Páginas

Boas Vindas

Seja Bem Vindo e Aproveite ao Máximo!
Curta, Divulgue, Compartilhe e se desejar comente.
Que o Eterno o abençoe!!

quarta-feira, 20 de maio de 2015

NÃO MORRA NO DESERTO



 

Você está passando por um deserto em sua vida?
 As lutas e provações em sua vida te fazem sentir-se sem forças e solitário?
Está sentindo ausência de Deus em sua vida, e parece que sua vida espiritual ou ministerial não via para frente?
 
Leia este artigo e veja o que a palavra de Deus tem a te mostrar sobre isso.

Texto: 1Co 10.1-13
Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar.
E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar,
E todos comeram de uma mesma comida espiritual,
E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.
Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto.
E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.
Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar.
E não nos forniquemos, como alguns deles fizeram; e caíram num dia vinte e três mil.
E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram, e pereceram pelas serpentes.
E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor.
Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.
Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.
Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
 
Introdução  
Esta epístola foi escrita por Paulo para uma igreja, a igreja que estava na cidade de Conrinto, a qual vemos seu início em Atos 18.1-17, na sua segunda viagem missionária. Essa porém foi provavelmente sua congregação mais problemática, embora tivessem muitos crentes com dons espirituais. Depois que o apóstolo seguiu viagem sua comunicação com ela era feita por meio de cartas. Primeiro ele mandou uma carta admoestando os novos crentes para se afastarem da prostituição, em 1Co 5.9. Depois os coríntios enviaram uma carta para Paulo pedindo orientação sobre os problemas na igreja, em 1Co 7.1. Várias pessoas dessa igreja foram visitar Paulo na Ásia e levavam notícias da igreja. Algumas dessas pessoas eram os servos da casa de Cloé, que mencionaram sobre a divisão que havia entre os irmãos, em 1Co 1.11. Outras, foram três irmãos registrados em 1Co 16.17,18. Então, o apóstolo escreveu sua segunda carta, que é a nossa Primeira aos Coríntios, respondendo aos questionamentos feitos pelos crentes. Depois ele volta àquela igreja em uma segunda visita, ficando pouco tempo, pois a situação não estava boa lá. Aí ele escreve a terceira carta, que é a nossa Segunda aos Coríntios. Neste texto que estamos fazendo menção ele está falando sobre a desobediência, a falta de fé e a idolatria, entre outros assuntos, e menciona o povo de Israel quando estavam no deserto, que é o nosso alvo no momento.


O POVO DE ISRAEL NO DESERTO
 Deus tirou o povo do Egito com mão forte, conforme lemos em Ex 13.3.
  "E Moisés disse ao povo: Lembrai-vos deste mesmo dia, em que saístes do Egito, da casa da servidão; pois com mão forte o Senhor vos tirou daqui; portanto não comereis pão levedado."
   Ao chegarem na península do Sinai, ao pé  do monte onde Deus falou com Moisés, o povo acampa para receberem as Leis da Aliança do o Senhor e aprenderem a viver como uma nação livre, e isso levou dois anos.  
   Depois reiniciaram à Marcha até o momento em que Moisés recebe de Deus a ordem de enviar espiões até a  terra que teriam que conquistar.
   Porém, quando eles voltaram, suas afirmações temerosas a respeito dos exércitos inimigos e dos gigantes que haviam na terra fizeram o povo sentir medo e não confiarem no Senhor.  Apenas Josué e Calebe permaneceram firmes na confiança de que Deus daria a terra se eles se esforçassem.  
   No entanto, por causa da falta de fé e das murmurações dos espiões e do povo, todos daquela geração iriam perecer no deserto, foi o decreto de Deus para eles. Ou seja, não veriam o cumprimento da promessa, não tomariam posse da terra, e por quarenta anos viveriam ali, andando no deserto.
    Muitas vezes ouvimos alguém dizer que quem tem promessa não morre. Não é o que entendemos quando olhamos para a Bíblia. Muitos personagens morreram sem ver a promessa cumprida, por vários motivos. Alguns por causa do seu pecado, como o povo do estudo em questão. Outros, simplesmente, porque a promessa era profética e não se cumpriria cabalmente em seu tempo. Precisamos prestar atenção quando falam algo nos púlpitos de nossas igrejas, ou em músicas gospel.
   E aquele povo mesmo depois de ter recebido uma dura sentença do Senhor, ainda assim não se arrependeram e pioraram sua situação, conforme lemos em Amós 5.25-27, que aquela geração não se arrependeu dos seus erros e adoraram a outros Deuses. 
      'Oferecestes-me vós sacrifícios e oblações no deserto por quarenta anos, ó casa de Israel?
Antes levastes a tenda de vosso
Moloque, e a estátua das vossas imagens, a estrela do vosso deus, que fizestes para vós mesmos.
Portanto vos levarei cativos, para além de Damasco, diz o Senhor, cujo nome é o Deus dos Exércitos."  Amós 5.25-27
   Porém, Deus permaneceu com ele, por meio da coluna de fogo e da nuvem, e nunca lhes faltou o maná, mas não significa dizer que o Senhor aprovasse o que faziam.
    E isso pode ser confirmado em Atos 7.42,43.
     "Mas Deus se afastou, e os abandonou a que servissem ao exército do céu, como está escrito no livro dos profetas: Porventura me oferecestes vítimas e sacrifícios No deserto por quarenta anos, ó casa de Israel?
Antes tomastes o tabernáculo de Moloque, E a estrela do vosso deus Renfã, figuras que vós fizestes para as adorar.Transportar-vos-ei, pois, para além da Babilônia."

 O QUE É O DESERTO?
    É um lugar geralmente desabitado, onde quase não chove, com pouca ou nenhuma vegetação. 
    Em um sentido espiritual e bíblico, é um lugar também muito árido, onde há muitas dificuldades e escassez, servindo para passagem, provação, treinamento e preparação dos servos de Deus.
 
      Vamos ver então, o porquê dos desertos em nossas vidas e os princípios para não morrermos nele.

I – TODOS NÓS TEMOS QUE PASSAR PELO DESERTO
A)    O povo de Israel passou quando foi liberto do Egito.
B)     Josué e Calebe passaram mesmo demonstrando sua fé em Deus.
C)     Davi passou pelo deserto quando teve que fugir de Saul.
D)    Elias passou depois de anunciar a escassez de chuva e depois que matou os profetas de BAAL e de Astarot.
E)     Jeremias passou pelo deserto quando anunciou os juízos de Deus ao povo de Judá.
F)      Ester passou pelo deserto quando foi levada para ser concubina do Rei da Pérsia e quando descobriu o plano de Hamã para destruir o seu povo.
G)    Daniel passou pelo deserto ao ser jogado na cova dos leões por ser fiel a Deus.
H)    João Batista passou pelo deserto para ser a voz que clama, preparando o caminho do Rei.
I)        O Senhor Jesus passou pelo deserto desde antes de começar seu ministério, quando foi levado ao deserto para se consagrar e ali foi tentado, até sua traição e morte, sua vida foi um deserto.
J)       O apóstolo Paulo passou pelo deserto quando caiu do cavalo e Jesus se identificou a ele e desde então passou a ser perseguido e sofreu diversos perigos (2Co 11.26,27).
Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos;
Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez.
2 Coríntios 11:26,27

K)    E cada um dos apóstolos e discípulos de Jesus passaram pelo deserto ao serem perseguidos e mortos por causa do nome do Senhor.

   Entenda isso, meu querido irmão e irmã.
   Ninguém recebe nada de Deus sem antes ser moldado para isso.
   A conquista das promessas de Deus não estão incluídos no "kit benção"!
   Precisamos ser moldados, preparados, e não há escola melhor para isso do que o deserto.  Onde vamos estar na dependência de Deus, se não morrermos.

II – O DESERTO É O CAMINHO PARA O CUMPRIMENTO DA PROMESSA
A)  O povo de Israel tinha que passar pelo deserto para chegar à Canaã.
B)   Josué e Calebe tinham que ir pelo deserto para receberem suas heranças.
C)   Davi tinha que esperar o tempo certo para subir ao trono.
D)  Ester estava indo para o lugar onde Deus a queria, para que no momento certo ela fosse um instrumento para ajudar o povo em todos os lugares do reino.
E)   Daniel depois da cova dos leões tornou-se ainda mais influente no reino ultrapassando gerações.
F)    Jesus, o nosso Mestre e Senhor, só iniciou seu ministério depois do deserto e através de sua vida estamos aqui hoje.
  Quando estamos passando pelo deserto a tendência, como seres humanos, é nos sentirmos fracos, sem forças, sem esperanças e sozinhos.
    Porém a Bíblia nos mostra que Deus está sempre com quem está passando pelo deserto, Números 10.34-36.

III – MUITOS PREFEREM ESTAR NO DESERTO DO QUE CONQUISTAR A PROMESSA DE DEUS
O texto bíblico que lemos como base desta mensagem é mais um dos textos quem mostram o motivo do povo ter perecido no deserto, o outro é no capítulo 3 da epístola aos Hebreus.
Daniel e Isabela Mastral, em seu livro Voz que Clama no Deserto, volume 2, dizem o seguinte:
“Se o nosso prêmio é chegar a uma Terra que mana leite e mel (e usamos dessa analogia Bíblica para simbolizar o Centro Perfeito da Vontade de Deus, onde todas as Promessas Dele se realizam), o contrário disso é viver e perecer no Deserto. Por que, então, a maioria vive no Deserto? Repare que no Deserto o Senhor também nos acompanha e sustenta: as vestes não desgastam... o maná não falta... mas é só. Não existe plenitude nem abundanciam e não haverá até que a decisão de conquistar penetre com entendimento em nosso coração. Deixar de entrar em Canaã significa que jamais haverá a terra fértil, o lar estruturado, os celeiros cheios, as oportunidades de vida, alegria, conforto, saúde, bem estar, paz e tranquilidade que a Promessa sob Juramento encerrava em si mesma. Viver no deserto significa conhecer teoricamente um Deus Vivo e Poderoso que pode grandes coisas, mas na prática a pequenez da fé humana e o mal uso do livre arbítrio acabaram determinando consequências desastrosas.”
Então meus queridos irmãos e irmãs, levantem seus acampamentos e sigam em frente. 
 
A)  Não se conforme com a sua situação (Rm 12.2, 1Pe 1.14).
B)   O deserto é para nos preparar para tomarmos posse da promessa.
C)   Logo depois do deserto vem o cumprimento da promessa.
D)  Não podemos morrer no deserto, temos que fazer a diferença.

Os autores já citados afirmam que, “Só faz diferença quem está no Centro da Vontade do Pai. Só faz diferença quem conquista. Que Povo construiu a primeira Nação de Israel afinal? A primeira Geração de cativos, ou a segunda? A primeira pereceu no deserto e não fez diferença alguma. Somente seus filhos, aqueles que conquistaram a Terra junto com Josué, foram os precursores da Nação que atingiu o apogeu no reinado de Salomão.”

CONCLUSÃO
Não morra no deserto, busque conquistar o que Deus te prometeu. O deserto é somente um lugar para treinamento, não é lugar para permanecer. Levante os olhos e veja logo à frente, a vitória está logo ali, mas precisamos lutar. Precisamos buscar ao Senhor para termos força pra caminhar, precisamos nos santificar para termos condições de combater o nosso inimigo que tão de perto nos rodeia. Ore, se consagre, frequente a igreja, lute, estenda as mãos, ame o seu irmão, sirva ao Senhor de coração e quando menos perceber estará conquistando sua vitória. O Senhor requer de cada um de nós mais disciplina, e principalmente, intimidade, pois Ele é um Deus que tem ciúmes de nós, pois nos ama.

Que o Senhor lhes ilumine as mentes, a fim de serem instrumentos para libertar vidas.

Marcelo Santos da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário