Páginas

Boas Vindas

Seja Bem Vindo e Aproveite ao Máximo!
Curta, Divulgue, Compartilhe e se desejar comente.
Que o Eterno o abençoe!!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Estudos no Livro do Profeta Jeremias - Parte 1

Um Homem Sensível Anunciando a Vontade de Deus.

Posicionamento Histórico

Jeremias teve um ministério profético dirigido a Judá (reino do sul), durante os últimos 40 anos de sua história (626 - 586 a.C.).  Viveu para testemunhar as invasões babilônicas ao seu país, que resultaram na destruição de Jerusalém e do templo. Foi chamado para ser profeta no décimo terceiro ano do reinado de Josias. Tendo sido contemporâneo da profetisa Hulda, de Habacuque, Sofonias, Ezequiel, Daniel e talvez também de Naum. 

Era filho de Hilquias, um sacerdote de Anatote na Terra de Benjamim. Foi para Jerusalém mais tarde, por causa de perseguição. Durante os reinados de Josias e Jeoacaz, foi-lhe permitido continuar seu ministério sem dificuldades, mas nos reinados de Jeoaquim, Joaquim e Zedequias, sofreu perseguição severa. No período do reinado de Joaquim foi aprisionado por profetizar a destruição de Jerusalém. Já no reinado de Zedequias, foi preso como desertor e permanecendo na prisão até a tomada da cidade, quando foi posto em liberdade por Nabucodonosor que lhe permitiu voltar a Jerusalém. Quando retornou, procurou impedir o povo de ir para o Egito, porém, recusaram ouvir sua mensagem e emigraram para lá, indo Jeremias com eles. No Egito, continuou seus esforços para levar o povo de volta ao Senhor.

De acordo com Farley, “Nunca foi imposto sobre um homem mortal fardo mais esmagador. Em toda história da raça judaica, nunca houve semelhante exemplo de intensa sinceridade, sofrimento sem alívio, proclamação destemida da mensagem de Deus e intercessão incansável de um profeta em favor do seu povo como se observa em Jeremias" Jeremias sofreu muito durante seu ministério, entretanto permaneceu firme no propósito de anunciar cada mensagem enviada por Deus. Quando foi chamado por Deus, conforme Jer. 1, não tinha a menor idéia doque enfrentaria em sua vida e em seu ministério, porém deveria entender que não seria fácil, pois o Senhor lhe avisou que a todos a quem Ele mandasse falar, deveria falar, e onde mandasse ir deveria ir. 

Olhando para esse capítulo, percebo que Deus primeiro demonstra para o profeta que não seria fácil, mas sua presença seria com Ele. Há também uma demonstração de que conforme a fidelidade do profeta, e mesmo que alguém se levantasse contra ele, Deus estaria guardando a sua vida. Posso ver algo espetacular nisso, porque pensando em nossas vidas na atualidade, enquanto servos de Deus, somos chamados pelo Senhor para sermos fiéis em um mundo morto em pecados. No entanto, algumas vezes os que são chamados para fazer a diferença no mundo se conforma com ele, e acaba se misturando à sujeira, no lugar de levar a luz e a pureza da verdade de Deus aos homens.

Jeremias ao ser chamado para ser profeta, já conhecia o que era servir a Deus, devido ao fato de seu pai ser sacerdote. Ele deveria entender tudo a respeito do serviço no templo, dos trabalhos do sacerdócio, mas iria aprender a ouvir a voz de Deus e levar como ouviu a um povo que não queria ouvir. Um povo que estava distante de Deus, adorando a ídolos de pedra e de madeira. Um povo, cujos governantes faziam alianças com nações pagãs para obter vantagens obscuras e se proteger de ataques inimigos, sendo que tinham um histórico de grandes batalhas vitoriosas dadas por Deus.

Precisamos entender, que o Senhor nos chamou para uma grande obra, levar a proclamação do amor de Deus aos homens, e isso precisa começar de casa, ou seja, de dentro da própria igreja, pois atualmente, muitos estão se afastando de Deus por causa de pessoas que pisam, maltratam, mentem e humilham irmãos.

Vamos mudar essa situação, simplesmente, agindo como Cristo, nosso Salvador agiu, com amor ums pelos outros. Sem idolatrar a homens, mas servindo a Deus com o coração reto. E principalmente, pregando a palavra verdadeira de Deus...

Por: Marcelo Santos da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário