Estudos
da Torá
Parashá
nº 52
- Vaiêlech
(E
ele vai/ Ele foi)
Devarim/Deuteronômio
Dt 31:1-30
Haftará
(Separação) Os
14:2-10, Jl 2:11-27, Mq 7:18-20, Is 55:6-56:8;
e
B’rit
Hadashah (Nova Aliança) Jo
18:1-19:42.
1
- INTRODUÇÃO
No
estudo da parashá dessa semana estudaremos mais uma parte do
discurso de Moshê antes de sua partida para YHWH, ou seja, sua
morte. Essa porção têm apenas um capítulo,
mas
carrega um aprendizado profundo para nossas vidas, principalmente em
relação ao Messias.
2
- ESTUDO DAS PALAVRAS
Primeiramente,
vejamos o termo do nome da porção. Como
temos dito, e ocorre sempre no texto em hebraico, a primeira palavra
do texto é וַיֵּלֶךְ “vaielech”, e significa literalmente “e foi”.
Repare
que o
texto diz:
“E
foi Moisés, e falou estas palavras a todo o Israel.”
A
tradição judaica diz que Moshê em seu último dia de vida, que é
justamente neste texto que estamos estudando, saiu do acampamento dos
levitas, onde vivia, “e foi” ao acampamento onde ficavam as
outras tribos para se despedir dos Israelitas e também consolá-los
devido ao seu falecimento iminente. O autor do site “chabad. Org”
diz que: “a humildade de Moshê era tão magnificente que ele
considerava seu dever pessoal despedir-se do povo naquele momento.”
Talvez, por isso a Torá nos traga essa palavra nessa porção.
No
verso 2 lemos:
“E
disse-lhes: Hoje completo cento e vinte anos de idade; já não
poderei mais sair e entrar; e o Eterno me disse: “Não passarás
este Jordão.””
Agora,
examinemos nesse
verso
o significado de “já
não poderei sair e entrar”
no
texto.
O
comentário da Torá diz que, com estas palavras, Moshê queria dizer
que não tinha mais permissão de ensinar ao povo, e que ele devia,
por ordem de Adonai, ceder o seu lugar a Yehoshúa
(Josué). De acordo com outra versão, a de Rashi, tendo completado
os seus cento e vinte anos, Moshê sentia que lhe faltava aquele
vigor intelectual para ensinar ao povo a palavra de Deus. Não
podendo mais “sair e entrar” (nos caminhos da ciência sagrada),
Moshê deveria ceder seu lugar a outro. Quanto ao vigor físico, este
nunca lhe faltou, segundo lemos mais adiante em Dt 34:7.
Também
podemos entender que Moshê manifesta a sua tristeza por não poder
passar o Jordão. A sua jornada tinha se acabado, e aproximava-se o
momento de sua morte. Por isso, primeiramente despede-se do povo,
conforme podemos ler nos versos 1-6, de pois apresenta-lhes Yehoshúa (Josué), o que seria à partir de então, seu sucessor, conforme lemos nos versos 7-8).
Moshê
estaria passando a liderança, e isso é muito significativo para
todos os que crêem em Yeshua como o Mashiach, vejamos o porquê
disso.
Já
mencionamos em um outra porção da Torá a respeito da troca, por
Moshê, do nome daquele veio a ser conhecido como Josué ou Yehoshúa em hebraico, mas foi bem resumido.
Vejamos
algo mais agora. O nome dele era Oshêa (Oséias) Nm 13:8 e 16, e
significa “Salvação”, enquanto seu novo nome Yehoshúa,
significa “o Eterno salva ou D’us salva”.
Agora
repare, que assim como contraímos o nome “Carolina” para
“Carol”, o nome Yehoshúa também pode ser contraído para
Yeshua. E na verdade foi isso que aconteceu, durante a estadia do
povo em terras babilônicas/persas durante seu exílio.
O
nome do messias de Israel é Yeshua, que tem o mesmo significado de
Yehoshúa, ou seja, “o Eterno salva”. O nome do Salvador não
definido ou escolhido por Yosef (José) ou Miryam (Maria), mas foi
dado pelo próprio Eterno, que enviou um anjo para o anunciar a
Yosef, de acordo com o que podemos ler em Mt 1:20-21.
“Yosef
[José], filho de David, não tenha medo de receber Miryam [Maria] em
sua casa como mulher, pois o que foi gerado nela procede da Ruach
HaKodesh [espírito de santidade ou Espírito Santo]. Ela dará à
luz um filho, e você lhe chamará YESHUA,
porque ele salvará seu
povo dos pecados dele.”
Repare
que o mensageiro de Adonai ao citar o nome, já contendo seu
significado intrínseco, já dá o porquê dele. “...Yeshus, porque
ele salvará...”. Assim, podemos entender o motivo de Moshê ter
mudado o nome de
Oshêa para Yehoshúa. O Eterno provavelmente o motivou a isso, pois
quando Yehoshúa entrasse na terra prometida com o povo, tendo o nome
de Oshêa (salvação), alguém poderia dizer que foi ele que os
salvou. Daí trocando o nome, pelo significado, aponta para o fato de
que “o Eterno salva”, assim quem os salvou e deu a vitória de
entrar na terra fora o Eterno. Concluímos então, que pelo fato de
Yeshua e Yehoshúa serem o mesmo nome e significando a mesma coisa,
isso já apontava para o Mashiach que salvará o seu povo e o fará
ocupar a terra prometida na sua totalidade, o que Josué, o tipo de
Yeshua Hamashiach, o fez parcialmente.
Algumas
pessoas na internet tem o costume de dizer que
o nome do messias não seria Yeshua, e para isso dão muitas
explicações mirabolantes, através de muitas teorias. Entretanto,
de
acordo com Tzadok Ben Derech, o
nome Yeshua está em alguns escritos como, os ketuvim netsarim, o
manuscrito siríaco kuretoriano do século II, a peshita do século
IV, o peshito do século V, nos manuscritos de Manser do século 16,
no manuscrito hebraico de Shentor e Nutier, todos estes utilizam o
nome Yeshua.
Sejam
fortes e corajosos
No
decorrer desta porção vemos Moshê instruindo o povo a serem
“fortes e corajosos”. Isso é um encorajamento para que o temor
seja destruído pela certeza de que o Eterno estaria com eles. E esse
encorajamento de Moshê pode servir como um princípio para nossas
vidas, pois se tivermos confiança da presença de D’us conosco
seguiremos sempre em frente. E podemos ver essa certeza nas palavras
do Salmo 23:4a.
“ainda
que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum,
porque tu estás comigo.”
A
palavra hebraica que foi traduzida é חִזְקוּ
“chizeq”
uma variação da palavra “chazak” que significa “forte, firme,
duro ou poderoso”. A firmeza é uma força de resistência interior
que permite ao homem não desanimar e ficar para trás nos momentos
de crise. Essa força ou firmeza é necessária para possibilitar
cumprir os mandamentos nos momentos de adversidades. Quando ocorre
tentações em que possamos nos sentir desanimados, é necessário
manter a firmeza para poder seguir em frente e ver a mão poderosa do
Eterno. Veja como o Rabino Sha’ul (apóstolo Paulo) fala sobre isso
em 1Co 15:58:
“Portanto,
meus amados irmãos, sejam
firmes,
inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no
Senhor, o vosso trabalho não é vão.”
Confira
também em Ef 6:10-18; Mt 10:22; 24:13; Mc 13:13; e Hb 10:35-39.
Agora,
o contrário de ter força ou firmeza é recuar e retroceder. O que
retrocede, perde sua vida, confira o que Yeshua diz em Lc 9:62:
“Mas
Yeshua lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha
para trás é apto para o reino de Elohim.
É
necessário que sejamos fortes e corajosos, ou seja, que mantenhamos
a confiança o Eterno e mesmo em face de dificuldades tenhamos
coragem de seguir em frente.
A
leitura da Torá
No
verso 9 inicia uma instrução sobre a leitura da Torá ao final de
cada sete anos, no ano de “Shemitah”, durante a festa de Sucot
(tabernáculos). E no contexto desse verso, a Torá nos mostra que
Moshê foi quem a escreveu. E o comentário da Torá da Editora Sefer
diz que, “esta Lei” quer dizer: desde o Gênesis até o fim do
Pentateuco, que Moisés lhes entregou, antes da sua morte.
Entretanto, “esta Lei” do verso 11 significa uma parte do
Deuteronômio, segundo Rashi.
O
comentário ainda fala sobre o verso 11, que este mandamento de ler a
Torá cabia ao rei de Israel. Em Chol Hamoed Sucot (medianos da festa
de tabernáculos), no começo do primeiro ano da Shemitah (ano
sabático), tocavam-se trombetas em Jerusalém para reunir o povo.
Todos deveriam comparecer, homens, mulheres e crianças. E era
erguida uma plataforma de madeira no ezrat nashim (átrio feminino)
do Bet Hamikdash, onde o rei se senta.
É
tempo de sair e gastar o que recebeu
Estamos
quase encerrando o estudo da Torá desse ano, estão
faltando duas porções, e
durante esse tempo aprendemos muitas coisas sobre o Eterno, sobre seu
povo, sobre o Messias, mas também aprendemos a como viver e como
fazer parte do povo do Eterno. Aprendemos que devemos sair e praticar
o que aprendemos. De acordo com o que lemos em Tg
2:8:
“Se
vocês de fato obedecerem à lei real encontrada na Escritura que
diz: “Ame o seu próximo como a si mesmo”, estarão agindo
corretamente.”
E
também conforme está escrito em Tg 1:22:
“Sejam
praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si
mesmos.”
De
nada nos adiantará sabermos da Torá, e do que ela ensina, mas não
vivenciarmos o que aprendemos.
Está
na hora de sairmos a campo e descarregarmos o nosso
aprendizado,
levando
a restauração e a palavra do Messias a todas as pessoas, pois
esse é o objetivo final de todo aprendizado da
Torá.
Bibliografia:
-
Torá - Lei de Moisés. Editora Sefer
-
Bíblia Judaica Completa, Editora Vida.
-
http://www.hebraico.pro.br/r/biblia/
-
http://emunah-fe-dos-santos.weebly.com/uploads/1/4/2/3/14238883/52-_vayelech_e_passou.pdf
-
https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/822841/jewish/Resumo-da-Parash.htm
-
http://shemaysrael.com/parasha-vayelech/
-
https://judaismonazarenosp.wordpress.com/2016/10/06/parashat-vayelech-ele-foi/
Interessante.
ResponderExcluir*E disse-lhes: Hoje completo cento e vinte anos de idade; já não poderei mais sair e entrar; e o Eterno me disse: “Não passarás este Jordão.””
Pensei que o motivo fosse os episódios da rocha e da quebra das tábuas, porque vigor ainda tinha.
*”. Assim, podemos entender o motivo de Moshê ter mudado o nome de Oshêa para Yehoshúa. O Eterno provavelmente o motivou a isso, pois quando Yehoshúa entrasse na terra prometida com o povo, tendo o nome de Oshêa (salvação), alguém poderia dizer que foi ele que os salvou. Daí trocando o nome, pelo significado, aponta para o fato de que “o Eterno salva”, assim quem os salvou e deu a vitória de entrar na terra fora o Eterno. Concluímos então, que pelo fato de Yeshua e Yehoshúa serem o mesmo nome e significando a mesma coisa, isso já apontava para o Mashiach que salvará o seu povo e o fará ocupar a terra prometida na sua totalidade, o que Josué, o tipo de Yeshua Hamashiach, o fez parcialmente.
Achei interessante tbm o significado da troca do nome, o motivo e o porque - É para que todos soubessem que toda honra e toda glória é d'Ele e que Josué foi um instrumento, capacitado por Deus. O tipo de Yeshua Hamashia. Muito bom!!!