O corona vírus, o governo e o crente.
Em tempos de "pandemia" do "covid-19" conhecido popularmente como corona vírus, onde vários países do mundo foi brutalmente atingido por esse vírus, milhares de pessoas já morreram, e outras tantas foram e estão sendo contaminados, e o Brasil também entrou nessa linha de contaminação pelo vírus, obrigando nossos governos, a exemplo do que tem sido feito em países do exterior, tomar atitudes e decretar leis que visam evitar a propagação da doença em nosso país em busca de proteger a todos.
O governo federal, e os estaduais tem determinado à população que fique em casa, evitando aglomerações, e através de políticas públicas determinado que a população evite eventos com muitas pessoas, entre outros. Inclusive se falando até mesmo em prisão para quem desobedecer à determinação de se ficar em casa. Com isso, reuniões, congressos, formaturas, palestras e tantos outros que reúnem naturalmente muitas pessoas estão sendo adiados ou cancelados. Há relatos de festas sociais como casamento e aniversários e até mesmo chás de bebês sendo cancelados para se evitar o contágio.
Tudo isso é muito louvável, pois vemos o amor das pessoas pelos seus entes queridos e amigos. E realmente deve ser esse o pensamento. Até mesmo diante do que a Bíblia diz a respeito do amor, essa é a atitude correta a ser tomada.
E nesses tempos tenho visto muitos comentários em vídeos, em textos e em postagens nas redes sociais sobre o fato de o governo ter decretado a proibição de eventos com muitas pessoas para evitar contágio e espalhamento da doença. E isso, é claro inclui as reuniões e cultos em igrejas e outros eventos tantos que a igreja elabora. Vejo crentes falando sobre o fato de a igreja recuar ante o mal, diante da doença que se alastra e dizendo que não se deveria deixar de realizar seus cultos a custo de demonstrar pouca fé no Eterno por isso. E vários desses posts e textos usam textos bíblicos de encorajamento, e claro, como sempre totalmente fora de seu contexto correto. Assim, vejamos o que Bíblia fala sobre respeitar as autoridades que foram constituídas.
Começarei com um texto do Rav. Sha'ul (Apóstolo Paulo), que diz o seguinte:
Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas.
Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos.
Romanos 13:1,2
Esse texto está falando a respeito de se obedecer às autoridades porque elas foram constituídas por Adonai, ou seja foram permitidas por ele para que administrassem esse mundo, e se de qualquer forma desobedecemos estaremos nos rebelando contra o Eterno que as instituiu.
Um outro texto que encontramos na Bíblia dentro do contexto de obediência às autoridades é esse:
Lembre a todos que se sujeitem aos governantes e às autoridades, sejam obedientes, estejam sempre prontos a fazer tudo o que é bom,
Tito 3:1
Claro, que quando falamos sobre obedecer as autoridades estamos nos concentrando em termos de bem geral, sem que isso nos leve a ir contra o que o Eterno determina, como idolatria, e outros que interfiram em nossa comunhão com Ele. Esse verso é muito claro.
Apóstolo Pedro também fala sobre o assunto:
Por causa do Senhor, sujeitem-se a toda autoridade constituída entre os homens; seja ao rei, como autoridade suprema,
seja aos governantes, como por ele enviados para punir os que praticam o mal e honrar os que praticam o bem.
1 Pedro 2:13,14
Também encontramos textos no chamado Antigo Testamento:
"Aquele que não obedecer à lei do Deus de vocês e à lei do rei seja punido com a morte, ou com o exílio, ou com o confisco de bens ou com a prisão".
Esdras 7:26
E ainda:
Este é o meu conselho: obedeça às ordens do rei porque você fez um juramento diante de Deus.
Eclesiastes 8:2
Enfim, pela Bíblia, que representa a vontade do Eterno devemos obedecer sem questionar as autoridades. ainda mais que os decretos que estão sendo feitos atualmente não nos induzem ao pecado. E além de tudo, é preciso lembrar que a igreja somos nós e não os templos ou congregações. Se você tem vida com o Eterno de forma verdadeira, a exemplo dos servos do passado, não é o fato de ser impedido de ir a um templo que lhe tiraria da presença de Elohim. Sua vida deve estar balizada nas Escrituras e na presença do Eterno. Nossa fé e nossa pregação deve estar primeiramente em Adonai e nas Escrituras. E não em poder e cura, é por esses tipo de pregação que a igreja está do jeito que se encontra atualmente. Embora alguns digam que não podemos recuar, isso não se trata de recuar, mas de observar o que está acontecendo no mundo. No passado o povo não recuava diante da perseguição, e ainda assim se reuniam secretamente, mas lá não havia um vírus que os contaminariam e lhes impediriam, caso morressem, de cumprir o anúncio do Reino do Eterno.
Então, obedeçamos às autoridades nesses dias, e cumpramos os decretos quanto à limpeza das mãos, das alterações nas etiquetas sociais e sejamos servos de Adonai evitando a propagação desse vírus, sendo ele criado em laboratório ou não, pois o fato é que pessoas estão morrendo por causa dele.
Restauração já!
Nenhum comentário:
Postar um comentário