Páginas

Boas Vindas

Seja Bem Vindo e Aproveite ao Máximo!
Curta, Divulgue, Compartilhe e se desejar comente.
Que o Eterno o abençoe!!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Resta um Repouso




Portanto, resta um repouso para o povo de Deus. Hb 4.9

Acho este texto da Epístola aos Hebreus muito lindo! O autor vem desde o capítulo anterior relembrando o problema que o povo hebreu passou no deserto, enquanto iam para Canaã. A ocasião, apesar de ser estressante para eles, pois estavam caminhando no deserto, com certeza não deveria ser nada fácil, mas havia alguns pontos que poderiam ajudar a levantar a moral daquelas pessoas, como por exemplo a presença do Senhor de forma visível com eles por meio da nuvem durante o dia e a coluna de fogo à noite, o milagre do mar que tinham presenciado, e tantos outros que poderiam ser mencionados. Porém o fato é que já havia se passado vários meses naquele deserto, e infelizmente o ser humano tem memória curta, e parece que esqueceram-se de quem fez aliança com eles no Sinai, esqueceram-se de que o monte tremeu e fumegou, esqueceram-se de que ouviram a voz do Todo Poderoso falando as palavras do decálogo Ex 20.18-22, esqueceram-se de tudo isso. E no momento em que foram espiar a terra que receberiam de herança, olharam somente para a perspectiva física da situação. A terra é dominada por grandes exércitos diziam, a terra tem gigantes, falavam outros, os muros são fortificados de mais gritavam as vozes dos dez homens que voltaram tomados pelo medo. Enquanto Josué e Calebe, mostravam o cacho de uvas, e motivavam o povo dizendo que Deus poderia lhes dar a terra em suas mãos. No entanto, o povo ouviu os dez príncipes amedrontados, que por sua vez levaram o povo a não confiar em Deus.

Dessa forma, Deus não permitiu que aquela geração tomasse posse da terra que tinha sido lhes prometida, e todos os adultos com exceção de Josué e Calebe morreriam no deserto. Quando lemos Hebreus capítulos 3 e 4, percebemos o que estava em jogo naquela ocasião. A falta de perspectiva espiritual e de fé do povo levou-os a não entrar na terra que o Senhor prometera a seus antepassados e a eles mesmos, quando saíram do Egito. Porém, para os que creram, a saber Josué e Calebe, seus descendentes e os pequenos, estes foram guiados até a terra pelo Senhor.

Na atualidade, devido a tantos ensinamentos errados e doutrinas humanas em vigor no meio do povo de Deus, o mesmo erro do passado ocorre. Muitos são os que perdem a perspectiva espiritual e a fé, e voltam seus olhos para o lado humano, e por isso, acabam tombando no deserto de suas provações, em meio à lutas, dores e perseguições. Os cristãos dessa era, movidos à redes sociais, velocidade cibernética e teologias deturpadas, que os levam a acreditarem em um sistema de troca com Deus, onde se pensa mais em ter bens materiais, como prova de fidelidade, do que em ser servo de um Deus gracioso que liberta o ser humano do pecado. Por isso, muitos não suportam os momentos de angústias, sofrimentos, pois estão doutrinados a somente vencer, humanamente falando, então, quando uma prova se apresenta, o indivíduo perde a fé e acaba desistindo.

O que deve ser entendido no contexto do versículo escolhido como fonte desse texto, é que há um repouso para o povo de Deus, mas este repouso não é meramente físico. É um repouso na presença de um Deus libertador e provedor, que em meio às nossas provações se faz presente conosco, nos dando forças para continuar. Josué, Calebe e o povo tiveram que batalhar para conquistar sua terra. Nós não somos diferentes, para conquistar as vitórias prometidas precisaremos batalhar, confrontar o inimigo, que pode até ser grande, mas que a exemplo de Golias, vai cair. Não podemos desistir ao primeiro sinal de dificuldade, pois não lutamos sozinhos, ao nosso lado estão os exércitos do Senhor. Quando Josué foi se preparar para sua batalha, o Príncipe dos Exércitos do Senhor se apresentou a ele, este mesmo se apresenta para nós e nos diz, que devemos nos esforçar, pois resta um repouso para o povo de Deus. Nosso inimigo não é o irmão que nos acusa injustamente, ou que nos calunia, mas é o que está por traz de tudo isso, nosso adversário está no mundo espiritual, lutando contra nós todo o tempo. Porém, maior é o Senhor que fez os céus a terra, e tudo o que há, tanto as visíveis, quanto as invisíveis. Tenha fé, permaneça firme e continue no caminho do Senhor, buscando sempre a verdade, pois um dia estaremos no repouso.

Deus lhe abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário