Estudos da Torá
Parashá nº 28 – Metsorá (Afligida)
Vayicrá/Levítico Lv 14:1-15:33,
Haftará (Separação) 2Rs 7:3-20; e
B’rit Hadashah (Nova Aliança) Mt 9:20-26; Mc 5:24-34 e Hb 13:4
Tema: A relação entre pureza e a vida de Yeshua.
No estudo dessa semana trataremos a respeito da relação que há entre a pureza explicitada na Torah, nesta parashá e na anterior, e a vida justa de Yeshua. Poderemos entender como tudo isso se relaciona conosco que seguimos os passos de nosso mestre Yeshua, o modelo de vida de justiça e obediência à Torah.
RESUMO DA PARASHÁ DA SEMANA
Após a discussão ao final da porção da semana passada, a respeito da tumá (impureza) resultante de animais mortos, a Parashá Tazria (Vayicrá 12:1-13:59) introduz as várias categorias de tumá emanando de seres humanos, começando com uma mulher dando à luz. O restante da porção descreve com riqueza de detalhes as várias e numerosas manifestações da doença chamada tsaraat, conforme vimos na porção passada.
Nesta Parashá conhecida como Metsorá, ou seja, a pessoa afligida por uma mancha parecida com tsaraat na pele, após descrever os vários tipos, cores e manifestações da doença na pele, cabeça e barba da pessoa, a porção conclui com uma discussão sobre as vestes contaminadas por tsaraat.
A Parashá Metsorá continua a discussão de tsaraat , detalhando o processo de purificação de três partes da metsorá, ministrada por um cohen, completa com imersões, corbanot (sacrifícios), e a raspagem de todo o corpo. Após uma demorada descrição da tsaraat em casas e a ordem de demolir toda a residência caso a doença tenha se espalhado, o capítulo final da porção discute várias categorias de emissões humanas naturais, que tornam uma pessoa impura em graus variáveis.
ESTUDO DO CONTEXTO LITERAL, PRÁTICO E PROFÉTICO
Conforme vimos na semana passada e já mencionamos acima, a Parashá Tazria inicia com uma discussão sobre as leis relacionadas ao estado de uma mulher que acaba de dar à luz, bem como os procedimentos específicos que devem ocorrer com ela e a criança. A Toráh, em seguida, prossegue imediatamente com uma descrição detalhada dos diferentes tipos de manchas e descolorações que podem tornar um indivíduo um metsorá, ou seja, uma pessoa acometida pela Tsaraat. Vimos que a Tsaraat torna a pessoa impura, e ela é originada pela transgressão através da lashon hará (língua maliciosa ou maledicência). Também comentamos que algumas outras coisas e situações podem deixar uma pessoa impura. Porém, nesta parashá, a Metsorá, a Torah trata de como uma pessoa impura pode se purificar. Sendo assim, a Torah dá as instruções para voltar ao estado de pureza.
Vamos explorar o tema da pureza na vida do ser humano com base nesta porção da Torah e a relação com a vida justa de Yeshua, o messias. Para tanto, abordarei o tema através de alguns tópicos com assuntos interligados, destacando a vontade do Eterno sobre a pureza e a purificação em relação às profecias bíblicas:
1. Tsaraat como Resultado da Desobediência
- A doença chamada tsaraat é erroneamente traduzida como "lepra". No entanto, ela não se assemelha a qualquer moléstia corporal transmitida pelo contato normal. Tsaraat é, na verdade, uma manifestação física de uma doença espiritual, ou seja, enfermidade advinda de desobediência à Torah. É uma punição enviada por D'us, principalmente pelo pecado da maledicência e outros comportamentos anti-sociais.
- A pessoa afligida por uma mancha semelhante a tsaraat na pele está sujeita a exames por um cohen (sacerdote). O cohen declara se o paciente está tahor (puro) ou tamêh (impuro). Se for considerado tamêh, ele será isolado fora do acampamento. Esse isolamento é um castigo apropriado para alguém cuja língua infame causou divisões entre as pessoas.
- Olhando para a Tsaraat em um sentido profético e contextualizando com as nossas vidas na atualidade poderemos perceber que essa doença é um apontamento para o pecado. Assim, como estamos nessa semana procurado e retirando o hamêts (fermento) de nossas casas para recebermos a moed (encontro/festa) de Pessach, devemos estar atentos constantemente para não sermos acometidos pela Tsaraat.
2. Processo de Purificação do Metsorá
- Estamos observando que a Parashá Metsorá continua a tratar sobre a tsaraat, detalhando o processo de purificação do metsorá. Isso é muito importante, pois sabemos como o Eterno se preocupa com nosso estado, ou seja, se estamos puros ou impuros.
- O cohen ministra esse processo de purificação, que inclui observações, imersões rituais, oferendas (Corbanot) e a raspagem de todo o corpo. Cada parte do processo é um apontamento para nossa vida cotidiana. Para conseguir purificação é necessário passar pelo processo estabelecido pelo Eterno, isto é, permitir que o sacerdote lhe observe, que significa que uma pessoa justa lhe mostre seu erro, reconhecendo que está doente. O próximo passo do processo é, sabendo de sua impureza, buscar purificação pela imersão, ou seja, aprender a prática de Torah da forma correta, que é simbolizado pela imersão. Depois vem a parte das ofertas, que é a prática de justiça, ou obediência à Torah depois que se aprende, oferecendo sua vida ao Eterno. E por último, a raspagem de todo o corpo, que aponta para a retirada de todo o resquício de pecado que ainda possa haver na vida da pessoa, através do aperfeiçoamento de prática da Torah e elevação de justiça.
- A purificação visa restaurar a pureza e reintegrar o metsorá à comunidade após o período de isolamento.
3. Guematria das Palavras Metsorá e Tameh
- A guematria é uma técnica judaica que atribui valores numéricos às letras hebraicas. Vamos explorar as palavras metsorá, Tahor e tameh, pois a conexão entre essas palavras revela insights profundos:
- Metsorá (מְצֹרָע): O valor numérico é 400, e sua raiz é 4. Metsorá representa a impureza e a doença pelo pecado.
- A palavra "tahor" significa "puro". Ela é frequentemente usada na Torah para descrever um estado de pureza ritual. Quando alguém ou algo é considerado tahor, está livre de impurezas e apto para participar de rituais sagrados ou entrar em áreas sagradas. A busca pela pureza é um tema central em muitos aspectos da vida judaica e está intrinsecamente ligada à vontade do Eterno.
- Tahor (טָהוֹר): A palavra "tahor" significa "puro" em hebraico. Vamos calcular sua guematria:
- ט (Tet) = 9
- ה (Hei) = 5
- ו (Vav) = 6
- ר (Resh) = 200
- Total: 9 + 5 + 6 + 200 = 220, sua raiz é 4. E aponta para a letra ג – Guímel - que significa pé, camelo, orgulho, aponta para o 4º milênio, quando Yeshua veio em seu ministério de ensinar pessoas a se purificarem pela Torah, ou seja, transportar pessoas para a verdade, como o camelo faz transporta, e leva água, que indica Torah. O número 220 representa totalidade, completude e perfeição. É uma combinação de 20 (kaf) e 200 (resh), que simbolizam a totalidade da criação e a plenitude do Eterno. Tahor representa pureza, proximidade com D'us e a busca pela santidade. Quando alguém está tahor, está em harmonia com a vontade divina. Tahor também representa limpeza. É o estado desejado para aqueles que buscam se aproximar do Eterno.
- Tameh (טָמֵא): A palavra "tameh" significa "impuro", e denota impureza em geral. Vamos calcular sua guematria:
- ט (Tet) = 9
- מ (Mem) = 40
- א (Alef) = 1
- Total: 9 + 40 + 1 = 50, sua raíz é 5. E aponta para a letra ד – Dálet - que significa porta, caminho. A impureza é uma porta ou o caminho para o afastamento do Eterno. Quanto mais impuro o homem fica, mais distante do Eterno que é santo, ele ficará. O único jeito de contornar a situação é fazer teshuvah, purificando-se através da Torah, que é composta de 5 livros, e eles são a porta ou o caminho para a purificação pela água, que também é a Torah.
O número 50 é significativo na tradição judaica, pois representa o Yovel (Jubileu), um período de libertação e renovação. Corresponde ao número de dias entre a Pessach e Shavuot, quando os israelitas receberam a Torá no Monte Sinai.
- Tameh denota impureza, afastamento espiritual e a necessidade de purificação.
A guematria sugere que a purificação do metsorá envolve superar a impureza e alcançar um estado de maior conexão com o Eterno. A guematria das palavras "tahor" e "tameh" revela uma conexão profunda, os valores 220 (tahor) e 50 (tameh) são números opostos, mas também estão interligados. Precisamos reconhecer nossa impureza para buscar a purificação e a restauração. O contraste entre esses números nos lembra que a jornada na teshuvah envolve superar obstáculos e encontrar harmonia entre pureza e imperfeição. Portanto, tahor e tameh são como duas faces da mesma moeda, representando a complexidade da experiência humana e nossa busca contínua pela proximidade com o Eterno. Essas palavras destacam a busca contínua do ser humano pela purificação e restauração da comunhão com D'us.
4. Pincípios para buscar a purificação
Aplicar os conceitos observados acima sobre pureza e impureza em nossa vida é uma jornada significativa e pessoal. Vejamos algumas maneiras práticas de incorporar esses princípios em nossa vida diária:
- Autoexame e Reflexão
Assim como o cohen examinava a pele do metsorá, reserve tempo para um autoexame de sua vida e prática da Torah. Avalie suas palavras, ações e intenções. Pergunte a si mesmo: "Estou falando com bondade? Estou prejudicando alguém com minhas palavras? Como posso me purificar?"
- Cuidado com a Língua
A maledicência e a fofoca são frequentemente associadas à transgressão pela lashom hará, a impureza. Pratique a vigilância linguística. Antes de falar, pergunte-se: "Isso é verdade? Isso é necessário? Isso é gentil?"
- Busca pela Pureza Interior
A pureza não é apenas externa, ela começa dentro de nós. Cultive pensamentos puros e intenções sinceras. Medite na Torah e ore para limpar sua mente.
- Fazer Purificação
Embora não tenhamos mais o ritual do cohen, podemos criar nossos próprios rituais de purificação. De acordo com o prescrito na Torah, banhos de purificação são feitos em água corrente, portanto, na falta de uma mikveh, o chuveiro serve para a purificação, com a devida recitação da bênção. - “Bendito seja tu Eterno nosso D’us, Rei do Universo que nos santifica com seus mandamentos e nos manda purificar.”
- Reconciliação e Perdão
Se você se sentir afastado de D'us ou dos outros, busque a reconciliação. Peça perdão a quem você magoou e perdoe a si mesmo. A reconciliação é também um ato de purificação.
- Estudo das Escrituras e Profecias
Aprofunde-se nas Escrituras e nas profecias bíblicas. Elas revelam a vontade do Eterno. Busque compreender como as profecias se aplicam à sua vida e ao mundo ao seu redor.
O Messias Yeshua é o real exemplo de pureza e santidade, pois seguiu a Torah e ensinou a seguir as instruções da Torah, conforme podemos ler em diversos textos do chamado Novo Testamento. A vida justa do messias e sua consequente morte, abriu o caminho para muitas pessoas, que antes eram consideradas impuras, a se purificarem e pela prática da Torah do messias viver segundo a vontade do Eterno.
Em resumo, a Parashá Tazria, que vimos a semana passada, e a Metsorá nos ensina sobre a importância da pureza, a necessidade de cuidar de nossas palavras e atitudes, e buscar a restauração da comunhão com D'us através da purificação e obediência à Torah.
Que HaShem lhes abençoe!
Pr/Rav. Marcelo Santos da Silva (Marcelo Peregrino Silva – Moshê Ben Yosef)
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