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sexta-feira, 17 de março de 2023

Estudo da Parashá Vaiakhel (E reuniu/ajuntou) - 2022-2023 - A importância do shabat

 


Estudos da Torá

Parashá nº 22 – Vaiak’hêl (E reuniu/ajuntou)

Shemôt/Êxodo Ex. 35:1-38:20,

Haftará (Separação) 1Rs 7:13-26, 40-50, e

B’rit Hadashah (Nova Aliança) Mc 9:1-50


Tema: A importância do Shabat


RELEMBRANDO


No nosso estudo passado vimos sobre a relação que há entre o sacerdote, o sacrifício e Yeshua. Essa semana veremos como os erros e pecados do povo de Yisrael gerou uma grande tristeza em Moshê. Esse homem de D’us teve uma grande tristeza a tal ponto do Eterno dizer que iria lhe dar descanso.

A PARASHÁ DA SEMANA


Essa porção inicia-se com Moshê reunindo toda a nação de Israel para transmitir-lhes tudo aquilo que D'us lhe ordenara sobre a construção e a montagem do Mishkan nas três porções anteriores da Torá.

Entretanto, Moshê primeiro os adverte novamente sobre a mitsvá fundamental de guardar o Shabbat, lembrando-os que embora a construção do Mishkan seja de importância transcendental, não tem precedência sobre a observância semanal do Shabbat. Apenas um dia antes, em Yom Kipur, Moshê desceu do Monte Sinai com o segundo conjunto de Tábuas nas mãos, informando ao povo que eles tinham sido perdoados por D'us do horrível pecado de adorar o bezerro de ouro. Em resposta ao chamado de Moshê, os Filhos de Israel vieram com contribuições generosas para a construção do Mishkan, produzindo uma abundância de suprimentos.

Os artesãos são escolhidos e inicia-se a construção, e a Torá descreve em detalhes a fabricação de cada aspecto do Mishkan.

Estudo do Texto da Parashá


Essa semana poderíamos falar sobre diversos temas, assim como todas as demais semanas, afinal as parashiot são muito ricas de instruções para nossas vidas. Baruch HaShem por isso!!

No entanto, o início da porção dessa semana me chama muito a atenção. Veja o texto:


Moshê reuniu toda a comunidade dos filhos de Yisrael e lhes disse: “Isto é o que o Eterno ordenou a fazer. Todo o trabalho deve ser feito em seis dias, mas o sétimo dia deverá ser para vocês um dia sagrado, um shabbat de descanso absoluto em honra do Eterno. Quem realizar qualquer trabalho nesse dia será executado. No shabbat, não acendam fogo em seus lares. Ex 35:1-3


Nas últimas três parashiot (porções) a Torá vem tratando da construção do Mishkan (tabernáculo). Mostrou que o Eterno mandou Moshê levar ao povo de Yisrael cada palavra do Eterno. No entanto, nessa porção acontece algo que nos leva a refletir sobre a importância que o Eterno dá ao Shabat. Veja que no primeiro verso dessa porção, o Eterno interrompe as ordens da construção do Mishkan e fala sobre a prioridade do Shabat (Descanso, cessar de trabalhar) em relação aos trabalhos relacionados à construção do tabernáculo. E podemos notar que mesmo em se tratando da construção de algo tão sagrado quanto o Mishkan, o Eterno manda cessar os trabalhos para a guarda do Shabat. Será que o Eterno considera esse um dia como os outros? Qual a importância do Shabat?

Sei que para muitos que tiverem acesso a este estudo, o shabat pode não ser mistério algum, pois já celebram e guardam, no entanto, para muitos ainda é um grande mistério. Neste estudo pretendo tornar as coisas mais claras justamente para aqueles que ainda não tiveram contato com boas informações a respeito deste dia. Para aquelas pessoas que tem apenas o conhecimento daquilo que o cristianismo fala sobre o shabat. Desejo que este seja um material para ajudar a muitas pessoas a encontrarem o caminho da obediência e da teshuvah através do shabat. Você verá através deste estudo que este dia é uma porta de entrada ao Reino do Eterno, para o cumprimento dos mandamentos, para recebimento de bênçãos advindas da obediência e principalmente, para se tornar filho do Eterno. Não é à toa que o shabat é profeticamente um apontamento para o messias Yeshua.

Vejamos alguns conceitos importantes a respeito do shabat para termos condições de seguir com o entendimento e irmos elevando até chegar na importância dele.


O que significa shabat

Em hebraico “shabat” significa repouso, descanso, cessar de trabalhar. Ela sempre vai se remeter a repouso, e não ao sétimo dia em si como muitos pensam, embora ambos estejam ligados, pois no sétimo dia da semana sempre será um shabat. Há shabat em outras ocasiões como as moedim (encontros/festas) do Eterno. Basta olharmos os textos bíblicos, tanto da Torá, como dos profetas, e até mesmo dos escritos do chamado Novo Testamento para compreendermos que se refere ao ato de descansar no sétimo dia, embora este conceito seja bem básico, pois como veremos logo, o shabat é bem mais profundo que apenas descansar.

No comentário da Torá da Editora Sêfer, diz o seguinte sobre a criação do Shabat pelo Eterno:

“Antes de formar, no sexto dia, o homem, o ser mais importante da Criação, Deus preparou-lhe o máximo de conforto e felicidade. O sol, a lua e as estrelas para iluminar o seu caminho; as flores para gozar de seus perfumes; os pássaros para entoar-lhe os seus cânticos harmoniosos, e todos os bens da terra para desfrutar deles segundo seu desejo. Faltava dar-lhe o exemplo do Shabat (Descanso), o dia em que deveria dedicar-se ao repouso do corpo e da alma, ao regozijo e à elevação do seu espírito. “E Deus descansou, abençoou e santificou o sétimo dia”.

Em outro comentário diz que, a observância do Shabat é o sinal que testemunha que o Eterno é o Criador do Universo e que completou Seu trabalho no sétimo dia. Nós, entretanto, devemos abster-nos de todo trabalho criativo no shabat para demonstrar que não somos os donos deste mundo, mas somente os servidores de D’us para cumprir Seus mandamentos.

Dessa forma, vemos que o shabat é o dia que o Eterno separou para que o homem parasse de criar, de produzir, de trabalhar, mas não pra ficar simplesmente sem fazer nada. Esse é um dia que o homem deve parar tudo e aumentar seu relacionamento com o Eterno. Não é a toa que o shabat é a primeira das moedim do Eterno. Moedim é uma palavra do hebraico que é derivada de moed, significando encontro marcado. O shabat, não apenas o semanal, mas cada uma das moedim listadas em Lv 23, são encontros marcados com o Eterno. Podemos entender através da observação dessa palavra que HaShem espera pelo homem a cada início de shabat e de festas. Vamos ver o texto:


Disse o Eterno a Moisés: "Diga o seguinte aos israelitas: Estas são as minhas festas (moedim-encontros), as festas fixas do Eterno, que vocês proclamarão como reuniões sagradas: "Em seis dias realize os seus trabalhos, mas o sétimo dia é shabat, dia de descanso e de reunião sagrada. Não realizem trabalho algum; onde quer que morarem, será shabat dedicado ao Eterno. Levítico 23:1-3


O sétimo dia não é um dia comum! Também não é meramente um dia de descanso. Pelo texto, o Eterno está falando que este dia é dedicado a ele, é uma reunião sagrada. Por isso disse acima que pela tradução no contexto original da palavra moed, e pelo que o Eterno dia a Moshê, ele considera um encontro marcado, e sendo assim, fica esperando pelos que irão ao seu encontro. É como o noivo aguardando a noiva chegar para o casamento. E isso ocorre a cada semana, e a cada festa.

O sétimo dia é o único dos sete dias da semana que recebeu um nome que o acompanha, pois todos os outros seis são apenas números, dia um, dia dois, etc, mas o sétimo foi dito que este seria o shabat, como vimos no texto acima.

Vejamos outro texto que confirma que esse é um dia especial:


Assim foram concluídos os céus e a terra, e tudo o que nele há. No sétimo dia o Eterno já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia cessou da sua obra (descansou). Abençoou o Eterno o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara. Gn 2:1-3


Reparem que no sétimo dia, o Eterno cessou a obra e abençoou este dia, santificando-o, ou seja, separando-o dos demais. Esse é o dia que o Eterno teve o encontro com o homem recém criado, foi quando tiveram tempo juntos após o ato da criação. Perceba como o significado de moed-encontro marcado faz todo o sentido no contexto correto.

Os tempos determinados ou moedim, que são shabatot também, e em que o shabat semanal está incluído, não são apenas as festas de um povo, ou de um tempo determinado, mas sim as celebrações perpétuas de HaShem, conforme lemos em Lv 23. Sendo assim, podemos compreender que o shabbat (solenidade semanal) é dado ao homem como um memorial da criação, já que Elohim criou o mundo em seis dias, e descansou no sétimo dia, por isso o shabat, foi dado ao homem, como dia perpétuo de descanso, e de adoração ao Criador. É também uma sombra de um acontecimento futuro - o governo milenar de Yeshua- após 6 milênios de (des)governo humano.


Como devemos compreender o shabat

O Rav Yochanan da Kahal Teshuvah Brasil, em seu texto “Estudo conciso e elucidativo sobre o shabat”, diz que o shabat nos remete ao Criador, a criação e a cessação das obras. Em Bereshit/Gn 1:31-2:3 diz:


"Era noite e era manhã, o sexto dia. E os céus e a terra e tudo que havia. E D’us completou no sexto dia Sua obra que Ele tinha feito; e Ele cessou no sétimo dia de toda a Sua obra que Ele tinha feito… E D’us abençoou o sétimo dia, e o santificou, porque nele Ele cessou de toda sua obra que D’us tinha criado…”


O shabat sempre começa a ser celebrado ao anoitecer de sexta-feira e se estende até o pôr do sol do shabat. Em hebraico, a etimologia da palavra shabat está relacionada com o verbo shvat, que significa “cessar”. Ainda segundo o texto do Rav Yochanan, apesar de ser traduzida universalmente como descanso, uma tradução mais literal seria “cessação”, no sentido de parar o trabalho. O shabat pode ser entendido como o dia em que D’us cessou seu trabalho de criação; deixando o conceito de descanso implícito. Veja ainda a importância do shabat em Yeshayahu 66:22-23:


"Portanto quanto aos céus renovados e a terra renovada, que Eu farei, permanecerão diante de Mim, diz o Eterno, assim vossa zera e vosso nome permanecerão. E virá a se passar que, de um Rosh Chodesh a outro, e de um Shabat a outro, toda carne virá adorar perante Mim, diz o eterno."


O citado estudo ainda diz que, o shabat é um princípio universal instituído por D-us em Bereshit 2:3, reforçado para Yisrael em Shemot 31:13-18 que está assim:


"Tu, pois, fala aos filhos de Yisrael, dizendo: Certamente guardareis meus shabatot; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Eterno, que vos santifica. Portanto guardareis o Shabat, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo. Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o Shabat do descanso, santo ao Eterno; qualquer que no dia de Shabat fizer algum trabalho, certamente morrerá. Guardarão, pois, o Shabat os filhos de Yisrael, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua. Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Eterno os céus e a terra, e ao sétimo dia cessou, e restaurou-se. E deu a Moshê (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Elohim."


O Shabat é enfatizado para os goym- nações- estrangeiros, gentios- que deixam de ser gentios, após serem convertidos a D'us e unidos a nação de Yisrael, passam a ser uma só congregação com Yisrael, leia ainda Yeshayahu 56:3-5:


Que nenhum estrangeiro que se disponha a unir-se ao Eterno venha a dizer: "É certo que o Eterno me excluirá do seu povo". E que nenhum eunuco se queixe: "Não passo de uma árvore seca". Pois assim diz o Eterno: "Aos eunucos que guardarem os meus shabatot, que escolherem o que me agrada e se apegarem à minha aliança, a eles darei, dentro de meu templo e dos seus muros, um memorial e um nome melhor do que filhos e filhas, um nome eterno, que não será eliminado. Isaías 56:3-5


A guarda do shabat nos remete ao reconhecimento e a honra de D-us como Criador de todas as coisas, o Shabat é sombra do porvir, do reino milenar que será instaurado pelo o Mashiach Ben David, que é uma alusão a Yeshua quando vier em glória para reinar, por isso aponta para a eternidade, a vida eterna e o mundo vindouro. O shabat é uma dádiva de D-us para o homem e representa a aliança de D-us com o Adam-homem, filho de Adão, ser humano. O shabat é um dia da semana de descanso que aponta para o descanso que está por vir, que alude aos 7 mil anos (6 mil+ 1 Milênio = 7 mil anos) e aos céus e terra restaurados, cuja tradução está como "novo céu e nova terra".

Por isso, a observância do shabat é importante para que possamos reconhecer o Criador, e para demonstrar para as pessoas, que somos servos do Eterno, que criou todas as coisas conforme podemos ler em Ex 20:8-11; Ex 31:12-18; Lv 23;1-3; Is 56:2; Is 58:13.

E assim, podemos perceber em passagens dos Escritos Nazarenos, chamado de Novo Testamento, que são muito mal interpretadas, por falta de conhecimento do contexto judaico das Escrituras, que muitas pessoas afirmam que Yeshua anulou os mandamentos, mas é justamente o contrário. É preciso que olhemos os textos a seguir com olhares corretos Mc 2:23-28; Mc 12:12; Mc 6:2; Jo 7:23; Jo 9:14 (lodo); At 16:13; At 17:2 (Paulo tinha costume).

É interessante ainda, observar a importância desse dia de descanso para a vida dos servos do Eterno. Note que segundo alguns sábios do povo de Yisrael, o tempo é representado pelo shabat. Todos os dias da semana estão vinculados ao shabat. Veja que Domingo, segunda e terça estão ligados ao shabat anterior e quarta, quinta e sexta estão ligados ao shabat posterior.

O Rabino Isaac Dichi, em sua obra “Nos Caminhos da Eternidade”, afirma que ao cumprir o shabat conforme as regras que a Torá prescreve, o povo testemunha que o Todo Poderoso criou o mundo em seis dias e no sétimo se absteve de criar. Os sábios de Yisrael afirmam, de acordo com o mencionado rabino, que no final da semana, do mês e do ano, devem ser períodos dedicados a um balanço espiritual, ou seja, ele mostra que devemos a cada shabat avaliar nossa vida de obediência aos mandamentos do Eterno.

Quando Yom Teruá – Dia das Trombetas, se aproxima, o indivíduo começa a meditar sobre suas atitudes, tentando eliminar seus maus hábitos, para se aproximar mais e mais da Torá e de suas mitsvot na prática, e consequentemente ao Eterno. Assim, é também no êrev Shabat – início de Shabat. Da mesma forma que o indivíduo se prepara para o shabat, banhando-se e trocando suas vestimentas do dia a dia, assim também deve se expurgar das más atitudes que eventualmente tenha feito durante a semana. Deve vestir-se espiritualmente de maneira adequada, libertando-se das manchas do pecado, da mesma forma que fez com as roupas diárias.

Estão percebendo como é importante observar este mandamento, e como ele não tem nada de legalista, como pensam os cristãos. Pelo contrário, muito há de profético e de abençoador na observância sincera deste mandamento.

O livro “Divrê Shemuel” traz um exemplo expressivo para transmitir o sentido do início (entrada) do Shabat: Um indivíduo estava em uma estrada em um dia de muita chuva, com frio, molhado, com fome, sede e sem saber o que fazer. De repente surge em seu caminho uma hospedaria, onde, para sua alegria completa, encontra tudo o que precisa – uma lareira para se esquentar, água quente para se banhar, a possibilidade de trocar suas roupas molhadas e uma alimentação adequada. Assim é o shabat para nós. Depois de uma semana de trabalho intenso e cansativo, chega o shabat para nos reanimar e para nos revigorar, para podermos prosseguir o nosso caminho. Nele encontramos principalmente, o criador de todas as coisas, aquele que pode nos revigorar. E tenha certeza que ele o faz através de seu ruach, a cada shabat que você recebe.

Exemplo semelhante encontramos no midrash. Ele conta que um homem estava se afogando em alto-mar e de repente percebeu a aproximação de uma embarcação. De dentro lhe jogam uma corda, dizendo para segurar firme. Disseram também que durante todo o tempo em que a estiver segurando, não se afogará. Assim é o shabat, os dias da semana são semelhantes a um oceano, com altas ondas e no shabat o Todo-Poderoso nos estende uma corda. Ao nos ligarmos a esta corda, temos condições de sobreviver.

Metushelach Cohen, autor do blog Judeu Autônomo, diz que o shabat e os dias da semana vivem em uma tensão entre o "fazer" e o "ser". Nosso eu carnal deseja "fazer" para "ter". Nosso eu em Yeshua HaMashiach, que é o eu trasformado, deveria desejar "ser", deixando primeiro de lado o "ter" e logo o "fazer" para se dedicar a "se tornar" como a meta da nossa curta vida. O shabat pertence a Elohim e devemos devolver-lho, para que Ele nos diga o que fazer em cada shabat.

Alguns aspectos práticos na observância do shabat

Sabemos que a Torá manda lembrar e guardar o shabat, mas não sabemos como fazer na prática pela simples leitura dos textos, é necessário absorver o conhecimento passado de pai para filho dentro do povo de Yisrael pela Torá Oral, através de um judeu. Dessa forma, passarei abaixo o que tenho aprendido de aspecto prático sobre esse madamento, com judeu nato, o Rav Yochanan Ben Yaakov da Kahal Teshuvah Brasil, claro que aprendi algumas coisas com várias pessoas antes de conhecê-lo, porém a maior parte do que conheço e pratico hoje aprendi com ele.

Vejamos então alguns aspectos práticos para o cumprimento desse mandamento sublime, extraído em parte do texto “O QUE É PERMITIDO FAZER DURANTE O SHABAT?”, que encontra-se na biblioteca da Kahal Teshuvah Brasil no Telegram.

Na sexta antes do por do sol, ou ao chegar em casa do trabalho, tomamos nosso banho de purificação dando a seguinte bênção: Bendito sejas tu Eterno nosso D’us, Rei do Universo, que os santifica com os seus mandamentos e nos ordena nos purificar. Em nome de Yeshua. Amén.

Durante o shabat não é permitido acender fogo (Êxodo 35:3). Portanto, se você for precisar de fogo durante o shabat, deve acender o fogo antes do início do shabat. Porém, o mais correto é que não se deixe fogo aceso durante o shabat, pois enquanto ele está aceso está havendo um processo de transformação de elementos, que é considerado criação.

Algumas pessoas dizem que por este motivo não é permitido acender a luz ou chamar o elevador durante o shabat, porque quando acionamos o interruptor se produz uma faísca. No entanto, a faísca não é fogo, pois o fogo somente se produz se a faísca entrar em contato com combustível, de modo que quando alguém acende uma lâmpada elétrica ou chama o elevador, não está acendendo fogo. Portanto, é lícito acender lâmpada elétrica e chamar o elevador durante o shabat.

Durante o shabat não é permitido fazer nenhum trabalho (Êxodo 20:10). O trabalho que não devemos fazer no shabat é a atividade econômica, pois o versículo de Êxodo 23:12 mostra que o objetivo do shabat é dar descanso aos servos e aos empregados e aos animais de tração e aos animais de carga, e os versículos de Números 28:9-10, mostram que D'us ordenou que durante o shabat os sacerdotes, no Templo, lhe ofereçam holocaustos e oferendas, o que mostra que certas atividades, que não são atividades econômicas, como estudar a Torá e meditar nas coisas do Eterno, não devem ser interrompidas por causa do shabat .

Portanto, os donos de lojas ou de fábricas ou de empresas em geral, que são servos do Eterno, não devem abrir seus estabelecimentos no sétimo dia da semana, que é o shabat, desde o pôr do sol de sexta-feira até o pôr do sol do shabat. Da mesma forma, os donos de fazendas ou de minas devem dar folga a todos os seus empregados durante o shabat.

E em casa, durante o shabat, não devemos fazer nenhum trabalho de administração doméstica, como por exemplo, fazer compras, fazer faxina na casa, fazer reformas ou reparos na casa.

No entanto, se acontecer uma emergência, um problema que precise ser resolvido imediatamente, podemos resolver este problema durante o shabat. Por exemplo: se durante uma refeição alguém esbarrar num copo e derramar bebida na mesa, é permitido limpar imediatamente o local que ficou sujo, não é necessário passar todo o restante do shabat com aquela sujeira na mesa, pois isso é diferente de fazer a faxina na casa, isto é apenas resolver uma emergência.

Durante o shabat é permitido esquentar a comida que já está pronta no microondas, pois isto não é cozinhar.

Também é permitido fazer durante o shabat, o que for necessário para salvar a vida de uma pessoa, ou para curar um enfermo. Portanto, é necessário que haja alguns médicos e enfermeiros e farmácias de plantão durante o shabat. E existem certos serviços públicos essenciais que também têm que funcionar durante o shabat, pois não podem ser interrompidos, como, por exemplo, o serviço de fornecimento de energia elétrica, pois sem energia elétrica os hospitais não podem funcionar. Durante o shabat é permitido ouvir música, ver televisão ou ouvir rádio e ler páginas na internet, pois isto não é trabalho, pois não é atividade econômica.

Não é permitido sair de sua cidade no shabat. Se for tirar um momento de lazer e passear em ma praça ou a beira mar faça, desde que não consuma todo o dia, pois a prioridade é o Eterno, e nem se envolva em atividades econômicas.

É permitido os cônjuges terem relações sexuais durante o shabat, e é permitido tomar banho durante o shabat. Durante o shabat é permitido ir à sinagoga ou congregação, ler a Bíblia, orar, tocar e cantar músicas de louvor a D'us, pois isto não é atividade econômica, e D'us ordenou, em Números 28:9-10, que os atos de culto a Ele não se interrompam por causa do shabat.

Resumindo, é permitido fazer durante o shabat tudo aquilo que não é atividade econômica e que não é acender fogo, e tudo aquilo que precisa ser feito para resolver situações de emergência ou para salvar vidas de pessoas ou curar os enfermos, e tudo que é ato de culto a D'us.

Tenha sempre em mente que neste dia, deve ser dado prioridade para o Eterno, para as coisas dele, para estudar, orar e refletir em suas palavras. Também em ajudar o próximo.


Sugestão de Liturgia de Shabat

Achei interessante, já que estamos falando da importância do shabat e do que pode e o que não pode fazer no shabat, colocar para vocês a liturgia que uso com minha família. Sendo assim, segue abaixo:

Érev Shabat

1- Benção das Luzes do Shabat. (Geralmente uma mulher)

Baruch Atá Adonai, Eloheinu Meléch Haolam, asher kideshânu bemitsvotáv vetsivânu lehadlík ner shel Shabat.

Bendito sejas Tu, Eterno, nosso D’us Rei do Universo, que com os Teus mandamentos nos santificaste e nos ordenaste a acender as luzes do Shabat. Yeshua é o Senhor do Shabat e Ele é a nossa luz.



2- Oração (Todos)

Oração dando graças ao Eterno por este dia, reconhecendo-o como Criador dos Céus e da Terra Lembrando e Guardando este dia como sinal da nossa aliança com D’us.



3- Leitura do Salmo 95

Vinde, cantemos ao Senhor; jubilemos à Rocha da nossa salvação. Apresentemo-nos ante a Sua Face com louvores, e celebremo-Lo com salmos. Porque o Senhor é D’us Grande, e Rei Grande sobre todos os deuses. Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são Suas. Seu é o mar, e Ele o fez, e as Suas mãos formaram a terra seca. Ó vinde, adoremos e prostremo-nos e ajoelhemo-nos diante do Senhor que nos criou. Porque Ele é o nosso D’us,e nós o povo do Seu pasto e ovelhas da Sua mão, se hoje ouvirmos a sua voz. Não endureçais os vossos corações, assim como na provação e como no dia da tentação no deserto. Quando vossos pais me tentaram, provocaram-me, e viram a minha obra. Quarenta anos estive desgostoso com esta geração, e disse: É um povo de que erra de coração, e não tem conhecido os meus caminhos. A quem jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso.



4- Canta-se “Lechá Dodi”

Lechá Dodi likrát kalá, pênei shabat nekablá (2x)

Shamor Vezachor bedibur echád, Hishmiânu el hamiuchád, Adonai echád ushemó echád, Leshem uletifêret velitehiláh.



Lechá Dodi likrát kalá, pênei shabat nekablá (2x)

Likrát shabát lechu venelchá, Ki hi mekor haberachá, Merosh mikédem neruchá, Sôf maasê bemachashava tehilá.



Lechá Dodi likrát kalá, pênei shabat nekablá (2x)

Mikdásh mélech ir meluchá, Kúmi tsei mitôch habafchá, Rav Lách shabat bê emêk ha bachá, Ve hu iachamôl, aláich chemlá.



Vem meu amado, ao encontro da noiva, recebamos com júbilo o Shabat. Observa e lembra o Shabat num só mandamento que D’us ordenou. O Eterno é Um e o Seu nome é Um; A Ele a magnificência, a glória e os louvores. Vem meu amado, ao encontro da noiva, recebamos com júbilo o Shabat. 

Ao encontro do Shabat vamos todos, pois ele é a fonte de benção. Pois ele é a fonte de toda benção. No plano divino foi previsto desde o início, para ser realizado no final. Vem, meu amado, ao encontro da noiva, recebamos com júbilo o Shabat.




Leitura (Todos)

Levanta-te, amada minha, formosa minha e vem. Pois eis que já passou o inverno; a chuva cessou e se foi; aparecem as flores na terra; já chegou o tempo de cantares as aves, e a voz da rola ouve-se em toda a terra. A figueira começou a dar seus primeiros figos; as vides estão em flor e exalam seu aroma. Levanta-se, mada minha, formosa minha e vem. (Cantares 2:11-13). Yeshua querido, vem sem demora; nós somos sua noiva amada, e tu és o nosso noivo amado, o Senhor do Shabat. O Shabat é um ato profético que nos faz lembrar de Yeshua, o noivo, e sua noiva, a Igreja.



5- Leitura do Salmo 92 para o dia de Shabat

Bom é louvar ao Eterno, e cantar louvores ao Teu Nome, ó Altíssimo. Para de manhã anunciar a Tua graça, e todas as noites a Tua fidelidade. Sobre um instrumento de dez cordas, e sobre o saltério; sobre a harpa com som solene. Pois, Tu, Eterno, alegraste-me pelos Teus feitos; exultarei nas obras de Tuas mãos. Quão grandes são, Senhor as Tuas obras! Mui profundos são os Teus pensamentos. O homem brutal não conhece, nem o louco entende isto. Quando o ímpio cresce como erva e quando florescem todos os que praticam a iniquidade, é que serão destruídos perpetuamente.



6- Saudação do Shabat – (Reflexão)

( Ex 20:8-11; Ex 31:12-18; Ex 35:1-3; Lv 23:1-3; Lv 19:30; Mc 2:23-28; )

Seis dias na semana de trabalho, nosso corpo está cansado, nossa alma (mente) está exausta, aflita e anciosa. Mas o nosso espírito anseia por um dia no qual podemos recobrar nossas forças, unindo-nos, orando, louvando ao D’us de Israel, agradecendo a Ele pela aliança dada a nós através do Seu Filho Yeshua, nosso Senhor e Salvador, o Senhor do Shabat.



7- Keriát Shemá (Leitura do Shemá – Dt 6:4-9)

Shemá Israel, Adonai Eloheinu, Adonai Echád.

Barúch Shêm Kêvod, malchutô leolam vaêd.

Veahavtá et Adonai Elohêcha, bechol levav’chá, Uvchôl nafshechá uvchôl meodêcha. Vehaiú hadevarim haêle, ashêr anochí metsavechá haiom al levavêcha. Veshinantám levanêcha vedibartá bâm beshivtechá beveitêcha, uv’lechtechá vadérech uvshoch’bechá uvecumêcha. Uk’shartâm leôt al iadêcha, vehaiú letotafot bên einêcha. Uchavtâm al mezuzôt beitêcha uvisharêcha.

Ouve, ó Israel! O Eterno nosso D’us, o Eterno é Um.

Bendito seja o Seu glorioso nome, e o seu reino para todo sempre. E amarás ao Senhor, teu D’us, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu poder. E estarão permanentemente no teu coração estas palavras que hoje te recomendo. E as ensinarás diligentemente a teus filhos e falarás a respeito das mesmas quando estiveres sentado em tua casa e quando estiveres andando pelo teu caminho; quando te deitares e quando te levantares. E as atarás como sinal na tua mão, e serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais da tua casa e nas tuas portas. Amém.



8- Estudo das Escrituras (Porção Semanal)

Parashá - Torá / Haftará - Profetas / Brit Chadashá - Nova Aliança



9- Canção do  “Shalom Alechem” (Todos) 

Shalom Alechem mal’achêi  hasharêt, mal’achêi Elion, miMêlech Malchêi ham’lachim haKadósh Baruch Hu. Boachêm leshalom, mal’achêi hashalom malachêi Elion, miMélech Malchêi ham’lachim haKadósh Baruch Hu. Barchúni leshalom, mal’achêi hashalom malachêi Elion, miMélech Malchêi hamelachim haKadósh Baruch Hu. Tsetchêm leshalom, mal’achêi hashalom malachêi Elion, miMélech Malchê hamelachim haKadósh Baruch Hu.



Shalom Alechem -  A paz seja convosco, anjos da paz, anjos do Altíssimo, enviados por parte do Rei dos reis, o Santo bendito seja Ele.

Boachem - A nossa vinda seja em paz, anjos da paz, Anjos do Altíssimo, enviados por parte do Rei dos reis, o Santo bendito seja Ele.

Barchúni - Abençoai-me com paz, anjos da paz, anjos do Altíssimo, enviados por parte do Rei dos reis, o Santo bendito seja Ele.

Tsetchêm - A vossa saída seja em paz, anjos da paz, anjos do Altíssimo, enviados por parte do Rei dos reis, o Santo bendito seja Ele.



Salmo 91:11 - Porque aos Seus anjos Ele dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos”.



10- Kidush para o Érev Shabat

Iom hashishí vaichúlu hashamáim vehaárets vechol tsevaâm. Vaichál Elohim baiôm hashevií melachtó asher assá, vaishbôt baiôm hashevií mikôl melachtô ashêr assá, Vaivarêch Elohim et iôm hashevií vaicadêsh otô, ki vô shavát mikol melachtô, ashêr bará Elohim laassôt.

O sexto dia: foram terminados os Céus e a Terra e todo seu exército. D’us terminou, no sétimo dia, a obra que fez, e descansou no sétimo dia de toda a Sua obra. D’us abençoou o sétimo dia e santificou, pois nele descansou de toda Sua obra que D’us criou para realizar.



11- Benção do Vinho

Baruch Atá Adonai, Elohêinu, Mélech Haolam, borê pri hagáfen. Be shem Yeshua ha Mashiach, Amén!

Bendito sejas Tu, Senhor, nosso D’us, Rei do Universo, que criaste o fruto da videira. Em nome de Yeshua o Messias, Amén!



12- Benção da Santificação do Dia

Baruch Atá Adonai, Elohêinu, Mélech Haolam, asher kideshânu bemitsvotáv veratsá vânu, veshabat codshô beahavá uveratsôn hinchilânu, ki vânu vachartá veotânu kidashtá mikôl haamim, veshabat codshechá beahavá uveratsôn hinchaltânu. Baruch Atá Adonai, mecadêsh hashabat.

Bendito sejas Tu, Eterno, nosso D’us, Rei do Universo, que nos tem santificado com Teus mandamentos e nos quiseste, concedendo-nos com amor e agrado o Teu santo dia de Shabat, em recordação à obra da Criação, pois que é a primeira das datas santas, em lembrança da partida do Egito. Porque Tu nos escolheste e nos santificaste dentre todos os povos, e o Teu sagrado Shabat, com amor e agrado, nos deste de herança. Bendito sejas Tu, Senhor, que santificas o Shabat.



13- Benção do Pão

Baruch Atá Adonai Eloheinu Mélech Haolam, hamotsí léchem min haárets. Be Shem Yeshua Ha Mashiach, Amên!

Bendito sejas Tu, Senhor, nosso D’us, Rei do Universo, que tira o pão da terra. Em nome de Yeshua o Messias, Amén!



14 - Mulher Virtuosa - Pv 31:10-31

O marido e os filhos agradecem individualmente, à esposa e à mãe, respectivamente, pela sua dedicação a eles e ao lar.



15 - Benção aos Filhos

O Pai abençoa aos filhos impondo as mãos sobre eles, declarando o seguinte:



Para Meninos: Que o Eterno te faça como a Efraym e Manasses!

Para Meninas: Que o Eterno te faça como a Sara, Rebeka, Lia e Raquel!



16- Benção Sacerdotal

Yevarechechá Adonai veishmerêcha. Iaêr Adonai panáv elêcha vichunêka.

Issá Adonai, panáv elêcha veiassêm lechá Shalom.

Que o Eterno te abençoe e te guarde. Que o Etrno faça resplandecer o Seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti. Que o Eterno sobre ti levante o Seu rosto e ponha em ti a paz.



   שבת שלום - Shabat Shalom!


Que possamos a cada dia nos aperfeiçoar e receber a cada semana o shabat e as festas, este dia abençoado.


Que HaShem lhes abençoe!


Pr. Marcelo Santos da Silva (Marcelo Peregrino Silva – Moshê Ben Yosef)



Bibliografia:


- Torá – Lei de Moisés. Editora Sefer

- Dicionário Português-Hebraico e Hebraico-Português, Abraham Hartzamri e Shoshana More-Hartzamri, Editora Sêfer

- judeuautonomo.blogspot.com.br


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