Páginas

Boas Vindas

Seja Bem Vindo e Aproveite ao Máximo!
Curta, Divulgue, Compartilhe e se desejar comente.
Que o Eterno o abençoe!!

domingo, 17 de julho de 2022

Estudo de Mateus 5 - Parte 1

 


Estudo de Mateus 5 – Parte 1

Mt 5:1-10


O propósito desse estudo é trazer mais entendimento a respeito do que o messias Yeshua ensinou e mostrar que todos os seus ensinos tinham como base as Escrituras Sagradas, ou seja, em sua época o TaNaK (Torá, Neviím-profetas e os Ketuvim-escritos), que nada era meramente inventado para um suposto Novo Testamento que anularia os mandamentos do Eterno trazendo novos. Esses pensamentos advém de ensinos errados criados para dar base a dogmas inventados que nada tem com as Escrituras. Por isso mostraremos aqui os princípios claros e escriturísticos das palavras do mestre da Galil (Galiléia), Yeshua Natseret, HaMashiach.

Ao estudarmos os textos dos bessorot (evangelhos) nos ketuvim netsarim (escritos nazarenos) devemos nos lembrar os escritos da vida de Yeshua além de um relato histórico são também relatos proféticos. E sendo assim devemos analisar sob o foco da sua primeira vinda ou manifestação e também da sua volta.

Na primeira, sua vida e ministério apontam para o messias filho de José (Ben Yossef), conhecido no talmud como messias sofredor, conforme vemos em textos de alguns profetas de Israel.

Já na volta, que é no futuro, será como rei descendente de David, por isso é conhecido com messias filho de David (Ben David).

Por isso, todos os aspectos no relato dele devem ser observados. O sentido histórico de sua vida e o sentido profético. Com isso, para estudarmos os evangelhos devemos observar os três pontos principais:

1º Ponto – Dentro do contexto histórico da época;

2º Ponto – Dentro do contexto das profecias da primeira vinda de Yeshua; e

3º Ponto – Dentro do contexto das profecias da volta de Yeshua.

Às vezes no mesmo texto temos os três pontos juntos, às vezes dois, e não necessariamente a profecia segue ou aparece no texto em ordem cronológica dos versos, pois em se tratando de profecias o Eterno mistura para que apenas os que buscam verdadeiramente a verdade entendam.

O contexto deste capítulo do ponto de vista histórico está localizado logo após sua tevilá (imersão ou batistmo) por Yochanan, o imersor. Aquele era um período de preparação antes de iniciar o ministério como mestre, quando passou provações e tentações. Nesse capítulo em estudo, que é logo após tudo isso, vemos um momento marcante dentro do contexto histórico, ou seja, um discurso público para uma grande multidão.

No ponto de vista profético, estamos olhando para o segundo ponto de observação mencionado acima, ou seja, o contexto da primeira vinda ou manifestação, mostrando seu cumprimento profético de coisas que alguns profetas haviam anunciado pelo verbo do Eterno em suas bocas. E também nesse capítulo mostra o terceiro ponto de observação, ou seja, o contexto de sua volta, ou profecias relacionadas a isso, conforme veremos adiante.

Primeiramente devemos entender que esse capítulo 5 é apenas o início de um ensino que se prolongará até o capítulo 7. É importante lembrar que quando o texto foi escrito ele não tinha divisão de capítulos e versículos.

É comumente aceito que Mattityahu (Mateus) reuniu os ensinos de Yeshua em 5 seções, e esta do chamado “Sermão do Monte” é a primeira e mais longa delas. Digo chamado “Sermão do Monte” porque Yeshua não deve ter preparado este momento de ensino como eu faço ou como muitos pregadores fazem, ou seja sentando e lendo textos, fazendo pesquisas e montando ao final um sermão. Ele simplesmente procurou um lugar em que pudesse se sentar e ensinar a palavra do Eterno aos seus talmidim (discípulos), como os mestres faziam na época.

Reparem que no último verso do capítulo 4 e no 1 do capítulo 5, eles mostram que Yeshua estava sendo seguido por multidões, ou seja muitas pessoas. Mas qual era seu alvo imediato visto que acabara de ser imerso, ou iniciado seu ministério como mestre?

Seu alvo imediato era ensinar os talmidim (discípulos). No entanto, estava sendo seguido por multidões, e muitos ali queriam apenas ver os milagres, e pelo verbo do Eterno que operava em Yeshua, ele sabia disso. Por esse motivo ele decide subir o monte, que tinha trilhas não muito fáceis de subir, ao contrário dos cenários que vemos em filmes. Ao chegar em um lugar plano conforme lemos em Lc 6:17, ele para e se assenta com os discípulos ao redor, e a multidão vai se assentando dali para baixo. Dali ela falaria primeiramente com com os discípulos, mas todos os demais ouviriam o ensino, devido a geografia do local. Você já deve ter ouvido ou lido algo a respeito da facilidade de se ouvir algo que está sendo dito de um ponto mais alto para baixo.

Ali na encosta daquele monte Yeshua começou a ensinar aos seus talmidim e aos seguidores como eles deveriam viver para fazer parte do Reino de D’us.

O manual da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) diz que esta não era uma simples lista de regras, mas toda a atitude dos discípulos, bem como a sua mentalidade deveria ser transformada, e isso de dentro para fora. Vemos aqui que o alvo deles, assim como o nosso, como seguidores do messias, é colocar em prática a bondade típica do Eterno expressa em sua Torá, e isso Yeshua estava mostrando em todos os seus ensinos.

Esse ensino em todos os 3 capítulos, o 5, 6 e 7, pode ser visto profeticamente como o manifesto do Rei, principalmente o capítulo 5:1-16, no qual é revelado quem são os súditos do reino, quais são as suas verdades fundamentais, de onde são extraídas, e como se entra nesse reino.

Um detalhe interessante a ser observado: Lucas também registra este ensino de Yeshua, mas dos 107 versos citados por Mateus, ele menciona apenas 30, mostrando para nós que cada um dos escritores pretendia dar um ponto de vista diferente do messias. Isso de acordo com os propósitos deles, haja vista que Mateus escreve para os judeus e Lucas para Teófilo, um grego.

Falamos sobre o reino e sobre a possibilidade dos talmidim entrarem nele, mas afinal, quais as características dos súditos desse reino?

As características dos súditos do Reino de D’us ou dos Céus são “seu caráter e sua influência”. O caráter e a influência estão intimamente ligados, pois a influência não pode ser melhor do que seu caráter. Ou seja, o que somos é sempre mais importante do que o que fazemos. Há muitas pessoas que demonstram muita coisa, mas na verdade não são verdadeiramente o que demonstram.

As características daqueles que podem ser súditos do reino, de acordo com o que Yeshua ensina, são:

- humildade;

- simpatia;

- mansidão;

- retidão;

- misericórdia;

- pureza;

- tranquilidade; e

- lealdade.

Em meu canal no YouTube, https://www.youtube.com/c/SouPeregrinonaTerra, há dois vídeos onde eu explico um pouco sobre o tema “bem-aventurança” ou “felizes”, o vídeo do Salmo 119 seção Aleph e o vídeo sobre Pobre de espírito em que falo sobre o verso 3 desse capítulo de Mateus, e breve este estudo de também estará lá.

A palavra “bem-aventurado” se repete nesse capítulo 5 por 9 vezes, e indica mais que felicidade momentânea, ela indica utilidade, prestabilidade, ser bem-sucedido, entre outros. Podemos tomar “bem-aventurança” como uma progressão ou elevação de uma pessoa em direção ao centro da vontade do Eterno.

Agora vamos ao texto. E precisamos nos perguntar o seguinte: Quais fontes Yeshua tomou para suas declarações em seus ensinos?

Sabemos que ele usou o TaNaK e outras fontes judaicas como a tradição oral e o talmud, e a forma de interpretação chamada PaRDeS, então vejamos:

- Pobre de espírito

"Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.” Mt 5:3

Quais fontes Yeshua usou para esse ensino?

Ele usou o texto de Salmos 41:1 e 2

Bem-aventurado aquele que se interessa pelo pobre! O Eterno o livra em tempos de adversidade. O Eterno o protegerá e preservará a sua vida; ele o fará feliz na terra e não o entregará ao desejo dos seus inimigos.” Sl 41:1 e 2

Qual a relação desses versos com Mt 5:3? Ele mostra a preocupação do Eterno com o “pobre de espírito”. E Yeshua mostra que segue o padrão estabelecido por HaShem ao demonstrar tal preocupação.

Outras fontes utilizadas pelo messias são:

Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: "Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito.” Is 57:15

E ele se inspirará no temor do Eterno. Não julgará pela aparência, nem decidirá com base no que ouviu; mas com retidão julgará os necessitados, com justiça tomará decisões em favor dos pobres. Com suas palavras, como se fossem um cajado, ferirá a terra; com o sopro de sua boca matará os ímpios.” Is 11:3 e 4

Repare que esse texto é profético, mencionando como o Rei-Messias governará com a retidão da Torá. Todas as vezes que o texto menciona justiça está se referindo à prática da Torá de HaShem.

O Eterno está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido. O justo passa por muitas adversidades, mas o Eterno o livra de todas;” Sl 34:18 e 19

- Os que choram

Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.” Mt 5:4

Quais fontes Yeshua usou para esse ensino?

Ele usou os textos de Is 61:2 e Is 66:13

para proclamar o ano da bondade do Eterno e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes,” Is 61:2

Assim como uma mãe consola seu filho, também eu os consolarei; em Jerusalém vocês serão consolados". Is 66:13

Nesses versos vemos as profecias do reinado do messias como o momento de consolação de todos que sofram por amor ao Eterno, veja ainda Is 51:3:

Com certeza o Eterno consolará Sião e olhará com compaixão para todas as ruínas dela; ele tornará seus desertos como o Éden, seus ermos, como o jardim do Eterno. Alegria e contentamento serão achados nela, ações de graças e o som de canções.” Is 51:3

Yeshua também tinha comentários similares na tradição oral, como nos dois exemplos a seguir:

As lágrimas de uma alma aflita penetram sem obstáculo ao trono de D’us.” Babá Metzia 59

As lágrimas são o auxiliar mais eficaz e a condição mais necessária de toda oração.” Berachot 30

- os mansos, humildes ou pacíficos

Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.” Mt 5:5

Quais fontes Yeshua usou para esse ensino?

Ele usou os textos de Sl 37:11; Sl 25:12 e 13; Is 60:21, veja:

Mas os humildes receberão a terra por herança e desfrutarão pleno bem-estar”. Sl 37:11

Quem é o homem que teme o Eterno? Ele o instruirá no caminho que deve seguir. Viverá em prosperidade, e os seus descendentes herdarão a terra.” Sl 25:12 e 13

Então todo o seu povo será justo, e possuirá a terra para sempre. Ele é o renovo que plantei, obra das minhas mãos, para manifestação da minha glória.” Is 60:21

E também há um comentário sobre esse verso no Pirkei Avot (Ética dos Pais).

- Os que tem fome e sede de justiça

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.” Mt 5:6

Quais fontes Yeshua usou para esse ensino?

Ele usou os textos de Sl 42:2; Is 32:17; Dt 16:20; Pv 21:21 e Pv 15:9, veja:

A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?” Sl 42:2

O fruto da justiça será paz; o resultado da justiça será tranqüilidade e confiança para sempre”. Is 32:17

Siga única e exclusivamente a justiça, para que tenham vida e tomem posse da terra que o Eterno, o seu Deus, lhes dá.” Dt 16:20

Quem segue a justiça e a lealdade encontra vida, justiça e honra.” Pv 21:21

O Eterno detesta o caminho dos ímpios, mas ama quem busca a justiça.” Pv 15:9

Repare que esses versos exalta a justiça, ou seja a prática da Torá, o que mostra que Yeshua estava se referindo a quem anseia por praticar e fazer as pessoas praticarem a justiça.

- Os misericordiosos

Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.” Mt 5:7

Quais fontes Yeshua usou para esse ensino?

Ele usou o texto de Sl 41:1-3, veja:

Como é feliz aquele que se interessa pelo pobre! O Eterno o livra em tempos de adversidade. O Eterno o protegerá e preservará a sua vida; ele o fará feliz na terra e não o entregará ao desejo dos seus inimigos. O Eterno o susterá em seu leito de enfermidade, e da doença o restaurará.” Sl 41:1-3

O Eterno se interessa pelos que e interessam pelos outros, ou que tem empatia com os necessitados. Exercer misericórdia é parte de ser servo do Eterno. E cada um de nós que somos servos do Eterno devemos entender que receberemos cura quando ajudamos a curar, receberemos ajuda quando ajudamos, ou seja devemos nos colocar a disposição do Eterno para restaurar pessoas para o reino.

- Os puros de coração

Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.” Mt 5:8

Quais fontes Yeshua usou para esse ensino?

Ele usou os textos de Sl 24:3-5; Sl 73:1 veja:

Quem poderá subir o monte do Eterno? Quem poderá entrar no seu Santo Lugar? Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, que não recorre aos ídolos nem jura por deuses falsos. Ele receberá bênçãos do Eterno, e Deus, o seu Salvador lhe fará justiça.” Sl 24:3-5

Certamente Deus é bom para Israel, para os puros de coração.” Sl 73:1

Note que no primeiro verso vemos que é limpos de mãos é uma referência à obras de justiça, ou seja obediência à Torá de HaShem, esses podem subir ao monte do Eterno, que é uma referência à Jerusalém, principalmente no futuro reino do messias.

Outra coisa é que o segundo verso citado, que é um salmo de Asafe, um sacerdote levita, mostra a dificuldade de alguém que serve ao Eterno, suas tribulações e sofrimentos em detrimento a vida de muitos ímpios ao final do salmo é revelado o destino deles e dos que servem ao Eterno. Yeshua usa esse salmo como um midrash para ensinar a respeito dos puros de coração.

- Os pacificadores

Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.” Mt 5:9

Vejamos quais fontes Yeshua usou para esse ensino.

Ele usou os textos de Is 57:19; Lv 19:2 veja:

criando louvor nos lábios dos pranteadores de Israel. Paz, paz, aos de longe e aos de perto", diz o Eterno. "Quanto a ele, eu o curarei. "” Is 57:19

"Diga o seguinte a toda comunidade de Israel: Sejam santos porque eu, o Eterno, o Deus de vocês, sou santo.” Lv 19:2

Notemos que neste verso da Torá o princípio que estabelecido é sermos imitadores do Eterno em sua santidade, ou seja os seguidores do messias deveriam ser santos, assim como nós também devemos ser santos. E sendo santos promover a paz, assim como o Eterno o faz através de seu messias. Os que promovem a paz serão chamados filhos do Eterno.

- Os perseguidos por causa da justiça

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.” Mt 5:10

Vejamos quais fontes Yeshua usou para esse ensino.

Ele usou o texto de Is 50:6 e 7 veja:

Ofereci minhas costas para aqueles que me batiam, meu rosto para aqueles que arrancavam minha barba; não escondi a face da zombaria e da cuspida. Porque o Eterno Soberano me ajuda, não serei constrangido. Por isso eu me opus firmemente como pederneira, e sei que não serei envergonhado.” Is 50:6 e 7

Esses versos apontam profeticamente para o messias e seus seguidores, que sofrem por causa da justiça, ou seja a obediência à Torá. Também na tradição oral encontramos em Vaycrá Rabáh 27 o seguinte: “D’us se coloca ao lado dos perseguidos, mas somente nos casos em que os perseguidores e perseguidos são iguais a justos e ímpios? Não, mesmo que o perseguidor fosse um justo e o perseguido um ímpio, D’us estaria do lado do último.” Ou seja, o Eterno estará sempre ao lado do perseguido.

Sobre o termo “Reino do Céu”, repare como tudo é profético. O termo que Yeshua usa é fundamentado em dois textos do livro de Daniel, veja:

"Na época desses reis, o Deus dos céus estabelecerá um reino que jamais será destruído e que nunca será dominado por nenhum outro povo. Destruirá todos esses reinos e os exterminará, mas esse reino durará para sempre.” Dn 2:44

A ele foram dados autoridade, glória e reino; todos os povos, nações e homens de todas as línguas o adoraram. Seu domínio é um domínio eterno que não acabará, e seu reino jamais será destruído.” Dn 7:14

Note que os versos falam do Reino que o D’us dos céus implantará, um reino na terra que não terá fim, por isso é chamado de Reino de D’us ou Reino dos céus, pois o reino vem de D’us ou dos céus onde é entendido que seja a habitação do Eterno. Não é um reino que será no céu, mas que vem do céu.

Finalmente, vimos como os ensinos de Yeshua estão intimamente ligados à Torá e aos profetas, bem como aos escritos, ou seja, o TaNaK que é conhecido como Antigo Testamento, e também da tradição oral e midrashim dos sábios do povo de Israel. Nada que o mestre ensinou estava fora das Escrituras ou dos ensinos do povo de Israel, ou foi inventado naquele momento. Por isso muito do que é dito, pregado e ensinado no sistema religioso está fora do contexto correto das Escrituras, pois fogem do que Yeshua realmente ensinou.

Estude as Escrituras corretamente, afaste-se dos dogmas e entenderá corretamente os princípios bíblicos.

Que o Eterno lhes abençoe! Até o próximo.

Pr. Marcelo Santos da Silva (Marcelo Peregrino Silva – Moshê Ben Yossef)

Nenhum comentário:

Postar um comentário