O Apóstolo Paulo, quando escreveu a Tito, no seu segundo capítulo, no versículo 11 em diante disse: "Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos no presente século, sensata justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade, e purificar para si mesmo um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras." Lendo o texto acima, notamos pelo menos dois verbos em tempos diferentes, e um apontando para o futuro, mas no presente. São eles: manifestou, ensinando-nos e aguardando. Podemos, partindo daí, deduzir que a salvação se dá em três tempos, o que nos leva a pensar em de que maneira pode ser.
1. Passado - "a graça de Deus se manifestou". Entendemos que Jesus Cristo, quando nasceu, viveu, morreu e ressuscitou dentre os mortos, veio manifestar a graça de Deus. Então o que o apóstolo estava dizendo é que isso ocorreu com Jesus, enquanto ele esteve aqui na terra vivendo como homem. Afinal, já haviam se passado algumas décadas, desde que Jesus subira para o céu. Enquanto esteve aqui, pode com muita humildade e amor mostrar a graça de Deus Pai, por meio da sua vida e de seus ensinamentos. E estes sempre com base na Toráh, a lei de Moisés. Desde os primórdios o Pai sempre procurou mostrar a Graça, porém o homem nunca compreendia. Entretanto, mesmo agora, depois de Cristo se manifestar e com ele a graça, o homem ainda não compreende, permanecendo no pecado e na escuridão;
2. Presente - "educando-nos". A graça que se manifestou em Cristo no passado, permanece nos educando a viver uma vida regrada e afastada das iniquidades e paixões mundanas. Quer dizer que, mesmo agora, a graça está surtindo efeito em sua vida, enquanto você está lendo esta mensagem. O consolador que Jesus deixou em seu lugar, trabalha para que tudo o que Cristo conquistou na cruz, seja entregue aos homens, porém isso nos leva ao próximo ponto;
3. Futuro - "aguardando". Nós recebemos a graça de Deus, que se manifestou e nos educa a viver uma vida diferente dos outros homens, para que possamos aguardar a manifestação da glória de Deus, que é a vinda de nosso salvador Jesus, o Cristo. Porque Ele si deu por nós, para nos remir de todo o pecado que já nasce conosco. A extrema conclusão dessa remissão se deu no gólgota, e será cabalmente concluída no dia da sua manifestação em glória, quando todo olho o vir descer do céu.
Portanto, concluímos, que é necessário pela ação do Espírito Santo em nossas vidas, tomarmos conhecimento da graça, sermos educados a viver um vida longe do pecado e acima de tudo, nos mantendo fiéis a Deus, aguardando a volta de Jesus Cristo, para que quando num abrir e fechar de olhos, vejamos a glória do Senhor e assim estaremos para sempre salvos com Ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário