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segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Os concílios ecumênicos - Constantinopla 1

Os concílios ecumênicos - Constantinopla 1

Continuando nossa compreensão de como o cristianismo chegou onde está atualmente, nesse post vamos ver um pouco do segundo concílio ecumênico, o Concílio de Constantinopla 1 em 381 d.C.

No primeiro post vimos como a religião iniciou sua formação e o afastamento dos judeus e sua forma de entender as Escrituras. Tivemos a oportunidade de compreender que juntamente com o afastamento dos judeus, também foram inserindo dogmas e heresias no seio daqueles que serviam ao Eterno em Yeshua, algo que o Rabino Sh'aul (apóstolo Paulo) já havia predito anos antes.

"Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho. E dentre vocês mesmos se levantarão homens que torcerão a verdade, a fim de atrair os discípulos." Atos 20:29-30.

E foi exatamente o que aconteceu!
O concílio de Nicéia careceu de aprovação de algumas informações ou cânones, como o Credo niceno-constantinopolitano, e tratou de outros assuntos teológicos. Conforme mencionado na última postagem, agora havia condições para debates por não haver  perseguições nesse período.

Nesse período a religião já havia estabelecido templos chamados de igrejas, os crentes agora já não se reuniam em casas. E o concílio reuniu-se na Igreja de Santa Irene de maio a julho de 381. 

 O Concílio de Niceia não havia esclarecido a respeito da divindade do Espírito Santo, e a terceira pessoa da Santíssima Trindade, e isso havia se tornado tema de debates, uma vez que os macedonianos negavam a divindade do Espírito Santo.

Perceba que as disputas ideológicas giravam em torno de idéias nunca antes debatidas ou discutidas pelos judeus que seguiam o messias no início, como vemos no livro de Atos. Também não vemos esses debates por parte dos profetas anteriores ao messias Yeshua. Mas agora, essas idéias haviam surgido e faziam parte da agenda da, assim chamada igreja. 

Interessante nisso tudo, é que arrogam para si a idéia de que nesses concílios expurgaram heresias. Sendo que estavam importando cada vez mais delas, pois de acordo com o site "Teologia em Alta", o Concílio de Constantinopla, foi marcado por ter dado os retoques finais no Credo de Nicéia, ter condenado e excluído várias heresias e ter estabelecido a doutrina formal da Trindade elaborada por Atanásio e seus amigos, os pais capadócios.

Percebam que enquanto as Escrituras Sagradas mostram o Ruach Hakodesh (Espírito do Santo, literalmente do hebraico), conhecido no cristianismo como Espírito Santo, como o próprio Eterno, pois ele é Espírito, de acordo com Jo 4:24. Os profetas apontam para essa realidade também, veja:

"Apesar disso, eles se revoltaram e entristeceram o seu Espírito Santo. Por isso ele se tornou inimigo deles e lutou pessoalmente contra eles." Is 63:10

Assim, enquanto as Escrituras mostram que o Eterno é um, Dt 6:4, a religião nessa época estava lutando para provar que o Eterno são três, o que nesse concílio buscou foi finalizar a elaboração da pessoa divina chamada Espírito Santo, em total contrariedade ao que ensinam as Escrituras.

Basta fazer uma busca, uma pesquisa sincera nos registros históricos e procurar a verdade que se encontra nas Escrituras para perceber que também este concílio, foi responsável por encaminhar essa religião para onde ela está hoje. O concílio de Constantinopla 1, segundo Pe. Élcio Rubens Mota Félix, na Revista de Cultura Teológica - v. 20 - n. 80 - OUT/DEZ 2012, afirmou a Divindade do Espírito Santo e arrefeceu o conflito entre oriente e ocidente, amenizando em muito os conflitos gerados por esta
controvérsia. Tal tensão vivida no quarto século é fruto e consequência da caminhada de Fé da Igreja. A convicção na Divindade do Espírito Santo e a formulação do símbolo de Fé é também uma consequência de longo tempo de reflexão sobre a Fé e de vários debates teológicos.

Infelizmente, percebemos claramente qual era o objetivo desse concílio, que apenas serviu para afastar mais um pouco a verdade das Escrituras das pessoas. E afastar ainda mais as pessoas que pensavam servir ao Eterno dos judeus seguidores sinceros do messias.

Retorne para a Torá, para os profetas e para os Escritos da Nova Aliança, retorne para as veredas antigas como disse o profeta Jeremias.

"Assim diz o Eterno: "Ponham-se nas encruzilhadas e olhem; perguntem pelas veredas antigas, perguntem pelo bom caminho. Sigam-no e acharão descanso. Mas vocês disseram: Não seguiremos!" Jr 6:16

Seja um ser pensante! Restauração Já!

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