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quinta-feira, 12 de agosto de 2021

ESTUDO SALMO 119 - SEÇÃO ÁLEPH

 




Shalom! Este estudo foi elaborado à partir do roteiro que produzi para a série de vídeos sobre o Salmo 119 do meu Canal no YouTube Sou Peregrino na Terra.


Nosso objetivo é estudar as Escrituras e assuntos relacionados no contexto original, retornando assim, às raízes da fé.


Veremos neste estudo que este salmo fala muito acerca dos mandamentos de HaShem e o que ele tem a nos ensinar.


O Salmo 119 e suas características


O salmo 119 é o maior de todos os salmos, e segundo o Manual Bíblico da SBB, é o mais formal e elaborado em termos de conteúdo. Não se sabe quem é o autor desse salmo.


Ele é dividido em 22 seções de oito versículos, e na maioria da bíblias, essa divisão é mostrada pelas palavras Àlef, Beit, Guímel, etc. Essas palavras são os nomes das letras do Alfabeto Hebraico. E na bíblia judaica, na margem exterior, vem as letras indicando essa separação.









Salmo 119 na Bíblia Judaica Comleta. David H Stern


Note ainda, que no texto em hebraico também aparecem as letras.








Salmo 119 no Tanach Completo Editora Sefer.

Uma outra curiosidade é que conforme disse antes, cada seção inicia com uma letra do alfabeto hebraico, e nessas seções, cada verso inicia com a letra referente a ela. O Rav Yochanan Ben Yaakov, diz que isso descreve o empenho por uma vida de acordo com a Torá, independentemente da época, tempo, lugar, circunstância ou ambiente social.


Como não se usava, entre o povo de israel, números arábicos, eles colocavam essas letras que também representam valores numéricos. Por isso, nos estudos mais profundos das Escrituras dentro do judaísmo, ou seja na cabalá, se utiliza a guematria, que é o estudo dos valores numéricos das palavras no original.


Do ponto de vista profético, o salmo 119 é considerado um caminho até o Olam Habah (8º Milênio ou Mundo Vindouro), pois mostra corretamente o caminho que os servos do Eterno, Santo e Bendito seja ele, devem seguir. Apesar de ser um texto poético, estes textos são proféticos também, e seguem o padrão dos profetas, pois a profecia não aparece organizada cronologicamente no texto. Por isso os primeiros versos mostram o Olam Habah e nos últimos, na última seção aponta para o Messias em sua primeira vinda como “o servo sofredor”. Ou seja, o salmo inteiro aponta para a vida inteira de Yeshua, desde sua primeira vinda até o final do 7º Milênio e a entrada no 8º Milênio. No decorrer dessa série você poderá ver isso.


Entre os estudiosos judeus, este salmo é chamado de, o salmo das “8 facetas”. É por isso que em seus textos mencionam muito a Torá, pois tem a raiz guemátrica de número 8, porque a soma das letras da palavra Torá que é 611, pode ser reduzida para 8.


Repare na imagem abaixo:












Nesse prisma ainda de guematria e apontamentos proféticos, em conversas sobre esse assunto com o Rav Yochanan Ben Yaakov, este me explicou que as 22 estrofes ou seções do salmo, são um apontamento profético para o 4º Milênio, ou seja, para a vinda do Messias Yeshua, que é considerado a Torá viva ou Plenitude da Torá.


Veja:

22 = 2+2 = 4 uma indicação para o tempo do nascimento de Yeshua no 4º Milênio desde Adão.


E este número também tem um alinhamento com o pecado de Adão, que segundo alguns rabinos, foi cometido no 4º dia, após o primeiro shabat da criação.


O Salmo 119 e a Torá.


Nesse primeiro estudo pegaremos a primeira parte do salmo, ou seja, a Seção Alef, Salmo 119;1-8. Vamos então ao texto:


Felizes são aqueles cujo caminho da vida é irrepreensível, que vivem pela Torá de Adonai!

Felizes são aqueles que observam sua instrução, que a procuram de todo o coração!

Não fazem nenhum mal, mas vivem por seus caminhos.

Tu nos deste teus preceitos para que os observássemos cuidadosamente.

Que meus caminhos sejam seguros enquanto observo tuas leis.

Então não serei envergonhado, pois fixei meu olhar em todas as tuas mitzvot.

Dou-te graças com o coração sincero enquanto aprendo teus justos mandamentos.

Observarei tuas leis; não me abandone completamente! Sl 119:1-8 (BJC)


Tendo em mente tudo o que disse logo no início desse estudo, e observando o texto que acabamos de ler, precisamos entender que o salmista fez diversas afirmações distintas, sobre a Torá (instruções para vida, ensino que vem do Eterno, Lei) e sobre o indivíduo, mescladas com orações. Lembrando do fato de ser também um texto profético.


O autor usa pelo menos dez palavras ou substantivos diferentes para descrever a Torá. E isso é uma das coisas que mais me impressiona nesse texto, ou seja, como ele descreve a Torá de formas diversas, e algumas vezes com palavras tiradas da própria Torá, e essas formas de expressar foram também utilizadas pelos autores dos escritos nazarenos (conhecido como Novo Testamento) e pelo próprio Yeshua.


Vejamos então essas palavras ou substantivos:


- Lei de D’us;

- Testemunhos;

- Instrução;

- Preceitos;

- Estatutos;

- Mandamentos;

- Decretos;

- Palavra;

- Caminhos;

- Promessa; e

- Juízos.


Quando estamos atentos a forma de escrita do autor, poderemos entender mais facilmente muitos textos dos profetas e das cartas de Rav Shaul (Apóstolo Paulo), por exemplo.


O autor usa uma ou outra dessas palavras em quase todos os versículos. E por esse cuidado em descrever a Torá percebemos como o salmista amava o estudo da Lei de HaShem.


Vemos nesse salmo que a vontade de D’us expressa em seu ensinamento, que é a Torá, governava o estilo de vida e a conduta do salmista, dando esperança e paz, e o conduzia a vida e à liberdade. E esse exemplo deve ser seguido por cada um de nós. Foi para isso que HaShem permitiu que esses textos chegassem até nossos dias.


Observemos os versos 1 e 2:

Felizes são aqueles cujo caminho da vida é irrepreensível, que vivem pela Torá de Adonai!

Felizes são aqueles que observam sua instrução, que a procuram de todo o coração!


Em algumas versões da Bíblia esses versos vem com o termo “Bem aventurados”, no entanto o termo “felizes são” carregam mais a força do que eles querem realmente passar em um sentido original.


Veja a afirmação do autor na primeira parte do verso 1, de que são felizes os que vivem de forma irrepreensível, e reparem que ele usa o termo “caminho”, aludindo à uma vida obediente à Torá de HaShem, e isso é confirmado no fim quando diz “...que vivem pela Torá de Adonai”, nas traduções mais comuns esse fim diz: “...que vivem pela Lei do Senhor”, mas a palavra Torá tem um sentido muito mais amplo que apenas lei, como pôde ser visto anteriormente. E se quiser saber mais clique no card acima e veja o estudo o que é Torá.


No verso 2 o salmista afirma outra bem aventurança ou felicidade, ele diz que são felizes as pessoas que observam a instrução do Eterno, mais uma vez usando um substantivo para a palavra Torá. E vamos tendo a oportunidade de ver como o salmista tinha a Torá em alta conta.


E eu faço uma pergunta: Porque hoje em dia isso não é mais assim? Porque os líderes atuais não ensinam mais a Torá? Porque não dão o devido valor?


Deveríamos pensar nisso, pois o nosso Messias Yeshua, tinha a Torá em alta conta também, haja vista que em seus sermões usou as mesmas formas de se pronunciar e de substituir o termo Torá que o salmista usava. Veja em Mateus 5:3-10, o famoso “Sermão das Bem Aventuranças”.


No verso 3 lemos: “Não fazem nenhum mal, mas vivem por seus caminhos.” E novamente vemos no fim desse verso a palavra “caminho” se referindo a obediência à Torá, e logo no início vemos uma referência a prática de vida justa quando o salmista cita “não fazem nenhum mal”, a prática do mal é tida como contrária a Torá, que é a prática do bem ou boas obras. O Rav Shaul HaShaliach (Apóstolo Paulo) faz a mesma comparação em sua epístola aos Efésios.


Porque somos criação de D’us realizada no Messias Yeshua para fazermos boas obras, as quais D’us preparou de antemão para que nós as praticássemos.” Ef 2:10


Veja também que o profeta Ezequiel em sua fala profética também fala da mesma forma usando o termo prática do mal ou maldade.


Por isso, filho do homem, diga aos seus compatriotas: A retidão do justo não o livrará se ele voltar-se para a desobediência, e a maldade do ímpio não o fará cair se ele se desviar dela. E se o justo pecar, não viverá por causa de sua justiça.” Ez 33:12


O verso 4 diz: “Tu nos deste teus preceitos para que os observássemos cuidadosamente.” Nesse verso a palavra Torá é substituída por preceitos que devem ser observados.


No verso 5: “Que meus caminhos sejam seguros enquanto observo tuas leis.Aqui fica claro que a observância da Torá de HaShem protege os seus seguidores em sua vida.


O verso 6 diz: “Então não serei envergonhado, pois fixei meu olhar em todas as tuas mitzvot.” Aqui é uma continuação do verso anterior, onde pelo fato de ter os caminhos seguros por observar as leis, ele continua dizendo que por isso não será envergonhado por ter o olhar na Torá de HaShem, a palavra mitzvot é mandamentos.


No verso 7: “Dou-te graças com o coração sincero enquanto aprendo teus justos mandamentos.” O salmista demonstra gratidão por poder aprender os mandamentos, e isso nos mostra qual deve ser nossa atitude em relação a Torá. Ela é leve e não um peso como alguns tentam demonstrar. Devemos amar a Torá que Yeshua viveu para ensinar.


E no verso 8: “Observarei tuas leis; não me abandone completamente!” Um juramento é feito pelo salmista na esperança de não ser abandonado pelo Eterno, ele observará as leis de HaShem, ou seja a Torá.


E podemos ver nesses oito versos como o autor demonstra a importância da Palavra de HaShem, a Torá, para manutenção da vida no trilho correto, na direção certa, rumo à felicidade mencionada nos dois primeiros versos. Essa felicidade tem ligação direta, de forma profética com o Futuro, o mundo vindouro, chamado em hebraico de Olam Habáh. E podemos ver isso nos seguintes textos:


"Ouçam-me agora, meus filhos: Como são felizes os que guardam os meus caminhos! Provérbios 8:32


Contudo, o Senhor espera o momento de ser bondoso com vocês; ele ainda se levantará para mostrar-lhes compaixão. Pois o Senhor é Deus de justiça. Como são felizes todos os que nele esperam! Isaías 30:18


Pois, "quem quiser amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade. Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração, mas o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal". Quem há de maltratá-los, se vocês forem zelosos na prática do bem? Todavia, mesmo que venham a sofrer porque praticam a justiça, vocês serão felizes. "Não temam aquilo que eles temem, não fiquem amedrontados. " 1 Pedro 3:10-14


Então ouvi uma voz do céu dizendo: "Escreva: Felizes os mortos que morrem no Senhor de agora em diante". Diz o Espírito: "Sim, eles descansarão das suas fadigas, pois as suas obras os seguirão". Apocalipse 14:13


E o anjo me disse: "Escreva: Felizes os convidados para o banquete do casamento do Cordeiro! " E acrescentou: "Estas são as palavras verdadeiras de Deus". Apocalipse 19:9


Que HaShem te abençoe!

Até o próximo estudo!!!

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