Estudos da Torá
Parashá nº 3 – Lech Lechá (Vá por ti)
Bereshit/Gênesis 12.1-17.27
Haftará (separação) Is 40.27-41.16 e
B’rit Hadashah (nova aliança) Mt 5.1-48
1 - INTRODUÇÃO
Essa parashá é considerada uma
das porções muito importantes da Torá, pois ela trata do chamado de
Avram(Abrão), o primeiro patriarca da nação de Israel. E nela temos a
oportunidade de aprender muitas coisas a respeito da promessa que o Eterno fez
a este patriarca e de sua repercussão para as nações do mundo, através de seus
descendentes e do que Yeshua HaMashiach fez iniciando a concretização dessas
promessas.
O que a Torá tem a nos ensinar
através dessa parte da porção Lech Lechá?
2 – ESTUDO
DAS PALAVRAS
Na porção passada, a porção
Noach, encontramos esse Noach, como sendo um homem justo em meio a sua geração,
que estava muito corrompida. Se você não leu a porção passada, sugiro deixar
este estudo e procurar o estudo a que estou mencionando, valerá à pena. Mas
nessa porção encontramos Avram (Abrão), que apesar de as tradições e midrashim
(plural de midrash, comentários rabínicos) judaicos falarem que ele era um
homem que se afastava do mal e da idolatria, a Torá nos mostra que o Eterno diz
para ele: “...caminhe adiante de mim e seja perfeito”. (Gn 17:1) O que
pode nos apontar que ele precisasse corrigir algumas coisas em sua vida. Isso
pode ser comprovado com algumas atitudes que ele toma em sua caminhada após
começar a seguir a D’us. Mas também podemos ver muitos atributos de seu caráter
que foram observados pelo Eterno, como por exemplo: sua emunáh (fé, confiança,
firmeza) e obediência naquilo que Adonai o falava.
Avram descende de uma linhagem de
homens que invocavam o Senhor. Vemos isso no final do capítulo 4 de Gênesis,
quando a Torá fala que Shet (Sete) teve um filho a quem chamou Enosh (Enos), e
que dali em diante voltou-se a invocar o Senhor. Da geração de Shet veio Noach
(Noé), que gerou a Shem (Sem), de onde se originam todos os povos semitas
incluindo Israel. O Midrash Bereshit (comentário rabínico do livro de Gênesis)
diz que o Eterno estava buscando um homem mais justo para ser o antecessor de
uma nação temente a D’us. No entanto, não encontrou esse homem na família dos
outros dois filhos de Noach, apenas em Shem, mas que ainda assim, preferiu
esperar dez gerações até encontrar Avram (Abrão).
Mas por quê D’us esperou dez
gerações?
De acordo com o Midrash, o Eterno
está querendo nos mostrar que passou uma peneira e somente no final encontrou
sua joia, Avram. Com isso, podemos notar que o Eterno contempla nosso interior,
e age para conosco de acordo com o que Ele vê em nós.
No entanto, é muito importante
lembrarmos que a chamada de Avram se dá na verdade antes do capítulo 12, que é
o início dessa porção. Ele inicia no verso 31 do capítulo 11 de
Gênesis/Bereshit, quando seu pai, Terach (Tera), sai de Ur em direção a Canaã,
conforme lemos em Neemias 9:7 e também no relato de Estevão em Atos 7:2-4. O
Midrash conta antes da chamada de Avram, várias ocasiões em que ele demonstra
sua fé no D’us criador de todas as coisas, através de livramentos de perigos
impostos por idólatras daquela terra. É por esse motivo que Terach (Tera), pai
de Avram, decide sair de Ur, a fim de proteger seu filho, terminando por parar
em Charan. Naquele momento o Eterno já inha se manifestado a Avram uma vez,
chamando-o.
É interessante que muitos
crentes, pregadores repetem o que dizem os livros cristãos sobre Abraão,
dizendo que ele era idólatra, por morar em Ur dos Caldeus, uma cidade muito
idólatra. Contudo a Torá, e os comentários rabínicos nos mostram que ele já era
temente ao Eterno Criador do céu e da terra, antes mesmo de o conhecer, e que
por isso foi escolhido pelo Senhor.
Então no capítulo 12, que é o
início dessa parashá(porção), temos a oportunidade de ler sobre o chamado desse
patriarca, na verdade o segundo chamado. Onde o Eterno lhe faz promessas que
seriam condicionais à sua obediência. Avram não era perfeito como nós não
somos, mas Adonai ao se revelar pela segunda vez a ele, estabelece a maneira
com a qual ele deveria lhe obedecer ao iniciar sua caminhada com o Elohim, a
quem tinha sido fiel até aquele momento. Por isso, o Eterno lhe determina a forma
tripla de cumprimento da ordem, onde o patriarca teria que:
- Sair da terra dele (que agora
era Charan)
Isso significa que era
preciso deixar de lado tudo o que o ligava a sua terra de nascimento, onde
havia muita idolatria e pecados diversos;
- Sair do meio da parentela
Renunciar aos parentes e
familiares que estão vivendo no erro, cujas transgressões lhes são agradáveis,
mas afrontam a D’us;
- Sair da casa de teu pai
Sair da casa do pai aqui
significa assumir responsabilidades de um homem, ou seja, viver de forma
independente de seu pai, da mesma forma que um homem sai da casa de seu pai
para se unir a sua mulher, mas essa independência o levaria a dependente de D’us.
Ur e Charan eram terras repletas
de idolatria, conforme já mencionamos anteriormente, e de acordo com o site “Emunáh
a Fé dos Santos”, essa foi uma das razões pela qual Adonai lhe ordenou que
saísse de lá. A congregação do Eterno (a Noiva, a Israel de YHWH), estava sendo
estruturada, e estava começando com uma ordem direta que se mantém e ecoa até
aos dias de hoje, para todos os que vivem na Babilônia, ou que ainda têm no seu
coração vestígios dela: “SAI DELA POVO MEU”. Perceba que todos os crentes no
Elohim de Avrahan, Ysaac e Yaacov, e que mais tarde receberam o testemunho de
Yeshua, recebem a mesma ordem para saírem desse sistema idólatra e devasso, que
é a Babilônia, conforme podemos ler em Jer 51:45 e Ap 18:4.
"Saia dela, meu povo! Cada um salve a sua própria
vida, da ardente ira do Senhor. Não desanimem nem tenham medo quando
ouvirem rumores na terra; um rumor chega este ano, outro no próximo, rumor de
violência na terra e de governante contra governante. Portanto,
certamente vêm os dias quando castigarei as imagens esculpidas da Babilônia;
toda a sua terra será envergonhada, e todos os seus mortos jazerão caídos
dentro dela. Então o céu e a terra e tudo o que existe neles gritará de
alegria por causa da Babilônia, pois do norte destruidores a atacarão",
declara o Senhor. Jeremias 51:45-48
Então ouvi outra voz do céu que dizia: "Saiam dela,
vocês, povo meu, para que vocês não participem dos seus pecados, para que as
pragas que vão cair sobre ela não os atinjam! Pois os pecados da
Babilônia acumularam-se até o céu, e Deus se lembrou dos seus crimes. Apocalipse 18:4,5
Podemos perceber
que há uma ligação entre a saída de Avram de Charan, que é a região da
posterior Babilônia, e as passagens de Jeremias e Apocalipse. O Eterno não
poderia formar uma nação e um povo seu dentro de uma nação idólatra, e por isso
chama aquele que seria o pai de uma grande nação, e benção para as famílias da
terra, a sair dela. E da mesma forma a voz de Adonai clama até ao dia de hoje,
para que os que ouvem sua voz saiam do meio do erro, do engano e da idolatria,
a fim de fazer parte do Reino e da família do Eterno.
Bibliografia:
-
Torá – Lei de Moisés. Editora Sefer
-
El Midrash Dice Bereshit
- https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/771006/jewish/Resumo-da-Parash.htm
- http://emunah-fe-dos-santos.weebly.com/uploads/1/4/2/3/14238883/03_lech_lech_sai.pdf
- http://shemaysrael.com/parasha-lech-lecha/
- http://tvsiao.com/player/parashyy-lech-lechyy-prof-matheus-zandona-5775-2014-/230
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