Páginas

Boas Vindas

Seja Bem Vindo e Aproveite ao Máximo!
Curta, Divulgue, Compartilhe e se desejar comente.
Que o Eterno o abençoe!!

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

A Vitória Final


Eis que eu lhes digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade. Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: "A morte foi destruída pela vitória". "Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão? " O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil. 1 Coríntios 15:51-58

O Rav. Sha'ul (apóstolo Paulo) estava neste trecho de sua epístola falando sobre a veracidade da ressurreição. É importante mencionar que a ressurreição de Yeshua é um fato bíblico incontestável, que vem sendo mencionado pelos profetas, mesmo que ainda não creiam, como alguns, na época dessa epístola, estavam ensinando aos discípulos que não haveria ressurreição, conforme podemos ler no início do capítulo 15 dessa epístola e também em Mt 22:23 e referências afins. 

Entretanto, para falarmos sobre ressurreição e vitória final, é necessário primeiro que voltemos lá no início de tudo, e falemos sobre a queda do homem e como ele era antes da queda.

As Escrituras nos revelam que o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus (Gn 1:27), alguns rabinos de Israel alegam através de midrashim (interpretações ou ensinos) que o homem fora criado à imagem do mashiach (messias). O fato que devemos nos ater é que o homem era perfeito, seria imortal, e tinha seu corpo glorioso, isto é, seu corpo era de luz, pois brilhava. Tanto o corpo de Adão e Eva brilhavam que eles antes do pecado nunca perceberam que estavam nus, isso por causa do brilho de seu corpo que ofuscava e lhes impedia de vê-lo. Tanto eram feitos de luz, que os rabinos dizem que os anjos e os animais ao olhar para o homem vindo ao longe pensavam que poderia ser Deus quem estava vindo. Esse mesmo tipo de corpo Yeshua teve ao ser ressuscitado dentre os mortos pelo Pai Eterno conforme vemos nos relatos dos evangelhos, em Jo 20:14 Maria Madalena não o reconhece, em Jo 20:19 os discípulos estavam de portas trancadas mas Yeshua entrou onde estavam, em Jo 20:26 mais uma vez de portas trancadas Yeshua entra e mostra suas feridas a Tomé. Esse corpo que atravessa paredes e brilha que Yeshua tem de pois de sua ressurreição o homem voltará a ter no futuro. E podemos entender que essa informação combina com o que lemos em Fp 3:21:

Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, para serem semelhantes ao seu corpo glorioso. 

Isso quer  dizer que é necessário crermos na promessa da ressurreição, pois Yeshua antes de ressuscitar ensinava sobre ela.

Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;  João 11:25

Os Apóstolos de Yeshua falaram sobre a ressurreição.

Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição. Romanos 6:5

Eles estavam muito perturbados porque os apóstolos estavam ensinando o povo e proclamando em Jesus a ressurreição dos mortos. Atos 4:2

Assim será com a ressurreição dos mortos. O corpo que é semeado é perecível e ressuscita imperecível; 1 Coríntios 15:42

E antes deles outros falaram também sobre ressurreição.

Mas os teus mortos viverão; seus corpos ressuscitarão. Vocês, que voltaram ao pó, acordem e cantem de alegria. O teu orvalho é orvalho de luz; a terra dará à luz os seus mortos.  Isaías 26:19

Multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, para o desprezo eterno. Daniel 12:2

Sendo assim, eu e você que cremos que Yeshua é o Messias, e que ele foi ressuscitado de entre os mortos, devemos crer também na promessa de que nós também ressuscitaremos.

e sairão; os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados. João 5:29

A ressurreição é a nossa vitória final contra o pecado, que é a transgressão da Lei, e contra a consequente morte, conforme lemos em 1Jo 3:4. Porque o salário do pecado é a morte, Rm 6:23.

Esse mesmo texto de Paulo nos diz que "o dom gratuito de D'us é a vida eterna em Cristo (Messias)...". E essa é a nossa vitória final, mas devemos nos manter firmes e constantes. 

Entretanto, para que possamos entender como nos manter firmes e constantes, de acordo com o que diz o verso 58 do texto da nossa reflexão, para alcançarmos nossa vitória sobre a morte precisamos compreender sobre o mistério que foi revelado através da obra do Mashiach Yeshua (Jesus) por meio dos ensinamentos do apóstolo.

I - O MISTÉRIO REVELADO (V. 51)
A palavra mistério é traduzida do hebraico "SOD", que também significa segredo. Através do ministério do Messias Yeshua, o mistério ou segredo que os profetas anunciaram foi revelado como alguns que mencionamos abaixo:

1 - O mistério da prosperidade dos ímpios.
Tu és justo, Senhor, quando apresento uma causa diante de ti. Contudo, eu gostaria de discutir contigo sobre a tua justiça. Por que o caminho dos ímpios prospera? Por que todos os traidores vivem sem problemas? Jeremias 12:1   

Também podemos ler o salmista Asaf disse sobre isso:

Quanto a mim, os meus pés quase tropeçaram; por pouco não escorreguei.Pois tive inveja dos arrogantes quando vi a prosperidade desses ímpios. Salmos 73:2,3

Mas o mistério é revelado através do ensino de Yeshua na parábola do rico e do lázaro em Lc 16: 19-31, pois a prosperidade dos ímpios dura somente nessa terra, pois se não se arrependerem no futuro estarão perdidos e sem nada. Uma pessoa que não se arrepende de seus pecados e se volta para o Eterno, já recebeu nesta vida todas as dádivas que podia. Vemos isso nos versos abaixo qu estão dentro do contexto desse subtópico.

Assim diz o Senhor a respeito de todos os meus vizinhos, as nações ímpias que se apoderam da herança que dei a Israel, meu povo: "Eu os arrancarei da sua terra, e arrancarei Judá do meio deles. Mas, depois de arrancá-los, terei compaixão de novo e os farei voltar, cada um à sua propriedade e à sua terra. E se aprenderem a comportar-se como meu povo, e jurarem pelo nome do Senhor, dizendo: ‘Juro pelo nome do Senhor’ — como antes ensinaram o meu povo a jurar por Baal — então eles serão estabelecidos no meio do meu povo.  Jeremias 12:14-16

2 - O mistério do novo nascimento.
Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". João 3:3

O novo nascimento é um mistério revelado para que eu e você pudéssemos passara a fazer parte do povo do Eterno. O novo nascimento é do Ruach (Espírito). E interessante é que nesse mesmo capítulo de João lemos a respeito da forma do Ruach HaKodesh (Espírito Santo) trabalhar. 

O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito". João 3:8

O vento, que também é uma tradução para Espírito, sopra onde quer, diz o texto, mas não sabemos de onde vem e nem para onde vai. Yeshua queria que entendêssemos que quem é nascido do Espírito, ou seja, passou pelo novo nascimento, é guiado por D'us. 

3 - O mistério da providência divina e da encarnação.
Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos!  Romanos 11:33

Não há dúvida de que é grande o mistério da piedade: Deus foi manifestado em corpo, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória. 1 Timóteo 3:16

A providência divina em preparar a salvação e livramento para seu povo sempre fora um mistério, mas foi revelado o segredo por meio de Yeshua e das boa novas trazias por ele. E isso se deu por conta de sua encarnação, seu nascimento, vida e ministério, que pode revelar ou manifestar D'us aos homens, por meio da autoridade que recebeu.

4 - O mistério do sofrimento dos justos.
Em Mt 5:3-12 podemos ler sobre as bem aventuranças e o sofrimento dos justos, pois nessa terra quanto mais sofrem, mais receberão no futuro, por ocasião da manifestação ou volta do Messias. Por isso, não devemos desanimar quando passamos por sofrimentos, porque eles fazem parte do mistério de D'us. Leia também o texto abaixo:

Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados. Hebreus 12:11

5 - O mistério da vida futura ou ressurreição e da união do Messias (Cristo) com seus seguidores.
Além do que o apóstolo Paulo fala em 1Co 15:51-53 devemos ler ainda o seguintes textos:

isto é, o mistério que me foi dado a conhecer por revelação, como já lhes escrevi brevemente. Efésios 3:3

Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja. Efésios 5:32

Estes versos nos mostrar que o Eterno tem um propósito e o cumprirá, pois o está revelando a quem se aproxima dele através de Yeshua.

O segundo assunto necessário para compreendermos a necessidade de permanecermos firmes e constantes, a fim de recebermos a vitória final é que as Escrituras predisseram essa vitória. 

II - AS ESCRITURAS PREDISSERAM ESSA VITÓRIA (V.55)
O apóstolo Paulo não inventou esses termos para falar de ressurreição, conforme lemos nos versos 55 e 56, isso foi tirado dos ensinos dos profetas de Israel e Judá, ele tirou das Escrituras.

1 - O fim da morte e da lágrima.
destruirá a morte para sempre. O Soberano Senhor enxugará as lágrimas de todo o rosto e retirará de toda a terra a zombaria do seu povo. Foi o Senhor quem disse! Isaías 25:8

E podemos comparar também com o que diz em Apocalipse 7:17

pois o Cordeiro que está no centro do trono será o seu Pastor; ele os guiará às fontes de água viva. E Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima". 

2 - A redenção da força da morte.
Eu os redimirei do poder da sepultura; eu os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as suas pragas? Onde está, ó sepultura, a sua destruição...Oséias 13:14 

Repare que os termos que o profeta usa são os mesmos que o  apóstolo Paulo usou nos versos 55 e 56, o que para nós fica claro é que ele somente estava seguindo o que os profetas ensinaram, isso não era nenhuma doutrina nova, mas ele estava tronando claro ou revelando o segredo. Agora compare também o que está dito em Jo 5:25 Eu lhes afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem, viverão.

E por último, coloco abaixo a única forma de conseguirmos a vitória final.

III - DEUS DÁ A VITÓRIA POR YESHUA (v. 57)
O apóstolos Paulo encerra o assunto dizendo uma "b'rakah" (benção), ou um agradecimento a Deus pela promessa e pelo seu cumprimento, mas para a receber existe uma condição, como vemos no verso 58.

1 - Sede firmes e constantes.
Ser firme e constante significa não sermos levados por dogmas e por situações quaisquer que nos cerquem. Também não devemos negligenciar a verdade da nossa fé, mas devemos continuar imitando a forma certa de viver dos que vieram antes de nós.

de modo que vocês não se tornem negligentes, mas imitem aqueles que, por meio da fé e da paciência, recebem a herança prometida. Hebreus 6:12

2 - Sejam abundantes na obra do Senhor
Muitas pessoas fraquejam na obra, começam e não continuam, e alguns nem mesmo fazem nada. E d'us que tudo vê recompensará a cada um segundo as suas obras. A Escritura nos instrui:

Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los. Hebreus 6:10

Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas em minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor, pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele. Façam tudo sem queixas nem discussões, para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo, retendo firmemente a palavra da vida. Assim, no dia de Cristo eu me orgulharei de não ter corrido nem me esforçado inutilmente. Filipenses 2:12-16

3 - Sejam servos em todos os momentos.
Ser servo em todos os momentos significa que sempre devemos considerar nossos irmãos como maiores do que nós, dando amor e ajudando nas necessidades.

Obedeçam-lhes não apenas para agradá-los quando eles os observam, mas como escravos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus. Sirvam aos seus senhores de boa vontade, como ao Senhor, e não aos homens, porque vocês sabem que o Senhor recompensará a cada um pelo bem que praticar, seja escravo, seja livre. Efésios 6:6-8

Concluindo, a nossa vitória final está prometida desde muito tempo, na Torá e nos Profetas. Ela foi confirmada por Yeshua e pelos apóstolos. E para que possamos viver esse momento que breve chegará devemos viver segundo nos foi orientado. Devemos ser firmes (emunah) e constantes (que não vacila), devemos viver de forma abundante o serviço ao Reino de D'us, seja na igreja, na rua, em casa ou em outros locais.

Que sejamos fiéis ao aguardar a promessa, pois ressuscitaremos, venceremos a morte e viveremos para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário