Páginas

Boas Vindas

Seja Bem Vindo e Aproveite ao Máximo!
Curta, Divulgue, Compartilhe e se desejar comente.
Que o Eterno o abençoe!!

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Permanecendo para Sempre

IJo 2:15-17


Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.


Alguns estudiosos estudiosos discutem à respeito da autoria dessa epístola, questionando se o apóstolo João é realmente o autor. Esses afirmam que alguém imitou o conteúdo e o estilo do texto do evangelho de João. Já outros acreditam que foi o apóstolo mesmo quem escreveu, justamente devido às semelhanças com o texto do evangelho de João, não seria nada fácil alguém imitar totalmente a forma de escrever de outra pessoa. Sua tese é reforçada pela forma como a epístola inicia o texto, dizendo ser testemunha ocular e pela autoridade empregada ao falar.  

Uma coisa é certa, tanto o evangelho quanto a epístola são do final do primeiro século. Essa epístola foi escrita para combater os ensinos do "gnosticismo", que era crescente naquela época, e deturpava a mente dos seguidores do Messias Yeshua. A origem do gnosticismo é de pessoas que haviam feito parte do "caminho" do Messias, mas se afastaram e geraram tais idéias. De acordo com o Manual Bíblico da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), eles se consideravam intelectuais, que possuíam o conhecimento superior de Deus. Eles também faziam distinção entre o espírito (bom) e a matéria (má). Esse pensamento levava à imoralidade, pois pensavam que nada que o corpo fizesse poderia manchar a pureza do espírito. Por isso, negavam a natureza humana de Cristo, sendo vista como algo ilusório ou temporário. E se Cristo era espírito não podia ter morrido. Por esses motivos é que se pode caracterizar esse tipo de ensino de doutrina de demônios, conforme o Rav Sha'ul (apóstolo Paulo) ensinou a Timóteo:

O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. 1 Timóteo 4:1

Por tudo isso, a mensagem da epístola é dupla:
- O Eterno é luz, e todos os que o seguem devem andar na luz; e
- O Eterno é amor, e os seus seguidores devem amar uns aos outros.

Quando lemos esses versos dessa epístola, algumas perguntas podem vir à nossa mente, tais como:
1 - O que é o mundo no texto?
2 - O que é amor ao mundo?
3 - Quais são as características do amor ao mundo?
4 - O que é a vontade de D'us?

Veremos um a um destes questionamentos. 

1 - O que é o mundo no texto?
A palavra mundo é usada nas Escrituras com vários significados, e é a tradução das seguintes palavras:

- Erets do hebraico - terra (umas 400 vezes), mundo (4 vezes);
- Tebel do hebraico - gerador de frutos ou terra habitável (35 vezes);
- Aion do grego - idade, dispensação, mundo (32 vezes);
- Ge do grego - terra (mais de 150 vezes), mundo (1 vez em apocalipse 13:3);
- Kosmos do grego - mundo ordenado, sistema do mundo (mais de 170 vezes); e 
- Oikoumene do grego - terra habitada ou mundo habitado (14 vezes).

No grego as palavras trazem significados importantes para o nosso contexto, principalmente as palavras "Aion" e "Kosmos".

Entretanto, nos versos que estamos analisando o termo traduzido como mundo é "Kosmos", ou seja, o texto está falando de um sistema, de uma ordem.

2 - O que é amor ao mundo?
Se no texto a palavra traduzida para mundo é "Kosmos", em que um dos seus significados é sistema do mundo, então amar o mundo é o mesmo que amar o sistema pecaminoso que nele vigora.

E lemos nessa mesma epístola que não podemos amar o mundo:
Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno. 1 João 5:19 

É por esse motivo que nos é orientado a não amar o mundo e o que nele há.

3 - Quais são as características do amor ao mundo?
Este sistema do mundo, o "Kosmos", se tornou o domínio do inimigo, conforme lemos em 1Jo 5:19. As características do amor ao mundo são demonstradas pela tríplice perversidade, de acordo com o verso 16 do texto em estudo. E são elas:
- A concupiscência da carne;
- A concupiscência dos olhos; e 
- A soberba da vida.

4 - O que é a vontade de D'us?
A vontade de D'us, de acordo com as Escrituras, é seguir as boas obras que o Eterno preparou de antemão para que nós seguíssemos, conforme Ef 2:10, que diz: Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.

E essas boas obras são a obediência aos mandamentos que D'us deu ao seu povo. Conforme Mc 3:35, Jo 7:17, At 20:27, Rm 1:10; 2:18;  e 12:2 entre outros.

Sendo assim, uma vez que entendemos o contexto dos versos dessa epístola, observemos os seguintes tópicos, com base no verso 17.
 O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

Inicialmente vejamos o primeiro tópico.

I - O SEU RELACIONAMENTO COM O MUNDO
Qual tem sido o seu relacionamento com este mundo e seu sistema em vigor? Como servo de D'us é necessário que pense nisso.

a) Você ama o mundo e o que nele há?
Quando amamos o mundo e seu sistema, estamos deixando de amar a D'us, isso é uma consequência automática do amor ao mundo.

b) As perversidades pelo amor ao mundo (v. 16)
A tríplice perversidade é o que se segue como consequência de amar ao mundo, seu relacionamento com o sistema deste mundo te leva a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida. 

c) O amor ao mundo te afasta do Eterno (v. 16)
Esse relacionamento com o sistema do mundo faz com que se afaste do Eterno, pois Ele não pertence a esse sistema, e exige que nós também não pertençamos. No entanto, o amor ao mundo, devido ao pecado gera o afastamento natural do Eterno, pois ele é Santo.

Então, podermos ver nesse segundo tópico porque não podemos amar a este mundo e a seu sistema.

II - AS COISAS DO MUNDO SÃO PASSAGEIRAS (2:17)
Tudo neste sistema mundano é passageiro, veja alguns exemplos:

a) As riquezas deste mundo passam (Lc 16:11)
Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riqueza? Ver também 1Tm 6;17.

b) A paz do mundo passa (Jo 14:27)
Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá...
Nas Escrituras o termo paz é "Shalom", que significa paz completa. E o mundo não possui essa paz completa, pois só o Eterno a pode dar.

c) A alegria do mundo passa (Jo 16:20)
Digo-lhes que certamente vocês chorarão e se lamentarão, mas o mundo se alegrará. Vocês se entristecerão, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria.

d) A sabedoria e o conhecimento deste mundo passam (1Co 1:26-29)
Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento. Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele.
 e) As coisas do mundo passam (1Co 7;29-31)
O que quero dizer é que o tempo é pouco. De agora em diante, aqueles que têm esposa, vivam como se não tivessem; aqueles que choram, como se não chorassem; os que estão felizes, como se não estivessem; os que compram algo, como se nada possuíssem; os que usam as coisas do mundo, como se não as usassem; porque a forma presente deste mundo está passando.
Ver também Is 24:4

Dessa forma, como há consequências e as coisas desse mundo passam devemos procurar fazer a vontade de D'us, pois ela permanece para sempre. Assim, vejamos nesse último tópico:

III - COMO FAZER A VONTADE DE D'US E PERMANECER PARA SEMPRE (2:17)
Dissemos acima que a vontade de D'us é a obediência aos seus mandamentos, e devemos entender como fazer para viver segundo a vontade do Eterno.

a) Renunciando o mundo (Lc 18:28-30)
Pedro lhe disse: "Nós deixamos tudo o que tínhamos para seguir-te! " Respondeu Jesus: "Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, mulher, irmãos, pai ou filhos por causa do Reino de Deus
deixará de receber, na presente era, muitas vezes mais, e, na era futura, a vida eterna".
 Perceba que é necessário renunciar ao sistema do mundo para viver a vontade do Eterno hoje e no futuro.

b) Depositar sua confiança (fé) em Cristo (Messias) (Jo 3:14-17)
O que vocês pedirem em meu nome, eu farei". "Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.

c) Permanecer no que foi ensinado (1Jo 2:24-27)

Quanto a vocês, cuidem para que aquilo que ouviram desde o princípio permaneça em vocês. Se o que ouviram desde o princípio permanecer em vocês, vocês também permanecerão no Filho e no Pai.
E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. Escrevo-lhes estas coisas a respeito daqueles que os querem enganar. Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam nele como ele os ensinou.

É necessário permanecermos no que foi ensinado, ou seja, aquilo que está escrito, não seguir aos dogmas que a religião criou, pois ela faz parte do sistema deste mundo também.


d) Seguir a revelação da Palavra 
conforme mencionei acima, devemos seguir as Escrituras, pois nela encontramos o necessário para fazermos a vontade do Pai.

e) A vontade de D'us é a obediência à Torá (Instrução, lei)
Quando obedecemos à Torá que o Eterno deu, estamos fazendo a vontade dele, pois nela consta a vontade do Eterno para os homens. 

Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados. 1 João 5:3

Concluindo, para que todos nós possamos permanecer para sempre devemos fazer a vontade do Eterno, deixando o mundo de lado e obedecendo à instrução do Eterno que está escrito em sua Torá. Devemos renunciar ao relacionamento com esse mundo e seu sistema, pois ele nos afasta do Pai. e a cada dia devemos nos apegar ao Senhor e a sua Palavra a fim de permanecermos firmes para sempre.

Shalom!




Nenhum comentário:

Postar um comentário