Páginas

Boas Vindas

Seja Bem Vindo e Aproveite ao Máximo!
Curta, Divulgue, Compartilhe e se desejar comente.
Que o Eterno o abençoe!!

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

A Bíblia, uma reflexão.

 



A Bíblia, uma reflexão. 

Enquanto terminava de ler um livro sobre escrita criativa, um dos exercícios que a autora passou para fixação do conteúdo, me levaram a pensar e comecei a refletir sobre a Bíblia. Resolvi então escrever algumas palavras sobre ela. A Bíblia é um livro formado por outros livros e também de cartas. Pensando bem, até seu próprio nome traz esse sentido, justamente por ser um conjunto de livros. A Bíblia não foi escrita de uma vez como um livro comum geralmente é escrito. Ela foi escrita durante vários anos, séculos e até milênios, por autores diferentes que viveram em localidades diferentes. Apesar de ter sido escrita por pessoas diferentes em localidades também diferentes, a língua original fora inicialmente o hebraico, a língua do povo a quem é referido seus textos, seja arcaico ou antigo, tendo sido feitas cópias posteriores em grego e aramaico. Partes dela foram escritas originalmente em placas de argila, depois em peles preparadas e outras em papiro.  Sendo no entanto, traduzido para muitas línguas e distribuídos em muitas nações. Atualmente, encontra-se diversas versões e modelos diferentes para gostos variados.


No entanto, não é porque a Bíblia está em quase todos os países do mundo, em formas múltiplas, que as pessoas dão-lhe a devida importância que deveria ter um livro tão antigo e com o valor que tem em si. Diz-se desse livro, ser a palavra de D'us e um manual de vida. Mas se isso é verdade, como tantas pessoas não absorvem e vivem seus ensinos? Como pode aqueles que a transportam em seus braços dizendo seguir seus ensinos não saberem o básico de seus textos? Pois muitos estão com ela em sua mão, contudo não em seu coração. Vários grupos de pessoas a utilizam como um guia da vida religiosa, como os judeus a quem é atribuída a origem dos textos, os cristãos, e aqui estão inclusos suas diversificadas vertentes, que se apossaram dela e absorveram mudando parte de seu entendimento para que fosse adequado à sua forma de pensar e de viver bem como também pessoas de outras religiões.  


A este livro é dado uma grande importância, cujo conteúdo gerou inúmeros filmes, séries e livros em todo o mundo. No entanto, isso não inibiu, as más interpretações que infelizmente, também geraram guerras, perseguições e até algo que em seus textos são contrários que é a idolatria. Tema que é muito recorrente em alguns meios religiosos que utilizam a Bíblia levando até mesmo a crimes, como exploração religiosa e estelionato. 


Porém, este livro pode ser a solução para muitos problemas que assolam as vidas das pessoas, mas por não ser levada a sério, fica relegada à um mero livro religioso. As instruções de vivência e práticas constantes em seu texto poderiam mudar a história de alguém que esteja passando por crises familiares ou no casamento. Alguém que esteja com problemas financeiros também poderia receber ajuda com sua leitura, pois há instruções a respeito de vida financeira em suas páginas. O problema é que nada disso se torna prático nas vidas que simplesmente deixam esse livro em algum canto da casa e às vezes no painel do carro pegando sol e poeira.


A Bíblia é uma fonte de águas cristalinas para qualquer sedento que sorva sua refrescância com tamanha sede, como a de um transeunte que encontra um oásis no deserto escaldante. Ela também serve de purificação para aquele que está sujo e deseja limpar-se. É pão e carne para o faminto. Remédio para o doente e uma lanterna para quem está caminhando na escuridão. A Bíblia, também conhecida como Escritura, só pode ser tudo isso, se as pessoas a desejarem, a estudarem e acima de tudo, a praticarem cotidianamente em suas vidas. Quando isso acontece, eles deixam de apenas possuir ou carregar a Bíblia, eles passam a ser a própria Bíblia. Como é o caso de alguém relatado em suas páginas como sendo o messias. Cuja vida foi exemplo de prática das palavras desse livro e que ensinou a viver e praticar.


A Bíblia contém a Palavra do Criador, sua vontade e orientação para o bem viver do ser humano que decide buscar a verdade. O Criador pode transformar sua vida através das palavras desse livro, dos ensinos do messias relatado neste livro. E se você está lendo este texto, pode também refletir sobre ele e perceber que o Eterno deseja que mude algo em sua vida. Estudar e praticar as palavras da Bíblia é o que pode te aproximar de D'us. Deixe de considerar esse livro como mais um livro, ou de achar que dá valor a ele, sem nunca tomar uma atitude verdadeira de praticá-la. Mude seu estado agora! Aproveite a oportunidade! Corra até ela e comece a lê-la.


Rav Moshê Ben Yosef 


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário