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sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Estudo da Parashá Yitro - 2023-2024 - O terceiro dia e a profecia

 


Estudos da Torá

Parashá nº 17Yitro (Yitro)

Shemot/Êxodo Ex 18:1 – 20:23(26)

Haftará (separação) Is 6:1 – 7:6; 9:5(6) - 6(7) e

B’rit Hadashah (Nova Aliança) Mt 5:21-30; 15:1-11; 19:16-30


Tema: O terceiro dia e a profecia


No estudo dessa porção da Torah vamos comentar sobre o terceiro dia, quando depois de se santificarem, o povo recebeu a Torah do Eterno e a ligação desse terceiro dia com profecias ligadas ao messias e aos milênios posteriores à ressurreição. O que esses três dias tem que os ligam ao sétimo milênio, quando o messias reinará como representante do Eterno? Ao final desse estudo você compreenderá um pouco mais a respeito de algumas profecias sobre o messias.


RESUMO DA PARASHÁ DA SEMANA

A porção de Yitrô inicia-se com o sogro de Moshê, Yitrô, chegando ao acampamento do povo hebreu no deserto, onde é saudado calorosamente por grande quantidade de pessoas. Yitrô desejou juntar-se a eles quando ouviu falar de todas as maravilhas e milagres que D'us realizara para o povo judeu durante o êxodo do Egito.

Quando vê que Moshê está agindo como único juiz do povo desde o amanhecer até a noite, Yitrô declara que este sistema jamais funcionaria. Sugere portanto que juízes subordinados sejam designados para julgar os casos menos importantes. Moshê concorda com este plano. Assim, o sogro de Moshê Rabênu – teve o mérito de ter uma parashá da Torá com seu nome, pelo conselho que deu a Moshê. Este passaria então a atender os casos mais difíceis, enquanto os nomeados tratariam dos problemas mais simples.

O povo judeu chega ao Monte Sinai e prepara-se para receber a Torá. Moshê escala a montanha e D'us lhe diz para transmitir ao povo de que serão para Ele como um tesouro entre as nações. Após três dias de preparação, finalmente chega o momento da revelação, e em meio a trovões, raios e o som do shofar, D'us desce sobre a montanha e proclama os Dez Mandamentos.

Moshê então sobe à montanha para receber o restante da Torá de D'us, tanto a parte escrita como a oral. A porção é concluída com várias mitsvot referentes à construção do Altar no Templo.


ESTUDO DO CONTEXTO LITERAL, PRÁTICO E PROFÉTICO

No terceiro mês depois de o povo de Yisrael ter saído da terra do Egito, nesse mesmo dia, eles chegaram ao deserto do Sinai...por isso, Adonai falou a Moshê: Dirija-se ao povo; separe-o para mim hoje e amanhã, fazendo que lavem suas roupas; e prepare-o para o terceiro dia. Pois no terceiro dia, Adonai descerá sobre o monte Sinai ante os olhos de todo o povo… Moshê desceu da montanha para estar com o povo e o separou para Elohim, e eles lavaram suas roupas. Ele disse ao povo “Preparem-se para o terceiro dia; não se aproximem de nenhuma mulher”. Na manhã do terceiro dia, houve trovões, relâmpagos e uma nuvem espessa sobre a montanha. Ouviu-se um som tão alto do toque do shofar que as pessoas que estavam no acampamento tremeram. Shemot 19:1, 10, 11, 14-16

A Torah nos mostra que o Povo de Yisrael saiu da terra do Egito no décimo quinto dia do mês que passou a ser o primeiro dos meses do ano, o mês de Nisan ou Aviv. Também nos mostra que houve um tempo de 49 dias entre a saída do Egito e a entrega da Torah no monte Sinai. Assim, se a saída do Egito aconteceu no dia 15 de Aviv, a entrega da Torah ocorreu entre os dias 6 e 7 do terceiro mês.

Conforme vimos nos versos lidos acima, o capítulo 19 inicia fazendo um relato da chegada do Povo de Yisrael aos pés do monte Sinai em torno de 6 dias antes da entrega da Torah, isto é, o povo já estava caminhando no deserto por volta de 42 a 43 dias. Esse texto da Torah nos mostra não apenas o mês que chegaram no Sinai, mas também o dia em que chegaram. Segundo o site Chabad, à primeira vista, este versículo parece inócuo; pois o que pode haver de especial em dizer-nos que o povo de Yisrael chegou ao Sinai? No entanto, o site diz que Rashi nos alerta para o fato de que este versículo contém mais que possamos suspeitar. Rashi enfatiza que a Toráh não escreve "naquele dia", implicando que "naquele" no passado, quando eles chegaram. Ao contrário, a Torá escreve "neste dia", parecendo indicar o verdadeiro dia no qual lemos este versículo. Este emprego, continua Rashi, nos ensina que a Torá deveria ser nova para nós a cada dia, como no dia em que foi outorgada.

Ainda sobre esse assunto, outro autor também nos fala sobre esse dia da chegado ao Sinai, Bruno Summa diz que há uma expressão desnecessária nesse verso, e não apenas desnecessária, como também de forma não usual quando comparado com outras passagens que a Torah o utiliza, o termo “bayom hazeh” – nesse dia. Percebam que sempre digo que quando algumas formas de a Torah espressar nos causam estranheza devemos cavar mais fundo. E o autor mencionado diz que a informação que o termo traz, aparentemente não adiciona nada ao que está relatando. Contudo, como nada na Torah é por acaso, devemos compreender o motivo dessa expressão aparecer nesse verso e dessa forma, e se ligamos com o que Rashi disse, conforme mencionei acima, podemos compreender que há apontamentos proféticos no texto e em seu contexto. E segundo o Chabad, se examinarmos o contexto deste versículo inicial, podemos verificar que a lição passada está situada apropriadamente. Como declara o versículo, os judeus acabaram de chegar ao Monte Sinai e logo depois, receberá a Torá diretamente das mãos de D'us. Imagine então, alguns dias depois, a cena no acampamento dos Filhos de Israel. Limpeza, lavagem, banhos - todos estão ocupados se preparando, pois todos perceberam que este não é apenas mais um dia comum. A revelação no Monte Sinai assinala o maior de todos os acontecimentos, desde a Criação. É o clímax dos eventos que começaram com a divisão entre luz e trevas.

Depois de termos visto um pouco sobre a chegada do povo de Yisrael no Sinai, vejamos agora os versos seguintes.

...por isso, Adonai falou a Moshê: Dirija-se ao povo; separe-o para mim hoje e amanhã, fazendo que lavem suas roupas; e prepare-o para o terceiro dia. Pois no terceiro dia, Adonai descerá sobre o monte Sinai ante os olhos de todo o povo… Moshê desceu da montanha para estar com o povo e o separou para Elohim, e eles lavaram suas roupas. Ele disse ao povo “Preparem-se para o terceiro dia; não se aproximem de nenhuma mulher”. Na manhã do terceiro dia, houve trovões, relâmpagos e uma nuvem espessa sobre a montanha. Ouviu-se um som tão alto do toque do shofar que as pessoas que estavam no acampamento tremeram. Shemot 19:10, 11, 14-16


Quando olhamos para estes versos algo nos chama atenção. Vemos as expressões terceiro dia repetidas vezes. O Eterno manda Moshê dizer ao povo para se purificarem em preparação, pois ao terceiro dia desceria sobre o monte Sinai na frente de todo o povo. Esse seria o momento da entrega da Torah escrita ao povo.

A purificação se fazia necessária devido à santidade do Eterno que viria até aquele lugar. No entanto, nesse texto tem muito mais a nos mostrar. Há apontamentos proféticos aqui, a purificação do povo, o terceiro dia para a entrega da Torah. O terceiro dia é um termo que precisa de uma observação mais atenta. E para chegarmos à compreensão do motivo desse termo, devemos entender o aspecto profético que vem escondido na Torah.

Já podemos imaginar que o termo terceiro dia tem ligação com Yeshua sua morte e quando foi ressuscitado pelo Eterno, e os apontamentos proféticos que esses fatos também tem em comum.

Assim, para entender, precisamos utilizar dos mesmos métodos do povo de Yisrael, ou seja, buscar as palavras chaves nos diversos textos do TaNak em busca de seus conceitos, e assim, ver onde os termos “terceiro dia” aparecem e qual a idéia eles trazem. Vejamos então alguns textos.


1- Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o terceiro dia. Gn 1:13

Qual o contexto desse verso?

Este é o terceiro dia da criação. Quando o criador, o Eterno, separou o lugar da terra seca e o lugar das águas, e fez brotar relva e árvores na terra, porém esse é o contexto literal. Pelo PaRDeS, o método de estudo do povo de Yisrael, seguimos vários níveis ao estudar os textos bíblicos, e no nível chamado de Sod, que significa segredo, há outras centenas de níveis. Em um desses níveis estudamos as palavras nos textos buscando essas mesmas palavras em outros textos verificando-as como palavras chaves, que abrirão o entendimento profético dos textos. E fazendo isso com as palavras que estamos estudando faremos várias observações importantes.

As palavras tarde e manhã carregam significados que ajudam a entender as palavras principais que estamos buscando. Tarde e manhã indicam ciclo, período, e no contexto literal o terceiro dia. Já no apontamento profético, um dia pode significar um milênio. Assim, depois de um ou mais ciclos chega ou passa o terceiro dia. Que nos trás o entendimento que depois que passaram os ciclos anteriores, ou seja, os milênios anteriores, sendo uma referência aos 4 milênios antes do nascimento e ministério do messias Ben Yossef, Yeshua. Com isso, profeticamente, depois de sua vida justa e exemplos deixados por ele, os seguidores seriam separados durante 3 milênios. Qual sentido isso teria? Um ciclo semanal semanal tem 7 dias, e 4 mais 3 é 7. Ou seja, depois do nascimento do messias e sua vida justa no 4º milênio viriam mais 3 milênios para completar os 7. De onde podemos concluir que esse verso está nos informando tudo isso. E levando em consideração que essa é a primeira vez que os termos “terceiro dia” aparece no TaNaK, esse é o princípio desse contexto profético. À partir de então todas as referências irão ampliar esse entendimento trazendo mais informações. Por isso, analisemos cada um dos versos seguintes.

Não percam a live para ver os comentários de cada um dos versos, acesse pelo link a seguir: https://www.youtube.com/live/22f_Bte1GbQ?si=_gej_s44IEICmczf


2 - No terceiro dia de viagem, Abraão olhou e viu o lugar ao longe. Gn 22:4


3 - Mas a carne que sobrar do sacrifício até o terceiro dia será queimada no fogo. Lv 7:17


4 - Terá que ser comido no dia em que o oferecerem, ou no dia seguinte; o que sobrar até ao terceiro dia será queimado. Se alguma coisa for comida no terceiro dia, estará estragada e não será aceita. Lv 19:6 e 7


5 - No terceiro dia, Eliabe, filho de Helom e líder de Zebulom, trouxe a sua oferta. Nm 7:24


6 - Depois de dois dias ele nos dará vida novamente; ao terceiro dia nos restaurará, para que vivamos em sua presença. Oséias 6:2


7 - "Vão a Betel e ponham-se a pecar; vão a Gilgal e pequem ainda mais. Ofereçam os seus sacrifícios cada manhã, os seus dízimos no terceiro dia. Amós 4:4


Ao analisarmos detalhadamente as sete referências refletindo no sentido em que o termo terceiro dia aparece, podemos extrair o sentido profético de cada referência e compreender que apesar de referências diferentes em contextos literais diferentes, profeticamente é um contexto só, que dizem respeito ao futuro. Um futuro que envolve o rei messias e o povo do Eterno, que cumpre seus mandamentos.

O Eterno ao mandar Moshê determinar ao povo que se purificasse, pois ao terceiro dia ele desceria, é um apontamento para o ministério de Yeshua como uma preparação para que depois de três dias, ou três milênios, pessoas sejam separadas, santificadas para o Eterno, para que seja manifestada a presença do criador pela vida do Rei messias. Mas notem que antes de tudo, o terceiro dia aponta para o fato de que o Eterno ressuscitaria o messias ao terceiro dia depois de sua morte por ter tido uma vida justa de obediência à Torah de HaShem.


Que o Eterno os abençoe e até o próximo estudo!


Pr/Rav Marcelo Peregrino Silva (Marcelo Santos da Silva - Moshê Ben Yosef)


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