Páginas

Boas Vindas

Seja Bem Vindo e Aproveite ao Máximo!
Curta, Divulgue, Compartilhe e se desejar comente.
Que o Eterno o abençoe!!

sexta-feira, 7 de julho de 2023

Estudo da Parashá Pinchás - 2022-2023 - A substituição da liderança.

 



Estudos da Torá

Parashá nº 41 – Pinchás (Finéias)

Bamidbar/Números Nm 25:10-30:1,

Haftará (Separação) 1Rs 18:46-19:21; e

B’rit Hadashah (Nova Aliança) Jo 2:13-22; 7:1-13; 37-39


Tema: A substituição da liderança


Essa semana vamos falar sobre a substituição do líder do povo de Yisrael. Moshê havia liderado o povo durante uma boa parte de sua vida, e agora, devido a uma falta de observância da Palavra de HaShem, ele não entraria na terra e morreria naquele lugar. Yehoshua seria seu substituto na liderança e guiaria o povo para a terra de Kenaan. E veremos a ligação que essa substituição da liderança tem com o Mashiach Yeshua, mostrando alguns códigos que mostram Yeshua nessa parashá.


A PARASHÁ DA SEMANA


Em nosso resumo, podemos perceber que a Parashá começa com D'us concedendo sua bênção de paz e sacerdócio a Pinchás, o neto de Aharon, por matar um príncipe da tribo de Shimeon e uma princesa midianita enquanto estavam envolvidos em um ato licencioso em público (ao final da Porção da Torá da semana passada).

A reação zelosa de Pinchas salva o povo israelita de uma peste que havia irrompido no campo. D'us ordena a Moshê e Eleazar (filho e sucessor de Aharon como Sumo sacerdote) a conduzir um novo recenseamento de toda a nação, o primeiro feito em quase trinta e nove anos, antes desse foi no início do livro de Bamidbar.

A Torá então relata a reivindicação feita pelas cinco filhas de Tslofchad por uma parte da herança na terra de Yisrael, pois não tinham irmãos e o pai morrera no deserto. D'us concorda, e pelo mérito destas mulheres justas, muitas das leis sobre herança são ensinadas. Depois que D'us mostra a terra de Yisrael do topo de uma montanha, Moshê recebe ordens de transmitir seu manto de liderança a Yehoshua, colocando a mão sobre sua cabeça, pois Moshê não entraria no país.

A porção da Torá conclui com uma completa descrição dos corbanot, sacrifícios, especiais a serem ofertados nos vários dias festivos durante o ano, acima e além do sacrifício (corban tamid) que era trazido toda manhã e tarde. Estas seções são também lidas na Torá por todo o ano, nos dias festivos apropriados.



ESTUDO DO TEXTO DA PARASHÁ


Ano passado falamos sobre o homem que dá nome à essa porção da Torá. Esse ano vamos ver outro aspecto dessa parashá e avançar um pouco mais em nossos estudos. Como falei acima, estudaremos sobre a troca da liderança do povo. Vamos então ao texto.


Então o Eterno disse a Moshêh: "Suba este monte da serra de Avarim e veja a terra que dei aos israelitas. Depois de vê-la, você também será reunido ao seu povo, como seu irmão Aharon, pois, quando a comunidade se rebelou nas águas do deserto de Zim, vocês dois desobedeceram à minha ordem de honrar minha santidade perante eles". Isso aconteceu nas águas de Meriváh, em Cades, no deserto de Zim. Moshêh disse ao Eterno: "Que o Eterno, o Elohim que a todos dá vida, designe um homem como líder desta comunidade para conduzi-los em suas batalhas, para que a comunidade do Eterno não seja como ovelhas sem pastor". Então o Eterno disse a Moishêh: "Chame Yehoshua, filho de Num, homem em quem está o Ruach, e imponha as mãos sobre ele. Faça-o apresentar-se ao sacerdote Elazar e a toda a comunidade e o comissione na presença deles. Dê-lhe parte da sua autoridade para que toda a comunidade de Yisrael lhe obedeça. Ele deverá apresentar-se ao sacerdote Elazar, que lhe dará diretrizes ao consultar o Urim perante o Eterno. Yehoshua e toda a comunidade dos israelitas seguirão suas instruções quando saírem para a batalha". Moshêh fez como o Eterno lhe ordenou. Chamou Yehoshua e o apresentou ao sacerdote Elazar e a toda a comunidade. Impôs as mãos sobre ele e o comissionou. Tudo conforme o Eterno tinha dito por meio de Moshêh. Números 27:12-23


Todo líder em algum momento deverá ser substituído, pois ninguém permanece para sempre na liderança. O problema é, quais os motivos e o momento da substituição. Moshê era um homem íntegro em seu serviço ao Eterno. Em nossos estudos da Torá sempre mostramos como ele agiu, como em muitos momentos clamou ao Eterno em favor do povo, como ele suportou as reclamações e murmurações do povo. Vimos como ele lidou com a rebeldia do povo. No entanto, houve um momento em que ele permitiu que sua carne falasse mais alto, ou seja, deixou a yetser hará se elevar, e por isso o Eterno que é justo não o permitiu levar o povo até a terra, ele deveria morrer naquele monte, em meio ao deserto.


O anúncio da morte de Moshêh

Muito se discute a respeito do motivo de sua morte, há midrashim sobre isso, veja o que diz, extraído do site Chabad.

Após Moshê bater na rocha em "Águas de Discórdia", D'us disse-lhe que deveria morrer no deserto; não entraria em Yisrael. Mesmo assim, quando D'us falou a Moshêh sobre as filhas de Tselofchad, instruiu-o: "Dê a elas a parte que lhes cabe na terra." O midrash diz que Moshê refletiu: "Será que D'us quis dizer que eu darei literalmente a elas sua porção? Ele me permitirá entrar na terra?" "Não, Moshê," falou D'us. "Meu decreto não mudou. O que eu quis dizer é que você ajudará os israelitas a conquistar Yisrael fitando-a e abençoando-a." O midrash continua dizendo que o Eterno mandou Moshêh: "Ascenda o monte Nevo, e veja a terra. Depois, você se juntará aos seus antepassados através de um beijo Divino, da mesma forma que faleceu seu irmão, Aharon." Moshêh obedeceu a ordem de D'us. Ele subiu ao topo do monte e observou as fronteiras das doze tribos, irradiando bênçãos sobre a Terra de Yisrael.

Esse midrash complementa claramente o texto da Torá que lemos. E temos a oportunidade de ampliar nossa visão a respeito do sentimento que permeava Moshêh rabeinu, a tristeza por não poder entrar na terra naquele momento junto com o povo, por quem ele tanto lutou até aquele momento.

Devemos estar atentos também que, apesar dos midrashim, comentários rabínicos e teológicos a respeito da morte de Moshêh, a Torá mostra nitidamente o motivo, dito pelo próprio Eterno, veja:


Então o Eterno disse a Moshêh: "Suba este monte da serra de Avarim e veja a terra que dei aos israelitas. Depois de vê-la, você também será reunido ao seu povo, como seu irmão Aharon, pois, quando a comunidade se rebelou nas águas do deserto de Zim, vocês dois desobedeceram à minha ordem de honrar minha santidade perante eles". Isso aconteceu nas águas de Meriváh, em Cades, no deserto de Zim. Nm 27:12-14


O Eterno fala a Moshêh que, ele e Aharon desobedeceram a uma ordem direta e clara. A ordem que o Eterno havia dado a eles iria honrar a santidade divina diante do povo. Sabemos que Moshêh estava exausto das reclamações do povo, estava já idoso, mas ele não poderia ter deixado sua ira se elevar tanto. E aqui temos algo muito importante a aprender. Não podemos permitir que nada nessa vida nos tire da presença do Eterno. A yetser hará presa dentro de nós sempre procura um motivo para se elevar e tomar o controle, mas nós não devemos permitir, pois isso pode nos afastar da vontade do Eterno, e com isso, poderemos descumprir um mandamento. Encontramos exemplos disso em muitos momentos de nossas vidas, quando alguém nos tira do sério, no trânsito, e aqui eu pessoalmente sou provado nisso sempre. Ou quando para agradar alguém decidimos desobedecer algum mandamento. São exemplos de avanços da yetser hará que devemos bloquear.

Então, a Torá ao nos revelar o motivo da morte do líder Moshêh afasta as especulações de muitos pretensos estudiosos que inventam tantas teorias.


A instituição de um novo líder

Vamos ao texto:

Moshêh disse ao Eterno: "Que o Eterno, o Elohim que a todos dá vida, designe um homem como líder desta comunidade para conduzi-los em suas batalhas, para que a comunidade do Eterno não seja como ovelhas sem pastor". Então o Eterno disse a Moishêh: "Chame Yehoshua, filho de Num, homem em quem está o Ruach, e imponha as mãos sobre ele. Faça-o apresentar-se ao sacerdote Elazar e a toda a comunidade e o comissione na presença deles. Nm 27:15-19


Amo estudar a Torá pelos detalhes! Não canso de repetir como a Torá é didática. O texto nos mostra que apesar da tristeza daquele grande líder, ao receber a notícia de que não continuaria a guiar o povo para a terra prometida, ele roga ao Eterno que escolha uma pessoa para liderar os filhos de Yisrael. E isso é algo que não vemos no sistema, pois agem totalmente ao contrário. Os pastores e líderes dos sistemas religiosos nunca pensam em treinar pessoas para os substituírem, pois sua intenção é permanecer na liderança indefinidamente. No entanto, como falei no início do nosso estudo, ninguém permanece na liderança para sempre. Interesses há entre os que estão presos aos sistemas, de continuar à frente. Há muita ganância envolvida, já que usufruem de algo que é contra o que a Torá ensina, a respeito de dízimos e ofertas, e também em questão do poder que acreditam ter sobre as pessoas.

Eu acredito no coração puro de Moshê, conforme o texto nos mostra. Mas existe midrash que parece ensinar o contrário disso. E é um exemplo do cuidado que devemos ter com ensinos dos rabinos. Há um midrash ensinando que Moshêh quando soube que não seguiria guiando o povo pediu o Eterno que colocasse um de seus filhos em seu lugar. Até podemos entender que aos olhos do mundo isso possa parecer normal, para o caráter descrito nas Escrituras a respeito de Moshê, isso não combina. E assim, podemos compreender que o referido midrash não vêm da Torá oral, pois contraria o texto. E apesar do diálogo nesse midrash ser interessante, não combina com o testemunho da Torá do Eterno a respeito de Moshêh.


Em Yisrael nunca mais se levantou profeta como Moshêh, a quem o Eterno conheceu face a face, e que fez todos aqueles sinais e maravilhas que o Eterno o tinha enviado para fazer no Egito, contra faraó, contra todos os seus servos e contra toda a sua terra. Pois ninguém jamais mostrou tamanho poder como Moshêh nem executou os feitos temíveis que Moshêh realizou aos olhos de todo o Yisrael. Dt 34:10-12


Assim, de acordo com o comentário dessa parashá no site Emunah a fé dos santos, vemos que na oração de Moshêh e na resposta do Eterno podemos encontrar alguns princípios muito importantes relativamente ao que o líder deve ter, conforme veremos a seguir:

1 - Um líder é instituído pelo Eterno – se não for assim, está destinado ao fracasso;

2 - Um líder está em certo ponto acima do povo – a posição de líder não é o mesmo que o seu valor como pessoa humana, e isso não significa que ele seja melhor do que ninguém, é apenas parte de sua missão. Há uma posição superior de líder, sobre o povo, cf. Ex 4:16 e Mateus 24:45;

3 - O líder tem que saber caminhar na frente do povo – em primeiro lugar refere-se à capacidade de fazer guerra e derrotar os inimigos. O próprio Moshêh fez guerra contra os dois gigantes Og e Seom. Em segundo lugar significa que um líder tem que ser o primeiro a dar bom exemplo diante do povo.

4 - Um líder tem que saber estar diante do povo – Isto refere-se primeiramente ao retorno da guerra. Também significa que o povo tem que ver o seu líder, isto é, ter acesso a ele. Um líder que não se apresenta entre o povo, com o tempo acabará por perder a sua posição no coração do povo. O povo precisa dele, e portanto tem que ser acessível. É necessário ter equilíbrio entre duas coisas, sair e entrar. Um dos problemas mais importantes dos líderes é o desequilíbrio entre estes dois. Alguns apartam-se demasiado, e outros nunca se apartam.

5 - Um líder tem que fazer com que o povo saia – Um pastor faz com que as ovelhas saiam aos pastos. Tira-as fora da sua situação cativa. Moshêh tirou os filhos de Yisrael do Egito. Um líder tem que ter a capacidade de fazer com que o povo tome decisões de mudança, para que saiam de onde estava e encontrem a liberdade.

6 - Um líder tem que fazer com que o povo entre – há momentos em que as ovelhas precisam de intimidade umas com as outras, sem influências de fora. É um momento de afirmar a identidade como rebanho e de revisão interna. Um líder tem que ter a capacidade de instruir os membros do povo para que se amem e se identifiquem como um corpo. O líder tem que ensinar ao povo a entrar na presença do Eterno. Estes dois últimos princípios o 6º e o 7º, são citados na frase de Yeshua que consta em João 10:9 que diz: Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens;

7 - Um líder tem a mesma função que um pastor de gado menor – O Salmo 23 e João 10 ensinam que um pastor faz com que as suas ovelhas não tenham carências. Um bom pastor não busca os seus próprios interesses, mas sim os do rebanho;

8 - Um líder tem que ter um bom espírito – o Eterno deu testemunho do espírito de Yehoshua. Tinha um espírito diferente do resto do povo, que é uma atitude interior mais afim do Eterno que dos demais. O espírito do líder projeta-se sobre o povo.

9 - Um líder tem que ser dotado com “hod” (majestade, esplendor, grandeza, dignidade, glória e formusura) – É um reflexo do Eterno, que é luz e portanto, deve irradiar por si mesmo.

10 - Um líder tem que viver diante do Eterno e consultá-lo – Para ser um bom líder há que viver a vida privada como se fosse em público, sempre tendo em mente que está diante da presença do Eterno, dos seus anjos. Lembremo-nos que temos sempre 1001 olhos nos observam. Realmente não existe a vida privada, e um líder deve ser consciente disso. Um líder consulta o Eterno antes de tomar decisões, inclusivamente nas questões pequenas, cf Nm 27:21;

11 - Um líder tem que falar as palavras do Eterno – Para que a palavra do líder seja com autoridade e respaldo do céu, tem que estar em conformidade com a Torá. Assim, o povo obedece às palavras do líder, porque provém de origem divina, e a prática disso é a obediência do líder que testemunha a seu favor, e não o fato dele dizer que foi o Eterno que mandou falar isso ou aquilo, cf. 1 Pedro 4:11.

12 - Um líder tem que ser reconhecido pelo povo – Um rei sem povo é um desastre. Um povo sem rei está desgovernado. Um bom rei com muito povo constitui um potencial para o bem. Um bom líder não impõe a sua liderança sobre os outros, pois no Reino os líderes são instituídos por HaShem e logo reconhecidos pelo povo. Deve haver um equilíbrio entre imposição e permissividade.

Percebemos que Yehoshua possuía todas as características mencionadas acima. E encontramos no TaNaK a descrição do caráter de Yehoshua:


Depois da morte de Moshêh, servo do Eterno, disse o Eterno a Yehoshua, filho de Num, auxiliar de Moshêh: "Meu servo Moshêh está morto. Agora, pois, você e todo este povo, preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas. Como prometi a Moshêh, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês. Seu território se estenderá do deserto ao Líbano, e do grande rio, o Eufrates, toda a terra dos hititas, até o mar Grande, no oeste. Ninguém conseguirá resistir a você, todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moshêh, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei. "Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados. Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moshêh lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar. Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido. Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Eterno, o seu D’us, estará com você por onde você andar". Josué 1:1-9


Aos olhos de um leigo, pode parecer que esse texto expresse meramente o Eterno ordenando a Yehoshua a ser assim, a agir dessa forma, mas na verdade, para ele ter sido escolhido, já tinha provado que tinha essas características, e agora o Eterno estava apenas dizendo para ele continuar a ser assim. E esse é o mesmo que ocorre com cada um de nós. Fomos escolhidos pelo Eterno a sair do sistema onde estávamos, por causa do que ele via em nossos corações, ele via nosso caráter. E quando nos chamou nos mandou continuar sendo assim, mas agora com o conhecimento da Torá.

A escolha do Eterno por Yehoshua demonstra que uma pessoa não pode receber recompensa completa se meramente acumula sabedoria da Torá, sem a praticar. Apenas aquele que se une à Torá com grande devoção colherá os frutos. Yehoshua era conhecido como “Yehoshua bem Nun”, que significa Yehoshua filho de Nun. Embora essa seja uma designação para sua ascendência paterna, há também mais uma explicação para isso, que pode nos ajudar a ampliar o conhecimento do motivo da escolha do Eterno. O midrash diz que a palavra "Nun" em aramaico significa "peixe". Assim como o peixe nunca abandona a água, Yehoshua nunca deixou a Casa de Estudos,ou seja, o lado de Moshê, mantendo-se imerso nas águas da Torá. Segundo o midrash, o patriarca Yaakov, já sabia através do espírito de profecia, que Yehoshua, "o peixe," descendente de Efrayim, lideraria os israelitas à Terra Santa. Deu a seus netos Menashê e Efrayim a seguinte bênção: "Que se multipliquem na Terra como os peixes [na água]." As palavras também podem significar: Aquele cujo nome é "peixe" - Yehoshua da tribo Efrayim - liderará os israelitas até a Terra Prometida. E ainda de acordo com o midrash, D'us tinha ainda outra razão para escolher Yehoshua como líder: ele era o mais humilde dos alunos de Moshê.


A transferência de autoridade e os pontamentos para Yeshua

Como somos nazarenos toraístas, nossos olhos sempre encontram os apontamentos na Torá para o messias de Yisrael. Esses apontamentos podem vir através de indicações proféticas ou de códigos nos textos em hebraico. E em algumas ocasiões através dos dois.

Quando estudamos essa parashá, percebemos os apontamentos proféticos que ela traz. E nessa parte da porção, quando observamos o Eterno mandando Moshêh transferir a autoridade para Yehoshua, vemos um apontamento para Yeshua transferindo autoridade para os talmidim, sua comunidade nazarena, ou seja, os que carregam o nome do Eterno. Outra coisa é que no nome de Yehoshua tem uma letra que lembra o umbral de uma porta, a letra ה - “Hê” , veja o nome יְהוֹשֻׁעַ - Yehoshua. Assim, vejamos dois textos em que vemos na vida ou nos ensinos de nosso mashiach Yeshua tais apontamentos.


assim, levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura. Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura. Chegou-se a Shimon Kefa/Simão Pedro, que lhe disse: "Senhor, vais lavar os meus pés? " Respondeu Yeshua: "Você não compreende agora o que estou lhe fazendo; mais tarde, porém, entenderá". Disse Kefa: "Não; nunca lavarás os meus pés". Yeshua respondeu: "Se eu não os lavar, você não terá parte comigo". Respondeu Shimon Kefa: "Então, Senhor, não apenas os meus pés, mas também as minhas mãos e a minha cabeça! " Respondeu Yeshua: "Quem já se banhou precisa apenas lavar os pés; todo o seu corpo está limpo. Vocês estão limpos, mas nem todos". Pois ele sabia quem iria traí-lo, e por isso disse que nem todos estavam limpos. Quando terminou de lavar-lhes os pés, Yeshua tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: "Vocês entendem o que lhes fiz? Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz. Digo-lhes verdadeiramente que nenhum escravo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou. Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem". João 13:4-17


Lavar os pés é um apontamento para transferência de autoridade e reconhecimento de autoridade. Quem lava os pés reconhece a autoridade do outro. Não é meramente um ato de humildade, como o sistema ensina. Yeshua estava passando a autoridade para os talmidim, para que no momento certo, eles a exercessem após não estar mais com eles. Vejam que o mestre tira seu talit dos ombros e amarra uma toalha, depois de ter lavado os pés coloca a capa novamente. Como a transferência de autoridade era passada? O que é a imposição das mãos? A torá oral fala sobre isso? Há ligação aqui com Moshê e Yehoshua? Sim. Falaremos sobre isso.

Vejamos outro texto que liga a vida e ensinos de Yeshua ao que esta parashá nos mostra.


Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus - hayehudim- הַיְּהוּדִים. Jo 4:22


Repare, que conforme mencionei acima, sobre a letra que parece um umbral de porta, na palavra judeu em hebraico também tem. Por isso Yeshua diz que a salvação vem dos yehudim, pois ele mesmo, como messias é a porta para a libertação, como ele mesmo fala:


Então Yeshua afirmou de novo: "Digo-lhes a verdade: Eu sou a porta das ovelhas. Todos os que vieram antes de mim eram ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem. João 10:7-9


O mestre diz que é a porta, quem entra por ele encontra o caminho correto. Da mesma forma que Yehoshua aprendeu com Moshêh e recebeu dele a autoridade para continuar sua obra. Assim como Yehoshua iria seguir o caminho levando o povo para herdar a terra, os nazarenos seguem os passos de Yeshua e seus ensinos levando as pessoas a herdar a terra, ensinando a Torá, da mesma forma que o mestre fazia.

Antes de encerrar nosso estudo vamos a mais um ponto importante de nosso estudo nessa parashá. Eu disse antes, que encontramos apontamentos proféticos, conforme mostrei alguns e também encontramos códigos nos textos em hebraico. Mostrarei nessa porção que podemos encontrar códigos no texto dessa porção.

No capítulo 27 entre os versos 17 ao 22 encontramos o nome de Yeshua ao contarmos as letras em dois intervalos diferentes. O primeiro é um intervalo de 42 em 42 letras, à partir da letra yud do nome do Eterno no verso 17. E o Segundo em um intervalo de 31 em 31 letras, à partir da letra yud da palavra eyn-lachem no também no verso 17. Depois encontramos o nome de Yeshua novamente em intervalos de 31 em 31 letras à partir do yud da palavra Yisrael no final do verso 20, vejam a imagem abaixo:



Concluindo, vimos que o Eterno não permitiu que Moshê entrasse na terra por causa de uma desobediência, e o mandou passar a autoridade a Yehoshua. Do mesmo modo Yeshua recebeu a autoridade do povo de Yisrael e depois passou aos nazarenos para seguirem ao seu exemplo. Que venhamos a cada dia servir ao Eterno seguindo o exemplo de Yeshua e utilizando com sabedoria a autoridade que ele passou aos talmidim.


Que HaShem lhes abençoe!


Pr./Rav Marcelo Santos da Silva (Marcelo Peregrino Silva – Moshê Ben Yosef)

Nenhum comentário:

Postar um comentário