Estudos
da Torá
Parashá
nº 12 – Vaiechi (E viveu)
Bereshit/Gênesis
Gn 47:28-50:26
Haftará
(separação) 1Rs 2:1-12 e
B’rit
Hadashah (Nova Aliança) Mt 20:1-21:46
1
- INTRODUÇÃO
Essa
porção da Torá encerra o sefer (livro) Bereshit (Gênesis), e traz
o nome “Vaiechi”, que significa e viveu, iniciando com essa
palavra, mas mostra
a morte de Yaacov.
Porque será que isso ocorre nessa porção? De acordo com o site
“Beit HaDerekh”, o Talmud no livro Tanid 5a,
diz que: “Da mesma maneira que seus descendentes estão vivos, ele
também está vivo.” Segundo o site, o Talmud está dizendo que
Yaacov continua vivo ainda que fisicamente esteja morto. Pode-se
entender de duas formas, a primeira diz que, uma pessoa continua viva
por meio de seus descendentes, e outra é que Yaacov continua vivo
por meio da vida eterna que herdou. Podemos entender que qualquer
pessoa pode viver sem o Eterno e sem o Mashiach, mas um dia todos nós
estaremos presentes no tribunal que será presidido pelo Messias e
teremos que prestar contas de nossos atos. O Midrash diz: “Os
justos, apesar de sua morte, são considerados vivos. E os que não
temem a D’us apesar de suas vidas são chamados mortos.” Esse
midrash nos mostra que ninguém pode ter uma vida plena se a presença
do Eterno e do Mashiach.
Neste
estudo trataremos a respeito das bençãos que Yaacov deu a seus
filhos, incluíndo aos dois filhos de Yossef, Manassés e Efraim, bem
como a palavra profética sobre o Mashiach embutida na benção de
Yehudá (Judá).
2
– ESTUDO DAS PALAVRAS
“Então
Yaacov chamou os filhos e lhes disse: Reúnam-se, e direi o que
acontecerá com vocês no acharit-hayamim. Agrupem-se e ouçam filhos
de Yaacov; prestem atenção a Yisrael, seu pai.” (Bereshit/Gênesis
49:1-2)
Os
rabinos afirmam fazendo referências ao Talmud, que a Shechina, a
presença do Eterno, repousou sobre Yaacov naquele momento, para lhe
revelar as coisas que aconteceriam no futuro. Por isso o patriarca
fala o termo “acharit-hayamim”, que é uma palavra hebraica
significando tempos vindouros, ou tempos do fim.
É
importante destacar que, as palavras de Yaacov para seus filhos foram
relacionadas ao caráter e às atitudes de cada um deles, mas também
relacionadas ao futuro de cada um. Notamos isso quando ele fala de
Re’uvem (Rubem) e de Shim’on (Simeão) e Levi. Do primeiro por
ter se deitado com sua concubina, e assim, manchado sua cama. E dos
dois seguintes pelo que fizeram aos homens da cidade de Shikhem,
quando mataram todos, para se vingarem por sua irmã Dinah,
aproveitando-se de estarem debilitados devido ao pacto de circuncisão
que haviam feito.
Ao
proferir as palavras para seu filho Yehudah (Judá), o patriarca
anuncia os acontecimentos futuros que se relacionam com a vinda do
Mashiach (versos 8 a 12). Entretanto, os rabinos deixam claro que o
Eterno nunca revelou a Yaacov quando ele viria, apenas que viria.
Poderemos
perceber através desse estudo que as bençãos proferidas a Judá,
referem-se claramente ao Mashiach Yeshua (Cristo Jesus). Em Gn
49:8-12 lemos o seguinte:
“Judá,
a ti te louvarão teus irmãos; tua mão estará sobre a cerviz de
teus inimigos; prostra-se-ão a ti os filhos de teu pai. Judá é
filhote de leão, e como leão, quem o levantará? Não se tirará
poder de judá, nem a vara de comando dentre seus pés, até que
venha a Shiló, e a ele a reunião de povos seguirá.
Amarrando à vide o seu burrinho, e à cepa de videira o filho da
jumenta; lavará no vinho sua roupa, e no sangue das uvas, o seu
manto. Vermelho de olhos, mais que o vinho, e branco de dentes, mais
que o leite.”
Nessa
passagem no texto em hebraico aparece o termo “Shiló”.
Mas
o que é Shiló ou quem é Shiló?
Já
disse anteriormente que a benção de Judá mostra a vinda do
Messias, e veremos agora através de alguns documentos e
comentários judaicos que
isso é verdade.
De
acordo com o site “Beit HaDerekh”, o Targum Anquelus usa a
palavra Mashiach em vez de Shiló. E talvez você se pergunte o que é
Targum? É o nome dado às traduções e comentários em aramaico da
Bíblia Hebraica (Tanakh), que é o que se conhece como Antigo
Testamento, e foram escritas da época do Segundo Templo até o
início da Idade Média, com o objetivo de facilitar o entendimento
aos judeus que não falavam o hebraico.
Há
no entanto, também o Targum Yerushalmid, e
segundo o mesmo site, ele repete este versículo da seguinte maneira:
“Até que venha o Mashiach de quem é o Reino, as nações
obedecerão, como é belo o Rei Messias que está a surgir da casa de
Yehudá.”. Podemos então entender que as duas versões do Targum,
dizem que esta frase “até que venha Shiló”
está se referindo a vinda do Mashiach.
É
importante destacar que não há comentários rabínicos, seja no
Talmud ou no Targum, que vão contra esta idéia. Veja o que o
comentário da Torá, da editora Sefer, afirma quanto a esse verso
10:
“Judá,
o destemido, tornou-se o mais destacado dos irmãos. Seus
descendentes herdariam esta posição. A primeira das tribos a
oferecer sua oferenda na
inauguração do Tabernáculo foi Judá, que era também a primeira
tribo a marchar à frente de todo o povo no deserto e que, após a
morte de Josué, passou a liderar os exércitos de Israel na
conquista da terra, culminando com a escolha do rei David e de seus
descendentes para reinar e liderar o povo judeu por todas as
gerações.”
E
sobre o texto “até que venha Shiló” o comentário diz que é
uma alusão ao reino do Messias.
Complementando
ainda, segundo o site já mencionado anteriormente, se tomarmos
somente a frase em hebraico “ki avo shilo veló”, e aplicarmos a
técnica rabínica de estudo chamada NOTARIKOM, que é pegar as
primeiras letras de uma determinada palavra de uma frase, ou as
últimas letras, ou uma sequência de letras e depois verificar a
palavra que é formada.
Ainda,
se pegarmos somente a palavra Shiló, na guematria (numerologia
judaica) ela tem o valor de 345, que é o mesmo valor numérico de El
Shadai, que significa o Todo Poderoso. Assim, podemos compreender que
Shiló significa Mashiach e também o Todo Poderoso. O Mashiach é o
Todo Poderoso, pois recebe do Eterno o poder e a autoridade.
Ao
olharmos para o texto dos versos 11 e 12, notamos que eles revelam
que a vinda do Messias traria dias de prosperidade. As vinhas se
tornariam tão comum que alguém poderia amarrar um animal a ela por
não se preocuparem em quebrar a vinha e então não produzir mais
fruto. Por isso, o lagar ficaria tão cheio, que não somente pés,
mas também as roupas dos que pisassem as uvas ficariam manchadas.
Este povo seria muito saudável em virtude da abundância de
alimentos.
Continuando
este estudo, podemos conferir nos versos 8-12 que, segundo o site
“Emunah a fé dos santos”, há várias palavras-chave nesta
profecia que alude ao Messias, por exemplo: “a ti”, “filho
meu”, “subiste”, “amarrará”, “vide”, “jumenta”,
“sua capa”,’em sangue”, “vinho”. E tudo isto fala da
primeira vinda do Messias, que veio da tribo de Judá.
O
texto diz que, a mão de Judá estava na cerviz dos inimigos por meio
do rei David, segundo 2 Samuel 22:38-41 onde está escrito:
“Persegui
os meus inimigos, e os derrotei, e nunca me tornei até que os
consumisse. E os consumi, e os atravessei, de modo que nunca mais se
levantaram, mas caíram debaixo dos meus pés. Porque me cingiste de
força para a peleja; fizeste abater-se debaixo de mim os que se
levantaram contra mim. E deste-me o pescoço de meus inimigos,
daqueles que me tinham ódio, e os destruí.”
Esta
profecia, segundo o site “Emunah a fé dos santos”, cumpriu-se
também com a primeira vinda do Messias quando todos os espíritos
maus e o próprio Satanás foi derrotado, como está escrito em
Colossenses 2:15:
“E,
despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e
deles triunfou em si mesmo.”
Ainda
se tratando da primeira vinda do Messias, podemos lembrar também de
algo, falamos acima que o Messias seria Todo Poderoso, e podemos ler
o que Yeshua disse em Mt 28:18:
“Então,
Jesus aproximou-se deles e disse; “Foi-me dada todo o Poder no céu
e na terra.””.
E
também podemos ler ainda sobre o assunto em Jo 13:3, bem como o
rabino Sha’ul na epístola aos colossenses 2:9-10 dizendo:
“Pois
em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade, e, por
estarem nele, que é o cabeça de todo poder e autoridade, vocês
receberam a plenitude.”.
Porém,
a palavra de Yaacov sobre Judá irá se cumprir totalmente e
finalmente com a segunda vinda do Messias quando os inimigos serão
postos debaixo dos seus pés, como está escrito em 1Co 15:25-28.
Com
tudo isso podemos ver que Yeshua HaMashiach (Jesus Cristo), cumpre as
profecias como o anunciado por Yaacov. E podemos ver que quando Jacó
fala “os filhos de teu pai a ti se inclinarão”, isso foi
cumprido parcialmente com os reis David e Salomão, mas se cumprirá
finalmente na segunda vinda de Yeshua. E também, quando Yaacov fala
“Judá é um leãozinho...deita-se como um leão”, vemos que
Yeshua é definido como o Leão da tribo de Judá, conforme está
escrito em apocalipse 5:5.
Concluindo,
as palavras de bençãos de Yaacov para Judá, foram cumpridas em
parte no meio do povo dessa tribo, conforme mostramos, mas elas
também se tratavam do Messias que viria, e nisso podemos perceber
através deste estudo que Yeshua cumpriu parte dessas palavras
enquanto esteve nesta terra como um rabino da galiléia, e conforme
os profetas, o servo sofredor. Mas terminará de cumpri-las quando
retornar em poder e glória, restaurando a Israel e todas as coisas,
e devolvendo ao Eterno a autoridade que lhe foi dada, conforme vimos
no texto de 1Co 15:25-28. Nisto tudo entendemos que Yeshua é o
Mashiach, é a autoridade mencionada por Yaacov na benção citada
pela Torá, cujo cetro não sairia de suas mãos, e isto está também
de acordo com os profetas de Israel. Vivamos cada dia sendo
instrumentos do Eterno nessa restauração que está próxima de
terminar.
Bibliografia:
-
Torá – Lei de Moisés. Editora Sefer
-
http://www.hebraico.pro.br/r/biblia/
-
http://emunah-fe-dos-santos.weebly.com/uploads/1/4/2/3/14238883/12-_vayiechi_e_viveu.pdf
-
http://shemaysrael.com/parasha-vayechi/
-
http://br.caminhosdatorah.org.br/parasha-vayechi-e-ele-viveu/
-
https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/771015/jewish/Resumo-da-Parash.htm
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