Páginas

Boas Vindas

Seja Bem Vindo e Aproveite ao Máximo!
Curta, Divulgue, Compartilhe e se desejar comente.
Que o Eterno o abençoe!!

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Uma Reflexão sobre a Igreja Atual



      Atualmente uma crise está instalada na igreja evangélica brasileira, e isso se deve ao "movimento gospel" e à teologia da prosperidade pregada em muitas das nossas igrejas. O primeiro, tornou o evangelho muito popular em relação ao que era até então. Esse movimento trouxe uma revolução na música, e estas músicas passaram a serem cantadas nas igrejas, pelos recém-criados ministérios de louvor, que passaram a ser em muitos lugares, quase o evento principal do culto, chegando a ter mais importância que a pregação da Palavra de Deus. Os assim chamados "levitas", os componentes dos ministérios de louvor, passaram a sentirem-se estrelas, tomando grande parte do culto, afinal consideram-se parte muito importante, porque o louvor tem uma influência muito forte no culto. alguns chegam mesmo a dizer que o louvor é o mais importante do culto, pois eles levam o povo a adorar e assim, ter mais contato com Deus. E as músicas cantadas deixaram de ser louvor a Deus, para falar dos homens, tornando-se antropocêntrica. Porque a mídia gospel precisava atingir a um público, que necessitava de músicas que falassem aos seus corações. E as igrejas cantando essas músicas como se realmente fossem louvores. 
     Entretanto, os pretensos ministros de louvores, muitas vezes, nem mesmo tem conhecimento da Bíblia, e na hora das ministrações de louvor, apenas se utilizam do emocional, aproveitando-se de teatralidade e jogos de luzes e nuvens de fumaça. A falta de conteúdo espiritual, que se obtém por meio da oração, consagração e leitura constante da Bíblia, se percebe claramente na vida destes indivíduos. E o povo por sua vez, foram apenas recebendo esse tipo de novidade, e aceitando cada uma delas, pois queriam algo mais, porém não buscam da fonte, estão sempre precisando de mediadores, função que os levitas tomaram pra si, mesmo sem perceberem. O resultado disso é uma geração que infelizmente não consegue ter uma vida real com Deus, pois não tem contato, intimidade real, que somente se conquista por meio da adoração verdadeira.
       Outro grave problema é a teologia da prosperidade, que veio importada, entrando em nosso meio, principalmente, no início do movimento gospel, quando importaram-se muitos livros. Inegavelmente, os livros que vieram de fora, de autores de renome, ajudaram muito em quantidade e em qualidade a igreja no Brasil, porém, sempre haverá o lado negativo. A entrada desses ensinamentos e a própria vinda dos autores para pregarem nas igrejas brasileiras motivaram seus líderes a entrarem por este movimento. O interesse fatal de se obter lucros por parte dos líderes e até mesmo do próprio povo, também ajudou muito. Os crentes agora eram e são ensinados a meio que barganhar com Deus, pois se está sendo fiel, o Senhor responderá com bençãos materiais. E assim foram deturpando o verdadeiro sentido de prosperidade bíblico, que nunca faltar e ter o que é necessário. A abundância é por parte das bençãos de Deus ao indivíduo. Mas fato é, que o povo absorveu isso tudo, e abriram-se mega templos com tais ensinamentos. Surgiram grandes ministérios que cresceram em quantidade, mas a qualidade de vida espiritual dos membros são parcas e medíocres. Enquanto a bíblia continua bradando que o povo perece por falta de conhecimento. O contínuo crescimento do número de denominações que surgiram, geraram no povo uma gama de igrejas para se escolher. Passou a ter igrejas para todos os gostos e públicos. No entanto, continuou-se negligenciando o verdadeiro contato com Deus, e seu Cristo. 
      No meio de tudo isso, ainda havia espaço para mais invenções, portanto, criou-se novos títulos, então surgem os apóstolos, bispos-primás, querubins, e tantos outros que nem se pode dar conta. Mas o ensino verdadeiro da Palavra de Deus continuou sendo deixado de lado. E o que se vê hoje são igrejas inchadas, com membros aparentemente saudáveis, mas na verdade estão doentes, pois não bebe a água que só Deus pode dar, e não comem do pão que só o Senhor pode dar. Isso tudo, sem contar os testemunhos que se ouve pelo país afora, a respeito de coisas que ocorrem dentro das igrejas brasileiras. Histórias de fazer cair o queixo! O verdadeiro evangelho de Cristo está sendo negligênciado.
      Há uma ala do protestantismo brasileiro, que resolveu pregar um retorno à reforma. Porém, muitas vezes vê-se pregações muito teológicas e sem vida, pois estão muito ligadas aos pensamentos dos antigos reformadores, que realmente fizeram muito pela igreja, e foram verdadeiros instrumentos de Deus, mas eles não detém toda a verdade como se pretende mostrar por tais indivíduos. Toda a verdade está na bíblia, e é ela que temos que seguir. No tempo de Jesus também haviam muitos que conheciam muito dos escritos, no entanto, não viviam o que ensinavam, portanto, suas pregações eram vazias. E Jesus recomendou ao povo a obedecer o que eles ensinavam, mas não agir como eles agiam.
      Então o que pode se feito para mudar a situação? Talvez possa o leitor estar se perguntando. E eu digo, que devemos observar mais a bíblia e menos os legalismos. Devemos buscar mais de Deus, orando e consagrando-se. Agindo como as pessoas das igrejas do primeiro século, onde havia unidade, singeleza de coração, e percebia-se o agir do Espírito de Deus. Onde alguém pregava a Palavra de Deus e as pessoas tocadas pelo Senhor realmente se convertiam, e passavam a viver uma nova vida. E chegavam ao ponto de perder sua vida por sua decisão por Cristo. Atualmente, nós não queremos perder um domingo de sol na praia, ou um joguinho de futebol com os amigos para estarmos na casa de Deus. Eu digo que devemos retornar às práticas dos apóstolos, e vivermos a vida que Cristo nos deixou, com a mesma intensidade. Pedro não seguia Calvino, Lutero, nem outro teólogo qualquer. Paulo também não, e nem por isso suas pregações eram fora do contexto bíblico e muito menos heréticas. Eles simplesmente pregavam a Bíblia e o efeito eram almas achegando-se aos pés do Salvador, Jesus.
      Necessitamos realmente deixar de lado o nosso eu, tomar a cruz e caminhar nesta terra, como enviados de Deus. Igreja é viver pra Cristo, e não pra si mesmo. Na atualidade, devido a tudo o que já foi dito anteriormente, quando um indivíduo prega a verdade restauradora da palavra de Deus, as pessoas não gostam. Quando são confrontadas as pessoas fazem cara feia, pois não é o que estão preparadas para ouvir. Querem ouvir falar de bençãos, de vitória, de conquistas, de promessas, mas se o pregador falar de renúncia, de batalha, de entrega, de oração e de santificação, logo dizem que a pregação é da carne, ou que o pregador está exagerando, ou que é soberbo. No entanto, a soberba está no coração daquele que não atende ao que a bíblia diz, quando menciona o fato de se analisar sempre a profecia e não o profeta. Devemos ouvir e procurar em Deus e na Palavra, para descobrir a verdade, assim como os crentes da igreja de Beréia, que ouviam Paulo pregar e iam procurar nas escrituras para confirmar. Temos que ser mais ovelhas e menos bodes. Temos que ser mais mansos e menos altivos. Precisamos seguir as pisadas do nosso Mestre. Ele ensinava, repreendia, e se precisasse levantava umas bancas de cambistas pra cima. 
      O amor de Cristo, e que a igreja precisa demonstrar, muitas vezes é deturpado. Porque, quando alguém faz uma repreensão na atualidade é chamado de julgador. Apontam o dedo e dizem que está julgando o irmão, mas não param pra pensar que se está repreendendo é para o bem. Não param pra refletir que, se somos igreja, e temos o Espírito Santo em nós e ele opera, então podemos estar sendo movidos por ele para realizar tal ato. Porém, é mais simples, carnalmente falando, afirmar que alguém está julgando do que refletir na própria vida e perguntar ao Pai o que pode ser mudado. Então, precisamos mudar nossos posicionamentos, a fim de vivermos como igreja.
      Concluindo, atualmente a igreja passa por sérios problemas. A solução é nos voltarmos para Cristo verdadeiramente, e não apenas de lábios. Deus sonda os nossos corações e sabe dos nossos planos e desejos. Devemos nos entregar a ele em adoração real, em espírito e em verdade. Somente assim, conseguiremos viver uma vida real com o  Senhor, estando de fato prontos pra ouvir o toque da trombeta do arrebatamento. Não podemos nos conformar com este mundo, mas devemos nos renovar pelo Espírito Santo.

Deus nos abençoe a cada dia, nos ajudando a mudar nossa vida e caráter, a fim de termos o caráter de Cristo. Amém!
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário