Estudos da Torá
Parashá nº 46 – Êkev (Pois que)
Devarim/Deuteronômio Dt 7:12-11:25
Haftará (Separação) Is 49:14-51:3; e
B’rit Hadashah (Nova Aliança) Lc 4:1-11; Tg 5:7-11.
Tema: O que pede o Eterno de ti?
Nesse estudo veremos a sabedoria que há na Toráh do Eterno e como podemos agradá-lo. E através dos textos entenderemos o que o Eterno pede de nós.
A PARASHÁ DA SEMANA
Encontramos no site Chabad um interessante resumo dessa porção, ao qual menciono abaixo.
A parashá Êkev começa com Moshê encorajando os filhos de Yisrael a confiar em D’us e nas maravilhosas recompensas que Ele lhes dará se guardarem a Toráh. Moshêh assegura-lhes que derrotarão com êxito as nações de Canaã, quando deverão remover todo e qualquer vestígio de idolatria remanescente na Terra Santa.
Moshêh os lembra sobre o milagroso maná e as outras maravilhas com que D’us os cumulou pelos quarenta anos passados, e ele adverte o povo de Yisrael, mais uma vez, para estar consciente das armadilhas de sua futura prosperidade e também do orgulho das façanhas militares, o que pode fazê-los esquecer a D’us. Ele continua os relembrando de suas transgressões no deserto, recontando toda a história do bezerro de ouro, e descrevendo a abundante misericórdia de D’us.
Moshêh enfatiza que a geração do deserto tinha uma responsabilidade especial de permanecer leal às mitsvot, preceitos da Torá, por causa dos muitos milagres que vivenciaram pessoalmente. Após detalhar as numerosas virtudes da Terra Prometida, Moshêh ensina ao povo o segundo parágrafo do Shemá, que enfatiza a doutrina fundamental de recompensa e punição, baseada em nosso cumprimento das mitsvot.
Esta Porção da Torá conclui com a promessa de D’us, uma vez mais, de que Ele protegerá o povo se eles cumprirem as Leis da Toráh.
ESTUDO DO TEXTO DA PARASHÁ
¹² Se vocês obedecerem a essas ordenanças, as guardarem e as cumprirem, então o Senhor, o seu Deus, manterá com vocês a aliança e a bondade que prometeu sob juramento aos seus antepassados.
¹³ Ele os amará, os abençoará e fará com que vocês se multipliquem. Ele abençoará os seus filhos e os frutos da sua terra: o cereal, o vinho novo e o azeite, as crias das vacas e das ovelhas, na terra que jurou dar aos seus antepassados.
¹⁴ Vocês serão mais abençoados do que qualquer outro povo! Nenhum dos seus homens ou mulheres será estéril, nem mesmo os animais do seu rebanho.
¹⁵ O Senhor os guardará de todas as doenças. Não infligirá a vocês as doenças terríveis que, como sabem, atingiram o Egito, mas as infligirá a todos os seus inimigos. Deuteronômio 7:12-15
Os versículos acima, que estão na parashá, ensinam que existem condições para que o Eterno mantenha, com os filhos de Yisrael, a aliança que jurou a seus pais. Eles também falam sobre as consequências da fidelidade à aliança. Existem algumas condições e consequências. As condições são:
1. Temendo a D'us;
2. Andar em todos os Seus caminhos;
3. Amando a D'us;
4. Servindo a D'us;
5. Guardando aos Mandamentos de D'us; e
6. Circuncidando o coração.
Em nossa live no canal Sou Peregrino da Terra no YouTube, falamos sobre estas condições, uma a uma, vá lá e acesse o estudo, que foi gravado no shabat, dia 05 de agosto de 2023. Veja o link: https://www.youtube.com/live/AsiK3aqklsY?feature=share
Também, tratamos acerca do texto profético que consta na haftará dessa porção, em Is 49:14-51:3, um texto que mostra o messias e seu modo de vida de forma muito clara no texto.
Que HaShem lhes abençoe!
Pr./Rav Marcelo Santos da Silva (Marcelo Peregrino Silva – Moshêh Ben Yosef)
Nenhum comentário:
Postar um comentário