Páginas

Boas Vindas

Seja Bem Vindo e Aproveite ao Máximo!
Curta, Divulgue, Compartilhe e se desejar comente.
Que o Eterno o abençoe!!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A Importância do Ensino na Igreja


Como sabemos, a palavra de Deus se renova a cada dia, então mesmo já tendo postado um texto sobre o texto em apreço, vejamos mais alguma coisa dentro destes versículos. 

Dessa vez, aproveitei uma atividade da faculdade para postar mais um texto, que como certeza servirá de instrução e edificação para quem o ler.

Texto: 2Tm 2.1-2
“Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idóneos para também ensinarem os outros.”


            De acordo com o que o Apóstolo Paulo escreveu em sua carta a Timóteo, é muito importante estar firme na graça de Cristo Jesus, pois esta firmeza nos torna capazes de entender que precisamos buscar mais conhecimento, e isto vem através do ensino. Quando ensinamos na igreja temos a oportunidade de mostrar aos irmãos na fé as bênçãos verdadeiras da graça, mas também ensinamos que há renúncia e sofrimento por amor a Cristo (2Tm 2.3). “Sofre, pois, comigo, as afliçöes, como bom soldado de Jesus Cristo.”

I - A Relação existente entre a Graça e o Ensino (2Tm 2.2)
            E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idóneos para também ensinarem os outros.”
Jesus como a revelação da graça de Deus tinha um propósito a cumprir, que era morrer e ressuscitar, mas antes disso ele precisaria fazer uma coisa muito importante – Ensinar. Vemos isso em vários textos dos Evangelhos, exemplo: Mt 4.23, 5.19, 7.29, 9.35, 11.1, 13.54, Mc 2.13, 4.1, 6.30, Lc 4.15, 31, Jô 7.14, 8.2 e diversas outras passagens.

II - O Ensino como meio de propagação da Graça (At 5.42)
            E todos os dias, no templo e nas casas, näo cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo.”
O principal propósito do Evangelho é ensinar ao homem acerca da Graça. Então o ensino é um meio propagador das boas novas do Senhor. É o instrumento que o Eterno disponibiliza para a igreja levar o conhecimento aos não alcançados pela graça salvadora.

III - O Ensino como forma de manutenção da Graça (2Tm 2.1, 1Co 2.13)
            Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus”
            “As quais também falamos, näo com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.”
Para uma pessoa ter uma base firme a respeito de qualquer ramo do conhecimento é preciso que o aprendizado seja forte e constante. Na questão da graça e da fé também é muito importante que haja o ensino verdadeiro, forte e constante, para que os que vieram ao Senhor possam permanecer firmes na graça oferecida pelo Senhor.

            Como demonstrado, o ensino na igreja têm um grande valor, pois serve, dentre outras coisas, para propagar o evangelho da graça e para ajudar a manter a fé dos fiéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário