Páginas

Boas Vindas

Seja Bem Vindo e Aproveite ao Máximo!
Curta, Divulgue, Compartilhe e se desejar comente.
Que o Eterno o abençoe!!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Estudos no Livro de Jermias - Parte 3

O Senhor clama ao povo para arrependerem-se

Em Jer 2.1-5 lemos o seguinte:

 "E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
   Vai, e clama aos ouvidos de Jerusalém, dizendo: Assim diz o Senhor: Lembro-me de ti, da piedade da tua mocidade, e do amor do teu noivado, quando me seguias no deserto, numa terrra que não semeava. Então Israel era santidade para o Senhor, e as primícias da sua novidade; todos os que o devoravam eram tidos por culpados; o mal vinha sobre eles, diz o Senhor.
Ouvi a palavra do Senhor, ó casa de Jacó, e todas as famílias da casa de Israel;
Assim diz o Senhor: Que injustiça acharam vossos pais em mim, para se afastarem de mim, indo após a vaidade, e tornando-se levianos?"

O contexto social, político e religioso do povo de Judá nesse período era muito ruim. Principalmente em se tratando de um povo que havia sido escolhido por Deus. Um povo que tinha sido libertado de um cativeiro egípcio, e tinha obtido diversas vitórias em batalhas na conquista de sua terra. Um povo que tinha o Senhor como sua Bandeira, seu estandarte. No entanto, nesse momento, estava afastado de seu Deus, pois já não observavam os mandamentos dados pelo Senhor por meio de Moisés. Seus governantes faziam alianças profanas com povos idólatras, enquanto o povo se afundava cada vez mais na idolatria e em tantas outras coisas que quebravam princípios estabelecidos por Jeová. Por sua vez, os sacerdotes, que deveriam seguir estritamente a vontade do Senhor, até mesmo para estarem aptos a realizarem seu sacerdócio, também estavam comprometidos, ou com os governantes ou com a idolatria generalizada do povo. No meio de tudo isso, algumas pessoas mantinham suas vidas no centro da vontade de Deus, e consequentemente, tinham relacionamento com seu Senhor e Libertador. Esse era o contexto da época em que o profeta Jeremias recebeu a revelação de Deus, e este o enviava a falar com seu povo.


Quando observamos o contexto descrito acima, e lemos as palavras escritas no livro do profeta Jeremias podemos chegar a algumas conclusões, que nos mostram que tal situação não se limitou apenas àquela época. O afastamento do homem em relação a Deus está tão grande e profundo, que podemos perceber isso ocorrer mesmo dentro da igreja. Da mesma forma que ocorria com o povo e com os sacerdotes de Judá. Já não se adora a Deus pelo que Ele é, ou pela salvação que nos deu, mas pelo que pode oferecer, ou seja, pelas bençãos materiais. Na atualidade, parece estar ocorrendo uma barganha, no entanto o Senhor não participa de tais atos, e consequentemente o homem embora muitas vezes consiga as cosias que pretendem, não usufruem de uma intimidade com Deus, e nem mesmo o conhecem em verdade. O que ocorre é que no primeiro momento de aflição, o indivíduo acha que foi abandonado ou que está em pecado e se afasta de Deus. Entretanto, isso é o desenvolvimento de um processo de afastamento que já vinha ocorrendo há muito tempo.


No texto referido acima, podemos ver o Senhor demonstrando desejo de que o povo voltasse a ter um relacionamento íntimo com Ele, expressando que se lembrava dos dias que eles estavam no deserto, quando a presença do Senhor era vista diáriamente, e o povo procurava manter uma obediência. Vemos ainda, Jeová tratar o relacionamento o povo de Judá, como um noivo e uma noiva, e o mais marcante, o Senhor questiona a respeito de que mal teria feito para que o povo se afastasse dele. Tudo isso demonstra o caráter pessoal do Senhor, e mais ainda, seu desejo de manter um relacionamento pessoal e verdadeiro com seu povo.

Na atualidade, precisamos atentar para esse fato descrito acima. Precisamos estar atentos para adorar ao Senhor pelo que é. Devemos nutrir um relacionamento íntimo e pessoal com o Senhor. Ele deseja isso, e enviou seu Filho para que possamos ter a possibilidade de nos relacionarmos com Ele. O Senhor nos dá uma oportunidade ímpar de  reestabelecer nossa comunhão com Deus, e isso nos dá também, a salvação de nossas almas. Deus nos ama, e espera que voltemos a olhar para Ele.
 
E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

Vai, e clama aos ouvidos de Jerusalém, dizendo: Assim diz o SENHOR: Lembro-me de ti, da piedade da tua mocidade, e do amor do teu noivado, quando me seguias no deserto, numa terra que não se semeava.

Então Israel era santidade para o SENHOR, e as primícias da sua novidade; todos os que o devoravam eram tidos por culpados; o mal vinha sobre eles, diz o SENHOR.

Ouvi a palavra do SENHOR, ó casa de Jacó, e todas as famílias da casa de Israel;

Assim diz o SENHOR: Que injustiça acharam vossos pais em mim, para se afastarem de mim, indo após a vaidade, e tornando-se levianos?
Jeremias 2:1-5

Nenhum comentário:

Postar um comentário