Páginas

Boas Vindas

Seja Bem Vindo e Aproveite ao Máximo!
Curta, Divulgue, Compartilhe e se desejar comente.
Que o Eterno o abençoe!!

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Estudo da Parashá Toldôt (Gerações)

Estudos da Torá 

Parashá nº 6 – Toldôt (Gerações) 
Bereshit/Gênesis Gn.25:19-28:9 
Haftará (separação) Ml 1.1-2.7 e B’rit Hadashah (nova aliança) Mt 10.1-11:30 

Gn 25.19-26 

19 E estas são as gerações de Isaac, filho de Abrahão: Abrahão gerou a Isaac.  
20 E estava Isaac com quarenta anos de idade ao tomar a Rebeca, filha de Betuel, o Arameu, de Padán-Aram, irmã de Labão, o Arameu, para ele, por mulher.  
21 E orou Isaac ao Eterno, em frente à sua mulher, (que orava também) porque era estéril; e atendeu o Eterno, e concebeu Rebeca, sua mulher.  
22 E lutaram os filhos no seu ventre; e ela disse: Se é assim, porque desejei isso, eu? E foi consultar o Eterno.  
23 E disse-lhe o Eterno: “Duas nações há no teu ventre, e dois reinos de tuas entranhas se dividirão; uma nação, mais que outra nação, se fortalecerá, e a maior servirá à menor. 
24 E cumpriram-se seus dias para dar à luz; e eis que havia gêmeos no seu ventre. 
25 E saiu o primeiro, vermelho, todo ele, como vestido de pelo, e chamaram seu nome Esaú.  
26 E depois saiu seu irmão, e sua mão agarrava o calcanhar de Esaú; e chamou seu nome Jacó. E estava Isaac com sessenta anos de idade ao dar à luz (Rebeca) a eles. 

1 - INTRODUÇÃO 

Esta porção da Torá descreve a vida do patriarca Isaac. E dos três patriarcas, somente ele ocupa o menor espaço, uma única porção semanal, a parashá Toldôt 
Nesta porção vemos o clamor de Isaac e Rebeca para gerarem filhos, pois ela era estéril. E vemos também, o desfecho profético no ventre dessa matriarca do povo de Deus. Dois filhos, dois povos, dois reinos. O mais velho iria servir ao mais novo. Esaú e Jacó, Edom e Israel.  

2 – ESTUDO DAS PALAVRAS 

A palavra que dá nome a essa parashá é תּוֹלְדֹת toldôt, que significa “gerações, nascimentos, no caso o nascimento dos filhos de Isaac e Rebeca, que oraram incessantemente durante vinte anos até que ela consegue gerar -yalad”, palavra que significa “gerar, dar a luz”. Então yalad é singular e toldôt é plural. Yalad significa algo que é produzido ou levado a existir por alguém ou aquilo que procede de tal pessoa, segundo o site “ShemaYsrael.com”. Entretanto, uma coisa que precisamos aprender com essa palavra nesse texto, é que devemos orar insistentemente, pelo tempo que for preciso, enquanto aguardamos a geração da promessa de Adonai. Os filhos desse casal eram essa promessa, e o Eterno havia confirmado para Isaac a promessa que fez a seu pai, ou seja, que seus descendentes seriam abençoados e numerosos. Porém o tempo passou e eles não viam isso acontecer, mas eles foram fiéis ao Eterno e oraram durante vinte anos.  
Repare uma coisa interessante a respeito de outra palavra que encontramos no texto em hebraico.  
וַיֶּעְתַּר vayeetar, significa “e orou, e rogou, e pediu”. 
וַיֵּעָתֶר vayeater, significa “e ouviu, respondeu”. 
Repare que as duas palavras se escrevem do mesmo jeito no hebraico original, sem os sinais massoréticos, ou seja, as vogais, mas as pronunciamos diferente. A palavra que indica oração é a mesma que indica a resposta delaensinando e comprovando para nós que somente precisamos orar e confiar que a resposta virá, mas no tempo certo que Adonai preparou em sua preciência, conforme lemos em Kohelet (Eclesiastes) 3.1,2 “Para tudo há uma ocasião e um tempo para cada propósito debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou,” E como tudo está debaixo do comando de HaShem, o Grande Rei do Universo, vemos também o Mashiach Yeshua orando “Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.” A oração insistente alcança a resposta do Eterno. 
torá nessa porção, também nos dá uma instrução, sendo redundante propositalmente, pois lembremos que torá é instrução, aos casais e aos que pretendem se casar. Releia o verso 21.  
“E orou Isaac ao Eterno, em frente à sua mulher, (que orava também) porque era estéril; e atendeu o Eterno, e concebeu Rebeca, sua mulher.” 

וַיֶּעְתַּר יִצְחָק לַיהוָה לְנֹכַח אִשְׁתּוֹכִּי עֲקָרָה הִואוַיֵּעָתֶר לוֹ יְהוָהוַתַּהַר רִבְקָה אִשְׁתּוֹ 

VAYEETAR YTSECHAQ LAYHVH LENOKACH ISHETO KY AQARAH HIV VAYEATER LO YHVH VATAHAR RIVEQAH ISHETOH 

As palavras em vermelho significam literalmente “em frente a sua mulher e ela para ele porque era estéril”. Aqui a Torá está nos instruindo a orar junto com nosso cônjuge, e mais especificamente um em frente ao outro, reafirmando que ambos são um só. Quando os casais oram juntos pelos propósitos da família dentro da vontade do Eterno, nada pode impedir que eles aconteçam, principalmente se estiverem alinhados com os planos do Pai. 
Ainda podemos aprender mais sobre a vida de Isaac. Disse anteriormente, na introdução desse estudo, que este patriarca recebeu, em relação aos outros dois patriarcas, uma única porção semanal. E isso o torna uma figura enigmática em toda a Torá, pois aparentemente, nada temos a aprender nessa porção, mas não é o que vimos até agora. Parece que depois de deitar-se sobre o altar para que seu pai o sacrificasse à HaShem, ele se fecha em uma clausura, em uma vida de cavar poços. Parece que ele é uma pessoa facilmente manipulada pelos que estão ao seu redor. Espere, pois ainda há algo a aprender com a vida desse homem de D’us.  
Segundo o site Chabad.org, os sábios de Israel ensinam que os Patriarcas eram muito mais que progenitores biológicos da nação judaica, pois cada um deles representava uma forma de Adonai se relacionar com o homem. Abraão demonstrava a qualidade divina da Chessed, bondade, pois todas as suas ações, pensamentos e palavras estava repleta de bondade e amor pela humanidade. Já Isaac demonstrava o atributo divino da gvurá, força. Os rabinos dizem ainda, que “forte é aquele que domina suas paixões”. Ou seja, A força não é medida por aquilo que você faz, mas por aquilo que não faz. Quando se demonstra auto-controledisciplina, organização, pois essas são características de alguém que não se deixa ser levado pelas emoções. 
Essa força de Isaac, o fez se recolher para que a bondade de seu pai Abraão permanecesse em foco. Ele se retrai para permitir que a memória e o legado de seu pai fossem perpetuados. Podemos perceber que em todos os seus relacionamentos ele desempenhou um papel passivo. Isso não fez dele um tolo ou incompetente, pelo contrário, isso permitiu que aqueles que estavam à sua volta tivessem a oportunidade de se desenvolverem, isso é uma demonstração de força. Veja que Yeshua diz que: “são bem aventurados os puros de coração, pois eles verão a D’us. E bem aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.” Mt 5.8,9. 
Os sábios de Israel ainda dizem que, essa característica de Isaac, é como a bondade divina, pois permite que os filhos descubram sua identidade por si mesmos, estando sempre presente, mas se mantendo a distância, apoiando mas não segurando, e que nós deveríamos aprender a agir assim com nossos filhos. 

3 – RESUMO 

Isaac casa-se com Rebeca e depois de vinte anos orando ela concebe, mas tem uma gravidez muito difícil, pois os filhos lutam no ventre dela. Por fim dá à luz a Esaú e Jacó.  
Esaú vende sua primogenitura a Jacó em troca de um prato de sopa de lentilhas.  
Isaac permanece em Gerar com Abimeleque, o rei dos Filisteus. Es casa-se com 2 mulheres Hititas, causando grande mágoa a seus pais.  
Jacó se faz passar por Esaú, aconselhado por sua mãe, para receber as bênçãos de filho mais velho (primogênito) de seu pai, que já estava cego. Es por causa do engano de Jacó planeja matá-lo, e ele foge para a casa de seu tio Labão, em Padan-Aram, seguindo o conselho de seus pais. Eles também o aconselham a se casar com a filha de Labão 
Esaú entende que suas 2 mulheres estão causando desgosto a seus pais e então resolve casar-se com uma 3°esposa, Machlát, filha de Ishmael, encerrando a parashá. 


Bibliografia: 

Torá – Lei de Moisés. Editora Sefer 
https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/771009/jewish/Resumo-da-Parash.htm 
http://shaareishalom.net.br/toldot-resumo-da-parashat/ 
https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/1992539/jewish/Atravs-de-Esforo.htm 
- http://www.hebraico.pro.br/r/biblia/ 
- http://hebraico.top/biblia-hebraica-online-transliterada/ t

Nenhum comentário:

Postar um comentário