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sexta-feira, 14 de junho de 2024

Estudo da Parashá Nassô - Entenda quem era o Anjo do Eterno.

 


Estudos da Torá

Parashá nº 35 – Nassô (Faça)

B’midbar/Números Nm 4:21-7:89,

Haftará (Separação) Jz 13:2-25; e

B’rit Hadashah (Nova Aliança) Jo 7:53-8:11 e Atos 21:17-32.


Tema: Entenda quem era o Anjo do Eterno.


Na parashá dessa semana vemos a continuação das instruções sobre as família levíticas, e entre outras coisas fala das leis de nazireado. E vamos aproveitar o contexto para buscar um pouco mais sobre um assunto muito mal interpretado por muitas pessoas e teólogos, ou seja, o Anjo do Eterno. O relato da haftará dessa semana mostra “o Anjo do Eterno”, que aparece para revelar o que HaShem iria fazer para ajudar o povo de Yisrael. Alguns teólogos e religiosos alegam que esse anjo é uma manifestação de Yeshua antes de nascer, mas será que as Escrituras amparam essa ideia? Nesse estudo quebraremos o dogma a respeito do Anjo do Eterno ser o messias antes de nascer.

RESUMO DA PARASHÁ DA SEMANA


De acordo com o resumo dessa porção no site Chabad, a parashá Nassô prossegue delineando as tarefas e responsabilidades das três famílias levitas – Gershon e Merari na porção desta semana, Kehat na semana passada - e contando todos os levitas que estavam em idade de servir no Mishcan.

Depois que D'us ordenou a Moshê purificar o acampamento para que fosse um lar merecedor da Presença Divina, a Toráh descreve o processo a ser cumprido com uma sotá, uma esposa que foi advertida pelo marido a não ficar sozinha com outro homem, e mais tarde foi surpreendida fazendo-o, dando ao marido um bom motivo para suspeitar de adultério. Ela é levada ao Cohen no Templo Sagrado e, caso não admita sua culpa, recebe água amarga sagrada para beber, o que levará a um destes dois resultados: ou as águas estabelecerão sua inocência, removendo a dúvida de seu relacionamento com o marido e abençoando-a com filhos, ou as águas provarão sua culpa por uma morte miraculosa e grotesca.

A Torá então descreve as leis do nazir, uma pessoa que aceitou voluntariamente adotar um estado especial de santidade, geralmente por trinta dias, abstendo-se de comer ou beber qualquer derivado de uva, cortar o cabelo, e de contaminar-se através do contato com o corpo de alguém que morreu. Após relatar as bênçãos pelas quais os Cohanim abençoarão o povo, a porção da Torá conclui com uma longa lista das oferendas trazidas pelos doze líderes das tribos durante a dedicação do Mishcan para uso regular. Cada príncipe faz uma oferenda comunal para ajudar a transportar o Mishcan, bem como doações idênticas de ouro, prata, animais e alimentos.


ESTUDO DO CONTEXTO LITERAL, PRÁTICO E PROFÉTICO


No contexto dessa parashá que também fala das leis de nazireado temos a haftará ou porção dos profetas registrada em Shoftim/Juízes 13, que narra o aviso da concepção de Shimshon/Sansão. E há algo interessante nesse relato que gostaria de destacar nesse estudo. O referido relato mostra que “o anjo do Eterno” aparece para revelar o que HaShem iria fazer para ajudar seu povo. Mas a pergunta aqui é: Quem é esse “anjo do Eterno” que aparece nesse relato? O que as Escrituras definem sobre esse anjo? Os pais de Sansão realmente receberam a visita do “Anjo do Eterno”, ou há outra explicação? Alguns teólogos e religiosos alegam que esse anjo é uma manifestação de Yeshua antes de nascer, mas será que as Escrituras amparam essa idéia?

Em primeiro lugar, para entender bem o conceito tanaico de anjo, você pode buscar no blog o estudo em texto da parashá vayishlach sobre o tema “os anjos do Eterno” em 2022, ou se preferir assistir ao estudo em vídeo procure no canal Sou Peregrino na Terra ou Kahal Teshuvah Brasil no YouTube o mesmo estudo.

Inicialmente, relembremos algo importante, pois no citado estudo eu disse que no contexto original, lendo alguns versos do início daquela parashá podemos reparar na palavra sublinhada, pois tem importância em nosso estudo:


וַיִּשְׁלַ֨ח יַעֲקֹ֤ב מַלְאָכִים֙ לְפָנָ֔יו אֶל־עֵשָׂ֖ו אָחִ֑יו אַ֥רְצָה שֵׂעִ֖יר שְׂדֵ֥ה אֱדֹֽום׃

וַיְצַ֤ו אֹתָם֙ לֵאמֹ֔ר כֹּ֣ה תֹאמְר֔וּן לַֽאדֹנִ֖י לְעֵשָׂ֑ו כֹּ֤ה אָמַר֙ עַבְדְּךָ֣ יַעֲקֹ֔ב עִם־לָבָ֣ן גַּ֔רְתִּי וָאֵחַ֖ר עַד־עָֽתָּה׃ וַֽיְהִי־לִי֙ שֹׁ֣ור וַחֲמֹ֔ור צֹ֖אן וְעֶ֣בֶד וְשִׁפְחָ֑ה וָֽאֶשְׁלְחָה֙ לְהַגִּ֣יד לַֽאדֹנִ֔י לִמְצֹא־חֵ֖ן בְּעֵינֶֽיךָ׃

וַיָּשֻׁ֨בוּ֙ הַמַּלְאָכִ֔ים אֶֽל־יַעֲקֹ֖ב לֵאמֹ֑ר בָּ֤אנוּ אֶל־אָחִ֨יךָ֙ אֶל־עֵשָׂ֔ו וְגַם֙ הֹלֵ֣ךְ לִקְרָֽאתְךָ֔ וְאַרְבַּע־מֵאֹ֥ות אִ֖ישׁ עִמֹּֽו׃


Yaacov mandou mensageiros adiante dele a seu irmão Esav, na região de Seir, território de Edom. E lhes ordenou: "Vocês dirão o seguinte ao meu senhor Esav: assim diz teu servo Yaacov: Morei na casa de Lavan e com ele permaneci até agora. Tenho bois e jumentos, ovelhas e cabras, servos e servas. Envio agora esta mensagem ao meu senhor, para que me recebas bem". Quando os mensageiros voltaram a Yaacov, disseram-lhe: "Fomos até seu irmão Esav, e ele está vindo ao seu encontro, com quatrocentos homens". Gênesis 32:3-6


Você pode reparar que nos versos acima, a palavra “mensageiro” está sublinhada. E no decorrer deste estudo você poderá entender algumas coisas a respeito dessa palavra. Note que aqui nestes versos traduzidos para o português não aparece a palavra “anjo”, mas nos versos anteriores a ela aparece, veja:


Yaacov também seguiu o seu caminho, e anjos de D’us vieram ao encontro dele. Quando Yaacov os avistou, disse: "Este é o exército de D’us!" Por isso deu àquele lugar o nome de Machanáyim. Gênesis 32:1,2


Note que nestes dois versos surge a palavra “anjos”. E aparentemente estes versos e os que lemos antes não tem nada em comum. Mas é apenas uma aparência, pois a mesma palavra aparece no texto hebraico, porém em um bloco traduziram como “anjos” e em outro como “mensageiros”. Em ambos os blocos a palavra hebraica que aparece é  מַלְאָך – Malakh, singular de Malakhim - מַלְאָכִים֙.

Então, você entende corretamente o contexto de “anjos”? No mencionado estudo, vimos que o conceito dessa palavra na atualidade, quando se fala em “anjo”, a primeira coisa que as pessoas costumam pensar é em um ser com aparência humana, com asas como as de pássaros, e que passa o dia todo voando e cantando. Mas o TaNaK,  as Escrituras Sagradas, em vários contextos, nos dizem que os anjos na verdade são mensageiros. Homens que fazem a vontade do Eterno ao cumprir seus mandamentos e servem como instrumentos para entregar a mensagem do Eterno.

Portanto, sabendo o que o termo malakh – anjo – significa, passemos para o contexto da haftará, no anúncio do nascimento de Sansão.


Quem é o anjo do Eterno? Ou seria quem não é?

Observemos primeiramente o texto de Juízes 13.

Com certeza você notou que neste texto aparecem os termos “o anjo do Senhor”. Veja o verso 3 em hebraico e traduzido abaixo:


וַיֵּרָ֥א מַלְאַךְ־יְהוָ֖ה אֶל־הָאִשָּׁ֑ה וַיֹּ֣אמֶר אֵלֶ֗יהָ הִנֵּה־נָ֤א אַתְּ־עֲקָרָה֙ וְלֹ֣א יָלַ֔דְתְּ וְהָרִ֖ית וְיָלַ֥דְתְּ בֵּֽן׃


E o anjo do Eterno apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho.


Reparou que o termo sublinhado é o mesmo dos versos que mencionamos anteriormente? Reparou também que ele não está com letras maiúsculas? Até porque em hebraico não tem maiúsculas. Então o que isso quer dizer? Vamos caminhar em direção ao entendimento correto do termo.

A teologia cristã, de forma geral, afirma que o termo “o Anjo do Senhor” é uma indicação da aparição de JC, que para melhor compreensão aqui, embora sejam personagens totalmente diferentes, consideremos de forma didática e genérica, que se refira a Yeshua. Então, eles dizem que é uma aparição de Yeshua antes dele nascer, pois na verdade ele já existiria desde antes da criação do mundo. Esse entendimento se dá devido ao dogma da pré-existência de Yeshua, já que crêem que ele seja o Eterno. Para compreender melhor porque Yeshua não é divino, procure no blog em texto ou nos canais em vídeo, o estudo da parashá Va’eira com o tema Yeshua é divino? Durante a live no shabat poderemos abordar um pouco mais sobre esse assunto, no final desse estudo encontrará o link do estudo em vídeo.

Compreendendo que Yeshua não é divino, que não é pré-existente, passemos a verificar o contexto correto do termo estudado que comprovará ainda mais a mentira do dogma criado pelo sistema religioso.

Sabendo que “malakh” significa “mensageiro”, fica fácil entender que “malakh Adonay” traduzido na maioria das Bíblias como “anjo do Senhor”, na verdade deveria ser traduzido como “mensageiro do Eterno”. Ou seja, dependendo do contexto, uma pessoa que foi enviada pelo Eterno para entregar uma mensagem, para revelar algo ou para cumprir uma missão, mas também um mensageiro celestial que pode aparecer em forma humana ou como o poder do Eterno, com os mesmos propósitos, e sobre isso trataremos mais à frente. De forma alguma é uma indicação de que o messias prometido já existisse em uma forma “espiritual” antes de nascer, como diz o dogma religioso. Vejamos alguns texto nas Escrituras que confirmam isso em seus contextos.


5 Depois se deitou debaixo da árvore e dormiu. De repente um anjo tocou nele e disse: "Levante-se e coma". 6 Elias olhou ao redor e ali, junto à sua cabeça, havia um pão assado sobre brasas quentes e um jarro de água. Ele comeu, bebeu e deitou-se de novo. 7 O anjo do Senhor voltou, tocou nele e disse: "Levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa". 8 Então ele se levantou, comeu e bebeu. Fortalecido com aquela comida, viajou quarenta dias e quarenta noites, até que chegou a Horebe, o monte de Deus. 1Reis 19:5-8 (Bíblia On Line NVI)


Então o anjo do Senhor saiu e matou cento e oitenta e cinco mil homens no acampamento assírio. Quando o povo se levantou na manhã seguinte, só havia cadáveres! Isaías 37:36 (Bíblia On Line NVI)


Disse-lhe ainda o Anjo do Senhor: "Você está grávida e terá um filho, e lhe dará o nome de Ismael, porque o Senhor a ouviu em seu sofrimento. Gênesis 16:11 (Bíblia On Line NVI)

Acredito que fica bem claro que o anjo do Eterno não é Yeshua antes de nascer, mas um mensageiro do Eterno, seja humanamente, ou em qualquer outra forma de manifestar a vontade do Eterno, conforme veremos adiante.


O que as Escrituras definem sobre o anjo do Eterno?

Conforme mencionamos no item anterior, as Escrituras definem claramente que anjos são mensageiros e que quando aparece o termo anjo, está demonstrando um mensageiro com uma missão específica atribuída pelo Eterno. E temos inúmeros textos no TaNaK que demonstram isso conforme os que transcrevemos acima. E também como os que colocamos a seguir:


Então o Senhor abriu os olhos de Balaão, e ele viu o anjo do Senhor parado no caminho, empunhando a sua espada. Então Balaão inclinou-se e prostrou-se, rosto em terra. Números 22:31


Davi olhou para cima e viu o anjo do Senhor entre o céu e a terra, com uma espada na mão erguida sobre Jerusalém. Então Davi e as autoridades de Israel, vestidos de luto, prostraram-se, rosto em terra. 1 Crônicas 21:16


Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, esta não era consumida pelo fogo. Êxodo 3:2


Os pais de Sansão realmente receberam a visita do “Anjo do Eterno”, ou há outra explicação?

A resposta clara e objetiva a essa pergunta é: Não! Os pais de Sansão não receberam a visita de um “anjo do Eterno”, pelo menos não de forma física. Eles não falaram literalmente com um ser espiritual que surgiu em sua frente. O contexto é bem claro, observe o texto de Jz 13.

Certo dia “aparece” o mensageiro do Eterno à mulher de Manoach. Só ela vê, num primeiro momento aquele “homem de D’us”, repare que ela diz que viu um homem.

Depois Manoach ora ao Eterno para que o homem de D’us volte para lhes instruir. Repare nos termos!! Então, novamente a mulher vê o mensageiro novamente, e mais uma vez seu marido não estava com ela. E ela corre e diz ao marido, percebam, que o homem que me apareceu outro dia está aqui!! E agora ambos Vêem o mesmo homem, que lhes dá as instruções ordenadas pelo Eterno, e que constam na Torah, nessa parashá.

Manoach pretende dár-lhe algo para comer, mas o mensageiro lhe dá uma resposta que amplia nosso entendimento, veja o verso 16. Até então, eles pensavam que era um homem que estava tratando com eles. E o mensageiro mandou que ele oferecesse uma oferta ao Eterno.

E quando Manoach coloca a oferta sobre uma rocha e coloca fogo, o texto diz que o Eterno fez algo estranho, ou diferente, ou além do entendimento. Quando a fumaça da oferta começa a subir, o homem subiu por ela. Mas espere!!! Isso não é a prova de que era um ser espiritual? Não! Vejam os versos 21 a 23.

O que eles tiveram foi uma visão! E no final a visão se desfez com a fumaça do sacrifício. Perceba que a mulher de Manoach diz no verso 23: Se o Eterno tivesse a intenção de nos matar, não teria aceitado o holocausto e a oferta de cereal das nossas mãos, nem nos teria mostrado todas essas coisas, nem nos teria revelado o que agora nos revelou".


Com isso, podemos entender no contexto original, que as Escrituras Sagradas mostram que o anjo do Eterno é um mensageiro do Eterno para, literalmente, trazer uma mensagem ou executar uma missão específica. E esse mensageiro pode ser um homem de D’us, cumpridor de Torah, ou pode ser uma visão, como nesse caso dos pais de Sansão. Além de poder ser também a manifestação do poder do Eterno como um mover na natureza.

Lembre que para Avraham os mensageiros ou anjos eram homens, sendo um deles o próprio Shem ou Melekh Tzadik, e eles comeram da comida do patriarca. No caso de Manoach e sua esposa era uma visão e o mensageiro não comeu. Para Elias o mensageiro trouxe a comida, e este era também um homem. Já para o Rei David era uma manifestação na natureza.

E em nenhuma das ocasiões o mensageiro era Yeshua, pois a promessa do messias ainda estava sendo aguardada para que se cumprisse, apesar dele já ser uma ideia, um projeto muito claro na vontade do Eterno desde o início da criação. No entanto, ele ainda não tinha sido concebido, não tinha nascido e portanto, não existia. A não ser na vontade do Eterno para acontecer no tempo certo.

O anjo do Eterno ou mensageiro do Eterno, portanto, é um mensageiro de HaShem a fim de levar sua vontade. E até podemos dizer, sem confundir as coisas, que Yeshua em seu ministério terreno se tornou um mensageiro do Eterno para cada pessoa que teve e tem contato com seus ensinos. Já que o conceito de anjo do Eterno é ser um mensageiro para levar a mensagem de HaShem. E Yeshua e seus seguidores se tornaram mensageiros, mas isso é diferente do que ocorreu no passado, conforme demonstramos aqui.

Espero que este estudo possa ter lhe ajudado a abrir os olhos e entender quem realmente era o anjo do Eterno descrito nas Escrituras.

Segue o link do estudo que estará gravada após a live.

https://www.youtube.com/live/0nlVD2Uq7_E?si=fEY3eluX1LYxEApn


Que HaShem lhes abençoe!


Pr/Rav. Marcelo Santos da Silva (Marcelo Peregrino Silva – Moshê Ben Yosef)


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