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quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Estudo da Parashá Lech Lechá - A jornada de Avram e o Papel Redentor do Mashiach.

 


Estudos da Torá

Parashá nº 3 – Lech Lechá (Vá Por ti)

Bereshit/Gênesis 12.1-17.27

Haftará (separação) Is 40.27-41.16 e

B’rit Hadashah (nova aliança) Mt 5.1-48; At 7:1-8


Tema: A jornada de Avram e o Papel Redentor do Mashiach.


Essa semana estudamos a parashá Lech Lachá, e podemos ver que a promessa do Eterno a Avram marca o início de uma missão que ultrapassa os limites do povo de Yisrael, alcançando pessoas de todas as nações. Ao dizer a Avram que nele “seriam benditas todas as famílias da terra”, o Eterno estabelece uma aliança que define Yisrael não apenas como uma nação escolhida, mas como uma luz para as nações. Este estudo explora como a promessa de Avram se estende através das gerações e se concretiza na figura do Mashiach, o descendente de Avram chamado para redimir as casas de Yisrael e Yehudah, bem como unir pessoas das nações no serviço ao Eterno. Convido você neste estudo para, a partir das Escrituras e das profecias, entendermos como o Mashiach cumpre o propósito de Avram, levando redenção e bênção a todos que buscam o caminho do Eterno, tornando-se assim o ponto culminante da aliança universal prometida.


A PARASHÁ DA SEMANA

Esta é a terceira semana do novo ciclo de estudos da Toráh, estamos na Parashá Lech Lechá, e ela nos apresenta o chamado do Eterno a Avram, um momento decisivo na história do povo de Israel e um ponto de partida para as promessas eternas feitas por HaShem a ele e seus descendentes. Ao dizer a Avram "Lech Lechá" que literalmente significa “Sai por ti mesmo”, o Eterno o convoca a deixar tudo para seguir um caminho de confiança e obediência, guiado apenas pela promessa divina.

Dessa forma, o Eterno garante a Avram que ele será transformado em uma grande nação, e sua semente será uma bênção para todas as famílias da terra. Avram, acompanhado por sua esposa Sarai e seu sobrinho Lot, parte para a terra de Kena'an, onde ele começa a edificar altares e proclamar o nome do Eterno, o Único D’us verdadeiro.

Em certo momento surge uma crise de fome, que obriga Avram e Sarai a descer ao Egito. Lá, temendo por sua vida, Avram instrui Sarai a se apresentar como sua irmã e faraó toma Sarai como sua comcubina. No entanto, o Eterno intervém e envia pragas sobre o faraó, que então liberta Sarai e recompensa Avram com riquezas.

De volta a Kena'an, Avram e Lot se separaram. Lot no entanto, se instala em Sodoma, uma cidade conhecida pela perversidade. Quando depois de um tempo Lot é capturado, em uma batalha entre reis, Avram, confiando no Eterno, o resgata com apenas um pequeno grupo. Após essa vitória, Avram é abençoado por Malki-Tsedek, o rei de Shalem, registrando ainda mais o favor do Eterno sobre ele.

Em seguida, o Eterno faz um pacto com Avram, conhecido como Brit Bein HaBetarim (Pacto entre as Partes). Neste pacto, o Eterno revela a Avram que seus descendentes enfrentarão exílio e aflições, mas que, no tempo certo, herdarão a terra de Kena'an como herança perpétua.

Anos se passam, e ainda sem filhos, Sarai propõe que Avram tenha descendentes através de sua serva Hagar, que concebe Yishmael. Porém, o Eterno reafirma a Avram que a promessa será cumprida através de um filho que ele terá com Sarai. O nome de Avram é então mudado para Avraham, “pai de multidões”, e Sarai passa a se chamar Sara, “princesa”. O Eterno promete que Yitschac nascerá, e que através dele uma grande nação será estabelecida. Como sinal deste pacto, o Eterno ordena a Avraham a prática da brit milah (circuncisão) para si e para todos os homens de sua casa. Avraham forneceu esta instrução, selando o compromisso com o Eterno.

A Parashá Lech Lechá, destaca não apenas a jornada física de Avraham, mas também sua caminhada de confiança firme no Eterno, tornando-se o primeiro a responder ao chamado divino e o pai de uma aliança que abençoaria pessoas do mundo inteiro.


ESTUDO DO TEXTO DA PARASHÁ

Se você acompanha às live de Comentário de Pirkei Shimon, no meu canal no YouTube, e se leu o estudo da parashá Bereshit, sabe sobre o fato de o Eterno ter criado a Torah antes de todas as coisas, e também que criou a Teshuvah e o nome do messias, ou seja, criou a redenção. No entanto, isso ocorreria à partir dos descendentes de Avraham, principalmente de um descendente específico, o mashiach. Nesse estudo, abordaremos a promessa do Eterno a Avram de ser uma bênção para todas as famílias da terra. Vamos explorar o significado dessa promessa e como ela se desdobra nas Escrituras, apontando para o papel do Mashiach como um redentor tanto de Yisrael quanto das nações. Essa parashá possibilita uma análise mais a fundo das Escrituras, desde a promessa inicial até as confirmações proféticas.


1. O Chamado e a Promessa do Eterno a Avram

O chamado de Avram em Bereshit/Gn 12:1-3 é um momento fundamental na narrativa bíblica e na formação do povo de Yisrael. Mas a pergunta é porque HaShem escolheu Avram? Ele ainda não era como Noach, reconhecidamente justo. Vinha de uma família idólatra. Apesar disso, os midrashim dizem que Avram, logo cedo rejeitou a idolatria. E isso foi o motivo da escolha do Eterno, pois até a torre de bavel não havia idolatria no mundo, após a torre, a humanidade passou a adotá-la, mas Avram a rejeitou. Por isso, ele era a melhor escolha para reiniciar uma geração de pessoas que seguem ao D’us único. E por esse motivo, mais tarde, MalkTsedek ou Shem sendo da linhagem dos filhos de Elohim, encontra-se com Avram e lhe ensina sobre o Eterno e sua Torah, e também lhe transfere autoridade para seguir esse legado.

Através da mencionada escolha, o Eterno instrui Avram a deixar sua terra, seu local de nascimento e a casa de seu pai para uma terra desconhecida, que Ele lhe mostraria. A tradição judaica diz que através das palavras ditas a Avram, o Eterno revelou o lugar através do “sod”, na gematria das palavras hebraicas ditas a ele. No comentário de rodapé da Toráh da Editora Sefer, a respeito de “...para a terra que te mostrarei…” diz que Avram parte para um destino desconhecido. De acordo com a sabedoria profunda da Cabalá, nem tanto. O comentário continua, e diz que, usando um sofisticado sistema de Gematria composta, seu paradeiro é óbvio: se decompusermos os elementos que compõem os nomes de cada uma das letras da palavra אַרְאֶֽךָּ - “arecha” – “que te mostrarei”, teremos:

אלף - א - Alef = 111

ריש - ר - Reish - 510

אלף - אAlef = 111

כף - ךּ - Kaf = 100

Total = 832

A gematria simples de Erets Yisrael (Terra de Yisrael) é 832. Com isso, podemos concluir que Avram recebeu do Eterno o conhecimento do local para onde deveria ir.

Este comando, “Lech Lechá”, ou “Vai para ti”, implica uma jornada tanto física quanto espiritual, ou seja, de obediência às palavras do Eterno. Avram é chamado a abandonar a zona de conforto e as tradições de seu passado para trilhar um caminho de confiança no Eterno, ancorado na promessa de que ele se tornaria uma grande nação. Em meio a essas instruções, o Eterno declara que Avram não apenas seria abençoado, mas também que nele seriam benditas todas as famílias da terra (Bereshit/Gn 12:3). Esta promessa contém o propósito divino que se estende para além da vida de Avram, apontando para o papel do seu povo como uma bênção universal, ou seja, o Olam Habáh.

Esse conceito de Avram como um canal de bênção revela o propósito do Eterno de estabelecer um povo que represente Sua justiça e estabilidade diante de todas as nações. A escolha de Avram e, posteriormente, de seus descendentes, dá prosseguimento ao propósito do Eterno de fazer de Yisrael, e principalmente o messias, uma “luz para as nações”.


"Eu, o Eterno, o chamei em retidão; segurarei firme a sua mão. Eu o guardarei e farei de você um mediador para o povo e uma luz para os gentios,” Yeshayahu 42:6


Isso significa que, embora a bênção seja primeiramente concedida a Avram e sua descendência, ela não se restringe somente a um único povo. Pelo contrário, essa bênção possui um caráter expansivo e universal, destinado a trazer conhecimento dos mandamentos de HaShem, e redenção a todas as pessoas da terra que desejam se aproximar de D’us e de seu povo.

A promessa de Avram ser uma bênção, pode ser desdobrada ao longo das Escrituras em duas etapas principais: a formação de Yisrael como nação e a missão que essa nação possui de testemunhar o Eterno para os demais povos. Quando o Eterno reafirma a promessa de Avraham em Bereshit 18:18-19, Ele diz:


"Todas as nações da terra serão benditas nele, pois Eu o escolhi para que ordene a seus filhos e sua casa depois dele a guardarem o caminho do Eterno , para fazer em justiça e juízo.”


Essa exigência implica que a paz e a retidão de Yisrael seriam o meio pelo qual a conquista alcançaria todas as famílias da terra. A partir dessa perspectiva, a bênção divina não é apenas um privilégio exclusivo, mas uma responsabilidade que exige que Yisrael se torne um exemplo vivo da aliança com o Eterno.

Outro ponto fundamental para compreender essa promessa é o papel do povo de Yisrael na história da humanidade, que se delineia como um povo separado para os propósitos do Eterno, mas com a missão de impactar todas as nações. Basta olhar ao redor em sua casa, em seu trabalho, na medicina, e em vários pontos da nossa sociedade há uma invenção de alguém do povo de Yisrael. Há algo que ajudou as pessoas de alguma maneira.

Em Yeshayahu 49:6, o Eterno afirma:


Pouco é que seja meu servo para levantar as tribos de Yaakov e restaurar os preservados de Yisrael; também te dei como luz para as nações, para seres a minha salvação até os confins da terra.”


Esse versículo confirma que a missão de Yisrael vai além de si mesmo, alcançando os confins da terra como uma bênção universal. Este propósito é também uma reafirmação da promessa original a Avram e um indicativo de como ela seria cumprida por meio de seus descendentes. E em todos estes textos que estamos vendo Yisrael, é também e principalmente, um apontamento para o messias, já que ele é descendente de Avraham e profeticamente é aquele que o Eterno estabeleceu como aquele que guiaria o povo ao seu caminho. Não foi à toa que Yeshua ao conversar com a mulher samaritana disse que: “...a salvação vem dos judeus…” em Yochanan/Jo 4:22. Isso é muito relevante porque os judeus são descendentes de Avram, são membros de Yisrael. Também é muito relevante nesse assunto, o que Rav Sha’ul diz em Rm 11.

Assim, o chamado de Avram é o primeiro passo em uma jornada que culmina com o messias e Yisrael assumindo o papel de mediador das bênçãos do Eterno para o mundo. Essa promessa contida no “Lech Lechá” define a natureza de Yisrael como um povo distinto, com uma aliança perpétua que não visa apenas seu próprio benefício, mas o de toda a humanidade. A partir dessa perspectiva, a escolha de Avram representa o compromisso do Eterno em conduzir os povos ao conhecimento de Sua justiça e estabilidade, colocando Yisrael em um lugar de responsabilidade para com os povos da terra.

Portanto, esse chamado, juntamente com as reafirmações da promessa e os mandamentos subsequentes, revelam que o plano do Eterno não é apenas formar um povo, mas, por meio desse povo e seu representante, abençoar e redimir a casa de Yisrael e pessoas de todo o mundo. A promessa de ser uma bênção às famílias da terra é um aspecto central da aliança com Avram, enfatizando a visão do Eterno de uma humanidade redimida em justiça e verdade, refletindo a paz e a santidade do Criador através dos ensinos do messias Yeshua, um membro da descendência de Avram. Dessa forma, o compromisso de Avram com a obediência e a confiança no Eterno torna-se o primeiro passo para o cumprimento dessa missão.


2. O Papel do Descendente de Avraham e a Bênção para as Nações

Conforme vimos no tópico anterior, a promessa do Eterno a Avram de que "em ti serão benditas todas as famílias da terra" (Bereshit 12:3) não se limita ao próprio Avram, mas se expande através de sua descendência, culminando na figura do Mashiach. Ao longo das Escrituras, é revelado que essa vitória seria transmitida pelas gerações de Yisrael, sendo reafirmada nos patriarcas Yitschac e Yaakov e apontando para um descendente específico que traria redenção tanto a Yisrael quanto às nações. Em sua infinita sabedoria HaShem sabia o que aconteceria com seu povo com o passar dos anos, a diáspora da casa de Yisrael pelo mundo e da casa de Yehudah em Bavel, bem como seu retorno. Como descendente de Avram, o Mashiach assume um papel crucial como o agente através do qual o Eterno manifestaria Sua aliança e Suas promessas ao mundo, unindo Yisrael e trazendo bênçãos às nações. A bênção de se unirem ao povo de Yisrael em obediência ao Eterno, tornando-se um povo.

Em primeiro lugar, a promessa dada a Avram é renovada através de Yitschac e Yaakov, fortalecendo a ideia de que a linhagem de Avram carrega uma responsabilidade redentora. Em Bereshit 26:4, o Eterno promete a Yitschac:


Multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por tua descendência serão benditas todas as nações da terra.”


O mesmo se repete com Yaakov em Bereshit 28:14. Essa continuidade enfatiza que a promessa de bênção para as nações é uma missão que permeia as gerações e que se destina a ser cumprida através de um representante específico de Yisrael: o Mashiach. O papel do Mashiach como redentor é amplamente abordado nas Escrituras Sagradas através das profecias, onde ele é descrito como aquele que reunirá as tribos dispersas de Yisrael, levantará o tabernáculo caído de David e restaurará a aliança entre o Eterno e Seu povo. Essa tarefa de redenção é essencial, pois Yisrael, ao longo dos séculos, se dispersou e se distanciou de sua missão original. Yeshua como representante de Yisrael teve e tem o papel de efetuar esse resgate e levá-los ao caminho original. Os seguidores do messias receberam também essa missão.

Em Yeshayahu 49:6, o Eterno declara que o servo (identificado como o Mashiach) tem um propósito duplo:


Pouco é que seja meu servo para restaurar as tribos de Yaakov e trazer de volta os preservados de Yisrael; também te dei como luz para as nações, para seres a minha salvação até os confins da terra.”


Assim, o Mashiach é o mediador que restaura Yisrael e, ao mesmo tempo, amplia o alcance dessa bênção, levando-a para os confins da terra, ou seja, a toda a criatura. E de fato, tudo o que ocorreu com Yeshua levou o relato de sua vida a todas a nações, porém, não apenas isso, levou também o próprio TaNaK, pois se não fosse por isso, ninguém no mundo conheceria a respeito de Avram, Yaakov, Moshê, Yeshayahu, Dan’el e todos os outros. A bíblia em si não seria lida em várias culturas. Isso é parte do cumprimento da bênção de Avram a todas as nações.

Em Yeshayahu 42:6, o Eterno reitera essa missão universal ao dizer:


Eu, o Eterno, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei; e te darei por aliança do povo e para luz das nações.”


Isso indica que a missão do Mashiach não inclui apenas o resgate de Yisrael, mas o convite aos povos gentios para participarem dessa aliança. Como descendente de Avram, o Mashiach cumpre a promessa original feita ao patriarca, conectando todas as famílias da terra ao propósito divino e trazendo a redenção universal.

Outro aspecto importante que já foi mencionado anteriormente, é a restauração e unificação do povo disperso de Yisrael, a primeira e essencial tarefa do Mashiach. Em Yechezkel 37:21-22, o Eterno promete:


E eu os tomarei de entre as nações, e os congregarei de todas as terras, e os trarei à sua terra. E farei deles uma nação na terra, nos montes de Yisrael; e um rei será rei sobre todos eles.”


Este rei, descrito como o Mashiach, representa a liderança que reunirá tribos dispersas e estabelecerá uma unidade e paz que é uma base para a bênção prometida em Avram. O Mashiach era, portanto, como o ponto de convergência para a nação de Yisrael e como o canal de salvação para as nações.

A visão profética ainda mostra que essa redenção e unidade culminam em um tempo de paz universal e reconhecimento do Eterno como soberano. Em Z'kharyah 14:9, está dito:


E o Eterno será rei sobre toda a terra; naquele dia, o Eterno será um, e Seu Nome um.”


Esse tempo final de paz e entusiasmo ao Eterno cumpre o propósito pelo qual Avram foi chamado, demonstrando que a bênção que passa por Yisrael é destinada a toda a humanidade. O Mashiach, ao reunir Yisrael e abrir a aliança às nações, atua como o remidor para os herdeiros finais dessa promessa.

Portanto, o papel do Mashiach como descendente de Avram é fundamental para o cumprimento da promessa de que todas as famílias da terra seriam abençoadas. Como representante de Yisrael e agente de redenção, o Mashiach restaura Yisrael, cumpre a aliança e estende o convite divino a todos os povos. Assim, ele realizou o propósito do Eterno de que Yisrael, através de Avram e seus descendentes, se tornou uma bênção para o mundo inteiro, estabelecendo a paz e a justiça divina em toda a terra.


3. A Concretização da Promessa e o Papel do Mashiach como Bênção Universal

A promessa feita para Avram pelo Eterno se concretizam plenamente na figura do Mashiach, o redentor prometido, tanto em seu papel como Mashiach Ben Yosef, quanto como Mashiach Ben David, que ainda está para ser concretizado. Ao longo das Escrituras, é enfatizado que o Mashiach não apenas redimirá Yisrael, mas também possibilitará que os gentios se aproximem do Eterno, unificando todos os povos sob uma aliança de paz e justiça, conforme mencionamos nos tópicos anteriores. Este é o ápice da promessa da bênção a Avram, pois através do cumprimento das profecias sobre Mashiach, as famílias da terra podem encontrar o caminho da redenção e comunhão com o Eterno, através do cumprimento dos mandamentos.

Além de restaurar Yisrael, o Mashiach também tem a missão de incluir as pessoas das nações no serviço ao Eterno, estendendo-lhes a oportunidade de fazer parte dessa aliança, como reis e sumo sacerdotes. A profecia de Yeshayahu 56:6-7 reforça esse papel, afirmando:


Aos estrangeiros que se achegarem ao Eterno para servi-Lo e amarem o nome do Eterno [...] Eu os levarei ao Meu santo monte e os alegrarei na Minha casa de oração; [...] pois a Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.”


Este texto evidencia que, com a vinda do Mashiach, a presença do Eterno se tornará acessível a todos os povos. A casa do Eterno será um local de entusiasmo e comunhão para todos, de modo que a bênção dada a Avram se concretiza na união de Yisrael e dos gentios que se aproximam sob o propósito divino, tornando-se eles mesmos o templo de HaShem.

Além disso, este papel do Mashiach se estenderá a um nível universal de plenitude de paz e justiça, cumprindo a visão profética de um mundo unificado em serviço ao Eterno no Olam Habáh. Z'kharyah 14:9 afirma:


O Eterno será Rei sobre toda a terra; naquele dia o Eterno será um, e Seu Nome um.”


Este versículo aponta para o objetivo final do papel do Mashiach, quando a glória do Eterno será reconhecida por todos os povos e uma paz universal reinará. Ao unificar Yisrael e as pessoas das nações sob a aliança do Eterno, o Mashiach completa a promessa feita a Avram de que em sua descendência todas as famílias da terra seriam abençoadas, criando uma era de harmonia entre todos os povos. Isto está em pleno acontecimento através dos remanescentes que se voltam para o Eterno e sua palavra. O Mashiach Yeshua é a figura através da qual o Eterno estabelece uma renovação da aliança, mencionada em Yirmiyahu 31:31-34, na qual Ele promete escrever Suas instruções no coração de Seu povo, renovando a relação com Yisrael e Yehudah e ampliando essa aliança a todos os que se unirem a essa aliança através da Teshuvah. Ao tornar acessível essa renovação da aliança, não apenas restaura o compromisso de Yisrael com o Eterno, mas também amplia a bênção da aliança para as nações que se dispuserem a seguir os caminhos do Eterno. Assim, ele concretiza a promessa de Avram de que todas as famílias da terra seriam abençoadas.

Portanto, o papel do Mashiach como descendente de Avram e membro do povo de Yisrael é essencial para a realização plena da benção prometida. Ele reúne as casas de Yisrael e Yehudah, convida as nações para a aliança e inaugura um novo tempo, cumprindo o desejo do Eterno de ver todas as famílias da terra unida Nele. Dessa forma, a figura do Mashiach é o ápice da promessa feita a Avram, estabelecendo o caminho para que todas as pessoas das nações conheçam e sirvam ao Eterno em harmonia.

Concluímos nosso estudo, vemos que a jornada de Avram tem uma ligação profética ao papel redentor do Mashiach. A cada passo correto de Avram em direção à obediência ao Eterno estava mais perto do cumprimento dos propósitos do Eterno que através dos filhos de Yisrael e do messias virão ao pleno cumprimento no futuro. Cada um de nós, assim como o patriarca do povo de Yisrael tem a responsabilidade de nesse caminho de teshuvah viver passo a passo, dia a dia, a vontade do Eterno, para que os propósitos estejam e continuem sendo cumpridos em nossas vidas para que no futuro, com a vinda de Mashiach Ben David, a plenitude das promessas se cumpram, a fim de vermos o Olam Habáh.


Que o Eterno os abençoe e até o próximo estudo!


Marcelo Santos da Silva (Marcelo Peregrino Silva – Moshê Ben Yosef)


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