Páginas

Boas Vindas

Seja Bem Vindo e Aproveite ao Máximo!
Curta, Divulgue, Compartilhe e se desejar comente.
Que o Eterno o abençoe!!

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Entendendo os textos de Paulo - Parte 2 - Romanos


 

Entendendo os textos de Paulo - Parte 2

Ainda em Romanos
Seguindo o princípio já ensinado anteriormente na primeira parte desse estudo, bem como no início desse capítulo da epístola aos romanos, vamos encerrar esse assunto.
Romanos 1:7. A todos os que em Roma são amados de Deus e chamados para serem santos: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. 8. Antes de tudo, sou grato a meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vocês, porque em todo o mundo está sendo anunciada a fé que vocês têm. 9. Deus, a quem sirvo de todo o coração pregando o evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como sempre me lembro de vocês 10. em minhas orações; e peço que agora, finalmente, pela vontade de Deus, seja-me aberto o caminho para que eu possa visitá-los. 11. Anseio vê-los, a fim de compartilhar com vocês algum dom espiritual, para fortalecê-los, 12. isto é, para que eu e vocês sejamos mutuamente encorajados pela fé. 13. Quero que vocês saibam, irmãos, que muitas vezes planejei visitá-los, mas fui impedido de fazê-lo até agora. Meu propósito é colher algum fruto entre vocês, assim como tenho colhido entre os demais gentios. 14. Sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes. 15. Por isso estou disposto a pregar o evangelho também a vocês que estão em Roma. 16. Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego. 17. Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé". 18. Portanto, a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça, 19. pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.
Vamos ver verso a verso o que o Rav. Sha'ul (apóstolo Paulo) estava continuando a falar nesse trecho.
No verso 7 lemos o seguinte: A todos os que em Roma são amados de Deus e chamados para serem santos: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
A continuação da Introdução e apresentação dessa carta que, conforme mencionamos anteriormente é direcionada a crentes ex-gentios que tinham se aproximado ao povo de D'us através do testemunho de Yeshua, o qual o apóstolo chamou de evangelho de D'us. Da mesma forma, vemos nesse verso 7 sendo dito ainda, "a vocês", e vimos também que quando ele usa esse termo está se referindo aos ex-gentios. Então fica comprovado para nós o destinatário.
Muitos costumam dizer que este texto foi escrito para judeus que viviam em Roma, porém pela forma que Paulo fala em seu texto, pelo contexto dos assuntos tratados, e pela utilização dos pronomes entendemos de forma muito clara.
No verso 8 o apóstolo pronuncia a sua gratidão ao Eterno porque a fé dos romanos estava sendo anunciada em todo mundo. Sabemos que quando lemos o termo "fé" (emunáh), estamos na verdade lendo confiança, firmeza e estabelecimento. E sabemos também que esse termo confiança tem uma ligação muito forte com obediência, pois não é a toa que o Eterno mencionou a confiança de Avraham.
"porque Avraham me obedeceu e guardou meus preceitos e guardou meus preceitos, meus mandamentos, meus decretos e minhas leis." Gn 26:5
Depois vemos o autor aos hebreu no capítulo 11 mencionando a respeito da fé, ou seja a confiança de Avraham, pois obedeceu ao Eterno.
No verso 9 lemos; " Deus, a quem sirvo de todo o coração pregando o evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como sempre me lembro de vocês"
Repare que diferentemente do que se ouve atualmente na religião, o apóstolo Paulo afirma que servia ao Eterno (Bendito seja Ele), não a Yeshua. Há muita confusão atualmente quanto a quem se serve. E vemos de forma clara que quem é digno de serviço, ou seja, culto, adoração, é o Eterno. Paulo mostra como ele serve ao criador dos céus de da Terra, ele diz que estava pregando o evangelho do filho do Eterno. Isso quer dizer que ele anunciava o testemunho dos ensinos e da vida de Yeshua.
Infelizmente, a religião paganizou o culto, levando as pessoas a esquecerem que quem é digno de ser cultuado é o Eterno. Nosso serviço deve ser sempre direcionado ao Eterno. Claro que o messias Yeshua é digno de reverência e honra, pois é ungido e rei do povo de D'us.
No verso 10 Paulo fala das orações pelos romanos e da vontade de estar com eles. E se contextualizarmos trazendo o aprendizado para nossa realidade, aprendemos que devemos orar por aqueles que o Eterno tem trazido para perto.
No verso 11, ele fala sobre a oportunidade de compartilhar com eles algum dom espiritual para fortalecê-los.
Muitos podem pensar que esteja falando de coisas que o meio pentecostal ensina, mas na verdade ele está falando de mover do Eterno em forma de presente espiritual que iria fortalecê-los. Isso pode ser ensinos, testemunhos e instruções práticas de vida que Paulo poderia passar para eles.
O verso 12 complementa e confirma o que disse antes, pois fala de serem mutuamente encorajados pela fé ou confiança, ou seja na obediência ao Eterno.
No verso 13, ele fala de colher alguns frutos, os frutos aqui dizem respeito a conhecer pessoalmente os que se aproximaram do Eterno, e também reconhecer a vida justa destes novos servos.
Nos versos 14 e 15 ele diz que se sente devedor, porque?
Como judeu, e e servo do Eterno ele sabia que sua tarefa diante do Eterno era ensinar as verdades. Ele se considerava em débito, pois queria cumprir o que o Eterno lhe havia mandado fazer. Além de seu propósito como membro do povo sacerdotal.
Já no verso 16 lemos: "Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego."
Pelo motivo de entender que era devedor, ele afirma que não se envergonha da bessorá (evangelho, boas novas), Isso porque?
Ele afirma categóricamente!
É o poder do Eterno para salvação de todo aquele que crê: ...
Salvação aqui, conforme já foi ensinado aqui no grupo, não é ir para o céu. Mas é nos colocar no caminho da teshuváh para que iniciemos nossa conversão verdadeira ao Eterno, e assim possamos ir recebendo em doses e em níveis, a cura, a restauração, o entendimento até que alcancemos a estatura de varão perfeito.
16. Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.
... primeiro do judeu e depois do grego. Fica claro a ordem que o eterno estabeleceu para salvar ou restaurar o homem. Primeiro o judeu e depois o grego. E pode ser visto essa mesma ordem no capítulo posterior.
O Ruach é o poder do Eterno para capacitar o homem a viver uma vida de justiça em obediência. Ele nos revela a verdade e por isso podemos vencer nosso Yetser hará, conforme vimos na aula hoje mais cedo.
No verso 17 Paulo faz um midrash. Ele menciona o que o profeta Havakuk disse: "mas o justo viverá sua vida por meio da fé".
HB 2:4
Viver pela fé, conforme disse a respeito desse termo antes, é viver pela confiança, pela obediência.
Repare que ele diz: ...mediante as boas novas, revela-se como D'us torna as pessoas justas à sua vista; e do começo ao fim isto se dá mediante a confiança....Rm 1:17 (Bíblia Judaica Completa)
É através do evangelho que se revela a vontade do Eterno. Ou seja, o anúncio das instruções da Torá e dos profetas através do testemunho de Yeshua. E a vida de prática de cada um, para que muitos percebam isso.
No verso 18 e 19 confirmamos que é sobre a obediência a Torá que ele está falando, pois agora ele menciona o contrário de obediência, e vida prática. Ele fala de injustiça ou perversidade e impiedade.
Concluindo então, Vemos o apóstolo Paulo nos mostrando que a vida de confiança e obediência é o meio que o Eterno usa para levar a verdade às pessoas. Primeiro a vida de Yeshua, cujo testemunho atingiu as pessoas de sua época, e também a nós hoje. Esse testemunho salva primeiro o judeu e depois o grego. E isso já estava acontecendo com os romanos, a quem Paulo direcionava essa carta.
Retornemos ao caminho da verdade. Restauração já!
Que o Eterno abençoe a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário