Estudos
da Torá
Parashá
nº 1 – Bereshit (No Princípio)
Bereshit/Gênesis
1.1-6.8
Haftará
(separação) Is 42.5-43.10 e
B’rit Hadashah (Nova Aliança) Mt 1:12:23
1
- INTRODUÇÃO
Na semana que passou reiniciamos o ciclo de estudos da Torá, juntamente com nossos irmãos judeus, judeus messiânicos e crente em Yeshua que guardam os mandamentos em todo o mundo.
Este é o livro dos começos. Podemos aprender muita coisa ao estudarmos a Torá com singeleza de coração, amor e dedicação, pois é a revelação da vontade do Eterno ao ser humano.
Este é o livro dos começos. Podemos aprender muita coisa ao estudarmos a Torá com singeleza de coração, amor e dedicação, pois é a revelação da vontade do Eterno ao ser humano.
Bereshit
é o nome do livro e o nome da porção, assim como é a primeira palavra que
aparece no texto em hebraico.
Neste
estudo falaremos um pouco sobre a criação do homem e veremos o que a Torá quer
nos instruir com esse relato que é também profético.
2 – ESTUDO DAS PALAVRAS
Ao estudar essa porção da Torá, nos deparamos com o início de tudo o que
foi criado no âmbito material. O Eterno cria todas as coisas do nada, por isso
o texto usa a palavra “bará”, e a cada dia da criação, que pode não ser
um dia de 24h como conhecemos, o criador faz pela sua palavra que as coisas
sejam criadas. Tudo o que existe, desde a escuridão e a luz, o dia e a noite,
os animais, a terra e o mar, e etc. Até que no sexto dia o Eterno Elohim cria
ser humano. E o mais interessante e profético, é que Ele cria o ser humano e
logo depois descansa, ou seja, cria o shabat (sábado). D’us cessa o trabalho no
sétimo dia, e o santifica, separa, como um dia de descanso, repouso. Iremos
entender isso no decorrer desse estudo.
“E
disse Elohim: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e
domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e
sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou
Elohim o homem à sua imagem; à imagem de Elohim o criou; homem e mulher os
criou.”Gn 1:26-27
Naquele
sexto dia, conforme o relato de Gn 1.26-27, Adonai formou o corpo humano do pó
da terra, e sopra em suas narinas o Ruach (Espírito) fazendo que ele se torne
um ser vivo, ou alma vivente.
De
acordo com o site Yeshuachai.org, a primeira palavra pronunciada por D’us, “haja
luz”(vaihi ohr) em Gn 1:3, foi proferida na intenção de todos os que
desejam contemplar Sua Glória, como podemos ler no profeta: “Levanta-te, e
ilumine, porque vem a tua luz” (Is 60:1). Dessa forma, podemos ver que
quando Adam (Adão) abriu os olhos pela primeira vez, e sua consciência humana
nasceu, ele compreendeu imediatamente que o Eterno criou todas as coisas,
incluindo eles próprios. De acordo com um Midrash (comentário alegórico dos
rabinos), as primeiras palavras deste Adão (ser humano) consciente foram: “Adonai
malach olam Vaed” - Adonai é o Rei por toda a eternidade. E Hashem (D’us),
disse: “Agora todos saberão que Eu Sou Rei”, e se contentou muito, e
esse teria sido o momento “Tov Me’od” (muito bom) da criação, quando D’us viu
tudo o que tinha feito “e viu que era muito bom” (Gn 1:31). Por isso, o nome
para o ser humano, ou seja, Adam, אָדָם, está
relacionado com a palavra “muito” – me’od” מְאד. Perceba
que duas letras se repetem, o Alef e o Dálet. Isso aponta para importância do homem
na criação.
Sobre
esse assunto, o site judeu.org diz que, Gn 1 começa com uma premissa anterior
de que os seres humanos são os seres mais importantes no mundo, e trabalham
dali pra trás desde a criação o que precisaria existir antes deles, para que
pudessem prosperar, no sentido conseguirem viver no mundo. Observe que o
objetivo disso é óbvio, ou seja, demonstrar que o homem, que fora criado à
imagem e semelhança do Eterno, é um elemento muito importante da Criação. No
entanto, o Eterno está no comando de tudo, suprindo o homem no que for
necessário. Bastando apenas obedecer e ter fé para andar em seus caminhos.
A Criação do Homem e o Shabat
Como
vimos até aqui, Adonai cria o homem, e dá tudo o que ele tem, inclusive sua
própria vida, conforme pode ser confirmado pelo profeta Isaías: “Assim diz
Elohim, o YHVH, que criou os céus e os desenrolou, e estendeu a terra e o que
dela procede; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que
andam nela...”
Depois
de criar todas as coisas e também o homem, o Eterno Elohim, cria uma última
coisa, o Shabat, o descanso. Quando lemos o texto parece algo estranho vermos
um D’us que cria tudo, e que descansa ao final.
Perceba
que esse ato de Elohim descansar foi também a primeira coisa que o homem fez
depois de ser criado. Observe o texto bíblico:
“E Deus viu tudo o que havia
feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o
sexto dia.” Gênesis 1:31
“Assim foram concluídos os
céus e a terra, e tudo o que neles há. No sétimo dia Deus já havia
concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. Abençoou Deus o
sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara
na criação.” Gênesis 2:1-3
Note
que em Gn 1:31, assim como nos textos anteriores, referentes aos dias da
criação, a Torá nos diz sobre “a tarde e a manhã”, um dia. No sexto dia, após fazer
o homem, novamente aparece o texto “a tarde e a manhã”, e finaliza o texto,
mostrando-nos que também acabou o sexto dia. Isso porque no calendário bíblico
um dia começa com o final da tarde, ao por do sol. Assim, ao final do sexto
dia, inicia o sétimo (hasheviy), o dia do descanso (shabat).
E
o ser humano que havia acabado de ser criado inicia o dia de descanso com o seu
criador. Isso nos mostra algo especial e profético, pois o shabat além de ser
dia de descanso, é também dia de comunhão com o Eterno e com sua família. Por
isso, esse momento nos aponta para o desejo de Elohim em ter comunhão com o
homem. Aquele fora o primeiro momento de comunhão de D’us com o ser humano, nos
indicando que novamente esse tempo de comunhão íntima será restaurado no Olam chabá
(mundo vindouro), através da volta do messias Yeshua.
O
shabat é um dia especial para o Eterno, conforme demonstramos acima. O texto
nos diz que Adonai abençoou o dia sétimo, e o santificou (separou). Na criação
este é o único dia que recebe um nome, “há sheviy” (o sétimo). A palavra
santificar vem do hebraico “kadosh” que significa “ser consagrado, ser
santo, ser separado”. E o fato de o Eterno criador descansar no sétimo dia, nos
mostra que Adonai estava dando exemplo ao homem daquilo que ele deveria fazer.
Com isso podemos facilmente entender a atitude do homem, guardar o shabat,
juntamente com o Eterno, seu criador. E segundo o site Shemaysrael.com, Elohim
diz ao homem que a importância maior na vida do homem seria a comunhão entre a
criatura e o Criador. Nada substituiria este momento entre os dois e justamente
por isso Adonai estabelece que o shabat será separado, santificado, consagrado
para o homem e para Ele.
Ainda
se tratando da criação do homem, podemos perceber que o ser humano é a forma
visível daquilo que até então era invisível. De acordo com o entendimento das
Escrituras Sagradas o homem físico é feito à imagem e semelhança do Eterno. Os
sábios de Israel afirmam que essa imagem e semelhança também vem dos seres
espirituais (anjos), bem como do messias que já existia antes da criação do
mundo material. A diferença deste homem que é criado, é que este tem um corpo
físico. Ele é espiritual e carnal, ao contrário dos seres celestiais que não
tem corpo físico.
Por
isso devemos concluir, que o ser humano teria que refletir a forma de ser do Eterno
no mundo físico, da mesma forma que os anjos refletem no mundo espiritual.
Veja
Romanos 5:14b: “Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir”
Note
que Adão, o homem, foi criado segundo o plano do Messias. Pois, assim como o
Messias, a origem, estava predestinado a ser o reflexo do Eterno, Adão teria
que ser feito semelhante a esse plano, esse molde, esse homem original.
Bibliografia:
- Torá – Lei de Moisés. Editora Sefer
- http://www.hebraico.pro.br/r/biblia/quadros.asp
- http://hebraico.top/biblia-hebraica-online-transliterada/
- https://judeu.org/bereshit/
- https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/771004/jewish/Resumo-da-Torá
- http://shemaysrael.com/parasha-bereshit/
- http://www.yeshuachai.org/forums/topic/parasha-bereshit-genesis-11-68/
- http://emunah-fe-dos-santos.weebly.com/uploads/1/4/2/3/14238883/01_bereshit.pdf
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