Páginas

Boas Vindas

Seja Bem Vindo e Aproveite ao Máximo!
Curta, Divulgue, Compartilhe e se desejar comente.
Que o Eterno o abençoe!!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Conteúdo de E.B.D errado

          Lendo o material de E.B.D que me foi entregue para ministrar as aulas no trimestre corrente para a classe de jovens e adulto fiquei muito espantado com o teor do assunto da primeira aula. Baseada no texto de João 6.5-13, "o milagre da multiplicação dos pães e peixes", um texto muito bom, de onde podemos tirar diversos ensinamentos para a igreja. No entanto o foco da lição na revista mencionada era a "multiplicação" totalmente voltada para o foco da prosperidade. O conteúdo do comentário, lamentavelmente pretendia ensinar que Jesus ao multiplicar os pães e peixes estava ensinando que o cristão deve semear para receber a multiplicação de Deus na sua vida. Em um dos trechos, chega mesmo até a  mencionar que o garoto que cedeu os 5 pães e dois peixes era um exemplo de alguém que semeia na obra do Senhor. 
         Sinceramente, fiquei espantado, como uma editora de renome se permite a isso. Sei que corro o risco de ser extremamente malhado em relação a isso, devido ao fato de que muitas igrejas na atualidade estão sendo dirigidas com esse padrão de entendimento, chamado de "Teologia da Prosperidade". No entanto, meu compromisso é com a verdade do Evangelho de Cristo e com as Escrituras.
         Como havia dito, aquilo me espantou de tal forma, que eu travei. Então, comecei a pesquisar em livros, comentários bíblicos, na internet, em fim, qualquer autor que pudesse concordar com aquela linha de raciocínio. Graças a Deus, não encontrei quase ninguém. Sendo assim, como teólogo quase formado, e principalmente como servo de Deus, que tem compromisso com a Palavra, não pude seguir totalmente o conteúdo do comentário daquela lição. Comecei então um processo de preparação para uma aula dentro do contexto bíblico.
           Assim, pude demonstrar para os alunos os aspectos sociais, culturais e econômicos daquela situação, dentro do contexto judaico, bem como os propósitos espirituais dentro do contexto do reino de Deus ensinado por Jesus na ocasião. Preparei uma apresentação de slides e ministrei a aula.
           É interessante notar que a maioria dos autores concordavam em afirmar que os objetivos daquela narrativa era de demonstrar que Jesus é o pão da vida, que tem poder para fazer milagres e que quando confiamos na sua misericórdia ele supre a nossa necessidade diáriamente, e não multiplicativamente, como se pretendia ensinar na revista.
              Finalmente, a aula foi muito mais produtiva. E deixou uma prova cabal a todos os professores de E.B.D, nunca sigam totalmente o comentário das lições, sempre confiram comparem com outros autores e principalmente com a Bíblia, nosso manual de regra e prática. Estamos em um mundo em que aqueles homens que deveriam ser o exemplo, estão seguindo e dando exemplos errados. O compromisso com a Palavra precisa permanecer firme e intacto, e isso é nossa obrigação como professores, obreiros e líderes. Despertemos, pois o fim está próximo e seremos cobrados pelo grande Mestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário