Páginas

Boas Vindas

Seja Bem Vindo e Aproveite ao Máximo!
Curta, Divulgue, Compartilhe e se desejar comente.
Que o Eterno o abençoe!!

sábado, 26 de agosto de 2017

Liderar segundo a Lei de Deus.


Nesse Shabat, dia 26 de agosto de 20197, a porção de estudo chamada de Parashah, está no livro de D'varim(Deuteronomio) 16.18-21.9. No entanto, vamos nos ater somente aos versos finais do capítulo 16 para essa reflexão.
16.18-22 (Texto da Bíblia Judaica Completa)

"Designem juízes e oficiais para todos os seus portões (nas cidades) que Adonai, seu Deus, dá a vocês, tribo por tribo; eles devem julgar o povo com justiça. Não distorçam a justiça nem demonstrem favoritismo; não aceitem suborno, pois um presente cega os olhos do sábio e torce as palavras da pessoa mais correta. Procurem a justiça, apenas a justiça, para que vivam e herdem a terra que Adonai, seu Deus, dá a vocês. Não plantem nenhum tipo de árvore como um (tipo de ) poste sagrado ao lado do altar de Adonai, seu Deus, que vocês construirão. Da mesma forma, não erijam nenhuma coluna; Adonai seu Deus, odeia isso."

Deus por meio de Moisés estava definindo as bases para o trabalho dos juízes, bem determinando ao povo que não fizessem póstes ídolos e plantassem árvores com intuito religioso.

Sobre os juízes, é interessante perceber que eles deveriam agir com "justiça". O que seria agir com justiça? Julgar segundo a lei, ou seja, de acordo com as prescrições de Deus. Sem distorcer a justiça e nem demonstrar favoritismo. Sem entrarmos no assunto político da atualidade, mas trazendo para dentro de nossas vidas com Deus, infelizmente, muitos estão agindo de forma contrária ao que está escrito nesse texto. À medida que hoje, muitos se acham na posição de juízes no meio do povo, e não estou me referindo aos que se sentem no direito de sair julgando as pessoas, mas me refiro aos líderes nas congregações e igrejas. Estes estão sim, na posição mencionada no texto, e sim acabam errando naquilo que o texto manda que acertem. Porque não lideram com justiça (leis, mandamentos, estatutos e ordenanças) e ainda distorcem a justiça (leis, mandamentos, estatutos e ordenanças), e muitas vezes demonstram favoritismos.

Quantos têm dito ao povo, por meio de interpretações erradas e fora do contexto das Escrituras, que as Leis de Deus não são mais para serem obedecidas. Mas Jesus nos diz a todo tempo que devemos obedecer, basta lermos Mt 5.19; Mt 28.20; Mc 7.1-13;Jo 14.15; Jo 15.10 e muitos outros, mas para entendermos temos que ler dentro do seu contexto correto. O grande problema da atualidade é que não se isso. Estamos cheios de teologias. Temos teologia romana, teologia reformada, teologia da prosperidade, teologia pentecostal, teologia da libertação, e etc, mas nenhuma teologia voltada para o contexto original, que é a compreensão dos textos pela cultura em que foram escritos e na cultura. Hoje, tira-se um texto de seu contexto usando o pretexto de que a igreja não é Israel. Nada mais fora da realidade!

Precisamos conforme o texto nos diz, julgar tudo pelo viés da justiça, que é a palavra de Deus, que é a lei para nos mostrar a vontade de Deus para nós. Pense nisso e estude a Bíblia com o olhar certo. Então perceberá que muito da sabedoria do Eterno lhe será revelado.
Restauração já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário