Estudos da Torá
Parashá nº 54 – Vezot HáB’rachá (E esta é a benção)
Devarim/Deuteronômio Dt 33:1-34:12
Haftará (Separação) Js 1:1-18 e
B’rit Hadashah (Nova Aliança) Hb 12:28 e 29 e Rm 7:21-25
Tema: Mosheh: O Grande Líder do Povo de D'us.
No estudo desta última parashá desse ciclo veremos as últimas palavras de Moshê ao povo de Israel. Vemos também Moshê concedendo bênçãos específicas e proféticas para cada uma das tribos, de acordo com suas responsabilidades nacionais e grandeza individual, e então abençoa a nação como um todo. E refletiremos quais ligações proféticas essas bênçãos tem com o que vivemos hoje e com o futuro, quando o messias estiver reinando.
A PARASHÁ DA SEMANA
Maimônides o chama de “o mais perfeito ser humano”, e os Sábios do Talmud dizem que “a Presença Divina falou pela sua garganta”. Porém a Torá também atesta que o homem que tirou os Filhos de Israel do Egito e recebeu a Torá de D'us era “o homem mais humilde na face da terra”.
Moisés nasceu no Egito em 7 de Adar do ano 2368 da Criação (1393 AEC), numa época em que os israelitas eram escravos dos donos da terra e sujeitos a muitos decretos rigorosos. Ele foi o terceiro e último filho de Yocheved e Amram – seu irmão Aharon era três anos mais velho e sua irmã Miriam seis.
Quando tinha três meses de idade, Moshê foi escondido num cesto que foi colocado para flutuar no Rio Nilo a fim de que pudesse escapar do decreto do faraó de que todos os bebês hebreus do sexo masculino seriam afogados; ele foi tirado do rio pela filha do faraó, Batyah, que o criou no palácio.
Aos 20 anos, Moisés fugiu do Egito após matar um egípcio que viu matando um judeu, e foi para Midian, onde se casou com Tzipora, a filha de Yitrô, e foi pai de dois filhos, Gershon e Eliezer.Quando tinha 80 anos de idade, Moshê estava pastoreando o rebanho de seu sogro quando D'us Se revelou a ele numa sarça ardente no Monte Horeb (Sinai) e o instruiu a libertar os Filhos de Israel.
Moshê tirou os israelitas do Egito, e D’us realizou numerosos milagres (as dez pragas do Egito, a abertura do mar, extrair água de uma rocha, fazer cair o maná, e numerosos outros), recebeu a Torá de D'us e a ensinou ao povo, construiu o Mishcan (morada Divina) no deserto, e liderou os Filhos de Israel durante os 40 anos de sua jornada pelo deserto; porém D'us não permitiu que ele os levasse até a Terra Santa. Moshê faleceu em seu 120º aniversário no Monte Nebo, sem ver a terra na qual ansiava por entrar. (Introdução extraída do site: chabad)
2 - ESTUDO DAS PALAVRAS
No estudo desta semana analisaremos o contexto de acordo com os tópicos abaixo, e o Moré Moshe juntamente com os demais morim explicarão cada um deles:
1. Foi criado no Egito e adotado pela filha de Faraó; (Êx 2:5-10)
2. Matou um egípcio por ter ferido um homem hebreu; (Êx 2.11,12)
3. Por medo de Faraó, Mosheh foge para Midiã; lá ele se casa e forma sua família; (Êx 2.16-22)
4. No Monte Horebe, Mosheh recebe o chamado do Eterno para tirar Seu povo do Egito; (Êx 3.1-10)
5. Mosheh recebe poder do Eterno para desempenhar sua missão; (Êx 4.1-17)
6. O povo creu que Mosheh era um enviado pelo Eterno para livrá-los de sua aflição; (Êx 4.28-31)
7. Após o envio de várias pragas, Mosheh tira os hebreus do Egito, atravessando o Mar de Juncos (Mar Vermelho); (Êx 7.1-14.31)
8. Mosheh recebe conselhos de Yitro (Jetro) em que como liderar e julgar aquele grande povo; (Êx 18.13-26)
9. Mosheh ficou durante quarenta dias e quarenta noites no Monte Sinai a fim de receber as tábuas de pedra contendo as Dez Palavras; (Êx 24:12-18)
10. Mosheh é instruído pelo Eterno sobre como proceder na fabricação de um santuário móvel e à instituição do sacerdócio na casa de Arão (Êx 25-32)
11. Mosheh era um homem mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra. (Nm 12:3)
12. Mosheh liderou todo o povo de Yisrael no deserto pelo período de quarenta anos; (Nm 14.34)
13. Mosheh sobreviveu a rebelião de Korach, Datá e Abirã; (Nm 16)
14. Mosheh fere a rocha duas vezes com a sua vara; (Nm 20.7-13)
15. Mosheh orou a D'us e lamentou profundamente o castigo de não poder entrar na Terra Prometida (Dt 3:24-27)
16. Mosheh viveu 120 anos; (Dt 34.7)
17. A Torá professa que nenhum profeta jamais chegou ao nível de Moshêh; (Dt 34.10-12)
Assista ao estudo completo clicando do link:
https://www.youtube.com/live/Nbt8yymC5Jg?si=adhOoN-oCXnukbKa
Que o Eterno lhes abençoe!
Por: Moshê Ben Yisrael
Nenhum comentário:
Postar um comentário