Páginas

Boas Vindas

Seja Bem Vindo e Aproveite ao Máximo!
Curta, Divulgue, Compartilhe e se desejar comente.
Que o Eterno o abençoe!!

domingo, 23 de setembro de 2012

A Luz do Mundo

Com certeza já aconteceu com você, a situação de ter  algum dia acabado a energia elétrica e tudo ficou um breu ao seu redor. Se lembra da sensação de impotência em relação à situação de não poder fazer nada? A escuridão tão densa o impede momentâneamente de caminhar. Até que sua vista se acostuma e você se da conta, de que precisa caminhar e procurar uma vela ou uma lanterna, então sente-se mais tranquilo, mas ainda não é o suficiente, pois nós precisamos de luz. Isto está implícito em nosso interior, pois Deus nos fez e nos colocou na luz, até que Adão caiu e tudo virou trevas. Hoje o homem anda na escuridão. Uma total e irremediável escuridão sem Deus. E mais do que isso, sem possibilidade de se procurar uma vela ou uma lanterna. Nessa situação, quando não há a possibilidade de conseguir algo para iluminar nosso ambiente, é necessário que a luz venha de fora, ou até mesmo de alguém.

Em João 8, versísculo 12, lemos o seguinte: "Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá luz da vida.

Jesus, neste trecho, está dizendo exatamente que, é a luz que as pessoas precisam. Ele veio pra trazer a luz que você precisa, na verdade ele é a própria luz. E ele continua dizendo que as pessoas que o seguem não andam na escuridão, mas terão a luz da vida. Quando se fala em luz da vida, logo se pensa na própria vida. Quando uma mulher está sentindo dores de parto se diz que, logo ela dará a luz a um bebê, ou seja, uma nova vida estará chegando. Se refletirmos nisso, podemos pensar o seguinte: enquanto o feto está no ventre da mãe, ele está no escuro, até que chega o momento dele nascer, então vê a luz pela primeira vez. 

A luz traz vida para os seres vivos neste planeta. Clareia as partes em que os raios luminosos do sol chegam e portanto, vivificam as coisas. Sendo assim, pode-se entender que se Jesus está dizendo que por ele se tem vida, então ele está iluminando a parte que precisa dessa luz. 

No entanto, será que Jesus falou que é a luz do mundo de maneira retórica? Será que era um discurso para emocionar a multidão que estava no meio da escuridão do domínio romano? É preciso relembrar o que diz o capítulo 24 do livro de Levíticos. Esse trecho menciona as lâmpadas e o cuidado com elas. E o cuidado principal era com o castiçal. Esse havia sido feito de ouro puro, batido. E nele se colocavam diariamente o azeite e o pavio para que nunca se apagasse, pois era necessário que permanecesse constantemente iluminando o santuário. Caso contrário os sacerdotes poderiam tropeçar lá dentro. Neste aspecto, percebemos que Jesus se remete a algo muito antigo e conhecido dos Judeus. Ele mesmo seria posteriormente massacrado como o ouro que fez o castiçal. No entanto ele queria mostrar para as pessoas que a luz no santuário era importante para a constante permanência da claridade do lugar, e os serviços cerimoniais pudessem ser realizados. Quando fazemos essa comparação, entre a luz no santuário e Jesus como a luz do mundo, percebemos que ele está, de verdade dizendo que pode iluminar a escuridão da nossa vida e como sacerdote, celebrar em nós a expiação. Enquanto isso, como corddeiro, ele sofreu o sacrifício para nos mostrar com sangue a claridade da sua luz.

Então, se está sentindo que a luz se apagou, ou que está na escuridão à muito tempo, permita que a verdadeira luz entre no seu coração e mente, para haver a purificação necessária. Permita que o Senhor Jesus Cristo, o pai das Luzes, ilumine a sua vida e te traga vida com abundância.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário