Talvez você não saiba, mas há uma forte ligação entre a parábola do Filho Pródigo e a profecia sobre as duas casas de Yisrael e Yehudah. Essa parábola registrada na Bessorah (evangelho) de Lucas 15:11-32, tem um significado profundo que vai além de um simples relato sobre arrependimento individual. Yeshua frequentemente ensinava por parábolas para ilustrar verdades já reveladas no TaNaK, e essa história ecoa diretamente as profecias sobre a restauração de Yisrael. Para compreendê-la corretamente, precisamos analisá-la à luz do TaNaK e das profecias sobre a Casa de Yisrael e a Casa de Yehudah.
O Contexto Original e o Retorno ao Eterno
Essa parábola conta a história de um jovem que pede a seu pai sua parte da herança, pois queria sair pelo mundo, deseja sair da presença do pai. Ele queria buscar e viver experiências na vida, mas isso longe do pai. Demonstrando assim sua rebeldia. De onde Yeshua estava tirando isso? Será que ele tirou ensino de algum lugar? Com certeza!! Nada que Yeshua ensinava era aleatório, seu ensino vinha da Torah e dos profetas.
O conceito de um "filho rebelde" já aparece em Devarim 21:18-21: Se um homem tiver um filho obstinado e rebelde que não obedece a seu pai nem à sua mãe e não os escuta quando o disciplinam, o pai e a mãe o levarão aos líderes da sua comunidade, à porta da cidade, e dirão aos líderes: "Este nosso filho é obstinado e rebelde. Não nos obedece! É devasso e vive bêbado". Então todos os homens da cidade o apedrejarão até à morte. Eliminem o mal do meio de vocês. Todo o Israel saberá disso e temerá.
O filho teimoso que desonra seus pais deveria ser levado à comunidade para julgamento. No entanto, a parábola de Yeshua enfatiza os conceitos de arrependimento e a misericórdia do Eterno, em sintonia com Yechezkel 18:21-23, onde o Eterno afirma que deseja que o ímpio se arrependa e viva.
Como disse acima, na parábola, o filho mais novo pede sua herança antecipadamente e a desperdiça em uma terra distante. Yeshua traz nessa parábola o que aconteceu com a casa de Yisrael, representando aqueles que se afastam do Eterno, deixando Seus mandamentos para seguir os caminhos das nações. Sua situação de miséria e fome reflete Tehilim 119:67 – Antes de ser afligido, eu me extraviava, mas agora guardo a tua palavra.
Aquele filho rebelde da parábola em certo ponto se arrepende, e decide voltar para casa de seu pai, mesmo que seja como um empregado da casa. Quando decide retornar, ele não pede privilégios, mas apenas deseja ser tratado como um servo. No entanto, o pai corre para recebê-lo, veste-o com roupas novas e faz uma celebração. Esse gesto simboliza o amor do Eterno por aqueles que se arrependem, como descrito em Hoshea 14:1-2 e Tehilim 103:13 – Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Eterno se compadece dos que o temem. O mesmo ocorre com os remanescentes espalhados pelas nações, que ao perceberem o erro e se arrependem realmente, encontram no Eterno um pai que os aguarda retornar.
Já o filho mais velho, que sempre esteve com o pai e serviu fielmente, reage com ressentimento ao ver seu irmão ser recebido com festa. Ele representa aqueles que permanecem nos caminhos do Eterno, mas não compreendem Sua misericórdia para com os arrependidos. Isso se assemelha à atitude de Yonah, que ficou descontente com a compaixão do Eterno sobre Nínive (Yonah 4:1-2).
A Ligação com as Duas Casas de Yisrael
Como já mencionei, a parábola tem um significado profético relacionado às duas casas de Yisrael e Yehudah. No TaNaK, vemos que após a morte de Shlomoh, o reino foi dividido:
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O Reino do Norte, chamado Casa de Yisrael ou Efraim, afastou-se dos caminhos do Eterno, praticou idolatria e foi espalhado entre as nações (Melechim Bet 17:6-23).
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O Reino do Sul, chamado Casa de Yehudah, manteve a Torah e o Templo, mas também enfrentou períodos de rebeldia e exílio.
Na parábola:
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O filho mais novo (pródigo) representa a Casa de Yisrael, que abandonou os mandamentos do Eterno, foi exilada e se misturou com os gentios. Seu afastamento e degradação entre os estrangeiros simbolizam o cumprimento de Hoshea 1:9 – "Vocês não são meu povo".
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O filho mais velho representa Yehudah, que permaneceu mais fiel à Torah, mas teve dificuldade em aceitar o retorno daqueles que estavam afastados. Isso reflete a resistência dos líderes de Yehudah na época de Yeshua em aceitar os arrependidos de Yisrael.
A alegria do pai ao receber o filho perdido cumpre as promessas do Eterno de restaurar Seu povo disperso. Como está escrito em Yechezkel 37:15-23, o Eterno promete reunir Yisrael e Yehudah novamente como um só povo, colocando sobre eles um único líder e trazendo-os de volta à aliança.
A Mensagem Final: O Chamado ao Arrependimento
Assim, vimos que a parábola do filho pródigo não é, como muitos entendem, apenas uma história de perdão individual, mas uma midrash profetica sobre a restauração das tribos perdidas de Yisrael. O Eterno deseja que todos retornem a Ele, pois como disse em Yechezkel 18:31-32 – Lançai de vós todas as vossas transgressões... fazei-vos um coração novo e um espírito novo; pois por que morreríeis, ó Casa de Yisrael?
O ensino de Yeshua estava em harmonia com a visão das Escrituras, pois ele mesmo declarou: "Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas da Casa de Yisrael" (MattiYahu 15:24). Assim, essa parábola não é apenas sobre um filho rebelde, mas sobre todo Yisrael sendo chamada de volta ao Eterno e à sua aliança.
Que o Eterno lhe abençoe!
Rav Marcelo Peregrino Silva (Moshê Ben Yosef)
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