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sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Estudo da Parashá Vayêtse (E partiu) - A sabedoria do obediente

 



Estudos da Torá


Parashá nº 7 – Vaiêtse (E partiu)

Bereshit/Gênesis Gn. 28:10-32:2

Haftará (separação) Os 11:7-14:9 e

B’rit Hadashah (nova aliança) Mt 12:1-50


Tema: A sabedoria do obediente


RELEMBRANDO


No estudo passado vimos a história da vida de Yitschac e falamos sobre o verdadeiro conceito de bênção, conforme podemos encontrá-lo no TaNaK.


A PARASHÁ DA SEMANA


A parashá Vayêtse começa com Yaacov fugindo de Esav e deixando a casa dos pais para viajar a Charan, onde seu tio Lavan (Labão) habita. Ao passar a noite no local onde no futuro seria construído o Templo Sagrado, D'us aparece a Yaacov no sonho de uma escada que descia do céu até a terra, na qual anjos sobiam e desciam. Do topo da escada, D'us promete a Yaacov que seus descendentes herdarão a Terra de Israel e seriam tão numerosos quanto os grãos de areia da terra.

Na sua chegada em Charan, após rolar uma imensa pedra da boca do poço da cidade para que os pastores do lugar pudessem dar água aos rebanhos, Yaacov encontra a filha de Lavan, Rachel, e concorda em trabalhar para seu pai por sete anos a fim de conseguir sua mão em casamento. Porém, quando finalmente chega a noite do casamento, Lavan engana Yaacov, substituindo Rachel pela sua filha mais velha, Lea. Após esperar uma semana, Yaacov casa-se também com Rachel, mas não antes de ser forçado a prometer cumprir mais sete anos de trabalho.

No tempo que se segue Rachel percebe que é estéril, enquanto os anos passam, Lea dá à luz a seis filhos e uma filha, e Bilá e Zilpá (as criadas de Rachel e Lea, respectivamente) cada uma tem dois filhos de Yaacov.

Até que, o Eterno a abençoa e finalmente Rachel tem um filho, Yossef. Yaacov torna-se muito rico durante sua estadia com Lavan, amealhando um grande rebanho, mesmo enquanto Lavan continuamente tenta enganá-lo por todos os vinte anos de sua permanência.

Depois de aconselhar-se com suas esposas, Yaacov e a família fogem de Lavan, que o persegue e o enfrenta, aborrecido por Yaacov ter ido embora sem se despedir, e arrogantemente afirma que Yaacov roubou seus ídolos. Após Lavan procurar os ídolos (que Rachel escondeu, sem que Yaacov soubesse, para impedir o pai de adorá-los), sem sucesso, discute com Yaacov. Finalmente assinam um acordo, prometendo permanecer em paz, e a porção se encerra quando eles se separam.

Estudo do Texto da Parashá


Essa semana, falaremos sobre algo que vemos em Yaakov e que notadamente é o resultado da obediência às ordenanças do Eterno aprendidas com seu pai. Isso o norteou em sua caminhada e vida em Charan, na casa de seu tio Lavan.

Vemos claramente o caráter de Yaakov, quando foi enganado por seu tio diversas vezes, e mesmo assim, manteve sua integridade e fidelidade ao Eterno, agindo com a sabedoria que HaShem lhe havia dado. Falaremos sobre essa sabedoria que o Eterno dá ao que obedece seus preceitos.

Iniciemos nosso estudo pelo seguinte texto:


E aconteceu que, como Rachel deu à luz a Yosef, disse Yaacov a Lavan: Deixa-me ir, que me vá ao meu lugar, e à minha terra. Dá-me as minhas mulheres, e os meus filhos, pelas quais te tenho servido, e ir-me-ei; pois tu sabes o serviço que te tenho feito. Então lhe disse Lavan: Se agora tenho achado graça em teus olhos, fica comigo. Tenho experimentado que o Eterno me abençoou por amor de ti.” Gn 30:25-27

Os nascimentos dos filhos do patriarca tinham terminado, e agora Yaacov queria partir com sua família da casa de Lavan e da terra de onde seu avô havia saído. Já havia chegado a hora de voltar para a casa de seu pai e para a terra que o Eterno havia prometido dar-lhe e a seus descendentes. Por isso, ele pede autorização ao seu sogro para partir com suas esposas e filhos. Mas Lavan pede-lhe que fique, pois para ele, aquela ideia de Yaacov não era boa, uma vez que entendia que havia sido muito abençoado e tinha enriquecido por causa das bênçãos do Eterno à Yaacov. Ou seja, ele se aproveitou muito, recebendo por tabela das bênçãos de Yaacov. E vemos o sogro do patriarca tentando defender seus interesses pessoais e egoísta à todo custo, providenciando um meio de prendê-lo mais um tempo com ele, a fim de não perder esta “fonte” de bênçãos que estavam em suas terras, com o simples objetivo de continuar obtendo lucro.

Então Lavan oferece um salário a Yaacov, para que ele continue a trabalhar. Segundo o site Shema Ysrael, as palavras de Lavan refletem aquilo que ele tem experimentado, reconhecendo que o toda a sua conquista foi através de Yaacov, que recebia de D’us a recompensa por sua justiça. Porém, o patriarca dá a entender que pretendia trabalhar para si mesmo, conforme lemos no texto abaixo:


E acrescentou: "Diga o seu salário, e eu lhe pagarei". Jacó lhe respondeu: "Você sabe quanto trabalhei para você e como os seus rebanhos cresceram sob os meus cuidados. O pouco que você possuía antes da minha chegada aumentou muito, pois o Senhor o abençoou depois que vim para cá. Contudo, quando farei algo em favor da minha própria família?" Gênesis 30:28-30


A conversa a respeito daquele contrato avança e Yaacov explicita o seu valor, dizendo que gostaria de receber como salário, o resultado de uma seleção entre o gado de Labão, ao que este aceita e separa dos seus rebanhos todos os que não são brancos, e deixa-os ao cuidado dos seus filhos, conforme podemos ler no vs. 35. Yaacov então, fica com o restante, e assim, toma varas de três classes de árvores e descasca-as descobrindo a brancura que nas varas havia conforme o vs. 37, e coloca-as em frente aos rebanhos onde eles iam beber. Veja o texto:


Então Lavan perguntou: "Que você quer que eu lhe dê?" "Não me dê coisa alguma", respondeu Yaacov. "Voltarei a cuidar dos seus rebanhos se você concordar com o seguinte: Hoje passarei por todos os seus rebanhos e tirarei do meio deles todas as ovelhas salpicadas e pintadas, todos os cordeiros pretos e todas as cabras pintadas e salpicadas. Eles serão o meu salário. E a minha honestidade dará testemunho de mim no futuro, toda vez que você resolver verificar o meu salário. Se estiver em meu poder alguma cabra que não seja salpicada ou pintada, e algum cordeiro que não seja preto, poderá considerá-los roubados. " E disse Lavan: "De acordo. Seja como você disse". Naquele mesmo dia Lavan separou todos os bodes que tinham listras ou manchas brancas, todas as cabras que tinham pintas ou manchas brancas, e todos os cordeiros pretos e os colocou aos cuidados de seus filhos. Afastou-se então de Yaacov, à distância equivalente a três dias de viagem, e Yaacov continuou a apascentar o resto dos rebanhos de Lavan. Yaacov pegou galhos verdes de estoraque, amendoeira e plátano e neles fez listras brancas, descascando-os parcialmente e expondo assim a parte branca interna dos galhos. Depois fixou os galhos descascados junto aos bebedouros, na frente dos rebanhos, no lugar onde costumavam beber água. Na época do cio, os rebanhos vinham beber e se acasalavam diante dos galhos. E geravam filhotes listrados, salpicados e pintados. Gênesis 30:31-39


Sabemos muito bem que a Torá não é um livro de biologia. Então qual o motivo de falar sobre a concepção dos animais depois de citar o que Yaacov fez com os galhos? Apesar de a Torá não ser um livro de biologia, este texto está escrito para nos ensinar algo sobre a genética. Pela ciência, a genética dos rebanhos não muda segundo este tipo de estímulos exteriores. Segundo o site Emunah a fé dos santos, a Torá neste trecho, está nos dando uma lição de como o sobrenatural se introduz no natural mediante a colaboração entre o homem e o Eterno. Essa colaboração se dá através da relação de obediência do homem aos mandamentos do Eterno, ou seja, um relacionamento real entre o homem e o Eterno.

O homem faz um ato natural e o Eterno corresponde com um ato sobrenatural, ou seja, miraculoso. Vemos este princípio em toda a Escritura e também nos Escritos Nazarenos. Podemos ver alguns versos:


E o Anjo de Deus lhe disse: "Apanhe a carne e os pães sem fermento, ponha-os sobre esta rocha e derrame o caldo". Gideão assim o fez. Com a ponta do cajado que estava em sua mão, o Anjo do Senhor tocou a carne e os pães sem fermento. Fogo subiu da rocha, consumindo a carne e os pães. E o Anjo do Senhor desapareceu. Juízes 6:20,21

Gideão depois de ouvir o que o mensageiro do Eterno havia lhe falado, disse para ele esperar, correu e fez uma comida e trouxe ao mensageiro, que o mandou colocar sobre a pedra, e tocou com o cajado fazendo com que fogo consumisse toda a comida. Algo natural ou normal trazido pelo homem de D’us, e a resposta sobrenatural sobre aquilo.

Yaacov agiu de acordo com a visão celestial que lhe fora dada, ou seja, a sabedoria que recebera do Eterno ao viver em obediência. É isso que acontece quando se vive a vida conforme a vontade do Eterno, somos inundados, cobertos com a sabedoria que vem de HaShem. E essa sabedoria serve de orientação para os seus servos em diversos momentos das vida. Assim, entendemos que não podemos liberar o poder sobrenatural do Eterno se não nos for revelado, ou se a sabedoria não nos for dada para isso, conforme vemos escrito no evangelho segundo escreveu Yochanan/João 5:19:


Yeshua tomou a palavra e disse-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: o Filho de si mesmo não pode fazer coisa alguma; ele só faz o que vê fazer o Pai; e tudo o que o Pai faz, o faz também semelhantemente o Filho.”


Podemos reconhecer que o que ocorreu com os animais que o patriarca cuidava em relação aos gravetos era um milagre. E para que haja milagres deve haver uma íntima relação com o Eterno, nosso Pai, demonstrada através de nossa prática de justiça, que nos traz a revelação ou sabedoria daquilo que Ele faz. A pessoa que tem esse tipo de relação com o Eterno tem êxito em tudo, e isso é uma promessa de HaShem, conforme vemos em Dt 28:1:


Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, ao seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o Senhor, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra.


Há aqueles que podem até realizar coisas mirabolantes, espetaculares e espantosas, mas se o faz sem ter uma real relação com o Eterno, se não vive em justiça amando-o verdadeiramente, demonstrando isso diariamente em suas práticas, será reprovado pelo Eterno e seu Rei-Messias, e vemos Yeshua falando sobre isso em um de seus discursos proféticos:


Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não pregamos nós em teu nome, e não foi em teu nome que expulsamos os demônios e fizemos muitos milagres? E, no entanto, eu lhes direi: Nunca vos conheci. Retirai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade” Mt 7:22-23


Estamos falando desde o início do estudo sobre sabedoria, e como encontramos este termo nas Escrituras, ou seja, no TaNaK? Vejamos ainda um pouco mais sobre esse assunto.

O que você entende de sabedoria? Será que sabedoria é aquilo que nos agrada ouvir? Se isto é o que entendemos ser sabedoria, então precisamos rever com urgência as Escrituras Sagradas, para compreender e definir a partir dela o nosso padrão para reconhecermos o que é sabedoria. Vejamos dois textos que expressam o que já viemos falando.


"Tens visto o homem que é sábio a seus próprios olhos? Pode-se esperar mais do tolo do que dele." Mish'lê/Provérbios 26.12


"Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos!" Yeshayahu/Isaías 5.21


A palavra sabedoria em hebraico é חָכְמָה - chokhmah, e sua raíz é חָכַם – chakham, que significa “sábio”. O termo chokhmah além de ser traduzido como “sabedoria”, também em alguns casos pode ser traduzido como “habilidade”, mas não uma mera habilidade natural, algo dado pelo Eterno.

Temos um exemplo do termo sendo usado no sentido de “habilidade”, veja:


"E eis que aí tens as turmas dos sacerdotes e dos levitas para todo o ministério da casa de Elohim; estão também contigo, para toda a obra, voluntários com sabedoria (בַּֽחָכְמָה֙ – bachackemah) de toda a espécie para todo o ministério; como também todos os príncipes, e todo o povo, para todos os teus mandados." 1 Crônicas 28.21


Segundo o site Yeshua Melekh, a tradução da “Almeida Corrigida, Revisada e Fiel” trouxe uma tradução mais literal, mas pelo contexto vemos claramente que os voluntários para toda a obra são pessoas habilidosas, não a toa, as versões como “Bíblia de Jerusalém – Paulus 2002” e as versões em inglês trazem uma tradução usando o termo “hábil”.

Claramente o conceito de sabedoria aplicado à habilidades tem um escopo bastante limitado. Certamente os antigos judeus não iriam à um ferreiro pedir conselhos sobre estratégias de batalha por exemplo, só porque o ferreiro tem a sabedoria de manipular o ferro. Eles entendiam que habilidade era semelhante à sabedoria, pois, para um ferreiro ser tão habilidoso, ele deveria ter bastante conhecimento. Portanto, temos aqui um exemplo, de que sábio não é aquele que sabe responder a todas as perguntas, mas sim, aquele que pode aplicar um conhecimento recebido a determinado assunto. Vejamos outro texto:


"E eis que eu tenho posto com ele a Aoliabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria (חֲכַם – khacham) ao coração de todos aqueles que são hábeis (חָכְמָ֑ה - chakhmah), para que façam tudo o que te tenho ordenado." Shemoth/Êxodo 31.6

Reparou como está ligado ao que o Eterno dá. Poderíamos ainda desenvolver mais o entendimento sobre a sabedoria, mas nosso tempo não é tão longo, quanto seria preciso.

O que tentei demonstrar é que Yaacov utiliza a sabedoria que o Eterno lhe deu para realizar o trabalho que o garantiria a condição para se libertar de seu sogro que se aproveitou dele.

Os sábios do povo de Yisrael dizem que as varas que o patriarca usou eram de três tipos diferentes de árvores: álamo, aveleira e castanheira. E segundo o site Yeshua Melekh, devemos considerar que Yaacov descobriu a brancura das varas. E no original está escrito que Yaacov expôs a Lavan – branco – das varas. E podemos aprender que isso significa que Lavan estava sendo exposto diante do rebanho, que retirou-se dele aquilo que o ocultava. Dessa forma, sua personalidade ficou visível à todos os animais do rebanho! Sua falta de ética e sua ganância. Quando Yaacov fez isso, ele estava realmente deixando Lavan enfraquecido por estar lhe tirando sua cobertura em que confiava, ou seja, sua capa de homem bom e sincero, pois havia sido descoberto.

As varas dentro de um contexto profético, representam aspectos da vida de Yaacov, que vivia em justiça e por isso revelava a verdadeira face de Lavan, vejamos o que o citado site fala sobre as três árvores:

- Álamo – tem um tronco alto e pode crescer até a altura de aproximadamente 33 metros. Tem uma resina branca que produz uma fragrância agradável na primavera.

- Aveleira (ou amendoeira) – é uma planta de copa grande e fechada e produz flores brancas e ricas em néctar. Produz uma resina cheirosa e era usada para fazer o incenso.

- Castanheira (armon) – é uma árvore alta e se apoia num tronco largo – de aproximadamente 3 metros de diâmetro e possui uma resina escamada. Pode ser encontrada nas florestas de altitude do Monte Carmelo.

Essas árvores que mencionamos acima, nos falam sobre aquilo que o patriarca estava profetizando através de sua atitude. Nossas vidas quando estão de acordo com a vontade de HaShem, podem tanto trazer luz para quem deseja viver corretamente, como traz escuridão para os que não desejam viver segundo os propósitos divinos. A sabedoria recebida a cada mandamento obedecido, a cada shabat celebrado, a cada festa cumprida, não pode se comparar com o que as pessoas pensam. Por isso, sempre estamos na posição de bem aventurança que o Eterno nos coloca.

Pratique a cada dia, receba mais sabedoria todos os dias e seja luz.


Que HaShem lhes abençoe!


Pr. Marcelo Santos da Silva (Marcelo Peregrino Silva – Moshê Ben Yosef)


Bibliografia:


- Torá – Lei de Moisés. Editora Sefer

- El Midrash Dice Bereshit – O Midrash disse

- http://emunah-fe-dos-santos.weebly.com/uploads/1/4/2/3/14238883/07_vayetz_e_partiu.pdf

- https://shemaysrael.com/parasha-vayetse-ele-sai/

- https://www.yeshuamelekh.com.br/o_conceito_tanaico_de_sabedoria

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