Páginas

Boas Vindas

Seja Bem Vindo e Aproveite ao Máximo!
Curta, Divulgue, Compartilhe e se desejar comente.
Que o Eterno o abençoe!!

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Renúncias para seguir a Jesus


Atualmente algumas pessoas têm anunciado aos quatro ventos sobre as facilidades e as bênçãos de se seguir a Jesus. Há igrejas para gostos variados. E há igrejas para todo tipo de pessoas. Se você está em uma igreja e não gostou de algo, passa-se para uma outra mais à frente. E assim vai caminhando a humanidade cristã atual.

Entretanto, seguir Jesus nunca foi fácil, basta olhar para a vida dos apóstolos e membros da igreja primitiva, e veremos a confirmação disso. Em Lucas 9.57-62, encontramos o seguinte texto:
57E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores.
58E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.
59E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai.
60Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus.
61Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa.
62E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.
Parecem palavras duras as que Jesus disse a esses que queriam segui-lo. No entanto, ao observarmos mais atentamente, percebemos que o Mestre estava lhes abrindo os olhos, a fim de que não houvesse arrependimento e afastamento no meio do caminho. A tendência natural do ser humano quando algo não ocorre como ele pensou é abandonar, porém Jesus queria abrir os olhos daquelas pessoas sobre isso. Outro texto que explora esse assunto é o de Mc 13.9, onde Jesus informa aos discípulos que eles seriam perseguidos, açoitados, levados diante de governadores e reis. Então, vemos que ser servo de Jesus não é assim, tão fácil quanto estão anunciando por aí.

Ser servo de Deus exige algo que ficou muito claro no texto acima, a renúncia. No versículo 58 não vemos a reação do indivíduo ao que Jesus lhe disse sobre não ter nem onde reclinar a cabeça. E no versículo 60, Jesus diz algo humanamente difícil de ser feito, que é a renuncia ao apego familiar. Essa renúncia à família, por amor de Jesus e de sua obra é mencionado também em Mateus 10.37, onde Ele diz que, quem amar mais ao pai ou à mãe, mais do que a Ele, não é digno Dele, e quem ama o filho ou filha mais do que a Ele, não é digno Dele. Com isso, pode ser entendido que, o amor mais dedicado precisa ser àquele que lhe deu a salvação, depois à família. Claro que não estou dizendo que alguém pode largar a família e ficar todo o tempo na igreja, precisa haver um equilíbrio, e entendemos pela bíblia que a família vem em segundo lugar nesta relação e a igreja em terceiro, pois a prioridade, em amor é de Deus. Principalmente porque, quando amamos a Deus acima de todas as coisas, nossa vida passa a fazer parte do reino Dele, em conseqüência disso, o amor e a dedicação à família também assumem uma posição mais importante e dedicada.

Outro aspecto da renúncia envolve as coisas mais comuns dessa vida, porém diversas pessoas as priorizam em detrimento de Deus, como registrado em Lucas 14.33, que afirma ser necessário renunciar tudo o que possui, dessa forma, não haverá outras prioridades na vida do indivíduo, pois o Senhor estará em primeiro lugar. Os desejos carnais, coisas tão comuns no seio da humanidade atualmente, também precisam ser renunciadas, como registrado em Tito 2.12, onde está escrito sobre renunciar a impiedade e as paixões mundanas.

Enfim, precisamos servir a Deus com amor e dedicação, mas sem sermos iludidos por essa teologia barata da atualidade, onde se propaga um evangelho de facilidades e abraçado com o mundo. Servir a Deus trás bênçãos, trás conforto, consolação, esperança, e acima de tudo salvação, mas também, lutas, perseguições. Somos traídos, e muitas vezes atacados, tudo isso faz parte da graça de Deus. Entretanto, a paz que excede a todo o entendimento está a nos guiar, pois o Espírito Santo estará conosco todos os dias. Por isso não podemos nos preocupar com coisas desse mundo, ou seja, olhar fixamente para as coisas da vida, como “sepultar os mortos” ou a “família”, ou até mesmo outras “coisas”, como trabalho, bens, etc. Nossa prioridade deve ser seguir a Deus, e isso precisa ser feito com sobriedade e muita fé, observando as prescrições da Bíblia, que é a Palavra de Deus.

Fica na paz do Senhor!

2 comentários:

  1. É uma mensagem muito interessante e atual. Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, que possamos viver verdadeiramente renunciando. Obrigado por ter lido o texto e expressado sua opinião.

      Excluir