Páginas

Boas Vindas

Seja Bem Vindo e Aproveite ao Máximo!
Curta, Divulgue, Compartilhe e se desejar comente.
Que o Eterno o abençoe!!

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Estudo Especial de Sucot (tabernáculos) com Sugestão de Liturgia

 Este é um material que produzi em pdf para ajudar os irmãos em teshuvah, e está disponível na biblioteca da Kahal Teshuvah Brasil no Telegram.

Breve Histórico


Sucot é também uma Moed (encontro marcado). É uma festa com duração de sete dias, que inicia cinco dias após o Yom Kipur, e celebra a proteção de D’us ao povo de Yisrael após o êxodo do Egito. Dentro do olhar profético esta festa aponta para Reino de Yeshua no milênio e para o fim, quando tudo for restaurado e o Eterno será um em todos, conforme lemos em Zc 14 e Ap 21 e 22.

Celebramos no dia 15 do 7º mês, conforme já mencionamos, 5 dias depois de Yom Kipur - Dia do Perdão, a festividade de Sucot, comumente conhecida como 'A festa das Cabanas' ou A festa dos Tabernáculos", conforme lemos em Vaikrá/Lv 23 :33-39:

"E falou o Eterno a Mosheh, dizendo: Fala aos filhos de Yisrael: Aos quinze dias deste mês sétimo será a festa dos tabernáculos ao Senhor por sete dias. No primeiro dia, haverá convocação sagrada; não realizem nenhum tipo de trabalho comum. Durante sete dias, tragam a Adonai uma oferta feita pelo fogo; no oitavo dia, façam uma convocação sagrada e levem a Adonai uma oferta feita pelo fogo; este é um dia de assembléia pública; não realizem nenhum tipo de trabalho comum. Esses são os tempos designados por Adonai que vocês devem anunciar como convocações sagradas e nos quais levarão uma oferta feita pelo fogo para Adonai – uma oferta queimada, uma oferta de grãos, um sacrifício e ofertas de bebida, cada uma em seu dia – além dos shabatot de Adonai, e de seus presentes, todos os seus votos e todas as suas ofertas voluntárias dados a Adonai. No entanto, no décimo quinto dia do sétimo mês, quando tiverem juntado o produto da terra, guardem a festa de Adonai por sete dias; no primeiro dia haverá descanso, e no oitavo dia haverá descanso" Levítico 23:33-39

Sucot significa cabanas, que são os abrigos ao ar livre ordenados pela Torá nos quais vivemos durante a Festa. A sucá (singular) nos cerca por todos os lados, simbolizando a fé na proteção e atenção Divina – não apenas na vida espiritual, mas na nossa vida real no mundo físico. Fazer todas as nossas refeições na sucá representa a vida real – com nada além de D’us protegendo cada movimento nosso

A Torah estipula o décimo quinto dia de Tishrei, o sétimo mês, como o momento em que o povo de Yisrael e os ex-gentios enxertados, têm que começar a habitar em sucot (Tendas ou Cabanas) e celebrar a provisão de D'us.

Este santo dia é tão alegre que judeus tradicionais nem sequer esperam o décimo quinto de Tishrei para construir sua Sucá, muitos começam a construção cinco dias antes da data, imediatamente após o encerramento de Yom Kippur.

Sucot é a festa que lembra-nos dos 40 anos, quando Yisrael teve que habitar em tendas pelo deserto. Então, para que o povo de Yisrael nunca se esquecesse disso todos os Israelitas por gerações perpétuas terão que morar em cabanas por 7 dias a partir do dia 15 do 7o mês, conforme já mencionado. Essa festa também permite-nos olhar para o futuro, entendendo que é um apontamento para o milênio, quando o messias Yeshua estará reinando na Santa cidade refletindo a presença do Eterno no meio dos santos ressuscitados e de todos que lá estiverem.

Nessa festa nos igualamos socialmente por 7 dias, mas essa igualdade é para baixo, pois saímos de nossos lares, casas simples ou mansões e todos habitamos em tendas improvisadas, feitas com materiais simples e frágeis que são apontamentos proféticos para nossas vidas, nossos corpos fracos e débeis. No entanto, mesmo assim, o Eterno habita conosco e está em todos os que procuram viver segundo seus decretos. Que grande lição o Criador nos dá não é mesmo?

Uma sucá é simples, algumas paredes resistentes ao vento e um telhado de vegetação natural que proporciona mais sombra do que sol, e está pronta. Durante sete dias e sete noites fazemos todas as nossas refeições na sucá. A cada vez que iniciamos uma refeição recitamos uma bênção especial que colocaremos mais à frente.

Para quem pensa que a festa das Cabanas é uma festa trivial, existe uma passagem em Zc 14:16-19 que demonstra a fúria do Eterno por sua festa dos Tabernáculo ser desprezada pelos homens:

"E acontecerá que, todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos. Se uma das famílias da terra não subir a Yerushalayim para adorar o rei, Adonai-Tzva’ot, nenhuma chuva cairá sobre eles. Se a família do Egito não subir, se ela se recusar a vir, não ocorrerá a enchente(anual do Nilo); além disso, virá a praga com que Adonai ferirá as nações que não subirem para guardar a festa dos tabernáculos. Este será o castigo do pecado dos egípcios e o castigo do pecado de todas as nações que não subirem a celebrar a festa dos tabernáculos" Zc 14:16-19

Como a Festa de Sucot coincide com a estação das colheitas em Yisrael, D’us é enaltecido não só pelas orações, mas também pelo uso dos frutos da terra.

O JANTAR DE SUCOT

Como a maioria das Moedim (encontros marcados), sucot também tem mesa de jantar, embora não haja uma lista específica de alimentos para essa festa, como ela é celebrada no final da colheita em Yisrael, podemos usar muitos frutos da terra e o que desejar e puder, claro em se tratando de alimentos kosher.

Na festa de Sucot também cumprimos a mitsvá das Quarto Espécies todos os dias de Sucot, exceto no Shabat. Veja as instruções à frente.

As Quatro Espécies

O que podemos aprender com algumas folhas e uma fruta exótica? A mitsvá especial de Sucot das Quatro Espécies – lulav, etrog, hadassim e aravot – é muito importante e simboliza unidade e harmonia. Veja que a Torá estabelece as quatro espécies em Lv 23:40:

No primeiro dia vocês apanharão os melhores frutos das árvores, folhagem de tamareira, galhos frondosos e salgueiros, e se alegrarão perante o Senhor, o D’us de vocês, durante sete dias.” Lv 23:40

- O LULAV (Ramo de Palmeira)

Provém de uma tamareira com muito sabor, porém inodora. Simboliza o erudito – a pessoa com vasto conhecimento mas pouco “esforço” no sentido do cumprimento de mistvot. Pode ser substituído por ramos de coqueiros.

- O ETROG (Fruta Cítrica)

Tem sabor e odor intensos. Simboliza o empreendedor – a pessoa cuja grande erudição de Torá iguala-se ao seu alto cumprimento de mitsvot. Pode ser substituído por limão siciliano ou outro limão.

- OS HADASSIM (Galhos de Murta)

Têm bom odor mas são sem sabor. Simbolizam o realizador – a pessoa com muitas mitsvot mas pouco estudo sério. Pode ser substituído por ramos de alecrim.

- OS ARAVOT (Ramos de Salgueiro)

Não possuem sabor nem odor. Simbolizam o indefinido – a pessoa que leva a vida mais básica. Pode ser substituído por ramos de árvores que não tenham odor e nem sabor ou não frutífera.

Juntos, os quatro indicam tudo o que foi criado por D’us para o homem; mostram, claramente, tudo o que a natureza deu ao homem para seu bem. As quatro espécies, ligadas em um só feixe, simbolizam a união. Embora separadamente cada uma delas tenha pouco valor, em conjunto formam um grupo forte, assim como deve ser nossa vida com nossos irmãos.

Os sábios de Yisrael afirmam que são reservadas bênçãos especiais para todos aqueles que unem os quatro tipos de espécies e fazem as orações sobre as mesmas. Com exceção do etrog, as outras três espécies são amarradas por anéis feitos de fibras de palmeira trançados. Segurando os ramos na mão direita e o etrog na mão esquerda, as quatro espécies são agitadas para as seis direções do espaço, ou seja, para as quatro direções do quadrante, para cima e para baixo. Com isso se está reconhecendo que D’us se encontra em toda parte e que seu reinado é eterno. Outra coisa, segundo o Rav. Yochanan Ben Yaacov, balançar o lulav em todas as direções tem um apontamento profético, pois conforme já dissemos as 4 espécies representam quatro tipos de pessoas, e balançar o lulav é um apontamento para que o conhecimento do Eterno chegue a todos os cantos da terra.



                                                 Formas de Lulav


COMO BALANÇAR O LULAV

1. Pegue o lulav amarrado com 3 galhos murta ou alecrim, 2 ramos de salgueiro ou outra árvore e 1 ramo de palmeira, segure-o na sua mão direita, e o etrog com a mão esquerda, de frente para o leste.

2. Recite a bênção do lulav (a bênção está abaixo).

3. Segurando as 4 espécies juntas, mova-as três vezes em cada direção (direita, esquerda, frente, cima, baixo e trás). A cada movimento realizado, afaste as quatro espécies na direção especificada e aproxime-as do coração.

Esta mitsvá é cumprida diariamente nos sete dias de Sucot, exceto Shabat.


SUGESTÃO DE LITURGIA PARA SUCOT


BÊNÇÃO DAS LUZES (Geralmente feita pelas mulheres)

Baruch Atá Adonai, Eloheinu Meléch Haolam, asher kideshânu bemitsvotáv vetsivânu lehadlík ner shel Sucot.

Bendito sejas Tu, Eterno nosso D'us, Rei do Universo, que nos santificou com Seus Mandamentos e nos ordenou acender as Luzes de Sucot.


FAÇAM SUA ORAÇÃO PESSOAL...…

Oração dando graças ao Eterno por este dia, reconhecendo-o como Criador dos Céus e da Terra. E apresentando Yeshua como nosso cordeiro. Lembrando e Guardando este dia de festa como sinal da nossa aliança com D’us.


LEITURA DA TORÁ

Lv 23:33-43

CÂNTICO DA CANÇÃO DO SHALOM ALECHEM

Shalom Alechem mal’achêi hasharêt, mal’achêi Elion, miMêlech Malchêi ham’lachim haKadósh Baruch Hu.

Boachêm leshalom, mal’achêi hashalom malachêi Elion, miMélech Malchêi ham’lachim haKadósh Baruch Hu.

Barchúni leshalom, mal’achêi hashalom malachêi Elion, miMélech Malchêi hamelachim haKadósh Baruch Hu.

Tsetchêm leshalom, mal’achêi hashalom malachêi Elion, miMélech Malchê hamelachim haKadósh Baruch Hu.

SHALOM ALECHEM - A Paz esteja convosco, anjos da paz, anjos do altíssimo, enviados por parte do Rei dos Reis, O Santo Bendito Seja Ele.

BOACHÊM - A vossa vinda seja em Paz, anjos da paz, anjos do Altíssimo, enviados por parte do Rei dos Reis, o Santo Bendito seja Ele.

BARCHÚNI - Abençoai-me com paz, anjos da Paz, anjos do Altíssimo, enviados por parte do Rei dos Reis, o Santo Bendito seja Ele.

TSETCHÉM - A vossa saída seja em Paz, anjos da Paz, anjos do Altíssimo, enviados por parte do Rei dos Reis, o Santo Bendito seja Ele.


A MULHER VIRTUOSA – Pv 31:10-13

ECHET - CHÁYIL

A mulher virtuosa, quem a pode achar. Porque seu valor muito excede ao de Pérolas. O coração do seu marido confia nela e não lhe haverá falta de lucro. Ela lhe faz o bem e não o mal, em todos os dias de sua vida. Ela busca lã e linho, e de bom agrado trabalha com suas mãos.


BENÇÃO DA SANTIFICAÇÃO DO DIA

Bendito Sejas tu, Eterno nosso D'us Rei do Universo, que nos acolheste dentre os Povos, nos elevaste acima de todas as Nações e nos Santificaste com Seus Mandamentos. E Tu tens nos dado com Amor esse dia de Recordação, um dia festivo de Santa Convocação, em memória do Êxodo do Egito. Pois nos escolheste e nos santificaste sobre todos os Povos; e Tua Palavra, nosso Rei, e verdadeira e determinada para sempre. Bendito és Tu, Eterno, Rei de toda Terra, que santificas Israel e as Tuas Festas.


BENÇÃO DA SUCÁ

Bendito sejas Tu, Eterno nosso D'us, Rei do Universo, que nos deste a Vida, nos sustentaste e nos fizeste chegar a essa época. Bendito sejas Tu, nosso D'us Rei do Universo que nos santificaste com Teus Mandamentos e nos ordenaste construir e habitar em uma Cabana.


BÊNÇÃO DO VINHO

Baruch Atá Adonai, Elohêinu, Mélech Haolam, borê pri hagáfen. Be shem Yeshua ha Mashiach, Amén!

Bendito sejas Tu, Senhor, nosso D’us, Rei do Universo, que criaste o fruto da videira. Em nome de Yeshua o Messias, Amém!


BÊNÇÃO DA LAVAGEM DAS MÃOS

Bendito sejas Tu, Eterno nosso D'us, Rei do Universo, que nos santificaste com Teus Mandamentos e nos ordenaste lavar as mãos.


BÊNÇÃO DOS PÃES

Baruch Atá Adonai Eloheinu Mélech Haolam, hamotsí léchem min haárets. Be Shem Yeshua Ha Mashiach, Amên!

Bendito sejas Tu, Senhor, nosso D’us, Rei do Universo, que tira o pão da terra. Em nome de Yeshua o Messias, Amém!



BÊNÇÃO DAS QUATRO ESPÉCIES

Ao fazer a bênção das "quatro espécies" pela primeira vez, recite a seguinte bênção:


Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu Mêlech haolam, shehecheyánu vekiyemánu vehiguiánu lizman hazê:

Bendito és Tu, A-do-nai, nosso D'us, Rei do Universo, que nos deu vida, nos manteve e nos fez chegar até a presente época.


Agora, antes de juntar o etrog com o lulav, recite a bênção das 4 espécies.


Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu Mêlech haolam, asher kideshánu bemitsvotav, vetsivánu al netilat lulav

Bendito és Tu, A-do-nai, nosso D'us, Rei do Universo, que nos santificou com Seus mandamentos, e nos ordenou pegar o lulav.


OS MOVIMENTOS DAS QUATRO ESPÉCIES

As movimentações são feitas três vezes em cada direção da seguinte forma:


  1. para a direita;

  2. para a esquerda;

  3. para frente;

  4. para cima;

  5. para baixo;

  6. para trás.


Após LEIAM SALMOS 91 EM VOZ ALTA.


UMA BREVE MEDITAÇÃO DAS ESCRITURAS (Opcional)

Textos sugeridos: Lv 23:33-43; Dt 16:13-15; Ed 3:4; Zc 14:16-21; Jo 7:2,-9; 11-44; 2Pe 1:13-14; Ap 7:15; 13:6; 21:3.


Benção Sacerdotal

Yevarechechá Adonai veishmerêcha. Iaêr Adonai panáv elêcha vichunêka. Issá Adonai, panáv elêcha veiassêm lechá Shalom.

Que o Senhor te abençoe e te guarde. Que o Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti. Que o Senhor sobre ti levante o Seu rosto e ponha em ti a paz.




TÉRMINO DA LITURGIA DO INÍCIO DO SHABBAT ANUAL DE SUCOT, APAGUEM AS VELAS, GUARDEM O MATERIAL DA LITURGIA,....JÁ PODEM JANTAR .


Nenhum comentário:

Postar um comentário