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terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Livres para a Liberdade




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         Outro dia, eu ouvia um debate teológico pelo rádio, enquanto dirigia para o trabalho. Eles estavam discutindo a respeito da palavra de Deus ser imutável ou não, e um dos pastores que estavam debatendo falou algo que martelou em meus ouvidos. Isso me levou a desejar estudar com mais cuidado o assunto, e olhar com mais atenção para o texto bíblico dentro do contexto original, ou seja, como os apóstolos e discípulos do primeiro século entendiam o assunto.
O debatedor em sua fala mencionou sobre alguns cristãos estarem dando ênfase demasiada na obediência às leis escritas no Velho Testamento, e repare que ele disse “Velho Testamento” mesmo. Ele afirmou, utilizando o texto aos Gálatas 5.1, que “Cristo nos libertou para que sejamos verdadeiramente livres. E por isso não deveríamos nos colocar novamente debaixo do jugo da escravidão”. Ele afirmou isso no contexto em que vários mandamentos e estatutos do chamado Antigo Testamento, deveriam ser deixados de lado, porque a graça os teria anulado. Infelizmente, um pensamento, tipicamente cristão e altamente antinomista.
         Entretanto, olhemos para o texto sobre o qual o referido pastor tomou por base da sua argumentação. A epístola de Paulo aos Gálatas, no capítulo 5, verso 1, na versão da Bíblia Judaica Completa de David H. Stern, diz o seguinte:

“O Messias nos soltou para a liberdade! Portanto, permaneçam firmes e não se deixem atar novamente a um jugo de escravidão.”

         Normalmente usa-se um versículo para comprovar um ponto de vista, mas isso não é o correto a se fazer. O Rabino Shulam, um judeu messiânico, ensina que, “quando estivermos estudando as Escrituras, a nossa busca deve ser segundo a instrução que ela nos dá, e não para procurar doutrinas”, ou mesmo pontos de vista, pois as Escrituras têm seu próprio ponto de vista muito bem claro. Por isso, a maioria dos cristãos acaba entendendo errado muitas partes das Escrituras Sagradas, e principalmente as cartas de Paulo, porque usam seus textos isoladamente para comprovarem suas doutrinas e não seguindo seus contextos e verdades próprias. Devemos, portanto, procurar o verdadeiro sentido da passagem, precisamos analisar todo o seu contexto, e mais ainda, como ele era entendido quando foi escrito.
         Ao lermos os textos dos capítulos anteriores ao capítulo 5, poderemos perceber que o apóstolo Paulo está falando de salvação pela fé no Messias, está dizendo que antes da salvação o homem era escravo da natureza pecaminosa, veja o que ele diz em Gl 4.8: 

“No passado, quando vocês não conheciam a Deus, serviram como escravos a seres que na realidade não são deuses.”
 
O apóstolo está falando dos crentes não judeus, que antes de conhecerem a Yeshua, eram idólatras, entre outras coisas. Com isso, podemos perceber que o contexto desses capítulos é a justificação e a libertação que o Messias trouxe àqueles que depositam sua confiança nele. O apóstolo não está de maneira nenhuma, colocando-se contra a Lei de Deus, ou dizendo que ela foi abolida, conforme aquele debatedor do rádio estava demonstrando. Ao contrário disso, ele está dizendo que a observância legalista dela não traz nenhum benefício. Se lermos essa carta com cuidado poderemos entender perfeitamente o assunto tratado em seu escopo.
O fato é que apareceram algumas pessoas que se diziam verdadeiros crentes em Yeshua, mas seus verdadeiros objetivos eram escusos. É o que Shaul chama de outro evangelho, ou de evangelho falso, como podemos ver:

“Estou estarrecido com o fato de vocês terem me trocado tão rapidamente, àquele que os chamou pela graça do Messias, por outras supostas “boas-novas”, que não são boas-novas de forma nenhuma! A realidade é que certas pessoas estão aborrecendo vocês e tentando perverter as genuínas boas-novas do Messias...” (Gal 1.6-7).

         Note que Shaul (Paulo) está repreendendo os crentes da Galácia por terem-no rapidamente trocado por outros mestres, que vieram lhes trazendo ensinamentos diferentes acerca da justificação. Entretanto, tais ensinamentos não eram apenas idéias diferentes das que ele tinha ensinado, mas deturpadas e contrárias à verdade contida nas Escrituras que o apóstolo lhes tinha apresentado. A verdade é que “evangelho ou boas-novas”, só são verdadeiras se forem de Cristo, qualquer outra mensagem será falsa, e é isso que ele passa através de seus textos.
Agora, para uma boa compreensão do contexto, é necessário que possamos distinguir, o que é essa observância legalista da lei. Uma vez que dizemos que a carta fala da justificação pela fé em detrimento das obras da lei, necessitamos entender isso de forma correta. David H. Stern, em sua obra Comentário judaico do Novo Testamento, define como “legalismo o falso princípio de que Deus concede aceitação às pessoas, considerando-as justas e dignas de estarem em sua presença, com base na obediência delas a um conjunto de regras, e isso à parte de colocarem sua confiança em Deus, sujeitando-se aos cuidados dele, amando-o e aceitando o seu amor por elas.” É fácil entender o que é legalismo, quando percebemos que Paulo queria dizer que legalismo é uma prática meramente ritualística, sem princípio verdadeiro nas Escrituras, como invenções e práticas humanas criadas a partir das leis ou mandamentos, com a clara intenção de alcançar a justificação por meio delas. É contra isso que o apóstolo estava falando, e não contra os mandamentos ou leis em si mesmos. Paulo estava pregando contra aqueles que insistiam que os gentios que reconheciam Yeshua como messias deveriam guardar os ritos da lei, acerca da circuncisão, para serem justificados.
Então, quando vemos algumas pessoas falando sobre judaizar a igreja, percebemos que na verdade não sabem o que isso significa, pelo fato de terem entendido o texto de Paulo de forma errada. Judaizar é na verdade, conforme os textos que estamos lendo, exigir que um não judeu, obedeça a certas leis e mandamentos que são para os judeus, a fim de que possam ser justificados. Que era o que aquelas pessoas estavam fazendo com os gálatas. Exemplo disso é o que Paulo fala nessa carta sobre a circuncisão, que é para os judeus de sangue. Os gentios que se aproximam do povo de Deus, não precisam se circuncidar, conforme também tiramos de Atos 15. Porém, há mandamentos que devemos sim, cumprir porque são para todos, e a Palavra de Deus também.
Sendo assim, a liberdade que o apóstolo está falando no capítulo 5, não se trata de estar livre para não obedecer às Leis de Deus, mas liberdade da escravidão do pecado, da condenação advinda dele, que é mencionada no capítulo 4, por isso ele fala de justificação pela fé e tentativa de justificação por cumprir a circuncisão. Veja os versos 13 a 15:

“Porque, irmãos vocês foram chamados para serem livres. Apenas não permitam que a liberdade se transforme em desculpa para darem margem à sua velha natureza. Ao contrário, sirvam uns aos outros em amor. Porque a Torah toda é resumida em uma frase: “Ame o próximo como a si mesmo”. Mas se vocês se morderem e arrancarem pedaços uns dos outros, cuidado: vocês acabarão se destruindo!”.

O foco do autor é combater a velha natureza e não o cumprimento das leis de Deus. Até porque as leis de Deus são santas, justas e boas, conforme o apóstolo Paulo fala em Romanos 7.12. E se são boas, porquê as combateria, afinal? Isso comprova para nós a falibilidade dessa teologia ensinada e pregada, nas igrejas, nos rádios e nas tv’s. Uma teologia sem o contexto correto das Escrituras, uma teologia verdadeiramente sem as Escrituras, pois se estudassem com sinceridade, humildade e verdade, poderiam perceber seus erros, assim como também um dia eu e muitos outros que agora abraçam a visão da restauração perceberam.
Finalmente, ao ler o texto em estudo, precisamos descobrir que o Eterno, está transmitindo, através de seu Ruach (Espírito), pelas escritas de Paulo, que a liberdade dada pelo Messias, primeiramente para os judeus que creem nele, e a nós que éramos gentios e fomos enxertados pela fé no testemunho dele, conforme Rm 11 é para vivermos verdadeiramente como filhos que entendem sua responsabilidade no reino de seu Pai. Ele quer transmitir que a liberdade recebida não pode nos conduzir de volta ao pecado e à carnalidade, e que por meio da fé no testemunho de Yeshua, temos agora condições de obedecer às leis e mandamentos, porque fomos salvos, e não para sermos salvos através delas. Por esse motivo devemos voltar às raízes da nossa fé e ao contexto original das Escrituras.

Que Adonai lhes abençoe a todos.

Restauração já

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