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sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Estudo da Parashá Vayeshev - 2023-2024 - Retire o véu, veja a verdade!

 


Estudos da Torá

Parashá nº 9 - Vayeshev (E habitou)

Bereshit/Gênesis Gn 37:1-40:23

Haftará (separação) Am 2:6-3:8 e

B’rit Hadashah (nova aliança) At 7:9-16; Rm 11:1-36


Tema: Retire o véu, veja a verdade!


No estudo dessa semana veremos que assim como Yehudah não reconheceu Tamar por causa do véu no rosto dela, há muitos que também deixam de ver a verdade que está nítida em sua frente por causa de um véu que é colocado como escama em seus olhos. Isso ocorre por vários motivos e analisaremos neste estudo alguns deles.


A PARASHÁ DA SEMANA

A parashá Vayêshev tem início com a descrição do grande amor de Yaakov (Jacó) por seu filho Yosef (José), o que levou ao ódio de seus irmãos. O ciúme deles aumenta muito quando Yosef conta os dois sonhos demonstrando que seus irmãos serviriam a ele.

Yaakov envia Yosef para vigiar seus irmãos enquanto eles estavam tomando conta dos rebanhos longe de casa, mas ao vê-lo se aproximando intentam matá-lo. Reuven (Rubem) convence-os a não eliminarem Yosef, porém foi incapaz de salvá-lo e acabam vendendo como escravo aos ismaelitas que passavam por ali, que o levam ao Egito e o vendem a Potifar. Enquanto isso, os filhos de Yaakov sujam o casaco de Yosef de sangue e levam para o pai, que acredita que seu filho estava morto por ter sido atacado por um animal.

Passa-se à história de Yehudá e sua nora, Tamar. E aqui será no foco de estudo.

E a Torá nos conta como Yosef estava no Egito, onde vive muitos anos como escravo, obtendo sucesso na casa de Potifar, até que a esposa deste tenta seduzí-lo, e por não conseguir, acaba inventando um ardil contra ele, que acaba preso.

Na prisão, Yosef por ser um bom homem, alcança a posição de liderança ficando encarregado pelos presos. Dez anos depois, o mordomo chefe e o padeiro do faraó são jogados na prisão. Em uma noite cada um tem um sonho, que é interpretado por Yosef. A previsão ocorre conforme havia sido dita, o padeiro morre e o mordomo volta à sua posição, mas esquece de Yosef por muito tempo.


ESTUDO DO TEXTO DA PARASHÁ

Nosso estudo estará focado no capítulo 38 de Bereshit, a passagem de Yehudah e Tamar. Essa passagem que interrompe a história da vida de Yosef não está nesta parashá por acaso, há uma ligação aqui, e um apontamento profético para a congregação nazarena.

Vejamos o verso inicial desse capítulo:


E foi naquele tempo e desceu Yehudah de seus irmãos, e associou-se a um homem adulamita, cujo nome era Chirá. E viu ali Yehudah a filha de um homem comerciante, o qual se chamava Shúa; e tomou-a e esteve com ela.


Judá ou Yehudah foi escolhido para ser o pai dos reis de Yisrael, incluindo e principalmente, o Rei Messias. Por isso, era importante que tivesse uma conduta familiar aprovada pelo Eterno, isto é, que fosse de acordo com os mandamentos de D’us. No entanto, aqui ele afasta-se e desce espiritualmente dos seus irmãos, e casa-se com uma mulher de origem duvidosa.

De acordo com o site Emunah a fé dos santos, Rashi cita o Targum, que diz que ela era filha de um comerciante, visto que a palavra comerciante, tem a mesma raiz que a palavra cananeu. Contudo, o texto diz-nos que Judá desceu de seus irmãos, o que alude a uma descida espiritual, a um cair em tentação. Lembremo-nos que o povo cananeu, foi amaldiçoado por Noé, e as suas práticas eram contrárias à instrução do Eterno.


Um pouco de contexto histórico e profético

Dentro do contexto histórico, Yehudah depois que juntamente com seus irmãos, mentiu a seu pai, separou-se deles e foi morar em um região ao sul de onde eles habitavam. Encontramos testemunhos desse entendimento nos sábios. O comentário de rodapé da Torah da Editora Sêfer diz o seguinte:

“O exegeta Rashi, citando o Midrash, explica porque a história de Yosef foi interrompida neste ponto: Para nos ensinar que Yehudah foi rebaixado de sua posição elevada por seus irmãos. Quando estes viram a aflição de seu pai, disseram: Tu nos disseste que o vendêssemos; se nos tivesse dito para devolvê-lo, teríamos obedecido. Já o exegeta Ibn Ezra explica que a descida foi geográfica, da região norte para o sul de Kenaan. E mesmo essas explicações são controversas entre os rabinos, pois muitos não aceitam que Yehudah teria se relacionado com cananitas. Sabemos com certeza que ele se afastou de seus irmãos e teve relações com pessoas daquela região, chamada Adulão. Com Shúa ele teve três filhos. Esse número é bem relevante no apontamento profético.

No entanto, profeticamente, esta passagem nos mostra algo mais sublime. A profecia mostra Yehudah representando Yeshua, que se afasta de seus irmãos seguidores do judaísmo, enquanto é recebido pelo Eterno nos céus, mais precisamente o terceiro céu. E nesse momento iniciando um relacionamento com uma congregação diferente, a congregação nazarena inicial, composta pelos apóstolos de Yeshua e de pessoas de outras nações e principalmente da Casa de Yisrael, que havia sido espalhada pelo mundo. Essa congregação é apontada pela mulher chamada Shúa. Vimos o Rav Yochanan explicar isso na midrash profética dessa parashá há dois anos atrás.

Retornando ao contexto histórico os filhos que Yehudah teve com Shúa não eram boas pessoas, pelo menos os dois mais velhos. Eles tiveram 3 filhos. Tamar a mulher que veio a ser esposa do primogênito também era daquela região.

No ponto de vista profético o número 3 apontam para a letra “guímel”, do alfabeto hebraico, e significa “camelo”, ela também pode significar “esplendor e plenitude”. Representa a função divina da vida, da provisão e sustento. Na guematria ela também pode ser interpretada como o que tem poder de doar, manter e expandir aquilo que oferece pelas mãos do Eterno, ou seja, ela aponta para o messias e sua característica de manter e expandir a misericórdia que HaShem manifesta. O número 3 também aponta para três milênios ou o terceiro milênio, quando Yeshua retorna e tráz a Torah pura do Eterno para ensinar as pessoas. Os dois filhos mais velhos são apontamentos para congregações desobedientes à Torah ensinada pelo messias antes de sua volta. São pessoas que estão com os olhos tapados para a verdade. E Tamar é o apontamento para a congregação que se formou no decorrer dos tempos, por pessoas que passaram a cumprir Torah, pessoas da Casa de Yisrael e gentios que se achegam ao Eterno.

Para algumas pessoas Yehudah está sendo cobrado pelo Eterno pelo que houve com Yosef, quando foi vendido por ele e seus irmãos aos midianitas e enganaram a Yaakov dizendo que estava morto.

Yehudah por sua yetser haráh negou seu filho mais jovem a Tamar, pois temia perdê-lo também. Estava com os olhos encobertos para os erros dos filhos e os próprios. Era um homem que tinha um propósito, mas acaba se deixando levar por emoções. Seus filhos tinham o rosto encoberto, por isso não deram filho a Tamar. Esse filho seria o que traria o cumprimento da promessa em suas vidas.

No entanto, Tamar a figura da congregação que segue os passos do messias insiste em receber a semente que lhe era devida. Profeticamente, essa é a insistência para receber o ensino correto da Torah e passá-lo adiante. Mas Yehudah não a reconheceu, assim como muitos não reconhecem os que são povo de D’us verdadeiramente, devido a forma como a multidão tem agido. Pensam que Tamar era prostituta, assim como pensam que a congregação nazarena o é também, e estão plenamente enganados, por causa do véu que lhes encobre os olhos.

Devemos compreender que muitas pessoas estão com o rosto encoberto em dogmas, mentiras ou meias verdades, e por isso não conseguem ver a verdade de forma alguma. É preciso tirar o véu que cobre a visão.

Há pessoas que por terem uma Bíblia que fala do Eterno e de Yeshua já se consideram povo de D’us.

Há pessoas que passaram pelo batismo nas águas no rio ou no tanque em nome da trindade e acham que são povo de D’us.

Há pessoas que estudam a Bíblia e pregam para outras pessoas e acham que são povo de D’us.

Há pessoas que acreditam de verdade em D’us e que ele criou todas as coisas e por isso se consideram povo de D’us.

Há pessoas sinceras nas igrejas que fazem tudo o que os pastores e líderes mandam acreditando agradarem a D’us, pois acham que são povo de D’us.

Há muitos outros exemplos de pessoas que acham que são povo de D’us, mas a verdade está muito longe disso. Povo de D’us, para ele e segundo a sua própria palavra é quem obedece aos seus preceitos. Vejam o seguinte texto:


Então agirão segundo os meus decretos e serão cuidadosos em obedecer às minhas leis. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. Ezequiel 11:20


E se aprenderem a comportar-se como meu povo, e jurarem pelo nome do Senhor, dizendo: ‘Juro pelo nome do Senhor’ — como antes ensinaram o meu povo a jurar por Baal — então eles serão estabelecidos no meio do meu povo. Jeremias 12:16


Pois assim diz o Senhor: "Aos eunucos que guardarem os meus sábados, que escolherem o que me agrada e se apegarem à minha aliança, a eles darei, dentro de meu templo e dos seus muros, um memorial e um nome melhor do que filhos e filhas, um nome eterno, que não será eliminado. E os estrangeiros que se unirem ao Senhor para servi-lo, para amarem o nome do Senhor e para prestar-lhe culto, todos os que guardarem o sábado sem profaná-lo, e que se apegarem à minha aliança, esses eu trarei ao meu santo monte e lhes darei alegria em minha casa de oração. Seus holocaustos e seus sacrifícios serão aceitos em meu altar; pois a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos". Palavra do Soberano Senhor, daquele que reúne os exilados de Israel: "Reunirei ainda outros àqueles que já foram reunidos". Isaías 56:4-8


"Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias", declara o Senhor: "Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Jeremias 31:33


Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: "Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo". 2 Coríntios 6:16


Para verdadeiramente ser povo de D’us devemos seguir seus mandamentos. Os filhos de Yehudah e nem ele próprio, no contexto histórico estavam nessa condição, somente depois ele se arrepende. E essa oportunidade de arrependimento e retirada do véu ou das escamas dos olhos é que devemos pegar, pois assim poderemos ver a verdade, como ocorreu com Yehudah após perceber o que ocorreu com Tamar.


A ligação dessa passagem com o que o profeta Amós profetisa.

Vamos ler Am 2:6-3:8.

- Os crimes de Yisrael que foram visitados pelo Eterno (v. 6 a 8);

- Lembrança de como livrou Yisrael (v. 9 a 11);

- Yisrael continuou a fazer o que era mal e as consequências (v. 12 a 16); e

- O Eterno não faz nada sem comunicar ao profetas (v. 1 a 8);


O Apóstolo Shaul (Paulo) fala sobre isso na epístola aos Romanos

Vamos ler Rm 11.

- O Eterno não rejeitou Yisrael (v. 1 a 10);

- O resultado positivo do tropeço de Yisrael (v. 11 a 12);

- A reconciliação de Yisrael gera vida dentre os mortos (v. 12 a 15);

- A hallah, a raiz da árvore e os ramos (v. 16 a 24);

- Uma verdade oculta (v. 25 a 27); e

- Alguém é odiado por causa dos enxertados (v. 28 a 36).


Assim como Yehudah foi levado por causa do véu no rosto de Tamar, e quando isso veio à tona houve mudança e arrependimento, muitos ao ter o véu retirado e descoberta a verdade encontram arrependimento e teshuvah. Infelizmente há os que como os filhos de Yehudah acabam morrendo sem arrependimento e a verdade.

Que possamos permitir e ser instrumentos para a retirada de véus e descoberta da verdade que possam gerar arrependimento em muitas pessoas.


Que o Eterno os abençoe e até o próximo estudo!


Pr/Rav Marcelo Peregrino Silva (Marcelo Santos da Silva - Moshê Ben Yosef)


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