Páginas

Boas Vindas

Seja Bem Vindo e Aproveite ao Máximo!
Curta, Divulgue, Compartilhe e se desejar comente.
Que o Eterno o abençoe!!

segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

A Hipocrisia Revelada. Estudo do Evangelho de Mateus - Capítulo 23 - Parte 1


 


Shalom leitores, vou aproveitar o roteiro que escrevi para gravar o vídeo o estudo de Mateus 23 - parte 1, e adaptá-lo para um artigo aqui do blog. Quero pedir a você que se não for inscrito aqui ainda se inscreva ali na lateral direita, assim você não perderá nenhuma postagem daqui.

Vamos então ao texto. 

Imagine um abismo espiritual tão profundo que separa a observância externa da verdadeira devoção. Neste pequeno artigo, vamos mergulhar em Mateus 23, a primeira parte, onde vemos Yeshua desmascarar o perigoso jogo de fingimento religioso praticado pelos fariseus em sua época. Algo que não é muito diferente do que ocorre em muitos meios religiosos atuais também. Prepare-se para ter sua compreensão da fé autêntica desafiada, enquanto descobrimos lições atemporais sobre humildade e serviço genuíno que ressoam profundamente com nossa caminhada hoje.


Reflita em uma coisa comigo. E quando a liderança se afasta do coração do Eterno? Este é um dos discursos mais duros de Yeshua, não contra o povo em si, mas contra os líderes que conheciam as Escrituras e não as viviam.


Neste contexto histórico, Yeshua está no Beit HaMikdash, poucos dias antes de sua morte. Ele fala publicamente, diante do povo e de seus discípulos. E suas palavras não são novas, são o eco fiel dos profetas do TaNaK, as Escrituras Sagradas já em sua época. Observe o que disse o profetas Amós sobre a hipocrisia dos religiosos.


Eu odeio, abomino completamente, suas festas; não sinto prazer em suas assembleias solenes. Se vocês me apresentarem ofertas queimadas e ofertas de grãos, não as aceitarei; tampouco considerarei as ofertas de paz do gado criado em confinamento. Poupem-me do barulho de seus cânticos! Não quero ouvir o som de seus alaúdes! Em vez disso, que a justiça corra como água, e a retidão, como uma corrente ininterrupta. Amós 5: 21-24


Você pode perceber que o Eterno nunca rejeitou Seu povo, Ele rejeita a hipocrisia, o legalismo e o excesso de chalachá.

Observe o texto referência de nossa reflexão, Mt 23:1-12.

¹ Então, Yeshua disse à multidão e aos seus discípulos:
² "Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moshê.
³ Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhes dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam.
⁴ Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los.
⁵ "Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens. Eles fazem seus tefilim bem largos e os tizitiziot de suas vestes bem longos;
⁶ gostam do lugar de honra nos banquetes e dos assentos mais importantes nas sinagogas,
⁷ de serem saudados nas praças e de serem chamados ‘rabis’.
⁸ "Mas vocês não devem ser chamados ‘rabis’; um só é o mestre de vocês, e todos vocês são irmãos.
⁹ A ninguém na terra chamem ‘pai’, porque vocês só têm um Pai, aquele que está nos céus.
¹⁰ Tampouco vocês devem ser chamados ‘chefes’, porquanto vocês têm um só Chefe, o Mashiach.
¹¹ O maior entre vocês deverá ser servo.
¹² Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. 

Mateus 23:1-12

Quando analisamos calmamente MATTITYAHU/Mateus 23, desvendamos as camadas das práticas farisaicas na época de Yeshua e podemos expor o abismo que havia entre a observância externa e meramente legalista e a devoção interna com kavanah verdadeira. Vamos aqui iluminar a crítica contundente de Yeshua à hipocrisia religiosa, instruindo a um retorno ao discipulado autêntico, isto é, a teshuvah enraizada na humildade e no verdadeiro serviço obediente, alinhando nossa caminhada com os caminhos antigos, os mandamentos e instruções do Eterno na Torá.

1 - O panorama espiritual atual: a fé performática está voltando à moda?

Atualmente podemos observar um panorama espiritual muito parecido com o que Yeshua via em sua época. Muitas pessoas estão vivendo apenas liturgicamente, se preocupam muito em demonstrar o exterior, em como são mais judeus que outros, em qual sinagoga ou grupo pertencem, a qual rabino renomado seguem etc. Enquanto a prática verdadeira, quem vem da kavanah do coração acabam ficando para trás.

Nesse momento do texto, Mattitiahu faz questão de mostrar o que Yeshua falou aos Escribas e Fariseus, os líderes de sua época, pois era nítida a hipocrisia deles, assim como a dos saduceus que nem foram mencionados aqui neste texto.

- "Dizem e não fazem" - Sobre a cadeira de Moshê 

 Na cadeira de Moshe se assentaram os escribas e os perushim, obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhes dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois dizem e não fazem.”

A “cadeira de Moshê” representa autoridade baseada na Torá, escrita e oral, não no poder humano ou em legalismos criados pelos religiosos. Yeshua não nega a validade das palavras de Moshê, isto é, a Torá do Eterno. Ele denuncia a ruptura entre ensino e prática, entre valorizar mais leis de homens ou de cerca do que a própria Torá.

Podemos encontrar Paralelos desse pensamento de Yeshua no TaNaK, pois era o que o guiava:

  • Em Devarim 5:27 — ouvir e praticar.

    Aproxime-se você, Moshe, e ouça tudo o que o Eterno, o nosso Elohim, disser; você nos relatará tudo o que o Eterno, o nosso Elohim, lhe disser. Nós ouviremos e obedeceremos".

  • Em Yechezkel 33:31–32 — ouvem como canção, mas não obedecem.

    O meu povo vem a você, como costuma fazer, e se assenta diante de você para ouvir as suas palavras, mas não as põe em prática. Com a boca eles expressam devoção, mas o coração deles está ávido de ganhos injustos.

    De fato, para eles você não é nada mais do que alguém que entoa cânticos de amor com uma bela voz e que sabe tocar um instrumento, pois eles ouvem as suas palavras, mas não as põem em prática.

  • No texto de Yirmeyahu 7:8–10 — confiança em palavras vazias.

    Mas vejam! Vocês confiam em palavras enganosas e inúteis.

    "‘Vocês pensam que podem roubar e matar, cometer adultério e jurar falsamente, queimar incenso a Baal e seguir outros deuses que vocês não conheceram, e depois vir e permanecer perante mim neste templo, que leva o meu nome, e dizer: Estamos seguros!, seguros para continuar com todas essas práticas repugnantes? 

Vemos portanto, com esses textos, que conhecer as Escrituras sem obedecê-las endurece o coração e leva ao legalismo. O Eterno não procura pregadores ou professores eloquentes, mas servos obedientes e de coração verdadeiramente quebrantado.

2 - Desmascarando os "fardos pesados": Identificando regras religiosas que oprimem, em vez de libertar.

Observe agora o verso 4:

Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los.

Sabemos que é de entendimento rabínico que mestres tem liberdade de criar cercas para ajudar ou proteger o mandamento, mas a intenção é de torná-lo mais prático para seu cumprimento, nunca tornar mais difícil. O Eterno jamais ordenou um serviço ou culto, muito menos mandamentos que esmague o povo. Pelo contrário é dito que os mandamentos são vida, observe:

Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam, e para que vocês amem o Eterno, o seu Elohim, ouçam a sua voz e se apeguem firmemente a ele. Pois o Eterno é a sua vida, e ele lhes dará muitos anos na terra que jurou dar aos seus antepassados, Avraham, Yitschak e Yaakov. Devarin/Dt 30:19,20

Outro texto, veja:

Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos, pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e lhe darão prosperidade e paz. Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração. Mishlei/Pv 3:1-3

Quando lê estes textos, você deve perceber exatamente de onde Yeshua, o Mashiach, tirava seus ensinos e críticas aos Escribas e Fariseus. Sempre que as instruções e mandamentos se tornam peso insuportável, é porque leis humanas foram acrescentadas e algo se corrompeu, acabou virando legalismo. As leis do Eterno são boas e não são fardo algum.

Observemos mais alguns paralelos no Tanakh, de onde com certeza, Yeshua se baseava:

  • Yeshayahu 58:6–7 — o serviço que o Eterno escolhe.

    "O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo? Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo? Yeshayahu/Is 58:6,7

  • Tehilim 19:8 — as instruções do Eterno alegram o coração.

    Os preceitos do Senhor são justos, e dão alegria ao coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos, e trazem luz aos olhos. Salmos 19:8

  • Yechezkel 34:2-4 — pastores que exploram o rebanho.

    "Filho do homem, profetize contra os pastores de Israel; profetize e diga-lhes: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Ai dos pastores de Israel que só cuidam de si mesmos! Acaso os pastores não deveriam cuidar do rebanho? Vocês comem a coalhada, vestem-se de lã e abatem os melhores animais, mas não tomam conta do rebanho. Vocês não fortaleceram a fraca nem curaram a doente nem enfaixaram a ferida. Vocês não trouxeram de volta as desviadas nem procuraram as perdidas. Vocês têm dominado sobre elas com dureza e brutalidade. Yechezkel/Ez 34:2-4

Toda liderança que afasta o povo do Eterno trai sua função, seu propósito diante do Eterno.


Yeshua sempre ensinava de acordo com as Escrituras, o Tanakh, e lá, honra nunca é buscada, é concedida pelo Eterno.


Observe os seguintes textos:


Mishlei 29:23 — o soberbo será abatido.


O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra. Provérbios 29:23


Tehilim 75:6–7 — a exaltação vem do Eterno.


Não é do Oriente nem do Ocidente nem do deserto que vem a exaltação. É o Eterno quem julga: Humilha a um, a outro exalta. Salmos 75:6,7


Shemuel Alef 15:17 — Sha’ul caiu por buscar honra.


E Samuel disse: "Embora pequeno aos seus próprios olhos, você não se tornou o líder das tribos de Israel? O Senhor o ungiu como rei sobre Israel. 1 Samuel 15:17



Observando a forma de agir dos líderes religiosos da época de Yeshua notamos o contraste do que foi ensinado por Yeshua ecoando o TaNaK, conforme já vimos. Em resumo o mestre diz: O maior é o que serve.


Assim, se alguém precisa de títulos para ser ouvido, como parece ser o caso deles, já perdeu autoridade diante do Eterno. Devemos sempre nos lembrar o que o Eterno quer de cada um de nós, que vivamos segundo os seus mandamentos, e estes ensinados pelo seu Mashiach. E devemos demonstrar principalmente a Kavanah verdadeira, quem vem de um coração em teshuvah.

Pense sobre isso. Shalom




Nenhum comentário:

Postar um comentário