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sábado, 11 de janeiro de 2020

Estudo da Parashá Vaiechi (E viveu)


Estudos da Torá

Parashá nº 12 – Vaiechi (E viveu)

Bereshit/Gênesis Gn 47:28-50:26

Haftará (separação) 1Rs 2:1-12 e

B’rit Hadashah (Nova Aliança) Mt 20:1-21:46


1 - INTRODUÇÃO

Essa porção da Torá encerra o sefer (livro) Bereshit (Gênesis), e traz o nome “Vaiechi”, que significa e viveu, iniciando com essa palavra, mas mostra a morte de Yaacov. Porque será que isso ocorre nessa porção? De acordo com o site “Beit HaDerekh”, o Talmud no livro Tanid 5a, diz que: “Da mesma maneira que seus descendentes estão vivos, ele também está vivo.” Segundo o site, o Talmud está dizendo que Yaacov continua vivo ainda que fisicamente esteja morto. Pode-se entender de duas formas, a primeira diz que, uma pessoa continua viva por meio de seus descendentes, e outra é que Yaacov continua vivo por meio da vida eterna que herdou. Podemos entender que qualquer pessoa pode viver sem o Eterno e sem o Mashiach, mas um dia todos nós estaremos presentes no tribunal que será presidido pelo Messias e teremos que prestar contas de nossos atos. O Midrash diz: “Os justos, apesar de sua morte, são considerados vivos. E os que não temem a D’us apesar de suas vidas são chamados mortos.” Esse midrash nos mostra que ninguém pode ter uma vida plena se a presença do Eterno e do Mashiach.

Neste estudo trataremos a respeito das bençãos que Yaacov deu a seus filhos, incluíndo aos dois filhos de Yossef, Manassés e Efraim, bem como a palavra profética sobre o Mashiach embutida na benção de Yehudá (Judá).
2 – ESTUDO DAS PALAVRAS
Então Yaacov chamou os filhos e lhes disse: Reúnam-se, e direi o que acontecerá com vocês no acharit-hayamim. Agrupem-se e ouçam filhos de Yaacov; prestem atenção a Yisrael, seu pai.” (Bereshit/Gênesis 49:1-2)

Os rabinos afirmam fazendo referências ao Talmud, que a Shechina, a presença do Eterno, repousou sobre Yaacov naquele momento, para lhe revelar as coisas que aconteceriam no futuro. Por isso o patriarca fala o termo “acharit-hayamim”, que é uma palavra hebraica significando tempos vindouros, ou tempos do fim.

É importante destacar que, as palavras de Yaacov para seus filhos foram relacionadas ao caráter e às atitudes de cada um deles, mas também relacionadas ao futuro de cada um. Notamos isso quando ele fala de Re’uvem (Rubem) e de Shim’on (Simeão) e Levi. Do primeiro por ter se deitado com sua concubina, e assim, manchado sua cama. E dos dois seguintes pelo que fizeram aos homens da cidade de Shikhem, quando mataram todos, para se vingarem por sua irmã Dinah, aproveitando-se de estarem debilitados devido ao pacto de circuncisão que haviam feito.

Ao proferir as palavras para seu filho Yehudah (Judá), o patriarca anuncia os acontecimentos futuros que se relacionam com a vinda do Mashiach (versos 8 a 12). Entretanto, os rabinos deixam claro que o Eterno nunca revelou a Yaacov quando ele viria, apenas que viria.

Poderemos perceber através desse estudo que as bençãos proferidas a Judá, referem-se claramente ao Mashiach Yeshua (Cristo Jesus). Em Gn 49:8-12 lemos o seguinte:

Judá, a ti te louvarão teus irmãos; tua mão estará sobre a cerviz de teus inimigos; prostra-se-ão a ti os filhos de teu pai. Judá é filhote de leão, e como leão, quem o levantará? Não se tirará poder de judá, nem a vara de comando dentre seus pés, até que venha a Shiló, e a ele a reunião de povos seguirá. Amarrando à vide o seu burrinho, e à cepa de videira o filho da jumenta; lavará no vinho sua roupa, e no sangue das uvas, o seu manto. Vermelho de olhos, mais que o vinho, e branco de dentes, mais que o leite.”

Nessa passagem no texto em hebraico aparece o termo “Shiló”.
Mas o que é Shiló ou quem é Shiló?

Já disse anteriormente que a benção de Judá mostra a vinda do Messias, e veremos agora através de alguns documentos e comentários judaicos que isso é verdade.

De acordo com o site “Beit HaDerekh”, o Targum Anquelus usa a palavra Mashiach em vez de Shiló. E talvez você se pergunte o que é Targum? É o nome dado às traduções e comentários em aramaico da Bíblia Hebraica (Tanakh), que é o que se conhece como Antigo Testamento, e foram escritas da época do Segundo Templo até o início da Idade Média, com o objetivo de facilitar o entendimento aos judeus que não falavam o hebraico.

Há no entanto, também o Targum Yerushalmid, e segundo o mesmo site, ele repete este versículo da seguinte maneira: “Até que venha o Mashiach de quem é o Reino, as nações obedecerão, como é belo o Rei Messias que está a surgir da casa de Yehudá.”. Podemos então entender que as duas versões do Targum, dizem que esta frase “até que venha Shiló” está se referindo a vinda do Mashiach.

É importante destacar que não há comentários rabínicos, seja no Talmud ou no Targum, que vão contra esta idéia. Veja o que o comentário da Torá, da editora Sefer, afirma quanto a esse verso 10:

Judá, o destemido, tornou-se o mais destacado dos irmãos. Seus descendentes herdariam esta posição. A primeira das tribos a oferecer sua oferenda na inauguração do Tabernáculo foi Judá, que era também a primeira tribo a marchar à frente de todo o povo no deserto e que, após a morte de Josué, passou a liderar os exércitos de Israel na conquista da terra, culminando com a escolha do rei David e de seus descendentes para reinar e liderar o povo judeu por todas as gerações.”

E sobre o texto “até que venha Shiló” o comentário diz que é uma alusão ao reino do Messias.

Complementando ainda, segundo o site já mencionado anteriormente, se tomarmos somente a frase em hebraico “ki avo shilo veló”, e aplicarmos a técnica rabínica de estudo chamada NOTARIKOM, que é pegar as primeiras letras de uma determinada palavra de uma frase, ou as últimas letras, ou uma sequência de letras e depois verificar a palavra que é formada.






Ainda, se pegarmos somente a palavra Shiló, na guematria (numerologia judaica) ela tem o valor de 345, que é o mesmo valor numérico de El Shadai, que significa o Todo Poderoso. Assim, podemos compreender que Shiló significa Mashiach e também o Todo Poderoso. O Mashiach é o Todo Poderoso, pois recebe do Eterno o poder e a autoridade.

Ao olharmos para o texto dos versos 11 e 12, notamos que eles revelam que a vinda do Messias traria dias de prosperidade. As vinhas se tornariam tão comum que alguém poderia amarrar um animal a ela por não se preocuparem em quebrar a vinha e então não produzir mais fruto. Por isso, o lagar ficaria tão cheio, que não somente pés, mas também as roupas dos que pisassem as uvas ficariam manchadas. Este povo seria muito saudável em virtude da abundância de alimentos.

Continuando este estudo, podemos conferir nos versos 8-12 que, segundo o site “Emunah a fé dos santos”, há várias palavras-chave nesta profecia que alude ao Messias, por exemplo: “a ti”, “filho meu”, “subiste”, “amarrará”, “vide”, “jumenta”, “sua capa”,’em sangue”, “vinho”. E tudo isto fala da primeira vinda do Messias, que veio da tribo de Judá.

O texto diz que, a mão de Judá estava na cerviz dos inimigos por meio do rei David, segundo 2 Samuel 22:38-41 onde está escrito:

Persegui os meus inimigos, e os derrotei, e nunca me tornei até que os consumisse. E os consumi, e os atravessei, de modo que nunca mais se levantaram, mas caíram debaixo dos meus pés. Porque me cingiste de força para a peleja; fizeste abater-se debaixo de mim os que se levantaram contra mim. E deste-me o pescoço de meus inimigos, daqueles que me tinham ódio, e os destruí.”

Esta profecia, segundo o site “Emunah a fé dos santos”, cumpriu-se também com a primeira vinda do Messias quando todos os espíritos maus e o próprio Satanás foi derrotado, como está escrito em Colossenses 2:15:

E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.”

Ainda se tratando da primeira vinda do Messias, podemos lembrar também de algo, falamos acima que o Messias seria Todo Poderoso, e podemos ler o que Yeshua disse em Mt 28:18:

Então, Jesus aproximou-se deles e disse; “Foi-me dada todo o Poder no céu e na terra.””.

E também podemos ler ainda sobre o assunto em Jo 13:3, bem como o rabino Sha’ul na epístola aos colossenses 2:9-10 dizendo:

Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade, e, por estarem nele, que é o cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude.”.

Porém, a palavra de Yaacov sobre Judá irá se cumprir totalmente e finalmente com a segunda vinda do Messias quando os inimigos serão postos debaixo dos seus pés, como está escrito em 1Co 15:25-28.

Com tudo isso podemos ver que Yeshua HaMashiach (Jesus Cristo), cumpre as profecias como o anunciado por Yaacov. E podemos ver que quando Jacó fala “os filhos de teu pai a ti se inclinarão”, isso foi cumprido parcialmente com os reis David e Salomão, mas se cumprirá finalmente na segunda vinda de Yeshua. E também, quando Yaacov fala “Judá é um leãozinho...deita-se como um leão”, vemos que Yeshua é definido como o Leão da tribo de Judá, conforme está escrito em apocalipse 5:5.

Concluindo, as palavras de bençãos de Yaacov para Judá, foram cumpridas em parte no meio do povo dessa tribo, conforme mostramos, mas elas também se tratavam do Messias que viria, e nisso podemos perceber através deste estudo que Yeshua cumpriu parte dessas palavras enquanto esteve nesta terra como um rabino da galiléia, e conforme os profetas, o servo sofredor. Mas terminará de cumpri-las quando retornar em poder e glória, restaurando a Israel e todas as coisas, e devolvendo ao Eterno a autoridade que lhe foi dada, conforme vimos no texto de 1Co 15:25-28. Nisto tudo entendemos que Yeshua é o Mashiach, é a autoridade mencionada por Yaacov na benção citada pela Torá, cujo cetro não sairia de suas mãos, e isto está também de acordo com os profetas de Israel. Vivamos cada dia sendo instrumentos do Eterno nessa restauração que está próxima de terminar.

Bibliografia:

- Torá – Lei de Moisés. Editora Sefer
- http://www.hebraico.pro.br/r/biblia/
- http://emunah-fe-dos-santos.weebly.com/uploads/1/4/2/3/14238883/12-_vayiechi_e_viveu.pdf
- http://shemaysrael.com/parasha-vayechi/
- http://br.caminhosdatorah.org.br/parasha-vayechi-e-ele-viveu/
- https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/771015/jewish/Resumo-da-Parash.htm

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

A Vitória Final


Eis que eu lhes digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade. Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: "A morte foi destruída pela vitória". "Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão? " O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil. 1 Coríntios 15:51-58

O Rav. Sha'ul (apóstolo Paulo) estava neste trecho de sua epístola falando sobre a veracidade da ressurreição. É importante mencionar que a ressurreição de Yeshua é um fato bíblico incontestável, que vem sendo mencionado pelos profetas, mesmo que ainda não creiam, como alguns, na época dessa epístola, estavam ensinando aos discípulos que não haveria ressurreição, conforme podemos ler no início do capítulo 15 dessa epístola e também em Mt 22:23 e referências afins. 

Entretanto, para falarmos sobre ressurreição e vitória final, é necessário primeiro que voltemos lá no início de tudo, e falemos sobre a queda do homem e como ele era antes da queda.

As Escrituras nos revelam que o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus (Gn 1:27), alguns rabinos de Israel alegam através de midrashim (interpretações ou ensinos) que o homem fora criado à imagem do mashiach (messias). O fato que devemos nos ater é que o homem era perfeito, seria imortal, e tinha seu corpo glorioso, isto é, seu corpo era de luz, pois brilhava. Tanto o corpo de Adão e Eva brilhavam que eles antes do pecado nunca perceberam que estavam nus, isso por causa do brilho de seu corpo que ofuscava e lhes impedia de vê-lo. Tanto eram feitos de luz, que os rabinos dizem que os anjos e os animais ao olhar para o homem vindo ao longe pensavam que poderia ser Deus quem estava vindo. Esse mesmo tipo de corpo Yeshua teve ao ser ressuscitado dentre os mortos pelo Pai Eterno conforme vemos nos relatos dos evangelhos, em Jo 20:14 Maria Madalena não o reconhece, em Jo 20:19 os discípulos estavam de portas trancadas mas Yeshua entrou onde estavam, em Jo 20:26 mais uma vez de portas trancadas Yeshua entra e mostra suas feridas a Tomé. Esse corpo que atravessa paredes e brilha que Yeshua tem de pois de sua ressurreição o homem voltará a ter no futuro. E podemos entender que essa informação combina com o que lemos em Fp 3:21:

Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, para serem semelhantes ao seu corpo glorioso. 

Isso quer  dizer que é necessário crermos na promessa da ressurreição, pois Yeshua antes de ressuscitar ensinava sobre ela.

Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;  João 11:25

Os Apóstolos de Yeshua falaram sobre a ressurreição.

Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição. Romanos 6:5

Eles estavam muito perturbados porque os apóstolos estavam ensinando o povo e proclamando em Jesus a ressurreição dos mortos. Atos 4:2

Assim será com a ressurreição dos mortos. O corpo que é semeado é perecível e ressuscita imperecível; 1 Coríntios 15:42

E antes deles outros falaram também sobre ressurreição.

Mas os teus mortos viverão; seus corpos ressuscitarão. Vocês, que voltaram ao pó, acordem e cantem de alegria. O teu orvalho é orvalho de luz; a terra dará à luz os seus mortos.  Isaías 26:19

Multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, para o desprezo eterno. Daniel 12:2

Sendo assim, eu e você que cremos que Yeshua é o Messias, e que ele foi ressuscitado de entre os mortos, devemos crer também na promessa de que nós também ressuscitaremos.

e sairão; os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados. João 5:29

A ressurreição é a nossa vitória final contra o pecado, que é a transgressão da Lei, e contra a consequente morte, conforme lemos em 1Jo 3:4. Porque o salário do pecado é a morte, Rm 6:23.

Esse mesmo texto de Paulo nos diz que "o dom gratuito de D'us é a vida eterna em Cristo (Messias)...". E essa é a nossa vitória final, mas devemos nos manter firmes e constantes. 

Entretanto, para que possamos entender como nos manter firmes e constantes, de acordo com o que diz o verso 58 do texto da nossa reflexão, para alcançarmos nossa vitória sobre a morte precisamos compreender sobre o mistério que foi revelado através da obra do Mashiach Yeshua (Jesus) por meio dos ensinamentos do apóstolo.

I - O MISTÉRIO REVELADO (V. 51)
A palavra mistério é traduzida do hebraico "SOD", que também significa segredo. Através do ministério do Messias Yeshua, o mistério ou segredo que os profetas anunciaram foi revelado como alguns que mencionamos abaixo:

1 - O mistério da prosperidade dos ímpios.
Tu és justo, Senhor, quando apresento uma causa diante de ti. Contudo, eu gostaria de discutir contigo sobre a tua justiça. Por que o caminho dos ímpios prospera? Por que todos os traidores vivem sem problemas? Jeremias 12:1   

Também podemos ler o salmista Asaf disse sobre isso:

Quanto a mim, os meus pés quase tropeçaram; por pouco não escorreguei.Pois tive inveja dos arrogantes quando vi a prosperidade desses ímpios. Salmos 73:2,3

Mas o mistério é revelado através do ensino de Yeshua na parábola do rico e do lázaro em Lc 16: 19-31, pois a prosperidade dos ímpios dura somente nessa terra, pois se não se arrependerem no futuro estarão perdidos e sem nada. Uma pessoa que não se arrepende de seus pecados e se volta para o Eterno, já recebeu nesta vida todas as dádivas que podia. Vemos isso nos versos abaixo qu estão dentro do contexto desse subtópico.

Assim diz o Senhor a respeito de todos os meus vizinhos, as nações ímpias que se apoderam da herança que dei a Israel, meu povo: "Eu os arrancarei da sua terra, e arrancarei Judá do meio deles. Mas, depois de arrancá-los, terei compaixão de novo e os farei voltar, cada um à sua propriedade e à sua terra. E se aprenderem a comportar-se como meu povo, e jurarem pelo nome do Senhor, dizendo: ‘Juro pelo nome do Senhor’ — como antes ensinaram o meu povo a jurar por Baal — então eles serão estabelecidos no meio do meu povo.  Jeremias 12:14-16

2 - O mistério do novo nascimento.
Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". João 3:3

O novo nascimento é um mistério revelado para que eu e você pudéssemos passara a fazer parte do povo do Eterno. O novo nascimento é do Ruach (Espírito). E interessante é que nesse mesmo capítulo de João lemos a respeito da forma do Ruach HaKodesh (Espírito Santo) trabalhar. 

O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito". João 3:8

O vento, que também é uma tradução para Espírito, sopra onde quer, diz o texto, mas não sabemos de onde vem e nem para onde vai. Yeshua queria que entendêssemos que quem é nascido do Espírito, ou seja, passou pelo novo nascimento, é guiado por D'us. 

3 - O mistério da providência divina e da encarnação.
Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos!  Romanos 11:33

Não há dúvida de que é grande o mistério da piedade: Deus foi manifestado em corpo, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória. 1 Timóteo 3:16

A providência divina em preparar a salvação e livramento para seu povo sempre fora um mistério, mas foi revelado o segredo por meio de Yeshua e das boa novas trazias por ele. E isso se deu por conta de sua encarnação, seu nascimento, vida e ministério, que pode revelar ou manifestar D'us aos homens, por meio da autoridade que recebeu.

4 - O mistério do sofrimento dos justos.
Em Mt 5:3-12 podemos ler sobre as bem aventuranças e o sofrimento dos justos, pois nessa terra quanto mais sofrem, mais receberão no futuro, por ocasião da manifestação ou volta do Messias. Por isso, não devemos desanimar quando passamos por sofrimentos, porque eles fazem parte do mistério de D'us. Leia também o texto abaixo:

Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados. Hebreus 12:11

5 - O mistério da vida futura ou ressurreição e da união do Messias (Cristo) com seus seguidores.
Além do que o apóstolo Paulo fala em 1Co 15:51-53 devemos ler ainda o seguintes textos:

isto é, o mistério que me foi dado a conhecer por revelação, como já lhes escrevi brevemente. Efésios 3:3

Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja. Efésios 5:32

Estes versos nos mostrar que o Eterno tem um propósito e o cumprirá, pois o está revelando a quem se aproxima dele através de Yeshua.

O segundo assunto necessário para compreendermos a necessidade de permanecermos firmes e constantes, a fim de recebermos a vitória final é que as Escrituras predisseram essa vitória. 

II - AS ESCRITURAS PREDISSERAM ESSA VITÓRIA (V.55)
O apóstolo Paulo não inventou esses termos para falar de ressurreição, conforme lemos nos versos 55 e 56, isso foi tirado dos ensinos dos profetas de Israel e Judá, ele tirou das Escrituras.

1 - O fim da morte e da lágrima.
destruirá a morte para sempre. O Soberano Senhor enxugará as lágrimas de todo o rosto e retirará de toda a terra a zombaria do seu povo. Foi o Senhor quem disse! Isaías 25:8

E podemos comparar também com o que diz em Apocalipse 7:17

pois o Cordeiro que está no centro do trono será o seu Pastor; ele os guiará às fontes de água viva. E Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima". 

2 - A redenção da força da morte.
Eu os redimirei do poder da sepultura; eu os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as suas pragas? Onde está, ó sepultura, a sua destruição...Oséias 13:14 

Repare que os termos que o profeta usa são os mesmos que o  apóstolo Paulo usou nos versos 55 e 56, o que para nós fica claro é que ele somente estava seguindo o que os profetas ensinaram, isso não era nenhuma doutrina nova, mas ele estava tronando claro ou revelando o segredo. Agora compare também o que está dito em Jo 5:25 Eu lhes afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem, viverão.

E por último, coloco abaixo a única forma de conseguirmos a vitória final.

III - DEUS DÁ A VITÓRIA POR YESHUA (v. 57)
O apóstolos Paulo encerra o assunto dizendo uma "b'rakah" (benção), ou um agradecimento a Deus pela promessa e pelo seu cumprimento, mas para a receber existe uma condição, como vemos no verso 58.

1 - Sede firmes e constantes.
Ser firme e constante significa não sermos levados por dogmas e por situações quaisquer que nos cerquem. Também não devemos negligenciar a verdade da nossa fé, mas devemos continuar imitando a forma certa de viver dos que vieram antes de nós.

de modo que vocês não se tornem negligentes, mas imitem aqueles que, por meio da fé e da paciência, recebem a herança prometida. Hebreus 6:12

2 - Sejam abundantes na obra do Senhor
Muitas pessoas fraquejam na obra, começam e não continuam, e alguns nem mesmo fazem nada. E d'us que tudo vê recompensará a cada um segundo as suas obras. A Escritura nos instrui:

Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los. Hebreus 6:10

Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas em minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor, pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele. Façam tudo sem queixas nem discussões, para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo, retendo firmemente a palavra da vida. Assim, no dia de Cristo eu me orgulharei de não ter corrido nem me esforçado inutilmente. Filipenses 2:12-16

3 - Sejam servos em todos os momentos.
Ser servo em todos os momentos significa que sempre devemos considerar nossos irmãos como maiores do que nós, dando amor e ajudando nas necessidades.

Obedeçam-lhes não apenas para agradá-los quando eles os observam, mas como escravos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus. Sirvam aos seus senhores de boa vontade, como ao Senhor, e não aos homens, porque vocês sabem que o Senhor recompensará a cada um pelo bem que praticar, seja escravo, seja livre. Efésios 6:6-8

Concluindo, a nossa vitória final está prometida desde muito tempo, na Torá e nos Profetas. Ela foi confirmada por Yeshua e pelos apóstolos. E para que possamos viver esse momento que breve chegará devemos viver segundo nos foi orientado. Devemos ser firmes (emunah) e constantes (que não vacila), devemos viver de forma abundante o serviço ao Reino de D'us, seja na igreja, na rua, em casa ou em outros locais.

Que sejamos fiéis ao aguardar a promessa, pois ressuscitaremos, venceremos a morte e viveremos para sempre.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Permanecendo para Sempre

IJo 2:15-17


Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.


Alguns estudiosos estudiosos discutem à respeito da autoria dessa epístola, questionando se o apóstolo João é realmente o autor. Esses afirmam que alguém imitou o conteúdo e o estilo do texto do evangelho de João. Já outros acreditam que foi o apóstolo mesmo quem escreveu, justamente devido às semelhanças com o texto do evangelho de João, não seria nada fácil alguém imitar totalmente a forma de escrever de outra pessoa. Sua tese é reforçada pela forma como a epístola inicia o texto, dizendo ser testemunha ocular e pela autoridade empregada ao falar.  

Uma coisa é certa, tanto o evangelho quanto a epístola são do final do primeiro século. Essa epístola foi escrita para combater os ensinos do "gnosticismo", que era crescente naquela época, e deturpava a mente dos seguidores do Messias Yeshua. A origem do gnosticismo é de pessoas que haviam feito parte do "caminho" do Messias, mas se afastaram e geraram tais idéias. De acordo com o Manual Bíblico da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), eles se consideravam intelectuais, que possuíam o conhecimento superior de Deus. Eles também faziam distinção entre o espírito (bom) e a matéria (má). Esse pensamento levava à imoralidade, pois pensavam que nada que o corpo fizesse poderia manchar a pureza do espírito. Por isso, negavam a natureza humana de Cristo, sendo vista como algo ilusório ou temporário. E se Cristo era espírito não podia ter morrido. Por esses motivos é que se pode caracterizar esse tipo de ensino de doutrina de demônios, conforme o Rav Sha'ul (apóstolo Paulo) ensinou a Timóteo:

O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. 1 Timóteo 4:1

Por tudo isso, a mensagem da epístola é dupla:
- O Eterno é luz, e todos os que o seguem devem andar na luz; e
- O Eterno é amor, e os seus seguidores devem amar uns aos outros.

Quando lemos esses versos dessa epístola, algumas perguntas podem vir à nossa mente, tais como:
1 - O que é o mundo no texto?
2 - O que é amor ao mundo?
3 - Quais são as características do amor ao mundo?
4 - O que é a vontade de D'us?

Veremos um a um destes questionamentos. 

1 - O que é o mundo no texto?
A palavra mundo é usada nas Escrituras com vários significados, e é a tradução das seguintes palavras:

- Erets do hebraico - terra (umas 400 vezes), mundo (4 vezes);
- Tebel do hebraico - gerador de frutos ou terra habitável (35 vezes);
- Aion do grego - idade, dispensação, mundo (32 vezes);
- Ge do grego - terra (mais de 150 vezes), mundo (1 vez em apocalipse 13:3);
- Kosmos do grego - mundo ordenado, sistema do mundo (mais de 170 vezes); e 
- Oikoumene do grego - terra habitada ou mundo habitado (14 vezes).

No grego as palavras trazem significados importantes para o nosso contexto, principalmente as palavras "Aion" e "Kosmos".

Entretanto, nos versos que estamos analisando o termo traduzido como mundo é "Kosmos", ou seja, o texto está falando de um sistema, de uma ordem.

2 - O que é amor ao mundo?
Se no texto a palavra traduzida para mundo é "Kosmos", em que um dos seus significados é sistema do mundo, então amar o mundo é o mesmo que amar o sistema pecaminoso que nele vigora.

E lemos nessa mesma epístola que não podemos amar o mundo:
Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno. 1 João 5:19 

É por esse motivo que nos é orientado a não amar o mundo e o que nele há.

3 - Quais são as características do amor ao mundo?
Este sistema do mundo, o "Kosmos", se tornou o domínio do inimigo, conforme lemos em 1Jo 5:19. As características do amor ao mundo são demonstradas pela tríplice perversidade, de acordo com o verso 16 do texto em estudo. E são elas:
- A concupiscência da carne;
- A concupiscência dos olhos; e 
- A soberba da vida.

4 - O que é a vontade de D'us?
A vontade de D'us, de acordo com as Escrituras, é seguir as boas obras que o Eterno preparou de antemão para que nós seguíssemos, conforme Ef 2:10, que diz: Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.

E essas boas obras são a obediência aos mandamentos que D'us deu ao seu povo. Conforme Mc 3:35, Jo 7:17, At 20:27, Rm 1:10; 2:18;  e 12:2 entre outros.

Sendo assim, uma vez que entendemos o contexto dos versos dessa epístola, observemos os seguintes tópicos, com base no verso 17.
 O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

Inicialmente vejamos o primeiro tópico.

I - O SEU RELACIONAMENTO COM O MUNDO
Qual tem sido o seu relacionamento com este mundo e seu sistema em vigor? Como servo de D'us é necessário que pense nisso.

a) Você ama o mundo e o que nele há?
Quando amamos o mundo e seu sistema, estamos deixando de amar a D'us, isso é uma consequência automática do amor ao mundo.

b) As perversidades pelo amor ao mundo (v. 16)
A tríplice perversidade é o que se segue como consequência de amar ao mundo, seu relacionamento com o sistema deste mundo te leva a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida. 

c) O amor ao mundo te afasta do Eterno (v. 16)
Esse relacionamento com o sistema do mundo faz com que se afaste do Eterno, pois Ele não pertence a esse sistema, e exige que nós também não pertençamos. No entanto, o amor ao mundo, devido ao pecado gera o afastamento natural do Eterno, pois ele é Santo.

Então, podermos ver nesse segundo tópico porque não podemos amar a este mundo e a seu sistema.

II - AS COISAS DO MUNDO SÃO PASSAGEIRAS (2:17)
Tudo neste sistema mundano é passageiro, veja alguns exemplos:

a) As riquezas deste mundo passam (Lc 16:11)
Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riqueza? Ver também 1Tm 6;17.

b) A paz do mundo passa (Jo 14:27)
Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá...
Nas Escrituras o termo paz é "Shalom", que significa paz completa. E o mundo não possui essa paz completa, pois só o Eterno a pode dar.

c) A alegria do mundo passa (Jo 16:20)
Digo-lhes que certamente vocês chorarão e se lamentarão, mas o mundo se alegrará. Vocês se entristecerão, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria.

d) A sabedoria e o conhecimento deste mundo passam (1Co 1:26-29)
Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento. Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele.
 e) As coisas do mundo passam (1Co 7;29-31)
O que quero dizer é que o tempo é pouco. De agora em diante, aqueles que têm esposa, vivam como se não tivessem; aqueles que choram, como se não chorassem; os que estão felizes, como se não estivessem; os que compram algo, como se nada possuíssem; os que usam as coisas do mundo, como se não as usassem; porque a forma presente deste mundo está passando.
Ver também Is 24:4

Dessa forma, como há consequências e as coisas desse mundo passam devemos procurar fazer a vontade de D'us, pois ela permanece para sempre. Assim, vejamos nesse último tópico:

III - COMO FAZER A VONTADE DE D'US E PERMANECER PARA SEMPRE (2:17)
Dissemos acima que a vontade de D'us é a obediência aos seus mandamentos, e devemos entender como fazer para viver segundo a vontade do Eterno.

a) Renunciando o mundo (Lc 18:28-30)
Pedro lhe disse: "Nós deixamos tudo o que tínhamos para seguir-te! " Respondeu Jesus: "Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, mulher, irmãos, pai ou filhos por causa do Reino de Deus
deixará de receber, na presente era, muitas vezes mais, e, na era futura, a vida eterna".
 Perceba que é necessário renunciar ao sistema do mundo para viver a vontade do Eterno hoje e no futuro.

b) Depositar sua confiança (fé) em Cristo (Messias) (Jo 3:14-17)
O que vocês pedirem em meu nome, eu farei". "Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.

c) Permanecer no que foi ensinado (1Jo 2:24-27)

Quanto a vocês, cuidem para que aquilo que ouviram desde o princípio permaneça em vocês. Se o que ouviram desde o princípio permanecer em vocês, vocês também permanecerão no Filho e no Pai.
E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. Escrevo-lhes estas coisas a respeito daqueles que os querem enganar. Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam nele como ele os ensinou.

É necessário permanecermos no que foi ensinado, ou seja, aquilo que está escrito, não seguir aos dogmas que a religião criou, pois ela faz parte do sistema deste mundo também.


d) Seguir a revelação da Palavra 
conforme mencionei acima, devemos seguir as Escrituras, pois nela encontramos o necessário para fazermos a vontade do Pai.

e) A vontade de D'us é a obediência à Torá (Instrução, lei)
Quando obedecemos à Torá que o Eterno deu, estamos fazendo a vontade dele, pois nela consta a vontade do Eterno para os homens. 

Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados. 1 João 5:3

Concluindo, para que todos nós possamos permanecer para sempre devemos fazer a vontade do Eterno, deixando o mundo de lado e obedecendo à instrução do Eterno que está escrito em sua Torá. Devemos renunciar ao relacionamento com esse mundo e seu sistema, pois ele nos afasta do Pai. e a cada dia devemos nos apegar ao Senhor e a sua Palavra a fim de permanecermos firmes para sempre.

Shalom!




sábado, 21 de dezembro de 2019

Estudo da Parashá Vaiêshev (E habitou)


Estudos da Torá

Parashá nº 9 – Vaiêshev (E habitou)

Bereshit/Gênesis Gn.37:1-40:23

Haftará (separação) Am 2:6-3;8 e

B’rit Hadashah (nova aliança) Mt 14:1-15:39 e At 7:9-16


1 - INTRODUÇÃO

Essa parashá (porção), chamada Vaiêshev (E habitou), inicia com a descrição do grande amor de Yaacov por seu filho Yossef, e isso culmina com o ódio de seus irmãos. Esse ciúme que eles sentiram cresceu ainda mais quando o jovem lhes conta seus sonhos. No entanto, poderemos ver que tudo estava no controle do Eterno, pois ele sempre anuncia a seus servos o que está por fazer. É isso que enfocaremos no estudo dessa porção.

2 – ESTUDO DAS PALAVRAS

No estudo dessa porção, no site “Emunah a fé dos santos”, o autor diz que existe uma diferença entre habitar e peregrinar. Isso porque um peregrino não tem uma morada fixa, está em constante movimento, indo de um lugar para outro, é um nômade. E Yaacov teve o desejo de fixar e deixar de ser peregrino. Entretanto, o autor continua dizendo que quando um justo quer deixar de lutar para desfrutar da vida, está tentando receber de antemão aquilo que virá a receber no mundo vindouro (Olam Habá). No entanto, o Eterno não permitiu isso, e dessa forma permitiu que acontecesse todo o problema com Yossef. Essas tribulações serviram para ensinar a Yaacov, a Yossef, aos irmãos e também serve para cada um de nós.

Antes de continuar, precisamos entender que é importante que os pais saibam que não devem ter preferências entre os filhos, para que não aconteça o que houve entre os filhos de Yaacov. Olhando sob o ponto de vista humano, tudo o que aconteceu, e que você pode ler na Torá, a respeito da vida de Yossef, é devido à preferência de Yaacov para com esse seu filho mais jovem na época. Porém, ao olharmos com os olhos espirituais, dentro do contexto de toda a Escritura, podemos perceber que o Eterno se utilizou dessas coisas para cumprir seus planos. E entenda que ele não faz isso sem antes avisar aos seus servos, e foi o que aconteceu, através dos sonhos que Yossef teve.

É necessário que passemos por lutas nesta vida para podermos estar espiritualmente sadios. Isso porque, quando não temos tribulações, há uma tendência de relaxarmos e adormecermos espiritualmente. As tribulações e lutas nos mantém alerta e nos leva a buscar o Eterno em todos os momentos. Reparem o que Moshê disse ao povo em Devarim/Deuteronomio 4:30.

Quando vocês estiverem sofrendo e todas essas coisas tiverem acontecido com vocês, então, em dias futuros, vocês voltarão para o Senhor, o seu Deus, e lhe obedecerão.”

Yeshua também falou sobre o tema, veja:

"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". João 16:33

Interessante é que quando o rabino da Galiléia, falou sobre isso, ele estava prestes a ser levado preso. Pelo Ruach HaKodesh ele sabia o que passaria, e estava ensinando a seus talmidim (discípulos) que eles passariam por tribulações e perseguições. De mesma forma o rabino Sha’ul (apóstolo Paulo) consolando os irmãos afirmou o seguinte sobre o passar por tribulações:

...É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus". Atos 14:22b

E em outro lugar o mesmo rab. Sha’ul diz:

Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.” Romanos 5:3-5

E temos ainda o texto do escritor aos Hebreus, falando sobre o Filho de Elohim e as tribulações que passou e o que aprendeu por meio delas. “ainda que era Filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu.” Hb 5:8

Nessa porção e na próxima veremos os sofrimentos de Yossef, e eles nos mostram que Adonai em seu plano para Israel e para a restauração do mundo, permite que passemos por tribulações para nos aperfeiçoar. Dessa forma, aquele que pretende fugir ao sofrimento e aos problemas nunca poderá aprender a obediência, pois esses sofrimentos que passamos no mundo presente, produzem uma glória que permanecerá no mundo vindouro, quando Mashiach governará e também quando tudo for restaurado, conforme lemos em 2Co 4:17:

porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno pelo de glória;” E também em conformidade com a epístola aos Romanos:

O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de YHWH; e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de YHWH e co-herdeiros do Messias; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada.” Rm 8:16-18
Yossef, no plano do Eterno, após padecer suas tribulações que o prepararam para o futuro, assumiu um importante cargo no Egito, de forma que pode fazer a diferença não apenas para a sua família, mas para todos ao redor. E da mesma maneira cada um de nós, para sermos herdeiros do mundo vindouro, devemos padecer assim como o Messias padeceu. Quanto mais sofrimento neste momento maior será a glória no futuro, conforme lemos em 1Pe 1:7;

...para que a prova da vossa fé (emunah), mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação do Messias Yeshua.”

Disse anteriormente que o Eterno não faz nada sem antes avisar aos seus servos, e que os sonhos de Yossef foram Elohim avisando o que estaria fazendo. O Eterno sempre anuncia anteriormente por meio de seus profetas e servos e podemos ver isso no texto da Haftará (separação) dessa porção, que está em Am 3:7:

Certamente o YHWH Soberano não faz coisa alguma sem revelar o seu plano aos seus servos, os profetas.” Amós 3:7

Os sonhos que Yossef contou naquele momento em que seus irmãos estavam com raiva dele serviu para aumentar mais essa raiva, o que culminou no ataque dos filhos de Yaacov contra seu irmão Yossef, e sua consecutiva venda como escravo. Atualmente, vemos pregadores nos púlpitos das igrejas anunciarem nesta passagem que o crente não deve contar seus sonhos a ninguém. No entanto, se os sonhos forem dados por D’us, eles tem um propósito e o Eterno não faz nada para ficar em oculto, ele revela a seus servos. E no caso, os sonhos de Yossef eram para prepará-los para o que viria. Embora não deram atenção na hora, mas entenderam no fim.

Muitos homens de D’us tiveram sonhos e receberam profecias para que hoje eu e você tivéssemos como saber o que acontecerá. Muitas coisas que foram anunciadas pelos profetas do TANAK (Torá, Neviín e Ketuvin ou Antigo Testamento) já aconteceram, outras aconteceram em partes e muitas ainda estão por acontecer.

O Mashiach profetizado nas Escrituras como Bem Yossef (filho de José ou com as características de José) já veio e viveu entre seu povo, foi homem de dores como profetizou Isaías:

Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de dores e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima.” Isaías 53:3

Com tudo que foi dito até aqui, podemos perceber que o sofrimento e as tribulações em nossas vidas servem para nos aproximar do Eterno, para nos aperfeiçoar no Reino de D’us e nos preparar para a Restauração de todas as coisas. Também servem para que nós sejamos exemplos e possamos ser usados como instrumentos na vida de outros, a fim de levá-los a D’us, assim como aconteceu com Yossef, que foi canal para que muitos pudessem conhecer seu D’us. Eu e você através de nossa vida de obediência à Torá e humildade em meio as tribulações podemos ser bençãos para as pessoas ao nosso redor.

Que possamos servir de instrumentos do Eterno para a restauração deste mundo.

No estudo da próxima parashá (porção) veremos as características que nos mostram que Yossef é um tipo do Masshiach.

Bibliografia:

- Torá – Lei de Moisés. Editora Sefer
- http://www.hebraico.pro.br/r/biblia/
- http://hebraico.top/biblia-hebraica-online-transliterada/
- http://emunah-fe-dos-santos.weebly.com/uploads/1/4/2/3/14238883/09-vayeshev_e_habitou.pdf
- http://shemaysrael.com/parasha-vayeshev/
-https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/771012/jewish/Resumo-da-Parash.htm