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sexta-feira, 21 de junho de 2024

Estudo da Parashá Behaalotechá - Seja insatisfeito

 



Estudos da Torá

Parashá nº 36 – Behaalotecha (Quando você acender)

B’midbar/Números Nm 8:1-12:16,

Haftará (Separação) Zc 2:14-4:7; e

B’rit Hadashah (Nova Aliança) Jo 19:31-37; Hb 3:1-6.


Tema: Seja insatisfeito.


Na parashá dessa semana vemos a comunidade israelita no deserto ser punida pelo Eterno devido a uma insatisfação. Isso levou várias pessoas à morte e podemos aprender com esse exemplo deixado por aquelas pessoas. Será que nós agiríamos de forma diferente? Você está satisfeito? Nesse estudo quero mostra para você que deve ser insatisfeito e como ser insatisfeito. Siga nesse estudo até o final.

RESUMO DA PARASHÁ DA SEMANA


Parashá Behaalotechá inicia-se com uma breve discussão sobre o acendimento diário da menorá de ouro (candelabro de sete braços) no Tabernáculo, seguida por uma descrição do ritual de consagração dos Levitas.

A Torá então descreve a celebração de Pêssach no segundo ano no deserto, completada com a oferenda do corban Pêssach. Aqueles que estão impuros na data regular de Pêssach e, portanto incapazes de participar na oferenda, são ordenados a celebrar Pêssach Sheni, uma celebração similar a Pêssach realizada um mês mais tarde, quando o cordeiro pascal é comido com matsá e ervas amargas.

Após mencionar a nuvem e o fogo que pairavam alternadamente sobre o Tabernáculo, a Torá descreve o procedimento padrão pelo qual os Filhos de Israel levantavam acampamento para continuar suas viagens pelo deserto. Logo após deixar o Monte Sinai e viajar até o deserto de Paran, o povo começa uma série de amargas reclamações. Espicaçados pelo erev rav (a múltipla mistura de povos que se juntou ao povo judeu na saída do Egito), os Filhos de Israel ficaram insatisfeitos com o maná, sua miraculosa porção diária de pão celestial.

Quando Moshê começa a se desesperar, D'us ordena-lhe que selecione setenta anciãos para compor o Sanhedrin, a corte que o ajudaria a liderar a nação. Quase imediatamente, dois dos membros recém-eleitos anunciam uma profecia no acampamento. D'us envia um enorme bando de codornas, que o povo junta para comer; aqueles que haviam reclamado da falta de alimentos comem demais e morrem durante este fato sobrenatural.

A porção conclui com Miriam falando lashon hará, maledicência, a Aharon sobre seu irmão Moshê. Ela é punida por D'us com lepra, e fica de quarentena fora do acampamento por sete dias.



ESTUDO DO CONTEXTO LITERAL, PRÁTICO E PROFÉTICO


Iniciemos nosso estudo com uma leitura de uma porção da parashá da semana registrada em Bamidbar/Números 11.

Agora que lemos esse texto que nos servirá de reflexão e base, observe que no site Chabad encontramos uma mensagem muito interessante sobre essa porção semanal da Torah, e a partir dela entraremos em nosso estudo, por isso segue abaixo a transcrição do referido texto:


A Porção da Torá desta semana, Behaalotechá conta como os Filhos de Israel ficaram desanimados com o maná que D'us lhes forneceu para comer durante a viagem pelo deserto. Após serem incitados pelos incessantes resmungos dos erev rav, outros povos que se uniram ao povo judeu na saída do Egito, os Filhos de Israel reclamaram: "... Quem nos alimentará com carne? Que saudade dos peixes grátis que tínhamos para comer no Egito; os pepinos, melões, alhos-porró, cebolas e alho. Mas agora, nossa vida é monótona; nada temos para esperar, exceto o maná!" (Bamidbar 11:4-6).

Uma lição que pode ser extraída deste incidente é que velhos hábitos são difíceis de quebrar. Não muito tempo após deixar para trás o sofrimento e a falência moral no Egito, o povo judeu vivenciou o mais significativo encontro Divino da história: a Outorga da Torá no Monte Sinai.


Haviam embarcado numa jornada distante das praias do Egito para o deserto. Ali, o povo aceitou o privilégio de viver segundo os preceitos de D'us. Infelizmente, após deixar o Sinai, a nação de certa forma regressou à mentalidade com a qual havia se acostumado no Egito.


D'us os tirara do Egito através das assombrosas pragas; dividiu o Mar vermelho, afogando seus perseguidores; abrigou-os durante a jornada no deserto estéril; e concedeu-lhes a sagrada Torá. O maná era um alimento especial que tomava o sabor daquilo que o consumidor desejasse. Era servido ao povo diretamente pelo Criador. Qual o motivo para reclamação? Por que esta preocupação com comida?


Rashi, citando o Midrash, explica que as pessoas que reclamaram não estavam realmente preocupadas com a comida. Ao invés disso, esta reclamação baseada nas iguarias do Egito era um pretexto para exprimirem a frustração pela disciplina exigida pelas mitsvot. Em vez de privilégio, consideravam as mitsvot como um fardo. Tinham reminiscências sobre os nostálgicos dias no Egito quando a comida era "grátis" - não estavam "restritos" pelas mitsvot no Egito, pois a Torá ainda não tinha sido outorgada.


Aqueles que reclamavam eram presa de sua mentalidade de escravos, vendo com desdém as obrigações e responsabilidades que tinham como povo livre. Eles pareciam preferir a escravidão à liberdade: "... Por que deixamos o Egito?" (ibid. 11:20).


No Egito, "vale tudo" era o credo; não havia restrições de comportamento. Após a Outorga da Torá, entretanto, esperava-se deles que se comportassem como o povo escolhido. Aqueles que reclamavam - da mesma forma que as crianças que choram quando chega a hora de ir para a cama, tomar um banho ou arrumar o quarto - ansiavam pelos dias em que seu comportamento não era regulamentado, quando não havia toque de recolher.


Hoje em dia, somos realmente livres ou somos escravos? Agimos como se tivéssemos deixado o Egito espiritualmente, ou ainda ansiamos por aqueles melões, alhos-porró e cebolas? Com certeza, a sociedade moderna é enormemente seduzida pela sua máxima do "vale tudo", mas e quanto ao maná? Tinha o sabor que a pessoa desejasse. Da mesma forma, podemos fazer de nossa vida aquilo que desejamos - podemos optar por perseguir o corrupto e o efêmero, ou o elevado e o infinito. O sabor, a maneira na qual conduzimos nossa vida, refletirá esta escolha.


Se alguém está doente, procurará o médico. Este diz ao paciente qual é o regime apropriado a seguir para que seja novamente saudável. Se um médico nos prescreve algo, nós o acatamos - mesmo que não seja agradável tomar o remédio e seguir a dieta recomendada para melhorarmos. Da mesma forma, precisamos seguir fielmente a receita dada ao nosso povo há mais de 3.300 anos, e tomar os "comprimidos" dados no Sinai. Certamente, pode ser difícil às vezes deixar certos comportamentos que se acha agradáveis, mas apenas porque alguém está habituado a certos tipos de conduta, isso quer dizer que esta conduta está correta?


Os reclamantes, imbuídos de uma relutância para moldar sua conduta segundo o modelo que a Torá exige, preferiram a sociedade sem restrições do Egito. Como estamos agora "deixando o Sinai" (Shavuot ocorreu há umas poucas semanas), devemos nos esforçar para aperfeiçoar nosso cumprimento das mitsvot da Torá.


Por que simplesmente não escutamos D'us, nosso "Doutor da Vida"? Afinal, Ele sabe o que é melhor para nós. (Mensagem da Parasha Bahaalotechá, site Chabad)


Observando o texto da parashá e a mensagem que acabamos de ler, que nos mostra como o povo de Yisrael no deserto demonstrou insatisfação com seu estado na ocasião, com exceção dos remanescentes fiéis ao Eterno. Devemos fazer alguns questionamentos, a fim de nos ajudar na reflexão da nossa própria prática no caminho da Teshuvah.

Você está satisfeito na caminhada com o Eterno, ou insatisfeito? Você está satisfeito consigo? Qual tem sido sua conduta perante os mandamentos do Eterno? Qual tem sido seu nível de esforço em relação ao cumprimento dos mandamentos de HaShem? Você pode dizer que está satisfeito com sua teshuvah, ou entende que pode e deve melhorar ainda mais?

Assim, com tais perguntas em nossa mente, vamos buscar um entendimento na busca de elevação de nossa prática de justiça. Observemos o verso 1 do texto em estudo:


E aconteceu que, queixando-se o povo, era mal aos ouvidos do Eterno; porque o Eterno o ouviu, e a sua ira se acendeu, e o fogo do Eterno ardeu entre eles, e consumiu os que estavam na última parte do arraial. Nm 11:1


É comum, embora não seja correto, que as pessoas fiquem julgando e apontando os erros do povo de Yisrael quando lêem sua trajetória pelo deserto. Entendemos que eles deram muitos motivos para isso, mas e se nós estivéssemos na mesma situação, qual seria a nossa reação? Será que nossas atitudes seriam mesmo melhores? Olhe para dentro de você mesmo e reflita em sua vida e coloque algumas das situações que você vive na atualidade em comparação com o que o povo passou e reflita em suas atitudes. Por isso, precisamos estudar essa situação com o coração voltado para o Eterno e reconhecendo que somos falhas, e em nada melhores que o povo de Yisrael no deserto. Principalmente, porque hoje nós temos todas as revelações, que para eles ainda era segredo, e para nós já não é mais, por causa dos textos que temos em mãos, ou seja, a Bíblia. Somos abençoados, mas seremos cobrados por isso!

Sendo assim, não podemos simplesmente apontar o dedo e falar como eles erraram, preciso refletir em minha vivência e experiência. Vemos no texto que por causa da língua dos israelitas, principalmente, pois a multidão de povos que saiu do Egito com eles, começaram a reclamar, por isso o Eterno iniciou um julgamento por meio de fogo nas bordas do acampamento. Já mencionamos em estudos anteriores como a língua pode ser prejudicial na vida do ser humano, nessa parashá percebemos como isso é verdadeiro. E vemos Yaakov/Tiago em sua epístola falar sobre essa mesma problemática, observe:


Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. Tg 3:5-6


Reclamar já é ruim, mas reclamar sem motivos ou por motivos torpes é inaceitável pelo Eterno, esse foi o motivo do julgamento pelo fogo no acampamento, e sabendo disso Yaakov/Tiago compara o que a reclamação faz com o que o fogo faz. Ele sabia pelo TaNaK e pelos profetas esse entendimento.


Assim como o fogo consome a floresta e as chamas incendeiam os montes, persegue-os com o teu vendaval e aterroriza-os com a tua tempestade. Cobre-lhes de vergonha o rosto até que busquem o teu nome, Eterno. Sejam eles humilhados e aterrorizados para sempre; pereçam em completa desgraça. Saibam eles que tu, cujo nome é Eterno, somente tu, és o Altíssimo sobre toda a terra. Sl 83:14-18

O homem sem caráter maquina o mal, suas palavras são um fogo devorador. Pv 16:27


Duas filhas tem a sanguessuga. Dê! Dê!, gritam elas. Há três coisas que nunca estão satisfeitas, quatro que nunca dizem: É o bastante!: O Sheol, o ventre estéril, a terra, que nunca se dessedenta, e o fogo, que nunca diz: É o bastante! Pv 30:15-16


O grande problema está em não se desligar das coisas do passado. O povo que saiu do Egito ainda carregava o Egito consigo. Eles sentiam falta das coisas do Egito e além disso, algo mais os incomodava e falaremos sobre isso logo à frente. Vamos a outros versos desse capítulo em estudo.


E o erev rav, que estava no meio deles, veio a ter grande desejo; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar, e disseram: Quem nos dará carne a comer? Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos alhoporós, e das cebolas, e dos alhos. Mas agora a nossa alma se seca; coisa nenhuma há senão este maná diante dos olhos. Nm 11:4-6


Encontramos no site Emunah a fé dos santos, um comentário dizendo que, normalmente as pessoas esquecem-se das emoções negativas e somente lembram-se das emoções positivas nas suas recordações. O povo de Yisrael já não se lembrava da escravidão. Se eles trabalhavam como escravos, como é que agora dizem que comiam de graça? Isso até poderia ser verdade nos 130 anos iniciais, mas não nos séculos que se seguiram. Também poderia ser verdade para aqueles que adotaram a cidadania egípcia, vivendo entre eles e como eles, mas não para os fiéis ao Eterno que se mantiveram íntegros, e para os que eram forçados a trabalhar, até a palha para fazer tijolos no final era difícil de conseguir, exigindo muito esforço. Por isso, Rashi interpreta isso dizendo que aqui se referem a que podiam comer gratuitamente no Egito, porque não tinham que cumprir nenhum mandamento. Ou seja, suas reclamações vinham da saudade da vida desimpedida do Egito, vinha da falta de vontade de obedecer aos mandamentos do Eterno, que para essas pessoas era pior que uma servidão.

Observe um fato! O homem precisa de variar a comida para não se fartar, ou seja, para não enjoar rápido. E isso acontece com várias áreas da vida do ser humano sem o Eterno. Agora, o povo de Yisrael estava em uma situação de trânsito pelo deserto e a providência divina proporcionava-lhes uma alimentação de emergência, para que sobrevivessem durante o tempo naquele lugar inóspito, que não deveria durar tanto tempo. Apesar de que o Midrash diga que o maná mudava de sabor de acordo com o desejo de cada um, a Toráh diz-nos também, como era o sabor do maná, veja os textos abaixo:

e o seu sabor como bolos de mel.” Êxodo 16:31b


e o seu sabor era como o sabor de tortas cozidas em azeite” Números 11:8


Quando uma pessoa não é grata ao Eterno por tudo que recebe, não apenas pela comida, mas por todas as coisas que o Eterno lhes concede, recaem maldições na sua vida. Através da gratidão que demonstramos ao Eterno, por exemplo, antes e depois de comer, estamos a prestar culto por meio das coisas materiais e somos libertados da ganância. Não é à toa que o povo de HaShem dá graças ou diz uma brachá (bênção) por quase tudo que faz.


A satisfação verdadeira

Ao estudarmos esse trecho da parashá behaalotechá e observar o que toda essa insatisfação fez com o povo devemos refletir sobre no que podemos aprender com tudo isso. Enquanto o povo estava insatisfeito e reclamou de quase tudo devido à má vontade de obedecer à Torah do Eterno, nós devemos agir exatamente de forma contrária. Devemos estar insatisfeitos com a nossa prática de Torah e buscar melhorar a cada dia, a fim de atingirmos um nível de justiça cada vez maior pelo cumprimento dos mandamentos. Agir conforme Yeshua ensinou, ou seja, cumprir a Torah sem os excessos de halachot criado pelo sistema religioso judaico e pelos dogmas criados pelo sistema religioso cristão.

Nossa insatisfação precisa nos levar a melhorar cada vez mais. Devemos estar a cada dia mais ansioso para melhorar o cumprimento dos mandamentos que já cumprimos e praticar o que ainda não conseguimos. Precisamos desejar a todo custo ter os mandamentos do Eterno em nossos corações e em nossas mentes, exatamente contrário ao que o povo do deserto. Esse anseio e insatisfação benéfica precisa estar em nós como diz o salmista.


Como anseio pelos teus preceitos!! Preserva a minha vida por tua justiça! Sl 119:40


Anseio pela tua salvação, Eterno, e a tua lei é o meu prazer. Sl 119:174


Vemos também o próprio Yeshua demonstrando o entendimento que aqui trago em concordância com as Escrituras Sagradas de que o nosso anseio ou insatisfação seja a respeito da palavra do Eterno.


...mas quando chegam as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas, sufocam a palavra, tornando-a infrutífera. Mc 4:19


Note que aqui Yeshua está explicando uma parábola que fala justamente da palavra no coração das pessoas, e que aqueles que dão mais valor as coisas dessa vida no lugar dos mandamentos do Eterno, sufocam a palavra fazendo com que ela não frutifique.

Tudo isso, nos mostra que a satisfação verdadeira só pode ser encontrada mediante o cumprimento da vontade do Eterno, que é a sua Torah. Quando obedecemos aos mandamentos, as bênçãos nos alcançam trazendo entendimento, sabedoria e cada vez mais ampliando nossa prática de justiça, fazendo-nos cada vez mais satisfeitos com o próprio Eterno e esperançosos em suas promessas para o futuro, que é o que importa verdadeiramente. Estarmos satisfeitos com o Eterno e sua palavra e vivendo segundo a justiça de HaShem, nos torna candidatos ao futuro reino na era messiânica, quando o messias retornar e cumprir as profecias que ainda faltam, conosco a seu lado em obediência ao Eterno.

Finalmente, precisamos realmente ser insatisfeitos com esse mundo e com os sistemas corruptos dele. Insatisfeitos com nossa prática de Torah. Para que venhamos buscar nos afastar desse mundo e de seus sistemas todos os dias, e também melhorar nossa prática dos mandamentos do Eterno. Veja o que dizem as Escrituras:


Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. Sl 119:9


Tenho prazer nos teus decretos; não me esqueço da tua palavra. Sl 119:16


Afasto os pés de todo caminho mau para obedecer à tua palavra. Sl 119:101


Que possamos ampliar nossa teshuvah a cada dia. Seja insatisfeito!

Que HaShem lhes abençoe!


Pr/Rav. Marcelo Santos da Silva (Marcelo Peregrino Silva – Moshê Ben Yosef)


sexta-feira, 14 de junho de 2024

Estudo da Parashá Nassô - Entenda quem era o Anjo do Eterno.

 


Estudos da Torá

Parashá nº 35 – Nassô (Faça)

B’midbar/Números Nm 4:21-7:89,

Haftará (Separação) Jz 13:2-25; e

B’rit Hadashah (Nova Aliança) Jo 7:53-8:11 e Atos 21:17-32.


Tema: Entenda quem era o Anjo do Eterno.


Na parashá dessa semana vemos a continuação das instruções sobre as família levíticas, e entre outras coisas fala das leis de nazireado. E vamos aproveitar o contexto para buscar um pouco mais sobre um assunto muito mal interpretado por muitas pessoas e teólogos, ou seja, o Anjo do Eterno. O relato da haftará dessa semana mostra “o Anjo do Eterno”, que aparece para revelar o que HaShem iria fazer para ajudar o povo de Yisrael. Alguns teólogos e religiosos alegam que esse anjo é uma manifestação de Yeshua antes de nascer, mas será que as Escrituras amparam essa ideia? Nesse estudo quebraremos o dogma a respeito do Anjo do Eterno ser o messias antes de nascer.

RESUMO DA PARASHÁ DA SEMANA


De acordo com o resumo dessa porção no site Chabad, a parashá Nassô prossegue delineando as tarefas e responsabilidades das três famílias levitas – Gershon e Merari na porção desta semana, Kehat na semana passada - e contando todos os levitas que estavam em idade de servir no Mishcan.

Depois que D'us ordenou a Moshê purificar o acampamento para que fosse um lar merecedor da Presença Divina, a Toráh descreve o processo a ser cumprido com uma sotá, uma esposa que foi advertida pelo marido a não ficar sozinha com outro homem, e mais tarde foi surpreendida fazendo-o, dando ao marido um bom motivo para suspeitar de adultério. Ela é levada ao Cohen no Templo Sagrado e, caso não admita sua culpa, recebe água amarga sagrada para beber, o que levará a um destes dois resultados: ou as águas estabelecerão sua inocência, removendo a dúvida de seu relacionamento com o marido e abençoando-a com filhos, ou as águas provarão sua culpa por uma morte miraculosa e grotesca.

A Torá então descreve as leis do nazir, uma pessoa que aceitou voluntariamente adotar um estado especial de santidade, geralmente por trinta dias, abstendo-se de comer ou beber qualquer derivado de uva, cortar o cabelo, e de contaminar-se através do contato com o corpo de alguém que morreu. Após relatar as bênçãos pelas quais os Cohanim abençoarão o povo, a porção da Torá conclui com uma longa lista das oferendas trazidas pelos doze líderes das tribos durante a dedicação do Mishcan para uso regular. Cada príncipe faz uma oferenda comunal para ajudar a transportar o Mishcan, bem como doações idênticas de ouro, prata, animais e alimentos.


ESTUDO DO CONTEXTO LITERAL, PRÁTICO E PROFÉTICO


No contexto dessa parashá que também fala das leis de nazireado temos a haftará ou porção dos profetas registrada em Shoftim/Juízes 13, que narra o aviso da concepção de Shimshon/Sansão. E há algo interessante nesse relato que gostaria de destacar nesse estudo. O referido relato mostra que “o anjo do Eterno” aparece para revelar o que HaShem iria fazer para ajudar seu povo. Mas a pergunta aqui é: Quem é esse “anjo do Eterno” que aparece nesse relato? O que as Escrituras definem sobre esse anjo? Os pais de Sansão realmente receberam a visita do “Anjo do Eterno”, ou há outra explicação? Alguns teólogos e religiosos alegam que esse anjo é uma manifestação de Yeshua antes de nascer, mas será que as Escrituras amparam essa idéia?

Em primeiro lugar, para entender bem o conceito tanaico de anjo, você pode buscar no blog o estudo em texto da parashá vayishlach sobre o tema “os anjos do Eterno” em 2022, ou se preferir assistir ao estudo em vídeo procure no canal Sou Peregrino na Terra ou Kahal Teshuvah Brasil no YouTube o mesmo estudo.

Inicialmente, relembremos algo importante, pois no citado estudo eu disse que no contexto original, lendo alguns versos do início daquela parashá podemos reparar na palavra sublinhada, pois tem importância em nosso estudo:


וַיִּשְׁלַ֨ח יַעֲקֹ֤ב מַלְאָכִים֙ לְפָנָ֔יו אֶל־עֵשָׂ֖ו אָחִ֑יו אַ֥רְצָה שֵׂעִ֖יר שְׂדֵ֥ה אֱדֹֽום׃

וַיְצַ֤ו אֹתָם֙ לֵאמֹ֔ר כֹּ֣ה תֹאמְר֔וּן לַֽאדֹנִ֖י לְעֵשָׂ֑ו כֹּ֤ה אָמַר֙ עַבְדְּךָ֣ יַעֲקֹ֔ב עִם־לָבָ֣ן גַּ֔רְתִּי וָאֵחַ֖ר עַד־עָֽתָּה׃ וַֽיְהִי־לִי֙ שֹׁ֣ור וַחֲמֹ֔ור צֹ֖אן וְעֶ֣בֶד וְשִׁפְחָ֑ה וָֽאֶשְׁלְחָה֙ לְהַגִּ֣יד לַֽאדֹנִ֔י לִמְצֹא־חֵ֖ן בְּעֵינֶֽיךָ׃

וַיָּשֻׁ֨בוּ֙ הַמַּלְאָכִ֔ים אֶֽל־יַעֲקֹ֖ב לֵאמֹ֑ר בָּ֤אנוּ אֶל־אָחִ֨יךָ֙ אֶל־עֵשָׂ֔ו וְגַם֙ הֹלֵ֣ךְ לִקְרָֽאתְךָ֔ וְאַרְבַּע־מֵאֹ֥ות אִ֖ישׁ עִמֹּֽו׃


Yaacov mandou mensageiros adiante dele a seu irmão Esav, na região de Seir, território de Edom. E lhes ordenou: "Vocês dirão o seguinte ao meu senhor Esav: assim diz teu servo Yaacov: Morei na casa de Lavan e com ele permaneci até agora. Tenho bois e jumentos, ovelhas e cabras, servos e servas. Envio agora esta mensagem ao meu senhor, para que me recebas bem". Quando os mensageiros voltaram a Yaacov, disseram-lhe: "Fomos até seu irmão Esav, e ele está vindo ao seu encontro, com quatrocentos homens". Gênesis 32:3-6


Você pode reparar que nos versos acima, a palavra “mensageiro” está sublinhada. E no decorrer deste estudo você poderá entender algumas coisas a respeito dessa palavra. Note que aqui nestes versos traduzidos para o português não aparece a palavra “anjo”, mas nos versos anteriores a ela aparece, veja:


Yaacov também seguiu o seu caminho, e anjos de D’us vieram ao encontro dele. Quando Yaacov os avistou, disse: "Este é o exército de D’us!" Por isso deu àquele lugar o nome de Machanáyim. Gênesis 32:1,2


Note que nestes dois versos surge a palavra “anjos”. E aparentemente estes versos e os que lemos antes não tem nada em comum. Mas é apenas uma aparência, pois a mesma palavra aparece no texto hebraico, porém em um bloco traduziram como “anjos” e em outro como “mensageiros”. Em ambos os blocos a palavra hebraica que aparece é  מַלְאָך – Malakh, singular de Malakhim - מַלְאָכִים֙.

Então, você entende corretamente o contexto de “anjos”? No mencionado estudo, vimos que o conceito dessa palavra na atualidade, quando se fala em “anjo”, a primeira coisa que as pessoas costumam pensar é em um ser com aparência humana, com asas como as de pássaros, e que passa o dia todo voando e cantando. Mas o TaNaK,  as Escrituras Sagradas, em vários contextos, nos dizem que os anjos na verdade são mensageiros. Homens que fazem a vontade do Eterno ao cumprir seus mandamentos e servem como instrumentos para entregar a mensagem do Eterno.

Portanto, sabendo o que o termo malakh – anjo – significa, passemos para o contexto da haftará, no anúncio do nascimento de Sansão.


Quem é o anjo do Eterno? Ou seria quem não é?

Observemos primeiramente o texto de Juízes 13.

Com certeza você notou que neste texto aparecem os termos “o anjo do Senhor”. Veja o verso 3 em hebraico e traduzido abaixo:


וַיֵּרָ֥א מַלְאַךְ־יְהוָ֖ה אֶל־הָאִשָּׁ֑ה וַיֹּ֣אמֶר אֵלֶ֗יהָ הִנֵּה־נָ֤א אַתְּ־עֲקָרָה֙ וְלֹ֣א יָלַ֔דְתְּ וְהָרִ֖ית וְיָלַ֥דְתְּ בֵּֽן׃


E o anjo do Eterno apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho.


Reparou que o termo sublinhado é o mesmo dos versos que mencionamos anteriormente? Reparou também que ele não está com letras maiúsculas? Até porque em hebraico não tem maiúsculas. Então o que isso quer dizer? Vamos caminhar em direção ao entendimento correto do termo.

A teologia cristã, de forma geral, afirma que o termo “o Anjo do Senhor” é uma indicação da aparição de JC, que para melhor compreensão aqui, embora sejam personagens totalmente diferentes, consideremos de forma didática e genérica, que se refira a Yeshua. Então, eles dizem que é uma aparição de Yeshua antes dele nascer, pois na verdade ele já existiria desde antes da criação do mundo. Esse entendimento se dá devido ao dogma da pré-existência de Yeshua, já que crêem que ele seja o Eterno. Para compreender melhor porque Yeshua não é divino, procure no blog em texto ou nos canais em vídeo, o estudo da parashá Va’eira com o tema Yeshua é divino? Durante a live no shabat poderemos abordar um pouco mais sobre esse assunto, no final desse estudo encontrará o link do estudo em vídeo.

Compreendendo que Yeshua não é divino, que não é pré-existente, passemos a verificar o contexto correto do termo estudado que comprovará ainda mais a mentira do dogma criado pelo sistema religioso.

Sabendo que “malakh” significa “mensageiro”, fica fácil entender que “malakh Adonay” traduzido na maioria das Bíblias como “anjo do Senhor”, na verdade deveria ser traduzido como “mensageiro do Eterno”. Ou seja, dependendo do contexto, uma pessoa que foi enviada pelo Eterno para entregar uma mensagem, para revelar algo ou para cumprir uma missão, mas também um mensageiro celestial que pode aparecer em forma humana ou como o poder do Eterno, com os mesmos propósitos, e sobre isso trataremos mais à frente. De forma alguma é uma indicação de que o messias prometido já existisse em uma forma “espiritual” antes de nascer, como diz o dogma religioso. Vejamos alguns texto nas Escrituras que confirmam isso em seus contextos.


5 Depois se deitou debaixo da árvore e dormiu. De repente um anjo tocou nele e disse: "Levante-se e coma". 6 Elias olhou ao redor e ali, junto à sua cabeça, havia um pão assado sobre brasas quentes e um jarro de água. Ele comeu, bebeu e deitou-se de novo. 7 O anjo do Senhor voltou, tocou nele e disse: "Levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa". 8 Então ele se levantou, comeu e bebeu. Fortalecido com aquela comida, viajou quarenta dias e quarenta noites, até que chegou a Horebe, o monte de Deus. 1Reis 19:5-8 (Bíblia On Line NVI)


Então o anjo do Senhor saiu e matou cento e oitenta e cinco mil homens no acampamento assírio. Quando o povo se levantou na manhã seguinte, só havia cadáveres! Isaías 37:36 (Bíblia On Line NVI)


Disse-lhe ainda o Anjo do Senhor: "Você está grávida e terá um filho, e lhe dará o nome de Ismael, porque o Senhor a ouviu em seu sofrimento. Gênesis 16:11 (Bíblia On Line NVI)

Acredito que fica bem claro que o anjo do Eterno não é Yeshua antes de nascer, mas um mensageiro do Eterno, seja humanamente, ou em qualquer outra forma de manifestar a vontade do Eterno, conforme veremos adiante.


O que as Escrituras definem sobre o anjo do Eterno?

Conforme mencionamos no item anterior, as Escrituras definem claramente que anjos são mensageiros e que quando aparece o termo anjo, está demonstrando um mensageiro com uma missão específica atribuída pelo Eterno. E temos inúmeros textos no TaNaK que demonstram isso conforme os que transcrevemos acima. E também como os que colocamos a seguir:


Então o Senhor abriu os olhos de Balaão, e ele viu o anjo do Senhor parado no caminho, empunhando a sua espada. Então Balaão inclinou-se e prostrou-se, rosto em terra. Números 22:31


Davi olhou para cima e viu o anjo do Senhor entre o céu e a terra, com uma espada na mão erguida sobre Jerusalém. Então Davi e as autoridades de Israel, vestidos de luto, prostraram-se, rosto em terra. 1 Crônicas 21:16


Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, esta não era consumida pelo fogo. Êxodo 3:2


Os pais de Sansão realmente receberam a visita do “Anjo do Eterno”, ou há outra explicação?

A resposta clara e objetiva a essa pergunta é: Não! Os pais de Sansão não receberam a visita de um “anjo do Eterno”, pelo menos não de forma física. Eles não falaram literalmente com um ser espiritual que surgiu em sua frente. O contexto é bem claro, observe o texto de Jz 13.

Certo dia “aparece” o mensageiro do Eterno à mulher de Manoach. Só ela vê, num primeiro momento aquele “homem de D’us”, repare que ela diz que viu um homem.

Depois Manoach ora ao Eterno para que o homem de D’us volte para lhes instruir. Repare nos termos!! Então, novamente a mulher vê o mensageiro novamente, e mais uma vez seu marido não estava com ela. E ela corre e diz ao marido, percebam, que o homem que me apareceu outro dia está aqui!! E agora ambos Vêem o mesmo homem, que lhes dá as instruções ordenadas pelo Eterno, e que constam na Torah, nessa parashá.

Manoach pretende dár-lhe algo para comer, mas o mensageiro lhe dá uma resposta que amplia nosso entendimento, veja o verso 16. Até então, eles pensavam que era um homem que estava tratando com eles. E o mensageiro mandou que ele oferecesse uma oferta ao Eterno.

E quando Manoach coloca a oferta sobre uma rocha e coloca fogo, o texto diz que o Eterno fez algo estranho, ou diferente, ou além do entendimento. Quando a fumaça da oferta começa a subir, o homem subiu por ela. Mas espere!!! Isso não é a prova de que era um ser espiritual? Não! Vejam os versos 21 a 23.

O que eles tiveram foi uma visão! E no final a visão se desfez com a fumaça do sacrifício. Perceba que a mulher de Manoach diz no verso 23: Se o Eterno tivesse a intenção de nos matar, não teria aceitado o holocausto e a oferta de cereal das nossas mãos, nem nos teria mostrado todas essas coisas, nem nos teria revelado o que agora nos revelou".


Com isso, podemos entender no contexto original, que as Escrituras Sagradas mostram que o anjo do Eterno é um mensageiro do Eterno para, literalmente, trazer uma mensagem ou executar uma missão específica. E esse mensageiro pode ser um homem de D’us, cumpridor de Torah, ou pode ser uma visão, como nesse caso dos pais de Sansão. Além de poder ser também a manifestação do poder do Eterno como um mover na natureza.

Lembre que para Avraham os mensageiros ou anjos eram homens, sendo um deles o próprio Shem ou Melekh Tzadik, e eles comeram da comida do patriarca. No caso de Manoach e sua esposa era uma visão e o mensageiro não comeu. Para Elias o mensageiro trouxe a comida, e este era também um homem. Já para o Rei David era uma manifestação na natureza.

E em nenhuma das ocasiões o mensageiro era Yeshua, pois a promessa do messias ainda estava sendo aguardada para que se cumprisse, apesar dele já ser uma ideia, um projeto muito claro na vontade do Eterno desde o início da criação. No entanto, ele ainda não tinha sido concebido, não tinha nascido e portanto, não existia. A não ser na vontade do Eterno para acontecer no tempo certo.

O anjo do Eterno ou mensageiro do Eterno, portanto, é um mensageiro de HaShem a fim de levar sua vontade. E até podemos dizer, sem confundir as coisas, que Yeshua em seu ministério terreno se tornou um mensageiro do Eterno para cada pessoa que teve e tem contato com seus ensinos. Já que o conceito de anjo do Eterno é ser um mensageiro para levar a mensagem de HaShem. E Yeshua e seus seguidores se tornaram mensageiros, mas isso é diferente do que ocorreu no passado, conforme demonstramos aqui.

Espero que este estudo possa ter lhe ajudado a abrir os olhos e entender quem realmente era o anjo do Eterno descrito nas Escrituras.

Segue o link do estudo que estará gravada após a live.

https://www.youtube.com/live/0nlVD2Uq7_E?si=fEY3eluX1LYxEApn


Que HaShem lhes abençoe!


Pr/Rav. Marcelo Santos da Silva (Marcelo Peregrino Silva – Moshê Ben Yosef)