Páginas

Boas Vindas

Seja Bem Vindo e Aproveite ao Máximo!
Curta, Divulgue, Compartilhe e se desejar comente.
Que o Eterno o abençoe!!

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Estudo da Parashá Ha'azinu - 2022-2023 - Yisrael ainda existe, segue a profecia.

 


Estudos da Torá

Parashá nº 53 - Ha’azinu (Dêem ouvidos!)

Devarim/Deuteronômio Dt 32:1-52

Haftará (Separação) 2Sm 22:1-51 e

B’rit Hadashah (Nova Aliança) Rm 10:14-21; Hb 12:28-39


Tema: Yisrael ainda existe, segue a profecia.


No estudo desta penúltima parashá desse ciclo veremos o cântico com as palavras que HaShem mandou Moshê passar aos filhos de Yisrael. Esse cântico é um mandamento para o povo se lembrar da aliança que tem com o Eterno. E nessa porção temos a oportunidade de confirmar como o Eterno cumpre as profecias a respeito de seu povo escolhido.


A PARASHÁ DA SEMANA


Haazínu compreende basicamente a "canção" de Moshê sobre as horríveis tragédias e suprema alegria que constituirá a futura história do povo Yisrael. Embora não seja uma obra clássica em rima e música, a "canção" de Moshê mescla o que seriam idéias disparatadas numa bela sinfonia de pensamento. Ela expressa o reconhecimento de cada aspecto da criação e tudo aquilo que D’us faz – passado, presente e futuro – de alguma forma se integra em perfeita harmonia, embora com nosso limitado entendimento humano nem sempre a reconheçamos como tal.

Moshê clama aos céus e à terra para que sejam testemunhas de que, se o povo de Yisrael pecar e mostrar ingratidão para com D’us pelos muitos favores maravilhosos que nos concedeu, seremos punidos, ao passo que se permanecermos fiel à Torá e a D’us, receberemos as maiores bênçãos. Mesmo que o povo Yisrael se disperse, D’us garante a sobrevivência e redenção ao final.


Esta Porção conclui com D’us ordenando a Moshê que suba ao Monte Nebo, de onde terá uma vista da Terra de Yisrael e então morrerá.


2 - ESTUDO DAS PALAVRAS


No estudo dessa parashá do ano passado, mostrei que o significado do termo hebraico “Ha’azínu” é “ouvi, ouça ou deem ouvidos”. É a primeira palavra que aparece no texto hebraico.

Disse anteriormente, que essa porção era a continuação da parashá “Vayelech”, isso porque nela Moshê introduz a canção Ha’azínu informando ao povo a principal função dele veja:

"E disse o Eterno a Moshê: Eis que tu estás para jazer com os teus pais, e levantar-se-á este povo, e errarás atrás de deuses estranhos...e violará a aliança que fiz com ele. Então crescerá o Meu furor contra ele, naquele dia; e o abandonarei, e ESCONDEREI o meu rosto dele...E agora, escreverei para vós este cântico, e tu ensina-o aos filhos de Yisrael...para que este cântico Me seja por testemunha contra os filhos de Yisrael..." Dt 31:16-19

O propósito do poema é guiar o povo durante os tempos difíceis e nas provações, em que se pudesse pensar que D’us os tenha deixado, para que se lembrem de que no momento em que se arrependessem e fizessem teshuvá (retorno/conversão) o Eterno os livraria.

Este cântico de Moshê revela toda a história de Yisrael, desde o princípio até ao final. Ou seja, a canção Ha’azinu descreve poeticamente o que acontecerá ao povo até o fim dos dias. Prevê seu castigo por transgredir o pacto com D’us, e descreve como, por fim, D’us punirá aqueles que erraram contra eles no exílio.


A palavra hebraica para canção é “Shira” e no plural “Shirot”, e segundo o midrash, o ensino dos antigos, há dez shirot, ou canções proféticas, das quais Ha’azinu é a quarta, no estudo do ano passado demos alguns exemplos, procure no blog e nos nossos canais no Youtube.


A realidade da existência de Yisrael

Temos a oportunidade de confirmar, ao estudar essa parashá, o quanto Yisrael está ligado com as profecias das Escrituras, em contrariedade ao que o sistema religioso afirma quando dizem que o Eterno o substituiu pela igreja. Essa confirmação é vista na realidade da existência de Yisrael e perpassa por toda a Escritura Sagrada e também na Brit Hadasháh através das palavras do messias Yeshua, e também em midrashim dos sábios.

Infelizmente, por não observarem o contexto original das Escrituras e desconhecerem a cultura do povo de Yisrael, os teólogos interpretam errado o contexto dessa parashá alegando que o Eterno substituiu o povo que ele mesmo escolheu, mas esquecem de reparar que no final dessa canção que Moshê estava ensinando ao povo para que pudessem lembrar da aliança, está dito que o Eterno irá se lembrar dos escolhidos onde estiverem.


Primeiro, para começarmos a compreender esse contexto vejamos os versos anteriores ao da parashá, veja Dt 31:19-30.

Agora, entremos no texto da parashá Dt 32:1-52.


Vamos observar alguns apontamentos proféticos:

- Versos 1 e 2 - vejam que nesses versos o verbo está falando pela boca de Moshê. Sempre falamos que o verbo falava pela boca de Yeshua, e ele falou sobre isso. Note seu ensino registrado em Jo 12:47 e 48.


Se alguém ouve as minhas palavras, e não as guarda, eu não o julgo. Pois não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. Há um juiz para quem me rejeita e não aceita as minhas palavras; a própria palavra que proferi o condenará no último dia.”


Repare que Yeshua fala de um juiz para quem rejeita a ele e a seus ensinos, que juiz é esse?

O juiz a que o mestre cita é a Torah, pois a palavra que ele falava era a Torah. O messias estava dizendo que as pessoas que não seguem seus ensinos da Toráh serão julgados com base na Toráh. E o povo que segue a Toráh é Yisrael, este mesmo que é composto pelos remanescentes espalhados pelo mundo e pelos judeus discípulos de Yeshua.


- Versos 3 e 4 - agora o contexto muda e quem está falando é Moshê. Ele está falando de Yeshua, ou seja, mostrando as características do messias em sua justiça e retidão. Veja Jo 7:16 e Jo 14:24.

- No verso 5 vemos Moshê denunciando os erros do povo, os que rejeitam a Torah ensinada pelo messias.


Vejamos mais alguns versos dessa parashá, enquanto comentamos na live.

Essa parashá é muito clara na intenção de mostrar como o Eterno age no meio dos anos, mesmo sabendo dos erros e falhas que o povo possa vir a cometer, todo remanescente que desejar retornar para o caminho da Toráh receberá do Eterno a oportunidade de se arrepender e de receber o perdão.


Yisrael nos profetas e nas palavras de Yeshua – a vinha do Eterno.

Como a parashá Ha’azinu mostra o Eterno trata com Yisrael no decorrer da história, falei no presente porque desde que este texto foi escrito o povo passou por várias coisas, mas mesmo assim, ele sobrevive. E os profetas mostram como HaShem vem tratando com o povo, e nos mostra que ele o compara a uma preciosa vinha. Vejamos nos texto abaixo:

- Is 1:8 -
- Is 3:14 -
- Is 5:1-7 -
- Jr 5:9-11 -
- Jr 12:10 -
- Lc 20:9:-19 -


Yisrael nunca deixará de ser povo


- Jr 31:31-40 – O universo e a natureza comprovam que Yisrael é o povo do Eterno.

Vemos no texto que nada no universo mudou, por isso Yisrael continua sendo o povo do Eterno, e quem desejar ter o Eterno como seu D’us deverá se unir a este povo, vivendo conforme os mandamentos e estatutos que o Eterno os deu.


Que o Eterno lhes abençoe!


Por: Pr/Rav Marcelo S Silva (Moshê Ben Yossef)


Nenhum comentário:

Postar um comentário