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sábado, 11 de junho de 2022

Estudo da Parashá Behaalotecha (Quando subires)

 

Estudos da Torá


Parashá nº 36 – Bahaalotecha (Quando subires)

Bamidbar/Números Nm 8:1-12:16,

Haftará (Separação) Zc 2:10-4:7; e

B’rit Hadashah (Nova Aliança) Lc 15:1-16:31


1 - INTRODUÇÃO

Como sempre fazemos vamos iniciar com um resumo da parashá, e este é extraído do site Chabad.org, para auxílio na compreensão do contexto geral do assunto.

Parashá Behaalotechá inicia-se com uma breve discussão sobre o acendimento diário da menorá de ouro (candelabro de sete braços) no Tabernáculo, seguida por uma descrição do ritual de consagração dos Levitas.

A Torá então descreve a celebração de Pêssach no segundo ano no deserto, completada com a oferenda do corban Pêssach. Aqueles que estão impuros na data regular de Pêssach e, portanto incapazes de participar na oferenda, são ordenados a celebrar Pêssach Sheni, uma celebração similar a Pêssach realizada um mês mais tarde, quando o cordeiro pascal é comido com matsá e ervas amargas.

Após mencionar a nuvem e o fogo que pairavam alternadamente sobre o Tabernáculo, a Torá descreve o procedimento padrão pelo qual os Filhos de Israel levantavam acampamento para continuar suas viagens pelo deserto. Logo após deixar o Monte Sinai e viajar até o deserto de Paran, o povo começa uma série de amargas reclamações. Espicaçados pelo erev rav (a múltipla mistura de povos que juntou-se ao povo hebreu na saída do Egito), os Filhos de Israel ficaram insatisfeitos com o maná, sua miraculosa porção diária de pão celestial.

Quando Moshê começa a se desesperar, D'us ordena-lhe que selecione setenta anciãos para compor o Sanhedrin, a corte que o ajudaria a liderar a nação. Quase imediatamente, dois dos membros recém-eleitos anunciam uma profecia no acampamento. D'us envia um enorme bando de codornas, que o povo junta para comer; aqueles que haviam reclamado da falta de alimentos comem demais e morrem durante este fato sobrenatural.

A porção conclui com Miriam falando lashon hará, maledicência, a Aharon sobre seu irmão Moshê. Ela é punida por D'us com lepra, e fica de quarentena fora do acampamento por sete dias.

2 - ESTUDO DAS PALAVRAS

“E falou a Moshê, dizendo: Fala a Aharon, e dize-lhe: quando acenderes as lâmpadas, as sete lâmpadas iluminarão o espaço em frente do candelabro.” (Nm 8:1 e 2)


A parashá desta semana inicia com uma breve discussão a respeito do acendimento diário da menorá de ouro (candelabro de sete braços) no tabernáculo, aborda os fatos concernentes ao restante das obrigações sacerdotais e a consagração dos levitas, os toques dos shofarot (trombetas) e as ocasiões, e também a revolta de Mirian e Aharon contra Moshê.

Encontramos no verso 2 do início desta porção o Eterno falando sobre o acendimento das lâmpadas do candelabro. A palavra “lâmpadas” em hebraico é “NIR”. Esta palavra se refere aos pequenos objetos em forma de tigela que tinha óleo e o pavio aceso a fim de proporcionarem luz. E a palavra “candelabro” vem do termo “MENORAH”, ela é o conjunto da haste mais os sete “copinhos” onde era depositado o óleo a fim de proporcionar luz no Mishkan (tabernáculo) e depois no Beit HaMikdash (templo sagrado). Estas sete lâmpadas traziam uma conotação de algo completo, pleno.

Assim, quando a Menorah era acesa certamente os israelitas estavam recebendo a plenitude de luz que tinha o objetivo de iluminá-los até chegarem à presença do Eterno. Isso apontava para o messias que haveria de vir, pois ele como o representante da Torá de HaShem, é a luz central, que ilumina o caminho dos homens, mas que ao mesmo tempo também deve ser iluminado para que os homens o vejam. Perceba o que Yeshua diz acerca dele ser a luz:


A luz verdadeira que ilumina a todos os homens estava vindo ao mundo.”(Jo 1:9)

Yeshua continuou a dizer à multidão: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.”(Jo 8:12)

Então Yeshua lhes disse: A luz ainda está convosco por um pouco. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem. Quem anda nas trevas não sabe para onde vai. Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz. Terminando de dizer estas coisas, Yeshua se retirou e ocultou-se deles.”(Jo 12:35-36)


Devemos refletir aqui o porquê de aparecer o contexto da Menorah (candelabro) justamente após o relato das ofertas dos líderes das doze tribos? Qual a relação entre ambas?

A tribo de Levi não tinha participado nas ofertas dos líderes de cada tribo. Por isso a Torá continua a falar do ministério de Aharon para assim incluí-lo entre os demais.

Sobre o Nome da Parashá


O nome dessa parashá, “Behaalotechá”, significa literalmente “quando fizeres subir”, fazendo referência às chamas de fogo do candelabro que faziam subir, ou que ardiam. Também se entende que, quando se ia acender a Menorah, subia-se em uma plataforma com escadas para poder acender as lâmpadas, por isso, o termo quando subires.

Aharon acende a Menorah conforme a ordem de Adonai. Podemos perceber que o conjunto que proporciona luz está aceso de acordo com a ordem daquele que é o Eterno, que deseja ser a luz para todos os homens através de seu Mashiach. Observe que a palavra “ordenar” em hebraico é “TSAW” significando “ordenar, incumbir”. A raiz dessa palavra designa a instrução de um pai para seu filho, de um fazendeiro a seus lavradores, de um rei a seus servos, ou seja, de alguém que tem autoridade sobre outro. O acendimento da Menorah era uma incumbência que fora dada pelo Eterno aos levitas, pois a eles seria dado o privilégio de trazerem a luz ao Mishkan, iluminando assim a Palavra do Eterno. E do mesmo modo que aos levitas foram designadas esta incumbência, a nós hoje como sacerdotes do Eterno em Yeshua, devemos também trazer luz à Palavra do Eterno, para que as pessoas possam vir ao conhecimento dessa Palavra que é a luz a todos os homens, conforme lemos em:


Sl 119:105 - “A tua palavra é lâmpada para os meus passos e luz que clareia o meu caminho.”

Mt 5:14-16 – “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.”

Voltando ao termo “Behaalotechá”, o Eterno usou esse termo, que não é muito usual no contexto de acender a Menorah, dizendo: “Behaalotechá – quando você fizer subir” em vez de “behadlicchá – ao acender”. Dentre outras implicações, este termo denota: “Você será elevado” Cumprindo a mitsvá, os servos do Eterno tornam-se espiritualmente elevados. Mas e o porquê disso?

Segundo a tradição, Moshê não conseguia compreender porque D’us desejava que uma Menorah fosse acesa no Santuário, pois toda vez que ele entrava, encontrava o Mishkan brilhando com o esplendor da Shechiná (Presença) do Eterno. Então, como poderiam as luzes da pobre Menorah terrestre serem comparadas ao esplendor que a Shechiná irradiava? Por esse motivo Adonai disse a Moshê a palavra “Behaalotecha”, ou seja, você se tornará espiritualmente elevado acendendo a Menorah.

Assim, nunca pense que o Eterno precisa de nossa luz! Pelo contrário, nós precisamos da luz dele. Por isso, para demonstrar isso, o Todo Poderoso, ordenou que os três braços de cada lado fosse inclinado para o centro e não para fora. Demonstrando assim, que nós dependemos dele, mas também como falamos, que nós precisamos trazer luz sobre o Eterno para que os outros a vejam.


Sobre a separação dos Levitas


Assim você os purificará: faça aspersão com água da purificação sobre eles, faça-os raspar todo o corpo com lâmina, lavar suas roupas e se limpar. Em seguida, eles pegarão um novilho com a oferta de grãos, que será farinha pura amassada com azeite de oliva, enquanto você pega outro novilho para a oferta pelo pecado.”(Nm 8:7-8)


Para que os levitas pudessem exercer seu serviço ao Eterno no santuário havia uma condição, eles deveriam ser purificados. E vamos estudar um pouco sobre isso agora. A palavra “purificar” aqui, vem do hebraico “TEHAR” e significa “ser (estar) puro, limpo”. A raiz dessa palavra é “TOHAR” que significa “claridade” e também “TEHAR” que significa “limpeza”. Podemos então entender que os levitas precisavam ser e estar puros pra ser luz e revelação ao povo de Israel e esse ato dissiparia todas as trevas, trazendo então claridade ao povo, tudo isso porque eles fizeram uma limpeza em sua vida.

Entretanto, essa limpeza deveria seguir o padrão dado pelo Eterno (v. 7-8). A limpeza deveria ser feita não através de água, mas de águas, pois a palavra que aparece no texto original é “MAYM” e ela está no plural, da mesma forma a palavra expiação ali não tem este significado, pois a palavra “HATÁ” ali no texto significa “errar, sair do caminho, pecar, tornar-se culpado, perder”. A intenção aqui é que as águas purificariam o pecado que porventura eles pudessem ter cometido. A água aqui como muitas outras coisas, aparece em um sentido profético, pois já apontava para o futuro e é descrita na Brit Hadashá (Nova Aliança) como: “Para a santificar, purificando-a com a lavagem das águas, pela palavra”(Ef 5.26). A água simboliza a Palavra do Eterno que traz limpeza à nossa vida. O que foi feito com os levitas não era nada mais que um ato profético que seria executado no futuro através da Palavra, onde já começou a ser executado e finalizará com o retorno do Messias Yeshua.

Outra parte da purificação é raspar o corpo com a lâmina, ou navalha. Esta representa a Torá que passa pela nossa carne (a yetser hará, que é a nossa tendência para praticar o mal), e nos prepara a fim de podermos servir ao Eterno de forma eficaz. Deixemos que essa lâmina passe sobre nossa carne, para que venhamos a servir melhor ao Eterno em obediência. Veja o que autores da Nova Aliança falam sobre isso:


Porque a palavra de D’us é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.”(Hb 4.12)


Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.”(2 Tm 3:16-17)


Sobre o segundo Pessach


Sabemos que Pessach (páscoa) é uma festa obrigatória para todos os filhos de Israel e para aqueles que se aproximaram deles através de Yeshua. Essa festa é muito importante, pois representa libertação da escravidão no jugo de Faraó, bem como do pecado. Já estudamos sobre tudo isso, e vimos também que essa mo’ed (festa) deveria ser celebrada no primeiro mês, aos 14 dias, e tinha todo um contexto de preparação para isso, reveja o estudo especial de Pessach. Entretanto, leia o texto de Números 9:6-12.

Mas alguns deles não puderam celebrar a Páscoa naquele dia porque se haviam tornado impuros por terem tocado num cadáver. Por isso procuraram Moisés e Arão naquele mesmo dia e disseram a Moisés: "Nós nos tornamos impuros por termos tocado num cadáver, mas por que deveríamos ser impedidos de apresentar a nossa oferta ao Senhor na ocasião própria, como os demais israelitas? " Moisés respondeu-lhes: "Esperem até que eu saiba o que o Senhor ordena a respeito de vocês". Então o Senhor disse a Moisés: "Diga o seguinte aos israelitas: Quando algum de vocês ou dos seus descendentes se tornar impuro por tocar algum cadáver ou estiver distante por motivo de viagem, ainda assim poderá celebrar a Páscoa do Senhor. Deverão celebrá-la no dia catorze do segundo mês, ao pôr-do-sol. Comerão o cordeiro com pães sem fermento e com ervas amargas. Não deixarão sobrar nada até o amanhecer e não quebrarão nenhum osso do cordeiro. Quando a celebrarem, obedeçam a todas as leis da Páscoa.”


Podemos perceber que houve alguns que não puderam participar da festa de Pessach porque estavam impuros, por haverem tocado em um cadáver. Mas essas pessoas foram perguntar a Moshê o que fariam. E este foi perguntar ao Eterno. E o Senhor respondeu que eles poderiam celebrar essa festa em suas casas um mês depois. E deve ser levado em consideração que aquele deve ser um dia de shabat, como é o primeiro. Daí aprendemos que o Senhor sempre nos dá uma oportunidade de celebrarmos e obedecermos ao que Ele prescreve em sua Torá. E também confirmamos o porquê os sacerdotes no tempo de Yeshua se apressavam tanto para o matar e sepultar, por que queriam celebrar o Pessach e não queriam estar impuros. 

Que nós possamos ter sinceridade em nossos desejos de servir ao Eterno, não sendo hipócritas e agindo apenas de forma que os outros vejam.


Pr. Marcelo Santos da Silva (Marcelo Peregrino Silva)


Bibliografia:


- Torá – Lei de Moisés. Editora Sefer

- Bíblia Judaica Completa, Editora Vida.

- http://www.hebraico.pro.br/r/biblia/

- http://hebraico.top/biblia-hebraica-online-transliterada/

- http://shemaysrael.com/parasha-behaalotcha/

- https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/771043/jewish/Resumo-da-Parash.htm

- http://emunah-fe-dos-santos.weebly.com/uploads/1/4/2/3/14238883/36-_behaalotch_ao_colocares.pdf

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