Páginas

Boas Vindas

Seja Bem Vindo e Aproveite ao Máximo!
Curta, Divulgue, Compartilhe e se desejar comente.
Que o Eterno o abençoe!!

sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Estudo Parashá Nitsavim-Vayelech - 2022-2023 - Não quebre a sua Aliança com o D'us de Yisrael

 


Estudos da Torá

Parashá nº 51 e 52 - Nitsavím (De pé)/Vayêlech (E ele vai/ Ele foi)

Devarim/Deuteronômio Dt 29:9-30:20 e Dt 31:1-30

Haftará (Separação) Is 61:10-63:9; Is 55:6-56:8; Os 14:2-10 e

B’rit Hadashah (Nova Aliança) Rm 3:9-20/2Co 5:1-10


Tema: Não quebre a sua Aliança com o D'us de Yisrael


No estudo desta parashá continuaremos vendo as recomendações de Moshê ao povo para que permanecessem na aliança com o Eterno, também trataremos acercado apontamento profético para Yeshua e a congregação nazarena.


A PARASHÁ DA SEMANA

Na leitura desta semana, Nitzavim-Vayelech , Moshê reúne os israelitas no dia de sua morte para inscrevê-los em uma aliança com D'us. Ele adverte sobre o exílio e a desolação da Terra que resultará quando Israel abandonar as leis de D'us, mas assegura-lhes que eventualmente se arrependerão, e D'us então retornará Seu povo para a Terra Santa.

Esta porção também fala sobre liberdade de escolha e a mitsvá da teshuvá (arrependimento).

Moshê transferiu a liderança para Yehoshua e escreveu um rolo da Torá que entregou aos levitas. Moshê ordenou que os israelitas se reunissem após cada ano sabático. (Resumo extraído do site Chabad)


2 - ESTUDO DAS PALAVRAS


1. - Entrar na Aliança do Eterno; (29.12)

2. - Se estabeleça por Seu povo e Ele te seja por D'us; (29.13)

3. - Aliança feita ao povo de Yisrael de todas as gerações; (29.14,15)

4. - Saber de como habitamos no Egito e passamos pelas nações; (29.16)

5. - Não haja entre vós quem se desvie do Eterno, servindo aos deuses das nações; (29.18)

6. - Não haja entre vós raiz que produza erva venenosa e amarga; (29.18c)

7. - O Eterno não perdoará, mas fumegará a Sua ira, apagará o nome debaixo do céu e excluirá do Seu povo, àqueles que, com o seu coração perverso,

8. - presumir ser abençoado, ciente das palavras de maldição; (29.19-21)

9. - Todas as nações saberão o motivo da Ira do Eterno sobre Yisrael; (29.24-28)

10. - As coisas reveladas pertencem ao povo de Yisrael; (29.29)

11. - O Eterno promete mudar a sorte, se compadecer, ajuntar entre todos os povos, aos que retornarem ao Eterno em obediência aos Seus mandamentos.(30.1-4)

12. - Promessa de possuir a terra de Yisrael, recebendo o bem e a multiplicação.(30.5)

13. - Promessa de circuncidar o seu coração e viver. Todas as maldições porá sobre os inimigos, aos que obedecem ao Eterno; (30.6-8)

14. - Os mandamentos do Eterno não são difíceis e estão acessíveis a todos os que desejarem servir ao Eterno; (30.10-14)

15. - O Eterno propõe a vida e o bem, a morte e o mal e está condicionada a obedecer ou não, às leis do Eterno; (30.15-20)

16. - Promessa de sucesso, de conquista e ter a proteção do Eterno; (31.1-8)

17. - O dever de ler a Torah diante de todo o Yisrael, ao fim de sete anos, na Festa dos Tabernáculos; (31.9-13)

18. - Mosheh é avisado pelo Eterno, a respeito da quebra da Aliança pelo povo, bem como as consequências decorrentes dessa desobediência;(31.14-18)

19. - O Cântico de Mosheh; (31.19-30)


Um Apontamento Profético

No primeiro verso da parashá Nitsavim encontramos o seguinte texto:


אַתֶּ֨ם נִצָּבִ֤ים הַיּוֹם֙ כֻּלְּכֶ֔ם

Atem nitsavim hayom kulcham

Vós todos estais hoje presentes


Observem que interessante, primeiro o contexto literal, segundo o comentário de rodapé na Torá da Sêfer, Moshê reuniu todo o povo de Yisrael no dia de sua morte para introduzi-lo na aliança diante do Eterno. Esta concepção de aliança, chamada Berit, é da ênfase na Torá e no judaísmo. Aqueles que são fiéis à Torá são chamados “Bnei Berit”, que significa “Filhos de Mandamento”. Esta aliança do Eterno com os descendentes dos patriarcas foi feita para que eles ensinassem o caminho do Eterno, o direito, a justiça e a caridade às outras famílias da terra.

Veja que é claramente o contexto de aliança que estamos falando hoje, e na ocasião, era o último dia de Moshê, segundo os sábios do povo de Yisrael. Ele estava lembrando o povo a manter esta aliança com o Eterno.

Agora observe algo que podemos encontrar quando procuramos um pouco mais a fundo. Nestas palavras acima em hebraico podemos encontrar um apontamento para o homem Yeshua, o messias e para seu ministério ou propósito como enviado pelo Eterno. Encontramos esse código com a informação ao verificarmos a guematria das palavras. Observe abaixo:


אַתֶּ֨ם נִצָּבִ֤ים הַיּוֹם֙ כֻּלְּכֶ֔ם

Essas quatro palavras formam um valor total de 804, acompanhe comigo o raciocínio.

- אַ = 1 תֶּ֨ = 400 ם = 40 = אַתֶּ֨ם = 441

- נִ = 50 צָּ = 90 בִ֤ = 2 י = 10 ם = 40 = נִצָּבִ֤ים = 192

- הַ = 5 יּ = 10 וֹ = 6 ם֙ = 40 = הַיּוֹם֙ = 61

- כֻּ = 20 לְּ = 30 כֶ֔ = 20 ם = 40 = כֻּלְּכֶ֔ם = 110

Total = 804 = 8 + 4 = 12


O número 12 é a raiz das 4 palavras acima, e é um apontamento para governo, para as tribos de Yisrael e para os apóstolos, ou seja, é um apontamento profético para o Reino do Eterno liderado por Yeshua. E até isso tem outro apontamento, observe abaixo:

A raiz de 12 é 3, pois 1+2 = 3, esse número é um apontamento para o terceiro milênio, ou seja, para 3 milênios após o ministério de Yeshua, que é o sétimo milênio. O messias veio no quarto milênio e seu retorno deverá ser três milênios depois, assim completam 7 milênios, cumprindo as profecias, e o próprio apontamento do Shabat, que indica o descanso no sétimo milênio, assim como o shabat vem depois de seis dias comuns, o sétimo milênio vem após seis milênios comuns.

A raiz 12 também é o resultado da soma do número 6. O número 6 aponta para homem, uma congregação que vivia no engano e também aponta para o ו - Vav, cujo pictograma e um prego. Ou seja, estas primeiras 4 palavras que dentro do contexto da Toráh e dos sábios do povo diz respeito ao último dia de Moshê e a aliança que estava sendo firmada entre Yisrael e o Eterno naquele dia. E que eles são por isso chamados de “bnei berit” filhos da aliança. Também aponta para Yeshua que veio renovar essa aliança com o Eterno. E que é um homem que recebe pregos em seu ultimo dia de vida e ministério.

Veja, falamos de 2 homens, Moshê e Yeshua, ou seja, 6 e 6. Moshê em vários momentos é o apontamento para Yeshua. E Yeshua por sua vez em vários momento cita Moshê ligando-o à Toráh. Isso é em si a indicação para o governo do messias, que é indicado pelo número 12, a raíz das palavras indicadas acima.

Ainda mais, quando mostrei essas análises ao Rav Yochanan, ele ainda complementou, informando que nessa análise guemátrica, Moshê indica o Povo de Yisrael, Yeshua indica os Remanescentes, são dois representantes com a mesma missão, a de levar os perdidos a serem encontrados. O homem, indicado pelo número 6, conforme mencionei antes, indica a congregação desobediente. Os dois homens indicam 2 povos com culturas diferentes, Moshê e Yeshua como disse acima, porém o mesmo propósito tornando-se um só povo. Afinal, sabemos que o Eterno tem apenas um povo, não dois ou vários.

Mais uma vez, vimos através dos textos hebraicos e de seus estudo correto as indicações de que Yeshua e o Reino do Eterno está sendo apontado na Torá.

Que o Eterno lhes abençoe!

Por: Moshê Ben Yisrael e Pr/Rav Marcelo S Silva (Moshê Ben Yossef)



Nenhum comentário:

Postar um comentário