Páginas

Boas Vindas

Seja Bem Vindo e Aproveite ao Máximo!
Curta, Divulgue, Compartilhe e se desejar comente.
Que o Eterno o abençoe!!

sábado, 21 de dezembro de 2019

Estudo da Parashá Vaiêshev (E habitou)


Estudos da Torá

Parashá nº 9 – Vaiêshev (E habitou)

Bereshit/Gênesis Gn.37:1-40:23

Haftará (separação) Am 2:6-3;8 e

B’rit Hadashah (nova aliança) Mt 14:1-15:39 e At 7:9-16


1 - INTRODUÇÃO

Essa parashá (porção), chamada Vaiêshev (E habitou), inicia com a descrição do grande amor de Yaacov por seu filho Yossef, e isso culmina com o ódio de seus irmãos. Esse ciúme que eles sentiram cresceu ainda mais quando o jovem lhes conta seus sonhos. No entanto, poderemos ver que tudo estava no controle do Eterno, pois ele sempre anuncia a seus servos o que está por fazer. É isso que enfocaremos no estudo dessa porção.

2 – ESTUDO DAS PALAVRAS

No estudo dessa porção, no site “Emunah a fé dos santos”, o autor diz que existe uma diferença entre habitar e peregrinar. Isso porque um peregrino não tem uma morada fixa, está em constante movimento, indo de um lugar para outro, é um nômade. E Yaacov teve o desejo de fixar e deixar de ser peregrino. Entretanto, o autor continua dizendo que quando um justo quer deixar de lutar para desfrutar da vida, está tentando receber de antemão aquilo que virá a receber no mundo vindouro (Olam Habá). No entanto, o Eterno não permitiu isso, e dessa forma permitiu que acontecesse todo o problema com Yossef. Essas tribulações serviram para ensinar a Yaacov, a Yossef, aos irmãos e também serve para cada um de nós.

Antes de continuar, precisamos entender que é importante que os pais saibam que não devem ter preferências entre os filhos, para que não aconteça o que houve entre os filhos de Yaacov. Olhando sob o ponto de vista humano, tudo o que aconteceu, e que você pode ler na Torá, a respeito da vida de Yossef, é devido à preferência de Yaacov para com esse seu filho mais jovem na época. Porém, ao olharmos com os olhos espirituais, dentro do contexto de toda a Escritura, podemos perceber que o Eterno se utilizou dessas coisas para cumprir seus planos. E entenda que ele não faz isso sem antes avisar aos seus servos, e foi o que aconteceu, através dos sonhos que Yossef teve.

É necessário que passemos por lutas nesta vida para podermos estar espiritualmente sadios. Isso porque, quando não temos tribulações, há uma tendência de relaxarmos e adormecermos espiritualmente. As tribulações e lutas nos mantém alerta e nos leva a buscar o Eterno em todos os momentos. Reparem o que Moshê disse ao povo em Devarim/Deuteronomio 4:30.

Quando vocês estiverem sofrendo e todas essas coisas tiverem acontecido com vocês, então, em dias futuros, vocês voltarão para o Senhor, o seu Deus, e lhe obedecerão.”

Yeshua também falou sobre o tema, veja:

"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". João 16:33

Interessante é que quando o rabino da Galiléia, falou sobre isso, ele estava prestes a ser levado preso. Pelo Ruach HaKodesh ele sabia o que passaria, e estava ensinando a seus talmidim (discípulos) que eles passariam por tribulações e perseguições. De mesma forma o rabino Sha’ul (apóstolo Paulo) consolando os irmãos afirmou o seguinte sobre o passar por tribulações:

...É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus". Atos 14:22b

E em outro lugar o mesmo rab. Sha’ul diz:

Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.” Romanos 5:3-5

E temos ainda o texto do escritor aos Hebreus, falando sobre o Filho de Elohim e as tribulações que passou e o que aprendeu por meio delas. “ainda que era Filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu.” Hb 5:8

Nessa porção e na próxima veremos os sofrimentos de Yossef, e eles nos mostram que Adonai em seu plano para Israel e para a restauração do mundo, permite que passemos por tribulações para nos aperfeiçoar. Dessa forma, aquele que pretende fugir ao sofrimento e aos problemas nunca poderá aprender a obediência, pois esses sofrimentos que passamos no mundo presente, produzem uma glória que permanecerá no mundo vindouro, quando Mashiach governará e também quando tudo for restaurado, conforme lemos em 2Co 4:17:

porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno pelo de glória;” E também em conformidade com a epístola aos Romanos:

O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de YHWH; e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de YHWH e co-herdeiros do Messias; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada.” Rm 8:16-18
Yossef, no plano do Eterno, após padecer suas tribulações que o prepararam para o futuro, assumiu um importante cargo no Egito, de forma que pode fazer a diferença não apenas para a sua família, mas para todos ao redor. E da mesma maneira cada um de nós, para sermos herdeiros do mundo vindouro, devemos padecer assim como o Messias padeceu. Quanto mais sofrimento neste momento maior será a glória no futuro, conforme lemos em 1Pe 1:7;

...para que a prova da vossa fé (emunah), mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação do Messias Yeshua.”

Disse anteriormente que o Eterno não faz nada sem antes avisar aos seus servos, e que os sonhos de Yossef foram Elohim avisando o que estaria fazendo. O Eterno sempre anuncia anteriormente por meio de seus profetas e servos e podemos ver isso no texto da Haftará (separação) dessa porção, que está em Am 3:7:

Certamente o YHWH Soberano não faz coisa alguma sem revelar o seu plano aos seus servos, os profetas.” Amós 3:7

Os sonhos que Yossef contou naquele momento em que seus irmãos estavam com raiva dele serviu para aumentar mais essa raiva, o que culminou no ataque dos filhos de Yaacov contra seu irmão Yossef, e sua consecutiva venda como escravo. Atualmente, vemos pregadores nos púlpitos das igrejas anunciarem nesta passagem que o crente não deve contar seus sonhos a ninguém. No entanto, se os sonhos forem dados por D’us, eles tem um propósito e o Eterno não faz nada para ficar em oculto, ele revela a seus servos. E no caso, os sonhos de Yossef eram para prepará-los para o que viria. Embora não deram atenção na hora, mas entenderam no fim.

Muitos homens de D’us tiveram sonhos e receberam profecias para que hoje eu e você tivéssemos como saber o que acontecerá. Muitas coisas que foram anunciadas pelos profetas do TANAK (Torá, Neviín e Ketuvin ou Antigo Testamento) já aconteceram, outras aconteceram em partes e muitas ainda estão por acontecer.

O Mashiach profetizado nas Escrituras como Bem Yossef (filho de José ou com as características de José) já veio e viveu entre seu povo, foi homem de dores como profetizou Isaías:

Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de dores e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima.” Isaías 53:3

Com tudo que foi dito até aqui, podemos perceber que o sofrimento e as tribulações em nossas vidas servem para nos aproximar do Eterno, para nos aperfeiçoar no Reino de D’us e nos preparar para a Restauração de todas as coisas. Também servem para que nós sejamos exemplos e possamos ser usados como instrumentos na vida de outros, a fim de levá-los a D’us, assim como aconteceu com Yossef, que foi canal para que muitos pudessem conhecer seu D’us. Eu e você através de nossa vida de obediência à Torá e humildade em meio as tribulações podemos ser bençãos para as pessoas ao nosso redor.

Que possamos servir de instrumentos do Eterno para a restauração deste mundo.

No estudo da próxima parashá (porção) veremos as características que nos mostram que Yossef é um tipo do Masshiach.

Bibliografia:

- Torá – Lei de Moisés. Editora Sefer
- http://www.hebraico.pro.br/r/biblia/
- http://hebraico.top/biblia-hebraica-online-transliterada/
- http://emunah-fe-dos-santos.weebly.com/uploads/1/4/2/3/14238883/09-vayeshev_e_habitou.pdf
- http://shemaysrael.com/parasha-vayeshev/
-https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/771012/jewish/Resumo-da-Parash.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário