarem para a fuga não ser no inverno e nem no shabat. E quando a cidade foi invadida, nós vimos que foi na primavera, e a destruição do templo no mês de maio, o verão inicia em junho e o inverno vai de dezembro a março. Ou seja, possa ser que a próxima vez que isso acontecer, seja realmente no inverno em Jerusalém!

Agora, preste atenção ao verso 21, pois ele é uma chave, que nos mostra algo importante. Agora Yeshua vai começar a falar coisas que acontecerão no futuro, ou seja próximo a sua volta. Observe que o que ele diz é tão forte e tão trágico que é mencionado nunca ter ocorrido e nem nunca haverá. Se pensarmos na destruição de Jerusalém e no Holocausto Nazista, este último foi pior, mas o Messias deixa claro que o que vem próximo à sua volta é ainda pior, pois nunca houve e nem haverá nada parecido.

Repare que no verso 21, Yeshua diz que: “...nunca mais acontecerá algo parecido com isso.” Aqui, mais uma vez, o Messias, faz menção de termos do TaNaK (conhecido Antigo Testamento), ao fazer midrash (ensino, referência) aos “Neviin” (profetas) Yo’el (Joel) e Dan’iel (Daniel). 


Então vamos ler o que disseram esses profetas (Jl 2.2 e Dn 12.1).

Joel 2:1 e 2

“Toquem o shofar em Tziyon! Soem um alarme sobre minha montanha sagrada! Que todos os que vivem na terra tremam, pois o dia de Adonai está chegando! Ele está sobre nós! Um dia de escuridão e desalento, um dia de nuvens e névoa espessa; uma horda grande e poderosa espalha-se como a escuridão sobre as montanhas. Jamais houve algo parecido com isso, tampouco haverá outra vez, nem após os anos de muitas gerações.”

Daniel 12:1 e 2

“Quando esse tempo chegar, Mikha’el, o grande príncipe, defensor do seu povo, se levantará; e esse será um tempo de aflição sem paralelo entre o momento em que eles se tornarem uma nação e esse momento. Nesse tempo, seu povo será libertado, todos os que tiverem o nome escrito no livro. Muitos dos que dormem no pó da terra serão despertados, alguns para a vida eterna e outros para a vergonha e o desdém eternos”

Fica muito claro nesse verso 21, quando Yeshua menciona os dois profetas, que o tempo que está sendo profetizado, ainda era muito para frente, pois as coisas que acontecerão serão piores do que tudo que já ocorreu no mundo.


Daí, o motivo dele falar o que está no verso 22, sobre abreviar aquele tempo.

No verso 23, encontramos mais uma prova de que o que está sendo falado é para o futuro dos talmidim (discípulos), mas muito próximo para nós, pois mais uma vez ele alerta sobre falsos messias e falsos profetas, que farão coisas extraordinárias, e ele alerta: “não creiam!”

“Eu os avisei antecipadamente!”, diz no verso 25, antes de mais uma declaração sobre a tentativa de enganar os escolhidos, a respeito do falso messias. Ele nos avisou para que estivéssemos atentos, somente quem segue a palavra corretamente entenderá. Muitos que acham que são servos serão enganados, pois os escolhidos são aqueles que fazem parte realmente do povo do Eterno, Israel, a oliveira de Rm 11:17-24.

O verso 27 começa a nos dar o sinal de que a vinda de Yeshua será visível e todo olho o verá! E que não tem essa história de vinda em duas etapas. Com um arrebatamento secreto. Nestes versos seguintes nos mostram como será esse arrebatamento.

No próximo estudo estaremos falando sobre o que Yeshua falou sobre sua volta.

Até lá!


sexta-feira, 8 de maio de 2020

Mateus 24 - Palavras de Yeshua sobre o fim - Parte 3





V Í D E O  N O V O  N O  C A N A L !!!!!!!

Mt 24 - Palavras de Yeshua sobre o fim.



Quando você lê Mt 24 entende o que Yeshua estava falando? Será que tudo o que ele falou foi pra aquela época? Ou será que tudo o que ele falou é pra nossa época? E que tempo é esse que estamos vivendo, tantas coisas tem acontecido, será mesmo sinal do fim?

Essa é a terceira parte do estudo sobre Mt 24 - Palavras de Yeshua sobre o fim, começamos a entender um pouco mais sobre esse texto tão intrigante. Não é nossa pretensão esgotar o assunto, pois ninguém detém todo o conhecimento, apenas um, que é o próprio Eterno.

Pegue sua Bíblia e assista ao vídeo.



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