Páginas

Boas Vindas

Seja Bem Vindo e Aproveite ao Máximo!
Curta, Divulgue, Compartilhe e se desejar comente.
Que o Eterno o abençoe!!

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Reflexões no Livro de Jeremias - Continuação

"Levanta os olhos aos altos e vê; onde não te prostituíste? Nos caminhos te assntavas para eles, como o árabe no deserto; assim, manchaste a terra com as tuas devassidões e com a tua malícia."
Jr 3.2

O pecado e a devassidão moral e espiritual do povo de Deus na época do profeta Jeremias estava tão grande, que o SENHOR estava comparando-o com uma mulher que trai seu esposo e depois volta para o seu leito como se nada tivesse acontecido. E especialmente neste trecho do capítulo 3 vemos Deus chamando o povo à uma reflexão, mandando-os levantarem os olhos para os altares aos quais se curvaram e dizerem se realmente não teriam se prostituído.

Deus tem um cuidado todo especial com o povo que escolhe. No caso de Israel, que fora coberto com as bençãos do Senhor, quando este resolveu se voltar aos ídolos de pedra e madeira dos povos vizinhos da terra, estavam literalmente se prostituindo. Sendo assim, para ensiná-los Deus faz com que as chuvas, que regavam a terra e que geravam uma produção abundante, parassem de cair, gerando assim uma seca e consequentemente a terra parara de produzir. Ao que o povo, no lugar de se corrigir e se voltarem pra Deus, fazem alianças como os povos e adoram seus deuses, chegando mesmo a constuirem altares e imagens desses ídolos na terra que Deus dera a Israel.

O chamado profetico de Jeremias era muito doloroso, pelo fato de viver no meio do povo e estar presenciando todo aquele esfiramento espiritual de seus irmãos, sua idolatria e devassidão lhe doiam fundo na alma. Sem contar que ouvia Deus lhe transmitindo as mensagens de correção e amor.

Devemos refletir neste episódio e observar a nossa situação como povo de Deus. Será que não estamos vivendo na atualidade como o povo contemporâneo de Jeremias? Será que em detrimento de tudo o que Deus por meio de Jesus, tem nos feito, ainda não estamos nos afastando espiritualmente Dele? Será que não temos trocado as bençãos graciosas dos Senhor por coisas meramente materiais? Será que não estamos agindo de forma devassa, quando estamos na casa do Senhor, professando o seu nome e ainda assim, planejamos  e executamos o mais terríveis pecados? Será que não erramos quando não deixamos de seguir os princípios da Palavra do Senhor para seguir a palavras e ensinamentos de homens?

Precisamos refletir, orar e nos voltar para o Senhor, que está de braços abertos esperando para nos resgatar e curar as feridas que nos afligiram pela nossa própria teimosia. Vamos servir ao Senhor de coração, não apenas pelo que Ele pode nos dar, como muitos estão fazendo hoje. Devemos segui-lo, porque Ele é o nosso Deus, que nos resgatou. Como disse Paulo, "Ele nos tirou das trevas e nos trouxe para o reino do filho do seu amor."

Prossigamos em servir ao Senhor e confiemos nele de todo o coração.

Fica na paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário