Páginas

Boas Vindas

Seja Bem Vindo e Aproveite ao Máximo!
Curta, Divulgue, Compartilhe e se desejar comente.
Que o Eterno o abençoe!!

quarta-feira, 12 de março de 2014

As Mãos Estendidas


 
Mt 8.2 e 3
Um leproso, aproximando-se, adorou-o de joelhos e disse: "Senhor, se quiseres, podes purificar-me!"
Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: "Quero. Seja purificado!" Imediatamente ele foi purificado da lepra.

Essa passagem bíblica do Evangelho de Mateus é muito linda pela representatividade do amor com que Jesus dedicava às pessoas, independentemente de quem elas fossem.
Depois de ter passado muito tempo pregando no monte, e de as pessoas se admirarem da autoridade com que falava, acontece algo inusitado, um leproso se aproxima dele declarando-lhe a autoridade para curar-lhe. Desejo refletir um pouco sobre isso, pois vejo o sublime amor de Deus nesse acontecimento singular.
Não quero me afastar do contexto bíblico, mas vou divagar um pouco nesta história. Entendendo que o sermão do monte é um dos marcos da pregação de Jesus, e que Mateus o registra à partir do capítulo 5 e vai até o 7, podemos então, conforme o primeiro versículo do capítulo 5, entender que uma multidão seguia Jesus. Até aí tudo bem, sempre ouvimos isso, muitos pregadores falam que, onde Jesus estava havia uma multidão. As pessoas estavam desejosas de ouvir falar de Deus, devido às mazelas que estavam ocorrendo com a população já há algumas centenas de anos. O Deus dos judeus estava calado há mais de quatrocentos anos, assim quando se levantava um profeta o povo corria a ouvi-lo na esperança de ser o momento de Deus voltar a falar com seu povo e do messias se erguer de entre a multidão.
Pois bem, observando por esse ângulo, percebemos uma multidão que seguia Jesus, a tal ponto dele subir em um monte para falar-lhes. Ali se encontravam pobres, desvalidos, pessoas sem esperança, doentes, e a população comum das cidades. Claro que havia também pessoas abastadas e ricas que sempre passavam para ouvir o que aquele rabino estava falando para depois discutir em suas rodas de amigos. E havia ainda, os religiosos que o seguiam para estudarem suas palavras, a fim de comprovarem alguma heresia. Bem, o fato é que pessoas diferentes, e de várias condições estavam ali ouvindo o mestre do amor. E dentre toda essa multidão havia um homem escondido em algum lugar, talvez atrás de uma árvore ou de uma grande pedra, talvez protegido por uma capa velha e envolto a panos. O homem estava escondido porque não poderia estar ali, pois era leproso. Pessoas com tal doença tinham que ficar em um lugar à parte da sociedade, lhes era proibido caminhar no meio das pessoas, pois a Lei os considerava imundos, além da própria sociedade impedir seu trânsito no meio das outras pessoas. Então, ali estava aquele homem escondido em algum lugar, ouvindo as palavras pronunciadas por Jesus. E aquelas palavras geravam esperança no íntimo daquele homem, pois falavam sobre o reino de Deus, de justiça, de obras divinas na vida do homem. Isso foi impactando-o de tal forma, que talvez ele nem se importasse mais de ter que se esconder. A mensagem que Jesus pregava era tão profunda, que de acordo com o texto dos versos 28 e 29 do capítulo 7, todos se admiravam da sua doutrina. Depois de tantas palavras anunciadas pelo mestre, talvez tenha pensado que aquele profeta seria um homem diferente, então, quem sabe, pudesse se aproximar dele, e se ele quisesse o curaria, caso contrario morreria apedrejado, como mandava a lei. Certamente não faltaria alguém para gritar: Imundo!! Assim decidido, aquele homem se aproxima do mestre quando Ele descia do monte. Sabendo do risco que corria ajoelhou-se próximo a Jesus dizendo que se Ele quisesse poderia torná-lo limpo. Até aqui, vimos a perspectiva daquele homem leproso, no entanto, quando o Senhor o viu de joelhos, disposto a tudo e reconhecendo-o como alguém que poderia lhe devolver a vida e a dignidade novamente, o amou a ponto de tocá-lo. E com esse toque a lepra se foi.
Em diversos momentos de nossa vida estamos caídos e sem esperança, relegado à margem da sociedade, muitas vezes até mesmo de nossas igrejas e famílias, mas a palavra do Senhor pode mudar tudo. Ela nos trás ânimo, através da ação do Espírito Santo, e assim, temos a oportunidade de tomarmos uma atitude diferente da que estávamos assumindo. Com isso, o Senhor, que está de mãos estendidas para nós, pela sua infinita graça, nos amando todo o tempo, toca-nos tornando-nos limpo.
Precisamos, em alguns momentos, estar dispostos a arriscar tudo para ir ao encontro daquele que tem as palavras de vida eterna. Mesmo que para isso leve-nos à morte. Morte para o mundo, morte para nós mesmos, morte para algumas amizades, morte para coisas que podem nos afastar de Deus. Quando tomamos a atitude correta, a conseqüência será de cura para nós. O amor do Senhor pelo ser humano é tão grande que Ele se deu por nós. Não há maior amor do que este.
É interessante que não nos contam o nome daquele homem, acredito que isso deva ser assim, para que tantos quanto queiram se coloque naquela posição e recebam Dele a vida e a purificação. Vá em direção ao Senhor e seja tocado por suas mãos de amor, que estão estendidas em sua direção.
Por: Pb. Marcelo Santos da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário